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Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

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default Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por Tiagomacedo em Dom 09 Maio 2010, 18:23

Boa noite pessoal, outro dia vi em uma pizzaria
uma cartilha de funções a desempenhar por um pizzaiolo.

Gostaria de saber se alguém possuiu alguma coisa do gênero, estou precisando
criar um estatuto, para definir as qualificações necessárias e suas obrigações
.

aguardo respostas.

Tiagomacedo
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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por renatonp em Dom 09 Maio 2010, 18:34

Também estava precisando disso.

Meu pizzariolo (que se acha) teve a coragem de falar pra minha gerente que lavar a louça não é função dele.

também aguardando!

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Mensagem por renatonp em Seg 10 Maio 2010, 14:08

Se ninguém tiver, a gente poderia criar uma né...

Com a experiência de todos, formularíamos uma cartilha facilmente.

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Mensagem por Convidad em Seg 10 Maio 2010, 14:13

Exatamente, seria bom aproveitarem este topico e cada um postar o que acha DEVERES e DIREITOS DO PIZZAIOLO.
é certo que teremos várias opiniões divergentes, mas o ideal e que as opiniões não firam as Leis Trabalhistas.
lembrando tambem, que havendo um consenso não se deve usar isto como uma Lei patronal, e sim uma base de relacionamento Patrão empregado.newton



renatonp escreveu:Se ninguém tiver, a gente poderia criar uma né...

Com a experiência de todos, formularíamos uma cartilha facilmente.

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por renatonp em Seg 10 Maio 2010, 14:29

Mydiay

Com certeza.

A cartilha que vamos criar vai ser baseado nas experiências do nosso dia-dia, usando o bom senso.

Em primeiro lugar, levarei em consideração a minha realidade, tenho uma pizzaria delivery com uma equipe enxuta. Tenho 2 pizzaiolos (não tenho auxiliar de cozinha) e 2 atendentes. Com o aumento das vendas, já sinto a necessidade de mais uma pessoa na área de produção e mais uma no atendimento.

Bom, vou começar então:

Funções do pizzaiolo:

Pré preparo dos alimentos;

Preparo da massa;

Preparo do molho;

Montagem das pizzas;

Fornear (Pode parecer óbvio, mas tem muito pizzaiolo que se recusa a fornear por achar um demérito pra ele);

Reabastecimento das cubas de ingredientes;

Manter higienizado a toda área de produção e pré preparo, antes, durante e depois do funcionamento;

Manter higienizado todos os utensílios;

Conferir o estoque da lenha (se for o caso);
-----
Bom... pensando rapidamente foi isso que saiu... espero a colaboração dos amigos!

Abraços!

renatonp
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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por AFONSO COELHO em Ter 11 Maio 2010, 10:24

Olá Thiago, Renatonp.
No início tive alguns problemas pertinentes a responsabilidades no meu estabelecimento.
O problema esta sendo resolvido com a instalação de um quadro (evidentemente na parte interna do estabelecimento) onde todos nós participamos de uma reunião de 1/2 hora e definimos responsabilidades, atividades do dia a dia, o que aconteceu ontem e o que faremos para que não ocorremos no mesmo erro hoje ou amanhã, melhorias que possam surgir, tudo isso com propostas, responsável pelo ítem, com prazos e assuntos gerais.
Essas reuniões ocorrem todas às terças (por ser um dia mais fraco na produção das pizzas) e sempre no primeiro horário.
Esse quadro tem uma altura de 1,20 m de altura x 1,80m de comprimento. Cabe bastante assunto.
O quadro está dividido por:
Responsável - Assunto - Plano de ação - prazo - Status do item
Além dessa divisão tem um parte que mostra a performance da casa, por exemplo: produção de pizzas real e qual o objetivo a ser atingido, levando-se em consideração a qualidade, prazo de entrega e etc...
Mas o mais importante é a comunicação. Esse quadro facilita e muito, vocês nem imaginam o quanto ajuda. Isso porque fica muito claro as responsabilidades, pois isso é discutido com todos sem excessão!
Mas como disse Mydiay sempre atento aos direitos e deveres trabalhistas, lógico. Mas garanto que funciona e muito bem. Vou tentar tirar uma foto do quadro para vocês verem. Não sei se vou conseguir atachar aqui, mas vou tentar.

Um grande abraço.

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por Convidad em Ter 11 Maio 2010, 10:29

Afonso,
lembro de vc já ter postado isto em outro topico, e foi otimo vc ter reptido neste topico tambem, pois seria otimo que todos seguissem seu exemplo
se vc não conseguir postar a foto aqui, me envie para meu email que coloarei em seu post
newton.amarante@gmail.com
Newton


Afonso Coelho escreveu:Olá Thiago, Renatonp.
No início tive alguns problemas pertinentes a responsabilidades no meu estabelecimento.
O problema esta sendo resolvido com a instalação de um quadro (evidentemente na parte interna do estabelecimento) onde todos nós participamos de uma reunião de 1/2 hora e definimos responsabilidades, atividades do dia a dia, o que aconteceu ontem e o que faremos para que não ocorremos no mesmo erro hoje ou amanhã, melhorias que possam surgir, tudo isso com propostas, responsável pelo ítem, com prazos e assuntos gerais.
Essas reuniões ocorrem todas às terças (por ser um dia mais fraco na produção das pizzas) e sempre no primeiro horário.
Esse quadro tem uma altura de 1,20 m de altura x 1,80m de comprimento. Cabe bastante assunto.
O quadro está dividido por:
Responsável - Assunto - Plano de ação - prazo - Status do item
Além dessa divisão tem um parte que mostra a performance da casa, por exemplo: produção de pizzas real e qual o objetivo a ser atingido, levando-se em consideração a qualidade, prazo de entrega e etc...
Mas o mais importante é a comunicação. Esse quadro facilita e muito, vocês nem imaginam o quanto ajuda. Isso porque fica muito claro as responsabilidades, pois isso é discutido com todos sem excessão!
Mas como disse Mydiay sempre atento aos direitos e deveres trabalhistas, lógico. Mas garanto que funciona e muito bem. Vou tentar tirar uma foto do quadro para vocês verem. Não sei se vou conseguir atachar aqui, mas vou tentar.

Um grande abraço.

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por renatonp em Ter 11 Maio 2010, 12:10

Olá Afonso Coelho!

Já tima pensado nesse quadro. Mas não tinha uma idéia definida de como usa-lo e seu post com certeza abriu um leque bem interessante.

Eu também faço as reuniões todas as semanas, destaco os pontos positivos, negativos, metas alcançadas e as não alcançadas por todos nós.

Mas o que acontece comigo e deve acontecer com muitos também é que alguns funcionários não são pró ativos, eles não observam e nem se preocupam em observar o que está acontecendo ao seu redor.

E o problema é que eu não tenho muita paciência com pessoas assim, faz 2 meses que estou com um pizzaiolo meia boca, que já teve a coragem de falar que lavar a louça não é obrigação dele... isso me deixa P da vida...

Abraços!

renatonp
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Mensagem por AFONSO COELHO em Ter 11 Maio 2010, 12:36

Boa idéia Newton. Vou hoje tirar umas fotos do quadro e amanhã estarei enviando via Email para ti. Isso se eu não conseguir postá-la.

Um grande abraço.

Gerson

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Mensagem por AFONSO COELHO em Ter 11 Maio 2010, 13:13

É Renatonp.
Comigo também não foi diferente. Porém o acordado não sai caro e é importante discutir o assunto, mas com todos presentes. No começo tenha certeza de que haverá resistências, não tenha dúvida disso. Faça sempre a seguinte pergunta, porém para o grupo todo: "mas como podemos manter a casa limpa e organizada sem acrescentar mais recursos (mão de obra). Às vezes o grupo ficará calado na hora, por ser uma novidade para eles esse tipo de questionamento. Começe a motivá-los a falar, mostre a eles que mesmo que venha uma crítica da parte deles não haverá uma represália da sua parte. Encare você o "problema" como um potencial de melhoria na organização. Eu trabalhei a 34 anos em uma indústria automobilística e a muitos anos aplicamos esse conceito na empresa. Creia Renatonp: também funciona em uma pizzaria! Mostre a ele o quão importante ele é para a organização e porque é fundamental que ele faça parte desse processo de organização e limpeza. Como diz no livro o Monge e o Executivo, ele ira atender ao seu pedido pela sua autoridade e não pelo "poder". Parece ser fantasia mas devagar você irá conquistando as pessoas. Mas o mais importante é que eles irão entender a razão disso tudo.
As vezes nós queremos que os resultados sejam imediátos. Isso funciona para máquinas, onde você faz um ajuste aqui outro alí e ela te responde em tempo real, mas quando falamos de pessoas as coisas são bem diferentes.
Não deixe de participar das reuniões.

