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Os 4 "P's" do negocio.

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Em Curso Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 11:44

Ontem estive em campo para tirar uma coisa de minha cabeça, que não dava pra assimilar:

Quem tem ponto pode sobreviver vendendo porcaria.

Visitei vários pontos juntamente com minha esposa.
Notei que a preocupação com o produto e a higiene são para estes comerciantes questões despreziveis.

Por isso levanto uma duvida para ser analisada:

O Sebrae muito acertadamente elege os quatro "P's" fundamentais para inicio de um negocio:

Ponto (Boa localização)
Produto (Qualidade)
Promoção (Uma ferramenta de marketing)
Preço (Relação preço justo x qualidade x margem de lucro)

Inicialmente deixo claro que não sou á favor de se atirar em um unico alvo, temos de acertar todos e ao mesmo tempo pra termos sucesso.

Mas porque as pessoas comem mal por causa do ponto?
Seria pela praticidade?
Por cultura?
Por comodismo?
Porque não estão nem aí para nada e querem que exploda?
Pelo preço baixo, não importando a qualidade, a idéia é saciar a fome?

Vamos analisar a questão?

(Claro que nesta lista se encontra fóra o atendimento, mas acho que o Sebrae notou que não começa por P e omitiu.)

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 12:03

Grande Doutrinador,

Sempre nos brindando com seus pensamentos...

Acho que no nosso caso, o P de produto, é P de pizza...

Sobre o ponto, acho interessante se ter um ponto estratégico, mas não que seja fundamental, e um dos exemplos é a minha pizzaria... ela não fica no centro da cidade, não fica na região onde ficam os fluxos de carros no final de semana, mas, é a pizzaria que mais vende na cidade e região .... será que o ponto é tão importante assim ?? o que faz ter clientes que viajam 100 km para comer uma pizza ?? acho que não é o ponto .. mas sim o produto...

Sobre os pontos estratégicos que vc citou que não se preocupam com a higiene do lugar ou produtos, aí já acho que os consumidores são os maiores culpados ... e como vc mesmo disse, são comodistas

Sobre o atendimento .. eles poderiam colocar sim mais um p ... o p de pronto-atendimento

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 12:10

Com o P de Pronto - atendimento formaram-se 5 Ps,
mas e uma excenete ideia Sergio.
Em relação ao Ponto, da mesma forma que o comerciante faz o ponto ele desfaz tambem.
é so começar a vacilar que o ponto se desfaz.
a importancia do ponto estrategico para mim, esta em cima do retorno rapido.
Mas tambem se voce não estiver num ponto estrategico, e souber trabalhar a divulgação da qualidade de seu produto, voce acaba criando um novo ponto, pois o publico passara a comprar em vc
abraços
newton

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 12:41

Boas as opniões meus irmãos.

Vamos continuar...

Estou demorando para responder em alguns tópicos pois estou meio atulhado de serviços ligados ao nosso Forum, mas na medida do possivel vamos tirando as teias de aranha do cerebro ok?

Abraços

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por AAF em Sex 12 Fev 2010, 13:15

doutrinador escreveu:(Claro que nesta lista se encontra fóra o atendimento, mas acho que o Sebrae notou que não começa por P e omitiu.)

Tentando contribuir um pouco...

Na verdade eles não esqueceram. O que o SEBRAE passa é a teoria básica do marketing: o MIX de Marketing (Price, Place, Product e Promotion).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]tem uma breve teoria.


abraço

AAF
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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 14:12

Grande contribuição meu amigo, fui lá ver o que éra e já está nos favoritos.

Mas sobre o atendimento ainda acredito que deveria estar em um capitulo á parte, pois faz parte do conjunto destacado e não no todo.
Sei que estou fugindo ao tópico, mas se não tirar esta duvida morro com ela.

O Atendimento via telefone ou impessoal seria uma ferramenta de promoção?
E o atendimento pessoal?

Porque no meu entendimento quando o cliente chega a sua loja ele vem direcionado pelos 4 pês ou um dos pês, mas ali, se no atendimento houver alguma coisa errada, os pês viram M, entendeu?


Mais uma vez obrigado pela ajuda.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Durrer em Sex 12 Fev 2010, 14:54

O "P" do ponto quer dizer que no começo o Produto era bom, e com o tempo caiu a qualidade e criou o comodismo dos clientes em ter a facilidade de ir lá.

