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Mensagem por Convidad em Ter 10 Ago 2010, 20:00

Óleo para fritura – Qual a hora certa de substituí-lo?
Posted on junho 23rd, 2010 por alisonalves


Os óleos e gorduras para fritura utilizados em Restaurantes e bares por muitas vezes geram muitas dúvidas referente ao momento certo de substituí-los. Muitos estabelecem um dia da semana para substituir o óleo utilizado para fritura mas tal atitude nem sempre pode estar correta.
A degradação do óleo está sujeita à sazonalidade de vendas do restaurante, às técnicas de utilização e avaliação de suas características sensoriais.
Para conhecer um pouco mais selecionamos algumas questões relacionadas ao tema e também oferecemos soluções para que o óleo seja substituído na hora certa.

O que acontece com o alimento se a qualidade do óleo/gordura de fritura estiver ruim?
O produto frito apresentará cheiro ransoso, cor escura, aparência menos atrativa, ficará mais enxarcado de gordura, sabor ruim, menos crocante, pode ficar queimado por fora e cru por dentro além de ocorrer uma diminuição na qualidade nutricional do alimento, .
O que acontece na gordura durante o processo de fritura?
Ocorre uma mudança na viscosidade, sabor, cor e produção de fumaça devido às reações que químicas que ocorrem com os óleos e gorduras durante a operação de fritura. Há ainda a redução do poder de fritura proporcionando maior uso de energia para manter a temperatura dos óleos e gorduras.
O que causa as reações de degradação da gordura?
O ar, a água presente nos alimentos e o aquecimento durante o processo de fritura.
Como um óleo de fritura degradado afeta a saúde das pessoas?
As pessoas comem a gordura que é absorvida pelo alimento frito causando problema digestivos.
Quais os fatores que afetam a velocidade das reações de quebra da gordura?
As reações de degradação dos óleos e gorduras podem variar de acordo com o tipo de gordura usada, tipo do alimento que será frito, volume do alimento colocado na fritadeira, adição de sal, umidade do produto, mudanças climáticas, excesso de aquecimento, filtração da gordura, adição de óleo novo, tipo de fritadeira. Por isto deve-se fazer o teste com a tira uma vez por dia para cada fritaderia porque se um destes fatores mudar, a velocidade de quebra da gordura também mudará.
O que são ácidos graxos livres?
Ácidos graxos livres são uma das substâncias que resultam das reações de degradação dos óleos e gorduras no processo de fritura que já mencionamos.
São os ácidos livres os únicos compostos formados pela quebra da gordura?
Quando a gordura é exposta ao calor, oxigênio, alimento, umidade (água), uma variedade de reações químicas ocorre e a formação de ácidos graxos é apenas um dos resultados destas reações. A escolha da concentração de ácidos graxos como indicador da qualidade da gordura ocorreu porque é fácil medí-la e porque é um parâmetro de avaliação da qualidade dos meios de fritura utilizado em vários países.
A Anvisa estabeleceu algum limite para a presença de ácidos graxos livres nos óleos e gorduras de fritura?
Não. A Anvisa não estabeleceu nenhum limite para a presença de ácidos graxos livres nem de compostos polares. Mas já existe a obrigatoriedade de se estabelecer medidas para garantir que os óleos e gorduras não constituam uma fonte de contaminação química para os alimentos.

Dicas para aumentar a vida útil da gordura
* Filtre a sua gordura com frequência;
* Use a temperatura mais baixa possível;
* Cheque a calibração periodicamente;
* Desligue a fritadeira ao final do dia ou reduza a temperatura entre dois turnos;
* Mantenha as fritadeiras limpas;
* Cubra as fritadeiras quando não estiverem em uso;
* Faça uma manutenção periódica da sua fritadeira.
Fita Monitor de Saturação de Gordura da 3M