Tente.

Um grande abraço.

Gerso
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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por Convidad em Sex 21 Maio 2010, 08:12

Conforme o Afonso prometeu, estão as fotos do quadro usado nas reuniões semanais com os funcionarios.
e esta metodologia usada por ele, está trazendo resultado satisfatório
Newton

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por AFONSO COELHO em Sex 21 Maio 2010, 08:24

Obrigado Newton pela ajuda.
Eu sou meio "xucro" (acho que é assim que escreve) em matéria de informática.
Um grande abraço.

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 21 Maio 2010, 12:18

Afonso, acho sua idéia ótima, e sempre usei a mesma em empresas onde trabalhei e em meus negocios uso modelo similar.
Já trabalhei em diversas multinacionáis e nacionáis de grande porte e o unico ponto fraco que encontrei nelas foi a falta de recompensa.

Nós todos precisamos ser motivados, empresários e funcionários.
Nas grandes empresas a relação vestir a camisa X recompensa é mais dificil de conseguir, pois todos sabemos que com hierarquia se cria vínculos de amizade e o processo de recompensar nos foge ao controle, pela necessidade prática de delegar poderes.

Pra ser bem direto, sempre tive problemas em relação a entender isso, ou me colocar no campo passivo e seguir as normas da empresa sem questionar.
Muitos conseguem isso e acho louvavel, eu, por questões ideológicas nunca consegui e portanto sempre fui um funcionário problema, mesmo quando ocupava cargos gerenciáis.

Em empresas é comum um funcionário ser mais amigo do chefe e ele acabar por beneficiar o mesmo em detrimento dos que trabalham, mas que não são tão sociáis.

Bom, como falei, aprovo sua idéia que é a mesma que a minha, mas me pergunto e quero poder aprender contigo, como será usado o fator motivação em sua empresa?

Tem alguma coisa implantada ou em projeto?

Abs

Ps: Só para descontrair.
Me lembro que existe um setor da revista VEJA em que os funcionários "votam" em sua empresa e a faz ficar no patamar de "100 Melhores empresas pra se trabalhar".

Em quatro empresas onde trabalhei e que sempre estavam na lista, os votantes eram "escolhidos" entre aqueles que demonstravam mais abertamente estarem satisfeitos com a empresa.

Nunca fui escolhido para votar, hehehehe.

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por AFONSO COELHO em Sex 21 Maio 2010, 13:46

Meu grande mestre e amigo Carlos.
Falas com muita propriedade. Não mudo uma vírgula do que você comenta. Mas quero fazer um comentário:
Atualmente estou prestanto assessoria a uma empresa automobilísta na qual eu fui funcionário até o final do ano passado perfazendo-se um total de 34 anos trabalhados só nessa empresa. Me aposentei em meados do ano passado, mas já tendo um planejamento de dois anos atrás com um foco (lógico) de não ficar parado. Abri minha pizzaria em setembro passado e botei o meu cargo à disposição da empresa, aproveitando um pacote que ela estava oferecendo aos funcionários. Ela aceitou, mas pediu para que eu ajudasse as concessionárias por um ou dois anos aplicando os mesmos conceitos da fábrica (produção) nas áreas de serviços (pós vendas), que é o que eu estou fazendo até o momento. Conceito esse que estou implantando devagar na minha pizzaria.
Fiz questão de comentar isso porque nesses 34 anos dentro dessa empresa muitas situações iguais a que você comentou Carlos, eu vivenciei, e olha que eu exercia um cargo de gerente de produção de uma linha de montagem.
Infelizmente nós vamos continuar a ver ainda algumas dessas situações.
Mas o mundo está mudando, sou obrigado a concordar com algumas pessoas "tá lento, mas está mudando".
Aprendi depois de muitas cabeçadas que a pergunta certa a se fazer em situações de desvios é "porque que isso aconteceu" e não "quem foi que fez isso". Há uma diferença gritante em relação a isso.
Tudo isso que falo pareçe ser o país das maravilhas. NÃO! E não é mesmo, mesmo porque estamos falando de pessoas, não é verdade?
Tenho sim Carlos um fator motivacional e está sendo aplicado na organização, que é uma bonificação em $$ se atingirmos a média diaria de produção de pizzas que foi estabelecida. Esse número não foi definido só por mim e sim POR TODOS. Apesar da foto não ter saído boa (há um problema com uma peça que fica atrás da máquina fotográfica), mas na primeira foto é possível ver na ponta do quadro um gráfico mostrando a performance da casa. Esse gráfico é (e deve ser) conhecido por todos.
Mestre, no meio do mês já tem gente fazendo as contas para ver se vai atingir a meta ou não. E se eles percebem que talvez não vão chegar o que eles precisam melhorar para buscar os resultados
Mestre você não precisa e nem deve mudar a sua ideologia. Compartilhe com seus colaboradores, mostre para eles o porque é importante a participação deles na "sobrevivência da casa". Hoje os meus colaboradores estão fazendo as reuniões mesmo sem a minha presença (porque muitas vezes estou viajando) discutindo propostas e melhorias. ISSO É RIQUÍSSIMO!!!!
Mestre, temos que ter muita paciência, desistir JAMAIS!

Vamos um dia nos encontrarmos e trocarmos figurinhas sobre o assunto e nesse dia vou aproveitar e levar o pão de linguiça que me passaste a receita e que você está me devendo uma degustação / aprovação sua!

Um grande abraço Mestre!

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 21 Maio 2010, 14:18

Muito esclarecedora a sua resposta Afonso, e com sua ideologia tem tudo pra dar certo e dará certo.

Complementando o que você citou e para explicar minhas palavras, concordo com você de que o mundo está mudando, devagar, mas está em constante mudança.

Quero focar especialmente no Brasil, que se bem administrado daqui em diante, como foi até ontem, será um dos palcos principáis desta mudança.

Com a exploração do pré-sal, que está ainda na mesa de alguns para definir as regras, mas que irá saír de uma forma ou de outra, teremos escassez de mão de obra.

No nosso setor haverá maior escassez, principalmente se comparado a outras empresas que propiciam aos funcionários hoje plano de carreira, facilidades em crédito, plano de saúde e uma infinidade de coisas que não é comum em nosso ramo.

Pensar hoje em uma pizzaria, uma simples pizzaria que seja, é uma tarefa mais árdua, pois temos de pensar como empresa grande, pensar como uma entidade que alem de lucro pensa tambem nos funcionários e até em sua familia.

Tenho notado aqui mesmo pelo forum que a procura por profissionáis está perdendo para a oferta dos mesmos.

É facil analisar isso, se notarmos que é muito melhor ser um simples ajudante geral em uma multi do que um pizzaiolo, o salario chega a ser o mesmo em algumas ocasiões e os beneficios imensamente melhores e maiores.

Sobra pra nós aqueles que na verdade por algum motivo não conseguem colocação em empresas e acabam na pizzaria por falta de opção.

Noto muito isso em São paulo e logo chegará á outras paragens.

O Forum já está ajudando, juntamente com outras entidades a tornar mais capacitados estes funcionários que buscam especialização e estão comprometidos com a cáusa.

Por isso demorei pra entrar neste tópico, analisando o que foi sendo dito e aprendendo.

Temos de pensar exatamente como você para sairmos desta situação. Oferecer algo em troca de comprometimento.
Algo justo e mensuravel.

Meu querido, fica o convite para uma oportunidade próxima podermos conversar com calma.

Abraços

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por Luiz Paolilo em Sex 21 Maio 2010, 15:32

Eu acho que todo funcionário tem que ser elogiado, valorizado, remunerado, bonificado, receber cursos e atualizações profissionais, para se sentir motivado e ajudar a empresa a crescer. O que adianta vc ter trocentos funcionários desmotivados na sua equipe? Funcionário que vai para empresa para pixar a parede do banheiro?
Ele tem que se sentir parte do negócio. Se sentir importante na organização.
Ele tem que saber que se ele furar na parte dele o resto da engrenagem vai quebrar e ele vai prejudicar todo mundo. Ele tem que saber que o sustento e a melhoria da condição de vida dele e da família dele dependem do resultado positivo do seu trabalho.
Pelo menos é assim que eu vivi a minha vida corporativa inteira.
Sendo assim não tem pq ele não fazer parte do time a atuar para a vitória de todos.
Vc tem que fazê-lo entender que se vc ganhar mais dinheiro ele vai ganhar tbm. Aí dúvido que ele vá nadar contra a maré.
Essa regra eu pretendo aplicar ao meu negócio. Um plano de remuneração e carreira. Pegar um ajudante e formá-lo piazzaiolo. Pegar um faxineiro e promovê-lo a ajudante de cozinha e por aí vai.
Abraços
Luiz

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 21 Maio 2010, 15:46

Uma vez visitei uma empresa que usava um sistema estranho e ao mesmo tempo interessante.

