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Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

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Em Curso Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 20 Jan 2010, 09:44

Caros amigos, já faz muito tempo que noto uma certa mafia de Contadores em varias regiões, preços iguais, alguns serviços cobrados em uma região e não em outra, etc.

Não vejo o porque termos de arcar com mais este custo que aumenta o custo de nosso produto.
Estive estes dias em varios contadores, vendo o que eles tem a dizer e na verdade só vi que fazem um serviço burocrático e talvez alguns orientem os clientes quanto á maneiras de vivermos em paz e harmonia com o fisco.

Minhas perguntas são:

Porque não fazermos nós mesmos a comtabilidade de nossa empresa?

O que se necessita saber de básico para manter uma empresa aberta?

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qua 20 Jan 2010, 10:03

Caro amigo Doutrina,

Esta é minha área de atuação, apesar de não tem um escritório aberto ao publico, pois trabalho em uma empresa.

Quero lhe dizer que todas profissões existem os bons profissionais e tambem os maus e lhe digo que normalmente se prevalece são os maus.

Quanto as suas perguntas lhe digo o seguinte:

Porque não fazermos nós mesmos a comtabilidade de nossa empresa?
Porque primeiramente seria infringir a lei pois como médico, advogado os contadores tambem tem que ter CRC para poder assinar um balanço e poder dar assessoria para as empresas, ficamos por 4 anos dentro de uma universidade para podermos sair de lá bem preparados.

O que se necessita saber de básico para manter uma empresa aberta?
Para manter uma empresa aberta existem varias obrigações acessorias e apuração de impostos que um profissional acompanha e faz para cada empresa.

Sei que parece algum aparentemente simples, mas tenho um irmão que tem um escritorio na minha cidade natal e lhe digo, acompanho ele de longe, mas vejo as dificuldades que tem, pois tem-se um custo fixo alto para a manutenção do escritorio, telefone, internet, computadores, software e o principal de tudo uma equipe bem treinada e preparada pois vivemos em um país em que tenho pelo menos duas mudanças na legislação por mês.

Sei que parece meio ilogico o negocio, mas procure saber quem são os melhores profissionais na sua cidade, concerteza você poderá contar alem de tudo com um profissional que faz muito mais que um simples acompanhamento da sua empresa.

E se precisar de algo conte comigo.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 20 Jan 2010, 10:17

Obrigado pela pronta resposta Silvio.

O porque deste tópico:
Eu sou um amante da legalidade. Abro uma firma antes de ter faturamento, para poder deixar tudo em ordem e quando abrir ao publico não ter de me preocupar com nada, a não ser com produção, venda e tudo o que se refere ao dia á dia.

Nestes meses que fico em standby, a minha empresa não gera renda, na verdade nem emito nota fiscal.

Os tributos pagos neste periodo são minimos, e pelo que vi não precisarei dos serviços de um contador, pois para estes serviços preciso somente preencher as guias e recolher o valor destinado.

Bom, gostei de sua participação, já ajudou bastante.
Concordo que o serviço de um contador (quando citou os 4 anos de estudo) é necessário, eu só não concordei com os preços cobrados para uma empresa já estabelecida e uma em construção, porem sei que perante a lei as duas estão no mesmo nivel.

Porem peço mais uma opinião, é correto cobrar 4% para cada nota fiscal?

Isso seria usado para pagar a taxa do simples?

Obrigado

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qua 20 Jan 2010, 10:33

Doutrina,

Não entendi muito bem sobre os 4% sobre a nota fsical.

Existe um percentual para se calcular o valor do imposto do simples nacional que é a primeira faixa até a receita brutal anual de R$ 120.000, que é 4%, depois disso iria para 5,47% o que ultrapassar dos 120.000 até 240.000.

Mas ressalto que este valor de tributo deve ja constar no preço final do seu produto ao cliente, e não imbutir o mesmo na emissão da nota fiscal, pois neste ultimo caso ficaria caracterizado como caixa 2.