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:
O produto consiste em uma tira de papel branca para teste de medida 0.762cm x 9.525cm com quatro faixas azuis paralelas que monitoram a porcentagem de ácidos graxos livres do óleo de fritura monitorando a vida útil e qualidade do mesmo.
BENEFÍCIOS
* Monitora a vida útil da gordura: descarte no tempo certo;
* Protege a imagem do restaurante, mantendo a alta qualidade e padronização do alimento frito, com sabor agradável;
* Protege a saúde do consumidor, prevenindo que a gordura degradada seja consumida;
* Maneira econômica de medir, eficientemente, o nível de degradação da gordura;
* Permite determinar um ponto de descarte para cada operação;
* A qualidade da gordura é visivelmente medida em 15 segundos;
* Economiza dinheiro prevenindo que gorduras em bom estado para uso sejam descartadas;
CARACTERÍSTICAS
* Fácil de usar: procedimento simples;
* Fácil de ler: observar a mudança da cor azul para amarelo;
* Rápido: resultados em alguns segundos;
* Usado na gordura na temperatura de fritura;
* As bandas medem quatro diferentes níveis de quebra da gordura.
* Tiras de teste descartáveis, seguras e não tóxicas.
APLICAÇÃO:
Além da aplicação manual, o Monitor de Gordura 3M pode ser utilizado através do uso de um pegador.
O que a fita do Monitor de Óleos e Gorduras mede?
As bandas da fita irão reagir com a acidez da gordura e vão indicar a concentração de ácidos graxos livres da mesma. A leitura é direta e quase imediata.

A tira pode ser usada em diferentes tipos de gordura/óleos?
Sim, todos os óleos e gorduras são compostos de triglicerídeos que podem reagir e formar ácidos graxos livres.
Porque a gordura tem que estar quente durante o teste?
Para que a reação na tira ocorra entre 15-30 segundos a temperatura da gordura tem que estar na temperatura de processo.
A tira pode ser reutilizada?
Não, mesmo que não apareça nenhuma modificação na tira, ela ocorreu e, se reutilizada dará uma falsa leitura.
Existe alguma recomendação para a estocagem do produto?
Sim, o monitor é afetado pela alta temperatura e alta umidade. Ele deve ser mantido em local frio (4°C) e seco (dentro do frasco fechado) quando não estiver em uso. Quando refrigerado pode ocorrer uma leve descoloração das bandas, mas isto é totalmente reversível. Quando a fita voltar a temperatura ambiente, fora dos frasco, terá sua cor original de volta e estará pronta para uso.
A tira tem prazo de validade?
Sim, a data de validade está impressa no rótulo do frasco e na caixa.
Devo continuar o uso do monitor mesmo após ter determinado o dia de descarte da gordura para a minha operação?
Sim. A produção de ácidos graxos livres não é necessariamente constante. O volume de produtos fritos colocados na fritadeira e as características de operação da mesma são alguns fatores que afetam a velocidade de produção destes ácidos.
Tem algum problema a tira entrar em contato com a gordura que está fritando um produto alimentício?
Não existe nenhum problema. Todos os componentes da fita do Monitor de Óleos e Gorduras são de grau alimentar e o produto foi dispensado de registro pelo ministério da Saúde (Dec.Lei n° 986/69)
Filed under: Alimentos, Higiene Alimentar


Última edição por Augustoba em Qui 12 Ago 2010, 09:11, editado 2 vez(es) (Razão : PARA O TITULO FICAR MAIS CLARO)

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Mensagem por Convidad em Qua 11 Ago 2010, 21:24

Com o objetivo de proteger o consumidor, foi publicada no dia 29 de junho de 2010 no Diário Oficial da União, a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece novas regras para publicidade de alimentos com alto teor de gordura trans e saturada, sódio e açúcar e bebidas com baixo teor nutricional.



De acordo com a medida, a publicidade e divulgação deste tipo de alimento terão que ter avisos sobre potenciais danos à saúde se consumidos em excesso, como: diabetes, obesidade, problema cardíacos, hipertensão e mesmo cáries dentárias.

Ficam sujeitos a essa regras alimentos com:

- Quantidade de açúcar superior a 15g em 100g ou 7,5g em 100ml, no caso de bebidas como refrigerantes, sucos ou bebidas concentradas, sucos e chás prontos para consumo;

- Quantidade de gordura trans superior a 0,6g em 100g ou 100ml;

- Quantidade de gordura saturada superior a 5g em 100g, ou 2,5g em 100ml;

- Quantidade de sódio superior a 400mg em 100g ou 100ml.

Na TV, o alerta deve ser pronunciado pelo personagem principal e na rádio pelo locutor. Já em materiais impressos deverá ter o mesmo destaque que as demais informações e na internet, deverá ser bem visível, permanente e junto com a peça publicitária, causando o mesmo impacto visual que as demais informações.

Amostras grátis de alimentos com essas características também devem conter o alerta.
Outra preocupação foi proibir símbolos, figuras ou desenhos que possam causar uma interpretação falsa ou confusão em relação à origem, qualidade e composição dos alimentos. Além disso, não será permitido afirmar que determinado alimento é nutricionalmente completo ou que garante a saúde.

Fabricantes de alimentos, anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação tem 180 dias para se adequar a essas regras, a partir da data de publicação da medida e as que não cumprirem a resolução poderão receber notificação de interdição ou multas.