Éra uma cooperativa.

Cada um da linha éra cliente de outro.
Isso até deve ser do conhecimento de alguns membros do forum.

Usavam uma terminologia tambem estranha e interessante, que éra Cliente interno.

Talvez o Afonso conheça alguma coisa sobre isso, porque eu não tive tempo de observar melhor enquanto estive nesta visita, mas notei um comprometimento entre os funcionários muito bom.

Abs

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 21 Maio 2010, 16:09

Luiz, penso quase de forma identica a você, mas por outros motivos.

Pretendo capacitar pessoas sem experiencia nenhuma, ou apenas algum conhecimento, principalmente para que eu possa moldar a minha forma de trabalho e não pegar funcionários tarimbados e com bastante prática, que trazem consigo vicios antigos.

Pretendo tambem automatizar a linha, podendo desta forma fugir aos cargos de pizzaiolo, forneiro e etc.

Mudaria para outra coisa, como colaborador 1, 2 e 3, mas não visando diminuir salário, apenas não deixando que um cargo suba a cabeça de qualquer um deles.

Digamos que os salarios serão diferentes, uns ganham mais, outros menos, mas todos são iguáis e dependem de seu desempenho.

Abs

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Mensagem por Luiz Paolilo em Sex 21 Maio 2010, 16:36

É isso aí Doutrina.
Fazer com os outros o que gostaríamos que fizessem com a gente.
Abraços.
Luiz

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Mensagem por daniquinteiro em Sex 21 Maio 2010, 19:29

Essa questão é bem delicada, diria!

Como seres humanos que somos, somos seres únicos, com qualidades e defeitos, e muitas vezes o que nos é agradável para o outro é terrível! Infelizmente. Ex: Faça 300 pizzas em uma noite que aumento seu salário 1.000,00. O que acha? Muitos gritariam de felicidades, outros trocariam para o financeiro, por um dia de descanso! Acreditem, é real!!!! silent

Acredito, que um verdadeiro pizzaiolo sabe bem seus afazeres, o que mudam são suas necessidades, e eu acredito que, como administradores de nossas pizzarias, temos que nos ater, maior sensibilidade em perceber quais são as necessidades e os reconhecimentos que pizzaiolos almejam. Mas, isso, só será possível tendo um contato pessoal com cada um, um acompanhamento diário se possível!
Mas, uma coisa tenho aprendido. Sou administradora da minha pizzaria, e tenho mais que obrigação e ALÌVIO em saber fazer todas as funções, mesmo que não domine, mas que saiba fazer!
Uma coisa de praxe que acontece no mundo de pizzaiolos, poucos se contentam em crescer na empresa que está, desejam abrir sua própria pizzaria, mudar de bairro, cidade, etc.... Então onde entra a necessidade de sabermos e deixar claro à todos, que precisamos de cada um, mas, "não dependemos deles" Quando eles se sentem indispensáveis eles nos deixam na mão, seja para provocar um aumento de salário, seja para ir em uma festa que queria ir na semana de pagamento e sabe que não teria permissão de ir e por ai vai.....

Façamos cursos de PIZZAIOLOS também! Precisamos deles, mas não dependente!!!! Realidade cruel e boa, pois nos faz crescer!! flower

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Mensagem por renatonp em Sex 21 Maio 2010, 19:42

Na teoria e como o Luiz Paolilo disse.

Mas na prática a questão é mais delicada como disse a daniquinteiro.

Eu por exemplo, tenho um problema sério com mão de obra.

Aqui, os pizzaiolos são bem "meia boca".

Erram pizza quando o movimento está fraco, atrasam quando o bicho está pegando, esquecem de colocar na lista de compras algum ítem importante e só descobrem que está faltando quando um cliente faz o pedido, cobram prêmios, etc, etc.

Ontem era dia de pagar o vale deles, mas não consegui fazer pois não cheguei ao banbo em tempo de sacar o dinheiro, hoje estava todo mundo trabalhando com cara de bunda (desculpem a expressão).

Hoje, às 19 horas, meu pizzaiolo veio me falar que esqueceu de colocar na lista de compras o fermento, assim não teria como fazer a massa integral. Tive que sair pra comprar, mas antes avisei que se algum pedido de pizza com massa integral fosse feito e não pudessemos atender o cliente, eu iria descontar o preço da pizza do salário deles.

Não gosto de fazer essas coisas, mas as vezes acho que sou muito bonzinho... cansei...

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Mensagem por Convidad em Sex 21 Maio 2010, 19:51

Já pensou em fazer uma lista impressa com todos os itens que devem conter para que não falte nada para que eles possam trabalhar, e fazer eles irem lendo conferindo e ticando o que falta.
ao invéz de deixar para a memoria deles.
acho que ficaria mais facil de não haver "esquecimento".
é só um palpite
Newton

renatonp escreveu:Na teoria e como o Luiz Paolilo disse.

Mas na prática a questão é mais delicada como disse a daniquinteiro.

Eu por exemplo, tenho um problema sério com mão de obra.

Aqui, os pizzaiolos são bem "meia boca".

Erram pizza quando o movimento está fraco, atrasam quando o bicho está pegando, esquecem de colocar na lista de compras algum ítem importante e só descobrem que está faltando quando um cliente faz o pedido, cobram prêmios, etc, etc.

Ontem era dia de pagar o vale deles, mas não consegui fazer pois não cheguei ao banbo em tempo de sacar o dinheiro, hoje estava todo mundo trabalhando com cara de bunda (desculpem a expressão).

Hoje, às 19 horas, meu pizzaiolo veio me falar que esqueceu de colocar na lista de compras o fermento, assim não teria como fazer a massa integral. Tive que sair pra comprar, mas antes avisei que se algum pedido de pizza com massa integral fosse feito e não pudessemos atender o cliente, eu iria descontar o preço da pizza do salário deles.

Não gosto de fazer essas coisas, mas as vezes acho que sou muito bonzinho... cansei...

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Mensagem por renatonp em Sex 21 Maio 2010, 20:05

Mydiay

Pior que eles tem essa lista.

E mesmo assim conseguem essa proeza.

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 21 Maio 2010, 20:18

Hehehehe, Renato, o buraco realmente é mais em baixo.

Eu noto muitos amigos aqui do fórum sofrendo para conseguir
pizzaiolos.

Aqui em minha cidade existe muita procura por esfiheiros, o jornal está sempre com anúncios e já sei de duas esfiharias que estão indo pro brejo por este motivo.

Vamos analisar a questão.

Nas grandes pizzarias é comum o salário ser alto e com certeza o que acontece lá dentro é um programa de incentivos.

Já nas pequenas, geralmente se pega o amigo do primo da empregada da vizinha que está desempregado no momento e se aposta nele, perdendo
tempo em treinamento e tudo mais, pois demora a acertar a mão do individuo.
Quando este empregado aprende bem, ele já está ciente da falta de mão de obra especializada e neste caso ou pede aumento ou vai pra outra loja que paga melhor e oferece mais alguma coisa, qualquer beneficio.

Quando não, uma empresa oferece vagas e o seu funcionário vai trabalhar nela, pois ganha quase o mesmo salário, tem um monte de benefícios e fica sentado o dia todo colocando pecinhas em algum material que passa em uma esteira, o que vem a ser imensamente mais fácil que ser pizzaiolo.

O processo se reinicia, aparece um amigo do primo...

Indefinidamente por séculos e séculos, amem...


Bem, é neste ponto que quero chegar.

Conseguimos o comprometimento inicial do funcionário, mas
temos de mantê-lo ao longo dos anos.

Como o Afonso mesmo disse, temos de antes de cobrar resultados relacionar que este esforço aumentará o salário do funcionário ou agregará algum beneficio a ele.

Senão ele fará corpo mole, finge que trabalha e até (coisa que eu deploro) nas reuniões é o que mais concorda com tudo, mas não se mexe quando você não está olhando.

Hoje as pizzarias estão lutando com as empresas de todos os segmentos e não só contra as pizzarias no quesito funcionário.

Por isso o empresário de pizzarias precisa se portar como empresário de empresa grande, pensando mais alem.
Fazer treinamentos em escolas especializadas ajuda e muito, mas as empresas quando fazem isso, só entregam o diploma após um certo período de tempo, para não perder o investimento no funcionário, pois é só ele pegar o diploma e já vai procurar outro emprego.