O produto foi caindo mas continuava as pessoas indo, Doutrinador voce ja parou para pensar que quem esta no Ponto pode apenas esta sobrevivendo, o que tira da para pagar as contas e sobrar um pouco, pode ser isso que ainda esteja de Pé. comodismo do proprio dono.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por JOSE CARLOS (CANHOTO) em Sex 12 Fev 2010, 15:03

Ponto na minha opinião é quase tudo...
Quando tinha Mercado, ficava meu ponto no meio de 029DOIS sUPER MERCADOS fORTES EM TUDO $$$$)e eu com minha promoções ,bom atendimento e qualidade,brigava(bom sentido) com eles.E olha que vendia muitoooo pro meu tamanho.Estou voltando 18 anos depois para o mesmo PONTO agora com PIZZARIA,com polivalencia ou seja bem mais forte$$$$ que antigamente. e ponto...
abraços.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 15:13

Si chegou a este ponto de trabalhar para pagar as contas por comodismo isto é fato, mas e fato tambem não haver humildade para analisar o que ele pode estar fazendo errado, para chegar aquela situação.
colocam culpa nas medidas do governo, nos clientes que estão sem dinheiro, todos levam a culpa, mas eles não se sentem culpadam, preferem tapar o sol com a peneira, e mais facil do que tentar melhorar algo
abraços
Newton

Durrer escreveu:O "P" do ponto quer dizer que no começo o Produto era bom, e com o tempo caiu a qualidade e criou o comodismo dos clientes em ter a facilidade de ir lá.

O produto foi caindo mas continuava as pessoas indo, Doutrinador voce ja parou para pensar que quem esta no Ponto pode apenas esta sobrevivendo, o que tira da para pagar as contas e sobrar um pouco, pode ser isso que ainda esteja de Pé. comodismo do proprio dono.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 15:33

Pessoal, se fosse tão simples a questão eu nem abriria o tópico.
Um dos sujinhos tá pagando de gatinho num carrão, está a 10 anos com a primeira casa e abriu mais 5 lanchonetes no mesmo local, somente com algumas ruas de diferença.
Chega ao ponto da principal casa dele ficar de frente com outra que ele abriu a 5 meses.

Todas estão cheias todos os dias a 1 ano e meio que moro na cidade.
Todas servem produtos ruins a meu ver.
Um dos pontos me parece em condições de uso, está mais limpo, porem, vi algumas coisas que me deixaram de cabelo em pé.
(E vcs sabem como isso é dificil)

É deste resultado que falo, não de alguem que está caindo e sim de alguem que esta comprando casas.

Já vi o mesmo exemplo em São Paulo e Guarulhos.
No interior em Boituva, Itú e outros.

Abraços

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 15:37

realmente fica complicado, o que dizer
será do publico que perdeu noção de qualidade?
newton

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 15:54

É complicado mesmo Newton, eu não consigo entender.
Em uma das lojas em que eu estava tomando um refri (o máximo que me atrevi) um dos funcionários passou com um prato de arroz e feijão pelo meio da turma, comendo.
Na outra, uma funcionária sentou-se juntamente com os fregueses em uma mesa pra comer uma quentinha (marmitex).


Mydiay escreveu:realmente fica complicado, o que dizer
será do publico que perdeu noção de qualidade?
newton

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Durrer em Sex 12 Fev 2010, 16:41

vamos ver quando voce começar com A QUALIDADE.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 16:45

O Durrer tem razão, de repente este publico aceita comer nesta espelunca, porque não tem parametros para comparação. ignoram qualidade.
quando vcentrar no mercado podera mostrar para eles o que é qualidade. ai irmão, ele vai ter que trabalhar muito para ter os clientes de volta
abraços
Newton

Durrer escreveu:vamos ver quando voce começar com A QUALIDADE.

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Mensagem por AAF em Sex 12 Fev 2010, 16:48

doutrinador escreveu:Mas porque as pessoas comem mal por causa do ponto?
Seria pela praticidade?
Por cultura?
Por comodismo?
Porque não estão nem aí para nada e querem que exploda?
Pelo preço baixo, não importando a qualidade, a idéia é saciar a fome?

Vamos analisar a questão?

Uma outra pergunta sería:

Por falta de opção?

Me parece que no momento que tiver um bom lugar, com produto de ótima qualidade, bom preço (aqui já temos 3 pês...) as pessoas não comerão nesses pulgueiros...