Qualquer duvida estou aqui a disposição.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 20 Jan 2010, 11:28

Acho que eu compliquei na minha explicação.
Hoje os contadores de minha região cobram o seguinte:

1 Salario minimo fixo mensal + 4% de cada nota que eu entregar.

É isso, desculpe a confusão.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qua 20 Jan 2010, 11:45

Caro Doutrina,

Nunca ouvi falar nisso por aqui, o que se pratica por aqui é apenas um valor fixo, no caso do escritorio do meu irmão, dependendo do porte inicial da empresa ele cobra uma taxa fixa menor que um salario minino isso eu posso garantir, so depois que a empresa vai crescendo e começa aumentar o trabalho que ela vai dando dentro do escritorio que ele vai escalonando o valor do mensalidade, tipo começa com 200 depois vai para 250, 300..... e ai vai, mas tudo dependendo do movimento economico da empresa, numero de funcionario que ele vai contratando.....

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 20 Jan 2010, 11:56

Obrigado por sanar minhas duvidas Silvio.

Infelizmente, na minha região já consultei mais de vinte escritório contabeis e todos praticam o mesmo preço e acrescimo sobre as notas.
O escritorio de seu irmão funciona de forma justa, eu concordo com os preços cobrados por ele.

Bom, daqui á pouco irei á mais escritorios e vamos ver no que dá.

Mais uma vez obrigado.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qua 20 Jan 2010, 12:10

Estamos aqui para nos ajudar!!!!

Abraços e boa sorte!!!

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qua 20 Jan 2010, 15:20

Eu mesmo vou fazer minha contabilidade....sou técnico em contabilidade e Bacharel em Ciencias contábeis e Administração, nao quis seguir a minha formação.

Eu nao tenho CRC e como meu pai e técnico e tem o CRC ele que vai assinar os documentos...para mim...até eu fazer as provas e conseguir o CRC...hehehe....quando dá época da abertura de minha empresa, um amigo meu falou que me acessora e sempre vou dar umas consultadas nas novas leis...

Agora é um roubo mesmo viu doutrina.... cobrar % por nota ...os contadores daqui da regiao estao cobrando o que o nosso amigo Silvio falou pois o contador de meu Pai (ele nao quiz fazer a propria contabilidade)...cobra 300,00 por mes dele.

Eles combram 4% sobre o valor da nota? Se for isso vou abrir um escritório aí...pois meu pai ia ter que me pagar uns 2000 por mes...hehehe

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qua 20 Jan 2010, 16:39

Caro Doutrina!
Que doidera é essa!
4% de que nota fiscal?
Qualquer que seja a resposta...tá errado...não existe!
Abçs

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qua 20 Jan 2010, 17:44

Deve estar havendo um equívoco nessa informação Doutrinador, pois um empresa que tem o faturamento de R$ 50.000,00, pagaria uma mensalidade de um salário mais R$ 2.000,00, seria compensador contratar um proficional para atuar dentro de sua empresa.

Aproveitando o tema, tem muita empresa que faz o pagamento dos tributos via escritório de contabilidade, ou seja, o escritório faz a coleta dos impostos devidos junto aos seus clientes, e efetua o pagamento no banco, como um malote coletivo. Cuidado com esse procedimento, recetemente um amigo, que utilizava esse tipo de serviço oferecido por seu contador, que cobrava uma mensalidade relativamente baixa em relação aos concorrentes, teve uma surpresa desagradavel. Ao dispensar um funcionário, descobriu que o
FGTS, não hávia sido recolhido, assim como os demais impostos, seu contador simplesmente emitia as guias de recolhimento, fazia a coleta dos valor devido, porém não quitava os débitos, embolsava o valor, imaginem a dor de cabeça desse empresário.

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qua 20 Jan 2010, 18:35

Qdo o Doutrina chegar em casa...hehehe, vai responder, mas, o que o Kira postou é muito comum acontecer, todos devem ter muito cuidado neste ponto porque eu já soube de casos em que o malandro tinha até uma máquininha antiga que autenticava parecendo chancela de bco...arquivava os doctos e quando o comerciante necessitava uma cert.negativa....haja...positiva...tudo não pago...e de quem é a responsabilidade....do comerciante.
Portanto, meus caros o seguro morreu de velho...pague vc mesmo os impostos e encargos trabalhistas e durma tranquilo , convém sempre que possível verificar junto ao fisco...mesmo pela internet, se tudo esta ok., porque muitas vezes o Bco erra no envio ao fisco e muitas vezes o fisco erra no registro do imposto pago e vc fica inadimplente indevidamente!
Abçs

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qua 20 Jan 2010, 18:42

Doutrina,

Também acho estranho essa cobrança por nota.