Não sou contra a atitude destes empresários, pois sai caro pagar um curso pra alguns funcionários e no final eles saírem da empresa, é investimento ao contrário, rasgar dinheiro.

Mas eles precisam se especializar.

É um fato.

O primeiro passo a ser dado é fazer da forma como o Afonso faz, agir de forma transparente e saber ouvir o funcionário, saber não prejudicá-lo e puni-lo quando ele falar algumas verdades, primeiro não precisa tomar aquilo como verdade, mas investigar o porquê da queixa.

Isso ajuda e muito na relação com o funcionário e na segurança que ele sente pela empresa.

Acho que se deva ser criado um manual das funções de um Pizzaiolo, mas que sirva de parâmetro pro empresário, pois é só outra pizzaria ter um manual mais flexível e você se verá sem funcionário.

No seu caso Renato, é mais dificil.
Mas eu tambem não gostava quando o pagamento não saia no dia certo.



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Mensagem por Luiz Paolilo em Sab 22 Maio 2010, 02:45

Achei boa essa de segurar os diplomas. Infelizmente na maioria dos casos tem que ser assim mesmo.

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 22 Maio 2010, 08:59

Tive uma experiencia que me ensinou muito no passado.
Foi na ultima empresa que trabalhei com CLT.
Tinha um setor pequeno de manutenção, eu fui pra lá pra chefiar.
Tinha carta branca pra inovar e fazer funcionar o setor que contava com apenas 25 funcionários, cada um com suas peculiaridades.

O primeiro funcionário problema e mais importante pra mim éra um baita dum negrão, de cara amarrada, destes de dar medo na gente. Éra uma porrada e a briga acabava.

Pra mim.

Musculoso pra caramba, lutador de boxe do nariz quebrado, só dava bom dia e não falava mais nada o resto do dia com ninguem.
O gerente tinha me dito que ele costumava brigar com os antigos chefes e eu confesso que fiquei com medo.
Brigar é figura de expressão, o correto seria destruir.
O coitado trabalhava de eletricista o dia inteiro de pé, montando painéis eletricos.
A primeira coisa que fiz foi conseguir um banco pra ele pra ver se agradava e mantinha a mão dele longe de minha cara, pois o encarregado anterior tinha retirado o dele. (Fiquei sabendo disso por outro funcionário)

Mudou da agua pro vinho em uma semana, éra só este o problema e eu acertei na sorte, aprendeu muita coisa em cursos que fiz a empresa pagar pra ele e se tornou o melhor de todos os eletricistas em poucos meses.

Virou exemplo.

Hoje é meu amigão e sempre vou almoçar na casa dele, a comida que a mulher dele faz é a verdadeira comida mineira, meu fraco.

Consegui entender nesta época que é ouvindo o funcionário que se descobre o que ele necessita.
Apesar de não ter ouvido nada deste, pois acertei no chute e por uma dica, implantei a reunião duas vezes por semana pra conversar sobre o setor.

Um chefe de segurança do trabalho gostou da idéia e espalhou isso pela fabrica toda. Com o tempo, este mesmo segurança me deu a idéia de implantar a coleta seletiva e aproveitamento de sucatas, e com o dinheiro apurado da venda fazer um churrasco mensal pra toda a empresa.

Todo mundo vivia feliz, mas com o tempo o reaproveitamento de sucata ficou tão bom, que ultrapassava o dinheiro gasto com churrasco, e pra não fazer mais churrasco fiz um plano de participação nos lucros da sucata.

PLS.
Aprovado pelo sindicato.

Começava de forma inversa, quem tinha o menor salário recebia uma porcentagem maior.

Sucesso tambem.


Então é o que digo, existem muitas coisas que podemos fazer pra melhorar o ambiente de trabalho e conseguir cooperação mais assídua.

No mundo nada se cria, tudo se transforma.
Transformar o esforço do funcionário em beneficio é natural e não requer investimento.
Eles mesmo tem idéias boas que podem ser aproveitadas.

É só ouvir, servir como exemplo (fundamental) e utilizar metodos pensados.

Moral da estoria, como meu salario éra alto e não recebia nada dos beneficios, EU DESANIMEI.

Sem incentivo não se consegue nada.

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Mensagem por baldaratt em Dom 23 Maio 2010, 14:22

Bom , meus amigos do forum.

Pelo que estou lendo sobre admininstraçao da empresa , venho a dizer ao meu amigo RENATONP, VEJO QUE ELE PRESCISA TER MAIS UM POUCO DE ADMINISTRAÇAO POR PARTE GERENCIAL . DEIXANDO PARA O PIZZAIOLO A RESPONSABILIDADE DE ESTOCAGENS DE MATERIAL ISSO QUEM TEM QUE FAZER EO GERENTE , LEMBRA-SE QUE O PIZZAIOLO E UM PRESTADO DE SERVIÇOS. - A MATERIA PRIMA NO LOCAL E A EMPRESA O GERENTE.

VEJA BEM: SOU UM PIZZAIOLO A MAIS DE 6 ANOS, SEI SOBRE AS MINHAS OBRIGAÇOES AINDA TENHO QUE PASSAR PARA O GERENTE O INVENTARIO DOS INGRADIENTES QUE FALTAM, POSSO DIZER E UMA EMPRESA QUE FALTA ADMINISTRAÇAO.

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Mensagem por renatonp em Dom 23 Maio 2010, 19:26

Caro baldaratt

O Gerente está lá pra isso mesmo, mas acho que em qualquer empresa, os funcionários precisam saber e precisam querer se comunicar de maneira eficiente para não deixar passar nada.

O pizzaiolo não é o responsável pelo estoque, mas ele, junto com o gerente precisa sim fazer o levantamento de tudo que precisa ser reposto. O pizzaiolo é o responsável pela área de produção, do mesmo jeito que a atendente é responsável por tudo que engloba o atendimento ao cliente. O gerente está lá para supervisionar o todo.

Se o meu pizzaiolo quiser entrar mudo e sair calado e apenas fazer pizza, não vai trabalhar comigo, pois hoje em dia, se um funcionário não for proativo e não ficar atento ao que acontece ao seu redor, ele vai ficar pra trás.

E geralmente são esses que não sobem na vida.

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Mensagem por daniquinteiro em Dom 23 Maio 2010, 19:49

Me lembrei do filme de Charle Chaplin, onde ele fica somente apertando parafusos!!!! Sad


Se não me engano "Tempos Modernos"

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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 24 Maio 2010, 09:49

Isso mesmo Dani, um clássico muito bom de um dos maiores genios do cinema.

No caso acima tanto o Renato quanto o Baldarati tem razão.

Mas vamos mais a fundo numa frase que o Renato disse e eu concordo:

O pizzaiolo não é o responsável pelo estoque, mas ele, junto com o
gerente precisa sim fazer o levantamento de tudo que precisa ser
reposto.

Neste caso o interessante é uma reunião pra deixar bem claro as obrigações. O gerente responde sozinho pelo estoque, mas tem de cobrar do pizzaiolo as informações.

Se alguma coisa ocorreu de errado cabe ao gerente resolver a situação do seu modo, quer seja conversando com o pizzaiolo sobre o fato de não ter avisado sobre a falta do produto em estoque ou até substituindo o pizzaiolo.

Tambem não é obrigação do gerente conferir, ele gerencia e não confere, gerencia usando relatórios feitos pelos funcionários, qualquer um e até todos se precisar.


Somente pra ilustrar uma pizzaria que conheci em Guarulhos, a primeira que conheci aliás.
Pertencia a um amigo meu que a fechou e agora está no Japão.

Ele fez um quadro com todos os ingredientes da compra e a cada dia um funcionário pesava e modificava a quantidade.

Uma especie de Kanban. (O Afonso deve entender bem disso)

Bom, meu amigo por ser japonês, alem disso pesava pessoalmente os produtos ao final de cada dia, fazendo assim uma segunda conferencia.

(Os japoneses não são mais inteligentes que nenhuma outra nacão, são é mais organizados)

Eu na época achava aquilo o cúmulo, ele não tinha a obrigação de conferir, mas ele preferia agir assim.

Ele fechava a casa á 1 da manhã, mas saia de lá as 3.

Não precisa chegar a tanto, mas precisa ter método.

Eu prefiro o método documentado.

Gera-se uma planilha e o pizzaiolo colocará a quantidade de cada ingrediente em estoque. Assinada.

O gerente se baseia nisso e acabou.

Faltando alguma coisa, sabemos onde ocorreu o erro.

Nas empresas que conheci, e são muitas, o gerente atua desta forma.