O grande valor da medida é alertar o consumidor sobre os riscos de se consumir esses alimentos em excesso e incentivar a alimentação saudável.


Fonte: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Convidad
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Mensagem por GILBERTO COSTA em Qui 12 Ago 2010, 21:04

Valeu Augusto!!!! Esse tipo de informação técnica, com conteúdo bem explicado é de suma importância.

_________________
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Mensagem por Convidad em Sex 13 Ago 2010, 12:37

Crianças correm risco de morte com comidas para cachorros

Humberto Baraldi
Terça-feira, 10 de Agosto de 2010 às 19:30:22





“Quando pequeno gostava de provar comida pra cachorros. Na época achava parecida com salgadinhos. Minha mãe sempre me repreendia”, lembra o paulistano André Marques, 28 anos. Assim como ele, muitas crianças experimentam o alimento e acabam até apreciando a “iguaria”. Mas, cuidado! Comida para cachorros e gatos pode deixar os pequenos doentes, alerta um relatório do governo dos EUA, que detalha o primeiro surto conhecido de salmonela em humanos, principalmente em crianças pequenas, associado à alimentação animal.

Entre 2006 e 2008, o surto deixou 79 pessoas doentes em 21 estados, principalmente no leste. Quase metade das vítimas eram crianças abaixo de 2 anos. E segundo Casey Barton Behravesh, autora do relatório e pesquisadora do Centro Federal de Controle de Doenças e Prevenção, rações secas para animais são uma fonte desconhecida de infecção de salmonela em humanos, e é provável ainda que outras doenças, desde então, foram causadas por esse alimento.

Ao menos seis recalls de ração, de marcas diferentes, foram emitidos em 2010 por parte dos fabricantes por causa da possível contaminação por salmonela, de acordo com dados do FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, similar à Anvisa).






O porta-voz do órgão, Ira Allen, disse que não houve relatos de doença causada por salmonela relacionada a comida de cachorro, desde o surto entre 2006 e 2008. Mas, um relatório sobre o tal surto foi publicado pela revista médica Pediatrics. E a epidemia foi atribuída à bactéria salmonela encontrada em diversos tipos de ração seca para cães e gatos, incluindo Pedigree e Special Kitty.
Enquanto as crianças mais novas foram mais afetadas, não há nenhuma prova de que elas ficaram doente por comer alimentos para animais, disse Behravesh. Elas provavelmente foram infectadas por tocar animais afetados ou pratos sujos de alimentos para animais e, em seguida, levar suas mãos à boca, contou ela.

Não houve relatos de animais doentes, mas os investigadores encontraram a bactéria salmonela em amostras de fezes de animais sem sintomas que comeram o alimento contaminado. Nos humanos, os sintomas da salmonela incluem diarreia com sangue e febre.

Behravesh disse que a contaminação pode ter ocorrido durante o processo em que as bolinhas de ração são pulverizadas com intensificadores de sabor.





Duane Ekedahl, presidente da Pet Food Institute, um grupo de fabricantes de comércio, disse que o público não deve se preocupar excessivamente com a alimentação animal como fonte de salmonela. 'As empresas estão muito atentas e em raras ocasiões quando isso ocorre, os produtos são retirados do mercado', disse ele.

Os autores do estudo aconselham pediatras a perguntarem sobre o contato com animais de estimação em visitas ao médico e ao avaliar os sintomas de doenças infecciosas.
Para reduzir os riscos de infecção em casa, também recomendaram: lavar as mãos após o contato com animais de estimação, ração e tigelas; limpar com frequência tigelas para ração e áreas de alimentação; manter crianças menores de 5 anos longe de alimentos para animais e áreas de alimentação; limpar os pratos de comida e de água dos animais de estimação em uma pia separada, não na cozinha; e evitar dar banho em crianças na pia da cozinha.

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Sex 13 Ago 2010, 14:40

Salmonela! Estão os pesquisadores americanos usando essa bactéria para combater as céculas cancerígenas. E com resultados satisfatórios segundo eles. A salmonela consegue identificar as céculas cancerígenas e as mata, na verdade, as consome.