Eu pago fixo por pizzaria. Tudo bem que é o meu tio que tem escritório que trabalha para mim, mas já vi a mesma prática de valor fixo em outras pizzarias em S.Paulo. Não sei dizer na sua região.

Quanto ao trabalho deles, dou todo o apoio, pois tem muita coisa que eles controlam para as minhas pizzarias. Pago de bom gosto.

Abs

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qua 20 Jan 2010, 18:52

Caros amigos,

É como dificil no inicio, em todas as profissões tens seus bons e maus; e o relato dos amigos sobre os recolhimentos vejo isso acontecer demais, inclusive um amigo de faculdade que montou um escritorio logo apos a formatura, derepente o cara começou simplesmente do nada, comprou casa, lugar proprio pro escritorio, carro, e gente que trabalha na area sabe que as coisas não acontecem assim da noite pro dia, não deu outra, o cara ja estava como dizemos por aqui no esquemão, pegava a grana e não recolhia impostos de alguma empresa, quando tudo estourou deu a policia.

Então amigos cuidado com o valor que os profissionais cobram sobre a mensalidade e sempre que tiver opotunidade peçam certidões negativas federal, estadual e municipal pois os sistemas dos órgãos sempre dão pane e sempre precisa a gente ajustar algum recolhimento por que simplemente o sistema principalmente da receita não encontra o recolhimento e as certidões é uma obrigação que todos os escritorios sempre tem que fornecer aos seus clientes, mas nem todos pedem.

Caro amigo, Saulojr, no momento os conselhos de contabilidade não esta mais exigindo a prova para expedir o CRC, é so favor o requerimento junto com o diploma e recolher a taxa, infelizmente, pois com a prova, estava melhor pois a quantidade de profissionais que entram no mercado dava para niver um pouco melhor.

Abraços a todos

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Qui 21 Jan 2010, 08:41

Sílvio

Como formei em 98 hehehe..e não trabalhei na minha formaçao achei que nao seria interessane pagar anuidade sem exercer minha profissao, pois já pago CORE e nao é barato.

Nao sabia que tinham acabado com as provas, valeu pela informaçao.

Agora voce sabe me informar se eu requerer o CRC vou ter que pagar pelos ultimos 5 anos...pois aconteceu isso com minha cunhada...só que com ela foi Conselho de Educaçao Física... teve que pagar....

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qui 21 Jan 2010, 09:28

Saulo,

Pelo que eu sei a anuidade que o conselho cobra é somente a partir do momento que você requer o registro, que conselho é esse ai o de Educação Fisica, pelo normas se você não esta exercendo a profissão o porque de requer o seu registro e ainda cobrar por este periodo é um descaso com o profissional.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 21 Jan 2010, 09:32

Silvio e Saulo, é meu direito pedir de tempos em tempos certidões negativas estaduais, federais e municipáis?

Obrigado pela ajuda.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Qui 21 Jan 2010, 09:37

Caro Doutrina,

Com toda a certeza do mundo, todas as certidões tem um prazo de validade, e certas secretárias apenas expedem outra com esta vencer, então venceu uma certidão ja pede outra, assim você sempre estara atualizado com elas.

Abraços.

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 21 Jan 2010, 10:19

Obrigado mais uma vez pela ajuda Silvio.

Abraços

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Convidad em Sex 22 Jan 2010, 10:45

Doutrina

Se nao me engano até pela internet voce mesmo consegue tirar algumas certidoes
(?)...Silvio me ajuda aí nesta resposta / pergunta hehehe....

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por silviobrentini em Sex 22 Jan 2010, 11:26

Meu caro amigo Saulo,

No momento todas as certidões, se não tiver nenhuma pendencia junto ao fisco é claro, é expedida pela internet, se tiver alguma pendencia o contador tera que ir até a repartição para regularização.