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Mensagem por Pizzaria Artes Do Sul em Seg 24 Maio 2010, 14:57

Boa tarde meu amigo Doutrinador,

Depois de ler seu relato abaixo, a achar graça da desgraça do Amigo (digo sobre
o medo), e fiz o comentário com o Cleber, e ele mandou te dizer que:


Pela descrição feita deste seu subordinado, dá a impressão que era um
belo exemplar da espécie, e aí que morava o seu maior medo, o de se apaixonar,
e não de levar um porrada, pois sabe como é quando se ama um tapinha não dói!!!


Brincadeirinha, brincadeirinha, sabemos que o assunto é bruto, como diz
o amigo Saulo, mas não poderia perder a piada. Dito pelo Cleber.


Mas lhe admiro mais ainda pela sua inteligência, quando eu crescer que
ficar parecida contigo.

Desejo todo o sucesso para o frango sarado que já é um sucesso.

Que Deus lhe abençoe.

Um beijo meu e um abraço do Cleber



doutrinador escreveu:Tive uma experiencia que me ensinou muito no passado.
Foi na ultima empresa que trabalhei com CLT.
Tinha um setor pequeno de manutenção, eu fui pra lá pra chefiar.
Tinha carta branca pra inovar e fazer funcionar o setor que contava com apenas 25 funcionários, cada um com suas peculiaridades.

O primeiro funcionário problema e mais importante pra mim éra um baita dum negrão, de cara amarrada, destes de dar medo na gente. Éra uma porrada e a briga acabava.

Pra mim.

Musculoso pra caramba, lutador de boxe do nariz quebrado, só dava bom dia e não falava mais nada o resto do dia com ninguem.
O gerente tinha me dito que ele costumava brigar com os antigos chefes e eu confesso que fiquei com medo.
Brigar é figura de expressão, o correto seria destruir.
O coitado trabalhava de eletricista o dia inteiro de pé, montando painéis eletricos.
A primeira coisa que fiz foi conseguir um banco pra ele pra ver se agradava e mantinha a mão dele longe de minha cara, pois o encarregado anterior tinha retirado o dele. (Fiquei sabendo disso por outro funcionário)

Mudou da agua pro vinho em uma semana, éra só este o problema e eu acertei na sorte, aprendeu muita coisa em cursos que fiz a empresa pagar pra ele e se tornou o melhor de todos os eletricistas em poucos meses.

Virou exemplo.

Hoje é meu amigão e sempre vou almoçar na casa dele, a comida que a mulher dele faz é a verdadeira comida mineira, meu fraco.

Consegui entender nesta época que é ouvindo o funcionário que se descobre o que ele necessita.
Apesar de não ter ouvido nada deste, pois acertei no chute e por uma dica, implantei a reunião duas vezes por semana pra conversar sobre o setor.

Um chefe de segurança do trabalho gostou da idéia e espalhou isso pela fabrica toda. Com o tempo, este mesmo segurança me deu a idéia de implantar a coleta seletiva e aproveitamento de sucatas, e com o dinheiro apurado da venda fazer um churrasco mensal pra toda a empresa.

Todo mundo vivia feliz, mas com o tempo o reaproveitamento de sucata ficou tão bom, que ultrapassava o dinheiro gasto com churrasco, e pra não fazer mais churrasco fiz um plano de participação nos lucros da sucata.

PLS.
Aprovado pelo sindicato.

Começava de forma inversa, quem tinha o menor salário recebia uma porcentagem maior.

Sucesso tambem.


Então é o que digo, existem muitas coisas que podemos fazer pra melhorar o ambiente de trabalho e conseguir cooperação mais assídua.

No mundo nada se cria, tudo se transforma.
Transformar o esforço do funcionário em beneficio é natural e não requer investimento.
Eles mesmo tem idéias boas que podem ser aproveitadas.

É só ouvir, servir como exemplo (fundamental) e utilizar metodos pensados.

Moral da estoria, como meu salario éra alto e não recebia nada dos beneficios, EU DESANIMEI.

Sem incentivo não se consegue nada.

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Mensagem por DOUTRINADOR em Ter 25 Maio 2010, 12:33

Minina, num foi isso não.
O Cleber não falaria isso, isso é coisa sua, o Cleber é timido.

Minha querida, depois da pizza se Strogonof e da feita com coraçãozinho de frango vocês podem falar o que quiser.

Fiquei vendido.

Desejo todo sucesso do mundo a vocês.

Abraços



Pizzaria Artes Do Sul escreveu:Boa tarde meu amigo Doutrinador,

Depois de ler seu relato abaixo, a achar graça da desgraça do Amigo (digo sobre
o medo), e fiz o comentário com o Cleber, e ele mandou te dizer que:


Pela descrição feita deste seu subordinado, dá a impressão que era um
belo exemplar da espécie, e aí que morava o seu maior medo, o de se apaixonar,
e não de levar um porrada, pois sabe como é quando se ama um tapinha não dói!!!


Brincadeirinha, brincadeirinha, sabemos que o assunto é bruto, como diz
o amigo Saulo, mas não poderia perder a piada. Dito pelo Cleber.


Mas lhe admiro mais ainda pela sua inteligência, quando eu crescer que
ficar parecida contigo.

Desejo todo o sucesso para o frango sarado que já é um sucesso.

Que Deus lhe abençoe.

Um beijo meu e um abraço do Cleber



doutrinador escreveu:Tive uma experiencia que me ensinou muito no passado.
Foi na ultima empresa que trabalhei com CLT.
Tinha um setor pequeno de manutenção, eu fui pra lá pra chefiar.
Tinha carta branca pra inovar e fazer funcionar o setor que contava com apenas 25 funcionários, cada um com suas peculiaridades.

O primeiro funcionário problema e mais importante pra mim éra um baita dum negrão, de cara amarrada, destes de dar medo na gente. Éra uma porrada e a briga acabava.

Pra mim.

Musculoso pra caramba, lutador de boxe do nariz quebrado, só dava bom dia e não falava mais nada o resto do dia com ninguem.
O gerente tinha me dito que ele costumava brigar com os antigos chefes e eu confesso que fiquei com medo.
Brigar é figura de expressão, o correto seria destruir.
O coitado trabalhava de eletricista o dia inteiro de pé, montando painéis eletricos.
A primeira coisa que fiz foi conseguir um banco pra ele pra ver se agradava e mantinha a mão dele longe de minha cara, pois o encarregado anterior tinha retirado o dele. (Fiquei sabendo disso por outro funcionário)

Mudou da agua pro vinho em uma semana, éra só este o problema e eu acertei na sorte, aprendeu muita coisa em cursos que fiz a empresa pagar pra ele e se tornou o melhor de todos os eletricistas em poucos meses.

Virou exemplo.

Hoje é meu amigão e sempre vou almoçar na casa dele, a comida que a mulher dele faz é a verdadeira comida mineira, meu fraco.

Consegui entender nesta época que é ouvindo o funcionário que se descobre o que ele necessita.
Apesar de não ter ouvido nada deste, pois acertei no chute e por uma dica, implantei a reunião duas vezes por semana pra conversar sobre o setor.

Um chefe de segurança do trabalho gostou da idéia e espalhou isso pela fabrica toda. Com o tempo, este mesmo segurança me deu a idéia de implantar a coleta seletiva e aproveitamento de sucatas, e com o dinheiro apurado da venda fazer um churrasco mensal pra toda a empresa.

Todo mundo vivia feliz, mas com o tempo o reaproveitamento de sucata ficou tão bom, que ultrapassava o dinheiro gasto com churrasco, e pra não fazer mais churrasco fiz um plano de participação nos lucros da sucata.

PLS.
Aprovado pelo sindicato.

Começava de forma inversa, quem tinha o menor salário recebia uma porcentagem maior.

Sucesso tambem.


Então é o que digo, existem muitas coisas que podemos fazer pra melhorar o ambiente de trabalho e conseguir cooperação mais assídua.

No mundo nada se cria, tudo se transforma.
Transformar o esforço do funcionário em beneficio é natural e não requer investimento.
Eles mesmo tem idéias boas que podem ser aproveitadas.

É só ouvir, servir como exemplo (fundamental) e utilizar metodos pensados.

Moral da estoria, como meu salario éra alto e não recebia nada dos beneficios, EU DESANIMEI.

Sem incentivo não se consegue nada.

Abs

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por AFONSO COELHO em Ter 25 Maio 2010, 14:44

Olá Mestre, doutrinador e colegas que estão plugados neste tópico.

Conheço um pouco sim sobre Kanban, Jit, 5S, Poka Yoky e outras técnicas aplicadas na produção,e que muitas vezes são mais simples, porém se houver interesse dos colegas posso, compartilhar com vocês esses conceitos, pois para mim é um prazer. Sinto-me bem fazendo isso.