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 12 Fev 2010, 17:31

Pronto, agora vocês entenderam o ultimo Pê e os outro Pê's.

O Pê de PORQUE eu estava Pensando nisso.

Consegui um ótimo Ponto um Pouco caro, R$ 2.800,00/mensáis.

Um sobrado com um salão no Piso superior com 150 m/quadrados e outro espaço embaixo com 150 m tb, dois banheiros, uma cozinha e um salão, com duas Portas de aço e com o segundo Ponto de onibus mais cheio da cidade ao lado, defronte ao serviço de guincho mais Procurado, ao lado (colado) com o maior jornal da cidade e na segunda rua mais movimentada da cidade em termos de loja e na Primeira rua mais movimentada pelois veiculos.
Fica no Percurso obrigatorio de todos os onibus que Passam pelo centro e Para se atingir uma fração da cidade de carro (metade), é caminho obrigatorio.

Balançou, mas é um investimento muito alto no momento, pois o contrato é de um ano e para tanto Preciso ter certeza do sucesso no local.

Por outro lado, pra encher tudo isso vou gastar mais do que imaginava a Principio.

Como disse, balançou.

Mas tem muito p na jogada, hehehehehe...

Abraços

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Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 17:53

Pessoal, eu também tenho minhas dúvidas sobre o ponto, é claro que tem uma certa importância, hoje tudo tem que ser levado em consideração, então eu acredito que é um conjunto de fatores que irá fazer o sucesso do negócio. vou colocar alguns questionamentos para que cada um possa responder a si mesmo o que seria melhor, colocando-se como consumidor.

- O que seria melhor quando sai com sua família para comer?

-Um local movimentado de difícil acesso, transito tumultuado, onde você para o veículo a algumas quadras de distância.

-Um local afastado, onde não teria problema com o trânsito muito menos com estacionamento.

Nesse caso provavelmente, a grande maioria optaria, por um lugar tranqüilo, levando em consideração que tenha como se locomover até lá.
Porém se esse local não apresentar produtos de qualidade como o local com dificuldades de acesso, uma boa parte optaria por enfrentar essa barreira.
Agora se os dois locais apresentarem produtos similares no quesito qualidade, o próximo fator que analisaríamos seria o atendimento.

Logo em seguida viria o diferencial, área kids,estacionamento, vantagens de fidelização, mix de produto etc.

Se mesmo assim houvesse uma semelhança no serviço de ambas as casas. O próximo item seria o preço.

Por isso que cada "p" tem o seu peso, porém nada melhor que o conjunto para obtermos sucesso.

Se a situação nos obriga a fazer uma refeição rápida ou um lanche sem dúvida alguma o fator principal passa a ser o ponto.
Podemos observar isso em grandes centros, em locais de muito movimento de pessoas. Nesse caso, a clientela é formada por pessoas que estão passando no momento, onde as chances de retornar são mínimas, porém o grande fluxo, onde a maioria desses comércios são geridos de forma a não dispensar muito tempo no atendimento e sim o volume de atendimento, onde geralmente a concorrência é acirrada, o atendimento é péssimo, o produto oferecido duvidoso, no quesito qualidade e higiene, geralmente se observa uma guerra de preços. Dificilmente seus gestores acham necessária a fidelização do cliente. Por essa razão ficamos indignados, que esses comércios mesmo cometendo todos os tipos de erros inadmissiveis ainda sobrevivam.
Nesse caso o ponto comercial passa a ser o fator primordial para sobrevivência.

Por isso considero que o fator mais importante na montagem de um plano de negócio, primeiramente focar o público que pretende atingir, ou focar o público que se tem na região que se pretende instalar.

Abraços

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 18:58

Mas no Caso do Doutrina, quee staindo para um local caro, mas com movimentos constantes, e um comercio com produtos de baixa qualidade e com preço baixo. mas que aparentemente faz sucesso por falta de opção perto. (este e o publico que ele irá atingir).
Diante do que vc esplanou, teria como ele reverter este quadro?
tipo, agora eles tem uma opção melhor então migrariam para o Frango Sarado? ou o fato de ver um estabelecimento mais limpo, com um novo lay out, fizesse que o publico, achasse de antmão que teria um preço alto, mesmo antes de ver a tabela?
Newton