_________________
***In Memorian***  19/05/2013




Gilberto Costa - Eu tenho Pizza no meu coração! Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.  Por favor: Se tua estrela não brilha, não tenta apagar a minha! Segue caminhando sempre na direção do Amor, Paz e Luz!
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Mensagem por Convidad em Sex 13 Ago 2010, 14:48

Salmonela - você sabe se prevenir?
Uma pessoa também pode transmitir a bactéria para outras por meio do contato das mãos contaminadas, devido à má higienização após sua ida ao banheiro, com alimentos e utensílios de cozinha.
Os principais sintomas de contaminação por salmonela são diarréia, dor abdominal, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios. O diagnóstico é feito por meio de exames de fezes e de alimentos suspeitos, realizados na rede de Laboratórios Centrais em Saúde Pública dos Estados (Lacen). “Uma pessoa vai a um restaurante e, ao ingerir alimentos contaminados, pode ficar doente. A partir da denúncia, é feita a investigação epidemiológica, a coleta das fezes do paciente e dos alimentos do restaurante, que são encaminhados para o Lacen. Caso haja salmonela nas fezes e nos alimentos, tem-se um indicador de contaminação”, explica Eduardo Hage.
As análises realizadas nos laboratórios de referência permitem identificar os sorotipos das salmonelas que circulam no Brasil. Essa bactéria apresenta mais de 1.600 sorotipos, mas nem todos causam infecção humana. “Precisamos que seja implementada a coleta das amostras de fezes e de alimentos para a análise microbiológica”, observa Hage.

Em geral, o período de incubação da infecção vai de 12 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado. Os principais riscos acontecem quando crianças, idosos, portadores do vírus HIV, pacientes com câncer e diabéticos são infectados por salmonela. Nesses casos, a perda de líquidos, em conseqüência da diarréia ou dos vômitos, pode levar a uma rápida desidratação e causar graves riscos à saúde dessas pessoas. “É preciso consultar um médico imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas”, destaca Eduardo Hage.
O tratamento da infecção por salmonela é feito com hidratação por meio de soro oral. Em alguns casos, também são utilizados antibióticos específicos, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais recomendações para evitar a infecção pela bactéria são: guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes; cozinhar bem os alimentos; consumir alimentos pasteurizados; evitar que alimentos crus sejam adicionados a alimentos cozidos; e proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

Fonte: Anvisa, 05-10-2004, Nada mais desagradável do que comer um alimento e passar mal por conta de uma infecção alimentar. Para afastar esses contratempos, vale a pena conferir alguns cuidados...

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Mensagem por Convidad em Seg 16 Ago 2010, 08:25

Como reconhecer os pontos fracos e fortes da concorrência?
Posted on fevereiro 18th, 2010 por alisonalves
Seu restaurante estava com um faturamento satisfatório, com uma boa clientela e com o passar dos meses você vem notando que seu faturamento vem decrescendo, que a clientela já não é tão intensa como antes. Além disso você nota que o seu concorrente continua com um bom movimento e aparentemente tudo está indo muito bem para ele. Está na hora de se perguntar; “Onde está o meu problema?”
Um dos pontos mais importantes que deveriam ser avaliados constantemente e não somente na hora da crise é saber como o seu concorrente está trabalhando. Faça visitas periódicas ao seu concorrente. Almoce ou jante por lá e você irá descobrir muita coisa.
Para manter o seu negócio estável é muito importante analisar a sua concorrência para descobrir seus pontos fortes e fracos para que seu estabelecimento possa se adequar ao padrão de exigência dos clientes antes que seja tarde demais.
1 – Avalie o produto:
Perceba como é a qualidade dos pratos servidos, a apresentação, a quantidade de produtos oferecidos. Verifique os pratos que são servidos com muita frequência. Não que você tenha que copiar o mesmo prato e levar para seu restaurante mas descobrir que você pode inovar em novos pratos para atraí-los.
2 – Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines.
Todos sabemos que a localização é um ponto forte para se faturar mais, mas não somente isto irá fazer a diferença. Seu concorrente oferece facilidade de estacionamento, manobrista, estacionamento gratuito? E a fachada de seu estabelecimento? Ela é condizente com o padrão dos clientes que frequentam seu estabelecimento?
3 – Valor, formas de pagamento, prazos.
A questão de preço é muito relativo, há clientes que preferem pagar um pouco mais para ter alguns benefícios como estacionamento, atendimento diferenciado, mas é importante não deixar que seu concorrente ofereça a mesma coisa a preços mais acessíveis. Atualmente a maioria dos restaurantes oferece condições em pagamento como dinheiro, cartões, tickets refeição, cheques. Se seu estabelecimento não oferece as mesmas condições de pagamento está na hora de avaliar se já não seria o momento de oferecer mais opções aos seus clientes.
4 – Divulgação: intensidade, meios utilizados, freqüência.
O ditado “A Propaganda é a alma do negócio” pode ser antigo, mas continua valendo. Uma boa divulgação trará com certeza muitos clientes. Contrate uma agencia de publicidade e monte uma campanha de divulgação. Mas se para você um investimento numa agência ainda está muito a quem de suas possibilidades, este não será o motivo que o impedirá de divulgar o seu estabelecimento. Meios mais baratos de divulgação existem e se forem feitos com qualidade trarão um bom retorno para seu negócio. Invista em panfletagem, cadastre seus clientes e envie Newsletters por e-mail, monte pacotes especiais para datas comemorativas. Se você quer ser visto então apareça.
5 – Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de
atendimento.
Você foi no seu concorrente e foi muito bem atendido? Uma equipe bem treinada, bem uniformizada, com conhecimento sobre todo o cardápio da casa é um grande diferencial. Invista em treinamento e motivação de sua equipe. Avalie também se a quantidade de funcionários está de acordo com sua demanda. Demora no atendimento, pratos que demoram a chegar para o cliente podem ser decisivos na sua próxima escolha de qual restaurante visitar.
6 – Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota.
Você está preparado para eventuais surpresas? O movimento foi acima do normal e agora você não tem todos os produtos que estão no cardápio? Fique atento a estas falhas graves pois você pode estar perdendo a oportunidade de ter seu cliente de volta. Se sua empresa trabalha com delivery fique atento ao tempo de entrega, sua frota deve ser suficiente para que seu cliente não espere demais.
7 – Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.
Faça uma pesquisa com pessoas da sua região e avalie sobre os restaurantes que eles frequentam na região e sobre os pontos fortes e fracos que os fazem frequentar ou não aquele estabelecimento.
Já dissemos isto mais acima mas vale repetir. Mantenha o foco e não avalie seu concorrente apenas quando as coisas não estivem boas para seu estabelecimento. Este trabalho constante fará com que você se mantenha estável no mercado e não seja pego de surpresa pela concorrência.
Fonte: Gestão de Restaurantes
Technorati Marcas: concorrencia,atendimento,restaurantes
Filed under: Administração, Atendimento, Dicas, Gerenciamento, Marketing