Só tenho um problema, que é o dia e local. Eu só posso dar esses treinamentos aos sábados, em função das minhas outras atividades, e o local que eu não tenho. Se houver interesse de algum colega, só peço que me ajudem nesse ponto.

Mestre Doutrinador, como eu tenho percebido, você tem tocado em pontos com muita propriedade e percebo que alguns colegas sentem algum receio sobre essa forma de trabalhar.

Um bom administrador ou patrão não é aquele que passa a mão na cabeça dos colaboradores, mas sim aquele que é claro e transparente nos seus objetivos, que ESTIMULA O COMPROMETIMENTO PELO ENVOLVIMENTO, que conhece os pontenciais e limitações de cada um na sua organização.

Costumo dizer que nós não temos que tirar o máximo da organização e sim o que tem de melhor em cada um e ai sim, quando você conhecer o melhor de cada um e trabalhar com isso você tirará o máximo da sua equipe.

Um grande abraço Mestre e colegas

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por DOUTRINADOR em Ter 25 Maio 2010, 15:55

Afonso, sua proposta me deixou muito feliz, pois é uma otima oportunidade dos donos de pizzaria, pizzaiolos e futuros empreendedores do ramo aprender metodos organizacionáis e de produção adotados pelas grandes empresas.

O proximo curso da escola será no Rio, na pousada da Bia.
Acredito que após isso devamos nos encontrar pra conversar mais sobre a palestra. Gostaria de saber o que será necessário para estas palestras, o material, não precisaria ser muitas para não atrapalha-lo em seus afazeres, talvez uma por mês ou menos, dependeria de sua disponibilidade.

Estou indo nesta sexta até a escola de pizzaiolos para fazer uma visita e conversarei muito sobre o tema com nossos irmãos de forum, principalmente com o Hassin.

Desde já agradeço pela boa vontade e espirito altruísta.

Abraços

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por Convidad em Ter 25 Maio 2010, 16:11

MANUAL DE OBRIGAÇOES DIARIAS DO PIZZAIOLO
por HASSIN em Seg 05 Out 2009, 00:37


Estimados amigos e companheiros de trabalho.



Há alguns anos eu elaborei alguns manuais específicos para determinadas funções de mãos de obras realizadas por meus funcionários. Estes manuais estão em língua espanhola e para apresentá-los aqui, tenho que traduzi-los um a um.

Hoje, porém, consegui terminar de traduzir um dos manuais, o que refere-se ao Ajudante de cozinha ou mesmo o Pizzaiollo que nesse caso, não havendo ajudante de cozinha, lhe caberá a ele as observações deste manual.



Gostaria de receber a opinião de vocês e possivelmente melhorar este manual de obrigações para serem difundidos entre todos os membros do fórum. Então, poderá ser utilizado como uma cartilha indispensável e necessária em cada pizzaria dos membros deste fórum. Dessa maneira, iremos elevar e igualar a qualidade nos serviços e produtos oferecidos além de criar uma tendência como uma marca registrada deste fórum.

Lembro vocês de que este manual foi elaborado para o meu resteurante, por isso está enquadrado em suas características e necessidades, podendo ser adaptado às necessidades de cada um.

Portanto, ficará em aberto neste tópico, opiniões, e apresentações de idéias, para a criação oficial dos manuais. Quem achar que devemos elaborar novos manuais para outras funções fique à vontade em apresentá-los para discussão e criação dos pilares de obrigações.

Conto com ajuda de todos vocês!

Um grande abraço a todos e sucesso todos os dias.

Hassin Ghannam


MANUAL DE OBBRIGAÇOES DIARIAS
PIZZAIOLO E/OU AJUDANTE DE COZINHA
PIZZERIA LAS LEÑAS – 2009
ADAPTADO PARA O FÓRUM DE PIZZAS, PIZZEIROS E DONOS DE PIZZARIAS.


Tarefas por realizar na entrada do trabalho. (Para 1,2 ou mais ajudantes ou tão somente o pizzaiollo)


1-Você estará a cargo de verificar todos os dias estes detalhes dando a eles os devidos cursos e soluções:

- Picar tomates e fazer o molho de tomate para as pizzas.

- Controlar as calabresas, salames, carnes, frangos, pepperoni, milho e camarões, presunto e queijos; além de controlar a validade das carnes e frangos congelando-os se for necessário.

- Controlar os aspargos, abacaxis, toucinhos, pimentão lingüiças e salsichas e demais enlatados; além de controlar a validade destes produtos.

- Congelar todos os alimentos que necessitem atenção imediata para a garantia de sua qualidade e longevidade.

- Não deixar nenhum alimento sobre a mesa de trabalho por mais de 5 minutos; o alimento deve estar sob refrigeração, e a mesa de trabalho deve estar constantemente limpa e ordenada. Este ítem obedece à legislação chilena. As considerações deste ítem são em relação à observação dos ingredientes mais delicados. Estes devem ser mantidos refirgerados. Os ítens de pouca saída também devem ser mantidos sob refrigeração. Isso quando a pizzaria não se utilizar de pizzaiolas refirgeradas.

- Os produtos e alimentos que se encontram dentro dos refrigeradores devem estar bem ordenados e serem usados dentro de uma ordem cronológica de suas compras, ou seja: Não usar produtos novos antes dos produtos mais antigos (primeiro que entra primeiro que sai).

- Entregar inventário de produtos todos os dias no final do dia ao administrador da cozinha. A ti se lhe entregará uma lista destes produtos para observá-los com atenção e não se esquecer de nenhum deles na ocasião das compras.

- Todo produto que se perder no refrigerador ou nas prateleiras por falta de cuidado ou o devido congelamento será debitado em sua conta corrente.


2- Ao ajudante de cozinha:

Sua ajuda na cozinha será da seguinte forma:

- Ajudará o pizzaiolo na preparação dos ingredientes.

- Apoiará o pizzaiollo entregando-lhe os ingredientes solicitados.

- Trabalhará nas montagens das pizzas sempre que solicitado.

- Colocará o máximo de atenção no trabalho do pizzaiollo no intuito de aprender a sua arte e os seus truques. Um dia você estará em seu lugar e a qualidade do seu trabalho deverá ser exatamente igual a aquilo que aprender com ele. Se não é assim, você será deslocado(a) a outra função.

- Ajudar na confecção de massas, e cocção das mesmas.

- Ajudar na elaboração de polpas de frutas, lavagem, corte das frutas, peso e embalá-los para o devido congelamento.

- Ajudará nas montagens das caixas de pizzas.

- Ajudará nas montagens dos sanduíches, churrascos, pãezinhos de queijo e de alho, sucos de frutas, tábuas de tira-gosto, e cachorros-quentes e etc.

- Deverá manter a mesa de trabalho limpa constantemente, além do piso da cozinha, as louças, utensílios, e equipamentos de uso.

- Completar sempre que necessário os recipientes com tomates picados, azeitonas, orégano, azeite de oliva, óleo comum, sal, temperos, e etc.

- Descongelar peças de carne com 1 dia de antecipação e de frango com 3 horas de antecipação.

- Lavar os panos de cozinha.


3-Ao final do trabalho e antes de retirar-se tenha em conta o seguinte:


- Deixar os equipamentos limpos: Cortadora de frios, cortadora de queijos, balanças, liquidificadoras, chapa de sanduíches e mesas de trabalho.

- Deixar limpo e higienizado os pisos e azulejos da cozinha, a pia de lava pratos, louças, utensílios.

- Esvaziar os lixeiros da cozinha e da sala de forno.

- Deixar a pia da cozinha ordenada e limpa, bem como as louças guardadas.


4- Obrigações a serem cumpridas nos sábados pela manha:

- Lavar os pisos da pizzaria, bem como asseios meticulosos aos banheiros, e móveis.

- Limpar os vidros das janelas, internos e externos, paredes e azulejos.

- Limpar, lavar, e ordenar os refrigeradores.


5 -COM RELAÇAO A ALIMENTAÇAO E OUTROS CUIDADOS E ATENÇÃO.


- Seu horário de entrada ao trabalho é impreterivelmente as(?) horas. Seu dia de folga é (?).

- Você não está autorizado(a), a comer em serviço ou fazer lanches por sua própria conta.

- Seu horário de alimentação é “às tantas horas” e a ti será oferecido “tal” alimento pelo qual você poderá desfrutá-lo em “tanto” tempo. Você tem direito a um horário de café e lanche oferecidos gratuitamente neste horário. Se não houver possibilidades de alimentar-se neste momento por demanda de pedidos, sua alimentação será transferida para o horário (X) levando em consideração que todos os trabalhos conhecidos, o de vender comidas é o único que não nos permite um horário de alimentação estável ou preciso.