Abraços a todos

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por andpaes em Qui 12 Abr 2012, 22:49

Meus Caros,

A discussão está muito boa (apesar de antiga - 2010), porém, alguém poderia me dizer onde posso encontrar um escritório de contabilidade de confiança que seja especializado em pizzaria na região de SP e/ou Campinas?

Silvio, Doutrinador,
Teriam alguma indicação?

Um abraço e obrigado!

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Em Curso Sobre a parte contábil do estabelecimento

Mensagem por Liliane Braga em Qui 27 Fev 2014, 13:18

Caros colegas,

Sou profissional da área contábil e entrei no fórum para conhecer mais do mercado de pizzas para poder orientar um cliente sobre uma consultoria na parte de custos de sua empresa.

Antes de ir apresentar meu serviço, fiquei um dia estudando os diferentes mercados atuantes que o profissional de pizzas trabalham e os principais pontos positivos e negativos de cada mercado. Depois solicitei uma pizza da empresa em questão (sem a empresa saber que era eu) e fiz um pequeno comparativo entre ele e os principais concorrentes da região. Conversei com alguns conhecidos e amigos da região para saber sobre o mercado de pizzarias lá. Enfim quando cheguei na empresa, em apenas algumas horas lá consegui identificar vários pontos que podem estar prejudicando a empresa, reduzindo seu lucro e capital de giro.

Vocês devem estar se perguntando, mas essa parte da consultoria não está incluso no serviço contábil, é paga a parte. Porém, percebi que a empresa não estava enviando NF´s suficientes de matéria prima de acordo com a atividade e o faturamento, que os motoboys não são funcionários, emitem NF´s de prestação de serviço nem são autônomos (o que pode gerar vários transtornos para a empresa), que nem todas as vendas com cartão de crédito estavam sendo informadas ao contador atual para cálculo dos impostos, que NF´s eletrônicas de compra não estavam sendo escrituradas, entre outros. Só consegui perceber todas essas informações devido ao estudo prévio que fiz e aos conhecimentos específicos da minha área. Atualmente para poder orientá-lo da melhor forma possível estou aprendendo sobre fornos, matérias primas, massas, sabores, etc. para melhor conduzir minha consultoria (antes mesmo de aplicar os conceitos contábeis). Resumindo: existe um trabalho escondido de fundamental importância que as pessoas não conhecem e desvalorizam o profissional contábil.

Enfim, o que estou querendo mostrar é que o serviço contábil tão desvalorizado vai muito além de emissão de guias e cálculo de impostos. Eu me recusaria a fazer uma faculdade durante quatro anos apenas para aprender isso (como se isso fosse pouco, já que as leis tributárias mudam muito e a atualização tem que ser constante). No caso, como já foi dito anteriormente, existem bons e maus profissionais, inclusive na minha área, porém quando conhecemos a dedicação e o ramo de atividade de cada um, podemos usufruir melhor do serviço prestado pelo contador.

Quanto a preços eu não discuto porque não sou da sua região, mas vale a pena fazer  uma pesquisa de valores analisando não somente os honorários, mas principalmente os serviços inclusos nesse valor.

No mais no que eu puder ajudar nessa área estou a disposição e conto com a ajuda de todos vocês.

Abraços e bom trabalho a todos, Liliane Braga.

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Em Curso Sobre a parte contábil do estabelimento

Mensagem por Silvio Pinheiro em Qui 27 Fev 2014, 15:15

Prezados Colegas:

Pensem sobre o M E I. Micro Empreendedor Individual. Façam uma consulta ao Sebrae, e a Prefeitura Municipal. Hoje no Mei, a taxa dos impostos recolhidos é de R$ 37,20, assim distribuidos INSS 36,20 e Icms 1,00 ISS 0.
Não tem honorários de contador, mais 4% (quem paga estes 4% seria interessante consultar O Conselho Regional da Categoria, ver se isto é legal).

Saudações,

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Em Curso Re: Sobre a parte Contabil do estabelecimento.

Mensagem por Garciadane em Sab 01 Mar 2014, 19:37

Somos MEI hoje, e estamos mudando de categoria. Por duas grandes dificuldades:
-  o MEI permite a contratação de um único funcionário;
- linhas de crédito são baixíssimas.
É uma opção quando se está começando. Além do que a nossa venda de cartão supera o faturamento mensal do MEI.

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