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sex 12 Fev 2010, 19:47

Sempre é possível, depende muito da forma com que irá trabalhar, no caso do Doutrina, acredito que ele deva ir de encontro aos seus princípios, qualidade com preço justo.
O que deve acontecer, é ele ter um movimento menor que os correntes, porém uma venda de qualidade, ou seja vender com uma boa margem de lucro, pois veja bem, eu citei que a maioria dos clientes estão de passagens e não todos, o que ele deve focar é esse cliente. Pelo que o Doutrina falou, deve ser um local onde há vários comércios, então um atendimento e ambiente bom, traria pra ele aquele lojista da região acompanhado de um cliente ou de um representante comercial para tomar aquele café, num ambiente melhor com menas muvuca de pessoas, com um cardápio mais requintado, um atendimento vip e produtos de ótima qualidade, e ser for servir refeição, eu aconselharia a pesquisar toda a área, e oferecer a melhor refeição da região, e também a mais cara, para filtrar mesmo o cliente. Tenho até uma sugestão de café pra ele, que se bem o conheço vai ficar louquinho.

Newton, ousar também, é necessário, e se dá bem quem tem coragem, ir contra a maioria as vezes pode trazer grandes resultados, como disse no post anterior, a maioria das casas tem esse formato, mas não significa que os clientes estão dispostos a frenquentar aquilo, muitas vezes é por falta de opção mesmo.

Sempre que vou a Sampa, e passos por lugares assim, e tenha que fazer algum tipo de refeição, sou muito criterioso na escolha, pelo menos um local que tenha cara de limpo, e imagino que muita gente segue essa mesma linha de raciocínio.

Abraços

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Sab 13 Fev 2010, 01:23

acho que esse negocio de ponto varia muito de cidade pra cidade.
e tambem de cultura.
digo isso por que na minha cidade existem varia opçoes de lanches restaurantes pizzarias e barzinhos, porem poucos tem movimento suficiente para satisfaser os proprietarios.
os clientes em geral optam por lugares onde vao ser vistos e nem sempre os lugares onde serao mais vistos pela midia são os mesmos lugares onde se come e bebe com qualidade
o restante apenas sobrevive sem muita perspectiva de crescimento...porem os que gostam de comer bem, não se importam com a distancia preço e comodidade, muito menos com as fotos nos jornais da cidade....
em fim, gosto nao se discute !! rsrsr

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 13 Fev 2010, 09:04

Cultura, interessante falar disso Tchello.
Cada lugar e sua cultura peculiar.
E isso existe sem sombra de duvidas.
Uma pesquisa com classe C de uma cidade é muito diferente da classe C de outra.
O clima influencia?
Não sei...
A bolsa de valores influencia?
Tambem não sei...

Ontem estive tomando outra aula com o Mestre Kira.
Pra ver se desanuviava a idéia.

O que digo é que em alguns casos precisamos alem dos elementos lógicos ter intuição e visão.
Tem coisa que se não tentarmos fazer e aprender o porque, morresse sem saber o Pê do Porque.
P´s são importantes, mas não são tudo.

É como o numero 17.
Em 95% das minhas viagens de onibus, pego este numero.
Nunca o pedi, mas o pessoal do guichê me empurra ele.
Será que ninguem gosta da poltrona 17?
Será que a poltrona 17 tem alguma fama sinistra?
Tenho uma coleção de passagens antigas pra provar isso.
Acho que é mais uma duvida sem solução.

Existem mais coisas entre a massa e a cobertura do que possa imaginar nosso pobre pizzaiolo.

Abraços

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por strombollino em Sab 13 Fev 2010, 13:07

caríssimo Doutrinador,

17 é o grupo do macaco (peludo)

amplexos

Strombollino.

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 13 Fev 2010, 14:41

Menos mal meu amigo, menos mal, hehehehehe.

Abs

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por JOAO ACERBI em Sab 13 Fev 2010, 15:10

BINGO...........

Mydiay, com ua só mpalavra vc falou tudo........


abs....

Bom carnaval....


Mydiay escreveu:realmente fica complicado, o que dizer
será do publico que perdeu noção de qualidade?
newton

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Em Curso Re: Os 4 "P's" do negocio.

Mensagem por Convidad em Seg 15 Fev 2010, 14:22

Mais um "P" para o negócio.
Presteza no atendimento.
Atendimento ágil, rápido, cliente nenhum gosta de ficar esperando. Agilidade na entrega de pizza é ponto de referência também.

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