- No caso de querer trazer comida de sua casa, você poderá esquentá-lo em nosso fogão ou forno.

- Seja pontual na sua entrada de trabalho! Recorde que a sua pontualidade é extremamente necessária para um bom desenvolvimento em equipe e para uma boa atenção aos nossos clientes. Pontualidade lhe entregará prêmios mensalmente.

- Se houver 1 dia de atraso sem uma real justificativa, seus prêmios não serão pagos.

- É importante que saiba que somos uma equipe de trabalho uníssono; a sua falta gerará descontrole e excesso de trabalho aos teus companheiros injustificadamente; dependemos uns dos outros para gerar um trabalho de boa qualidade e assim garantir os nossos salários. Sem ordem e disciplina não existe crescimento e nem qualidade em nossos serviços!

- Por favor, não trabalhe por necessidade se deseja formar parte desta equipe de trabalho; trabalhe porque realmente por prazer e porque gosta do que fazes. Se não é assim, seja honesto consigo mesmo e com todos e busque um trabalho que te sintas feliz e realizado. Nós trabalhamos com comida e comida são bênçãos, por isso é importante trabalhar aqui com amor e alegria.

- Não está permitido neste ambiente, fofocas de qualquer espécie, ler jornais ou revistas, conversar ou rir ruidosamente, manipular utensílios ruidosamente e etc. Não permitimos aqui a falta de respeito, o egoísmo, o mau humor, e desonestidade e a pilantragem.

- Qualquer indício de desonestidade, seja contra os teus companheiros, seja contra a empresa, você será despedido(a), por justa causa.

- Você está aqui para “aprender” e “ajudar” e não para ensinar e dificultar!

- De você, espero toda a honestidade possível, toda a boa vontade possível, toda a responsabilidade possível, e espere de mim (empresa) o mesmo

- Recorde manter este manual próximo de si e cumprir piamente as suas cláusulas ou normativas; se não o fazes, estará você mesmo colocando a disposição a sua vaga de trabalho a alguém que deseje cumprir e ocupar o seu lugar.

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Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 26 Maio 2010, 06:17

Hô meu amigo.
Se tiver um projetor (datashow) é suficiente.
Já tenho um desktop. e pendrive.
O material que você havia me solicitado, não tem problema nenhum deixá-lo contigo, só que acho ele muito pesado para enviá-lo por este caminho. Vou levar no nosso encontro e aí você vê o que precisa. O que você acha?

Um abraço Mestre

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 26 Maio 2010, 06:49

De acordo meu amigo.

Acredito que olhando o espaço da escola tenhamos uma idéia melhor.

Abraços

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Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 26 Maio 2010, 07:07

Amiga ISA e Hassin.
Desse manual, a única coisa que eu pediria para analisar seria um tópico que diz "você está aqui para aprender e ajudar e não ensinar e atrapalhar".

Na minha ótica (isso não quer dizer em hipótese nenhuma de que eu esteja certo) é que devemos também ter a humildade de aprendermos com as pessoas. O que significa que podemos aprender e muito ao contratarmos pizzaiolos que já trabalharam em outras casas e que nos agregem conhecimentos e experiências dessas outras casas. Por que não?

Mesmo que seja para dizer "isso eu não aplicaria na minha casa", ou seja você conheceu uma atividade a qual ela seria nociva à sua organização. Mas você conheceu; aprendeu um método não bom para sua organização. Sim ou não?

Eu pensaria um pouco nisso.

Mas quanto ao manual, não tenho nem o que comentar no seu conceito. EXCELENTE!

Um grande abraço ISA e Hassin

Afonso

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Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 26 Maio 2010, 07:13

Amigo Doutrinador.
Vou falar com Hassin se ele pode me atender amanhã.
Infelizmente é o unico dia que eu estarei disponível nesta semana. Gostaria e muito de conhecê-lo pessoalmente.
Não faltará oportunidade.
Na próxima semana estarei em Goiás, depois disso vamos nos encontrar e traçarmos os planos.

Um grande abraço

Afonso

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 26 Maio 2010, 07:54

Otimo, as coisas estão caminhando positivamente.

Creio que com seu curso poderemos dar enfase a propostas diferentes em relação a adaptações de nossas lojas rumo ao crescimento, como fazem as grandes empresas.

Isso criará por força um padrão de qualidade.

Este tópico que estamos participando é uma forma de visão nunca abordada no forum e eu acredito no futuro.

Abs

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Mensagem por Convidad em Qua 26 Maio 2010, 09:44

Bom dia Afonso!

Você tem toda razão no que disse! Vou modificar essa frase no manual.
Existem algumas palavras ou formação de frases nos textos do Hassin que se confundem um pouco pelo fato de ele misturar o português com o espanhol. Embora ele não tenha sotaque algum, o que é extremamente estranho visto que ele morou 15 anos no Chile e voltou apenas esse ano, ele mistura as palavras e usa formações de frases e expressões em espanhol. Quando ele não usa o editor de texto isso fica mais evidente! rsrsrsrs E quando ele usa às vezes o significado das coisas mudam! Acredito que tenha sido o caso neste ítem. Tem um outro ítem que está meio confuso por esse mesmo motivo, vou pedir ao Hassin para revisá-lo porque não consegui modificar! Affff rsrsrsrs
Obrigada por ter lido e ter participado! Com a participação de todos podemos aprimorar esse material e torná-lo uma ferramenta importante para todos os donos de pizzarias!

Grande abraço

Isa


Afonso Coelho escreveu:Amiga ISA e Hassin.
Desse manual, a única coisa que eu pediria para analisar seria um tópico que diz "você está aqui para aprender e ajudar e não ensinar e atrapalhar".

Na minha ótica (isso não quer dizer em hipótese nenhuma de que eu esteja certo) é que devemos também ter a humildade de aprendermos com as pessoas. O que significa que podemos aprender e muito ao contratarmos pizzaiolos que já trabalharam em outras casas e que nos agregem conhecimentos e experiências dessas outras casas. Por que não?

Mesmo que seja para dizer "isso eu não aplicaria na minha casa", ou seja você conheceu uma atividade a qual ela seria nociva à sua organização. Mas você conheceu; aprendeu um método não bom para sua organização. Sim ou não?

Eu pensaria um pouco nisso.

Mas quanto ao manual, não tenho nem o que comentar no seu conceito. EXCELENTE!

Um grande abraço ISA e Hassin

Afonso

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Mensagem por belapizzaria em Qua 26 Maio 2010, 10:01

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por HASSIN em Seg 31 Maio 2010, 16:53

Estimado amigo Gérson,

Vc tem toda razao nessa colocaço, e de fato, a palavra aqui foi mal colocada.
Vamos melhorar este termo agora mesmo, sempre lembrando, que o meu manual foi elaborado para um gênero de pessoas difíceis e de outro país:

"você está aqui para aprender e ajudar, ponha a sua melhor atençao nos nossos ensinamentos para que no futuro você também possa ensinar".

Veja se agora ficou melhor?


Um forte abraço!

Hassin Ghannam


Afonso Coelho escreveu:Amiga ISA e Hassin.
Desse manual, a única coisa que eu pediria para analisar seria um tópico que diz "você está aqui para aprender e ajudar e não ensinar e atrapalhar".

Na minha ótica (isso não quer dizer em hipótese nenhuma de que eu esteja certo) é que devemos também ter a humildade de aprendermos com as pessoas. O que significa que podemos aprender e muito ao contratarmos pizzaiolos que já trabalharam em outras casas e que nos agregem conhecimentos e experiências dessas outras casas. Por que não?

Mesmo que seja para dizer "isso eu não aplicaria na minha casa", ou seja você conheceu uma atividade a qual ela seria nociva à sua organização. Mas você conheceu; aprendeu um método não bom para sua organização. Sim ou não?

Eu pensaria um pouco nisso.

Mas quanto ao manual, não tenho nem o que comentar no seu conceito. EXCELENTE!

Um grande abraço ISA e Hassin

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 02 Jun 2010, 18:06

Mestre Hassin.
Um grande abraço a ti.
Espero que tudo esteja correndo bem e de acordo com seu planejamento.
Está perfeito o texto Hassin.
Fica tranquilo, pois a ISA já havia me retornardo de que iria conversar com você e faria a alteração do texto.

Saludos

Afonso

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por HASSIN em Qui 03 Jun 2010, 10:02

Outro para ti meu grande amigo Afonso!

Por aqui tudo bem e sempre pronto para o trabalho.

Aproveito para desejar a vc um ótimo final de semana!

Estou trabalhando nas modificaçoes prometidas...
Logo que elas estiverem prontas, eu as apresentarei a vc, está bem!

Aquele abraço meu querido amigo.

Atte.

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default Re: Funções a desempenhar por um pizzaiolo?

Mensagem por maurojonas brito em Seg 23 Maio 2011, 14:57

Convidad escreveu:MANUAL DE OBRIGAÇOES DIARIAS DO PIZZAIOLO
por HASSIN em Seg 05 Out 2009, 00:37


Estimados amigos e companheiros de trabalho.



Há alguns anos eu elaborei alguns manuais específicos para determinadas funções de mãos de obras realizadas por meus funcionários. Estes manuais estão em língua espanhola e para apresentá-los aqui, tenho que traduzi-los um a um.

Hoje, porém, consegui terminar de traduzir um dos manuais, o que refere-se ao Ajudante de cozinha ou mesmo o Pizzaiollo que nesse caso, não havendo ajudante de cozinha, lhe caberá a ele as observações deste manual.



Gostaria de receber a opinião de vocês e possivelmente melhorar este manual de obrigações para serem difundidos entre todos os membros do fórum. Então, poderá ser utilizado como uma cartilha indispensável e necessária em cada pizzaria dos membros deste fórum. Dessa maneira, iremos elevar e igualar a qualidade nos serviços e produtos oferecidos além de criar uma tendência como uma marca registrada deste fórum.

Lembro vocês de que este manual foi elaborado para o meu resteurante, por isso está enquadrado em suas características e necessidades, podendo ser adaptado às necessidades de cada um.

Portanto, ficará em aberto neste tópico, opiniões, e apresentações de idéias, para a criação oficial dos manuais. Quem achar que devemos elaborar novos manuais para outras funções fique à vontade em apresentá-los para discussão e criação dos pilares de obrigações.

Conto com ajuda de todos vocês!

Um grande abraço a todos e sucesso todos os dias.

Hassin Ghannam


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Tarefas por realizar na entrada do trabalho. (Para 1,2 ou mais ajudantes ou tão somente o pizzaiollo)


1-Você estará a cargo de verificar todos os dias estes detalhes dando a eles os devidos cursos e soluções:

- Picar tomates e fazer o molho de tomate para as pizzas.

- Controlar as calabresas, salames, carnes, frangos, pepperoni, milho e camarões, presunto e queijos; além de controlar a validade das carnes e frangos congelando-os se for necessário.

- Controlar os aspargos, abacaxis, toucinhos, pimentão lingüiças e salsichas e demais enlatados; além de controlar a validade destes produtos.

- Congelar todos os alimentos que necessitem atenção imediata para a garantia de sua qualidade e longevidade.

- Não deixar nenhum alimento sobre a mesa de trabalho por mais de 5 minutos; o alimento deve estar sob refrigeração, e a mesa de trabalho deve estar constantemente limpa e ordenada. Este ítem obedece à legislação chilena. As considerações deste ítem são em relação à observação dos ingredientes mais delicados. Estes devem ser mantidos refirgerados. Os ítens de pouca saída também devem ser mantidos sob refrigeração. Isso quando a pizzaria não se utilizar de pizzaiolas refirgeradas.

- Os produtos e alimentos que se encontram dentro dos refrigeradores devem estar bem ordenados e serem usados dentro de uma ordem cronológica de suas compras, ou seja: Não usar produtos novos antes dos produtos mais antigos (primeiro que entra primeiro que sai).

- Entregar inventário de produtos todos os dias no final do dia ao administrador da cozinha. A ti se lhe entregará uma lista destes produtos para observá-los com atenção e não se esquecer de nenhum deles na ocasião das compras.

- Todo produto que se perder no refrigerador ou nas prateleiras por falta de cuidado ou o devido congelamento será debitado em sua conta corrente.


2- Ao ajudante de cozinha:

Sua ajuda na cozinha será da seguinte forma:

- Ajudará o pizzaiolo na preparação dos ingredientes.

- Apoiará o pizzaiollo entregando-lhe os ingredientes solicitados.

- Trabalhará nas montagens das pizzas sempre que solicitado.

- Colocará o máximo de atenção no trabalho do pizzaiollo no intuito de aprender a sua arte e os seus truques. Um dia você estará em seu lugar e a qualidade do seu trabalho deverá ser exatamente igual a aquilo que aprender com ele. Se não é assim, você será deslocado(a) a outra função.

- Ajudar na confecção de massas, e cocção das mesmas.

- Ajudar na elaboração de polpas de frutas, lavagem, corte das frutas, peso e embalá-los para o devido congelamento.

- Ajudará nas montagens das caixas de pizzas.

- Ajudará nas montagens dos sanduíches, churrascos, pãezinhos de queijo e de alho, sucos de frutas, tábuas de tira-gosto, e cachorros-quentes e etc.

- Deverá manter a mesa de trabalho limpa constantemente, além do piso da cozinha, as louças, utensílios, e equipamentos de uso.

- Completar sempre que necessário os recipientes com tomates picados, azeitonas, orégano, azeite de oliva, óleo comum, sal, temperos, e etc.

- Descongelar peças de carne com 1 dia de antecipação e de frango com 3 horas de antecipação.

- Lavar os panos de cozinha.


3-Ao final do trabalho e antes de retirar-se tenha em conta o seguinte:


- Deixar os equipamentos limpos: Cortadora de frios, cortadora de queijos, balanças, liquidificadoras, chapa de sanduíches e mesas de trabalho.

- Deixar limpo e higienizado os pisos e azulejos da cozinha, a pia de lava pratos, louças, utensílios.

- Esvaziar os lixeiros da cozinha e da sala de forno.

- Deixar a pia da cozinha ordenada e limpa, bem como as louças guardadas.


4- Obrigações a serem cumpridas nos sábados pela manha:

- Lavar os pisos da pizzaria, bem como asseios meticulosos aos banheiros, e móveis.

- Limpar os vidros das janelas, internos e externos, paredes e azulejos.

- Limpar, lavar, e ordenar os refrigeradores.


5 -COM RELAÇAO A ALIMENTAÇAO E OUTROS CUIDADOS E ATENÇÃO.


- Seu horário de entrada ao trabalho é impreterivelmente as(?) horas. Seu dia de folga é (?).

- Você não está autorizado(a), a comer em serviço ou fazer lanches por sua própria conta.

- Seu horário de alimentação é “às tantas horas” e a ti será oferecido “tal” alimento pelo qual você poderá desfrutá-lo em “tanto” tempo. Você tem direito a um horário de café e lanche oferecidos gratuitamente neste horário. Se não houver possibilidades de alimentar-se neste momento por demanda de pedidos, sua alimentação será transferida para o horário (X) levando em consideração que todos os trabalhos conhecidos, o de vender comidas é o único que não nos permite um horário de alimentação estável ou preciso.

- No caso de querer trazer comida de sua casa, você poderá esquentá-lo em nosso fogão ou forno.

- Seja pontual na sua entrada de trabalho! Recorde que a sua pontualidade é extremamente necessária para um bom desenvolvimento em equipe e para uma boa atenção aos nossos clientes. Pontualidade lhe entregará prêmios mensalmente.

- Se houver 1 dia de atraso sem uma real justificativa, seus prêmios não serão pagos.

- É importante que saiba que somos uma equipe de trabalho uníssono; a sua falta gerará descontrole e excesso de trabalho aos teus companheiros injustificadamente; dependemos uns dos outros para gerar um trabalho de boa qualidade e assim garantir os nossos salários. Sem ordem e disciplina não existe crescimento e nem qualidade em nossos serviços!

- Por favor, não trabalhe por necessidade se deseja formar parte desta equipe de trabalho; trabalhe porque realmente por prazer e porque gosta do que fazes. Se não é assim, seja honesto consigo mesmo e com todos e busque um trabalho que te sintas feliz e realizado. Nós trabalhamos com comida e comida são bênçãos, por isso é importante trabalhar aqui com amor e alegria.

- Não está permitido neste ambiente, fofocas de qualquer espécie, ler jornais ou revistas, conversar ou rir ruidosamente, manipular utensílios ruidosamente e etc. Não permitimos aqui a falta de respeito, o egoísmo, o mau humor, e desonestidade e a pilantragem.

- Qualquer indício de desonestidade, seja contra os teus companheiros, seja contra a empresa, você será despedido(a), por justa causa.

- Você está aqui para “aprender” e “ajudar” e não para ensinar e dificultar!

- De você, espero toda a honestidade possível, toda a boa vontade possível, toda a responsabilidade possível, e espere de mim (empresa) o mesmo

- Recorde manter este manual próximo de si e cumprir piamente as suas cláusulas ou normativas; se não o fazes, estará você mesmo colocando a disposição a sua vaga de trabalho a alguém que deseje cumprir e ocupar o seu lugar.

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CHEFF
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