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Mensagem por Convidad em Seg 16 Ago 2010, 08:36

Ponto de Equilíbrio – Aprenda a calcular
Posted on junho 5th, 2008 por Alison
Technorati Marcas: ponto de equilíbrio,volume de vendas,faturamento
Ponto de equilíbrio representa a quantidade de venda que precisa ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todo o custo variável gerado, todas as despesas comerciais geradas e todos as despesas fixas que a empresa tiver no mês. Isto é, “empatar”. Não
ter lucro acumulado no mês, mas também não ter prejuízo.
• Significa que um volume de vendas inferior ao “ponto de equilíbrio” levará a empresa a ter prejuízo. Pois, no final do mês, não terá dinheiro suficiente para pagar as despesas fixas.
• Significa que um volume de vendas superior ao “ponto de equilíbrio” permitirá acumular lucro. É este lucro que realmente importa, o lucro acumulado num período, não somente o “lucro” proporcional de uma venda.
Note que, mesmo que tenha sido calculado “lucro” em cada venda, pode ser que o pagamento das despesas fixas do mês consuma todo este “lucro” e, no final do mês, o resultado da empresa seja nulo ou prejuízo. Muitas empresas entram nesta situação, pois realizam vendas com “lucro”, mas nunca sobra dinheiro no final do mês. Por que? Porque as despesas fixas levam tudo. A quantidade vendida é inferior ao que necessitaria vender.
Para acumular lucro é necessário vender acima do ponto de equilíbrio.
Exercite da seguinte maneira:

Neste cálculo, se não considerar o % de lucro, então o volume de vendas resultante será suficiente apenas para o ponto de equilíbrio. Isto é, o valor mínimo que terá de vender para não ter prejuízo, mas também não ter lucro. Mas se for considerado o % de lucro, então o resultado será o volume de vendas que precisa ser conseguido para obter o determinado montante de lucro.
Simbolicamente, somente para exemplificar, imagine uma empresa com Despesa Fixa mensal de R$4.725,00, o Custo Variável chegando a 64,5% do faturamento e as Despesas Comerciais alcançando 10,2% do faturamento. Qual deve ser o faturamento mensal desta empresa que
seja suficiente para pagar R$4.725,00 de Despesas Fixas, além das Despesas Comerciais e do Custo Variável que forem gerados?
• Se aplicarmos a fórmula, o Ponto de Equilíbrio = 4.725 / 1- (64,5% + 10,2%),
Ponto de Equilíbrio = 4.725 / 1 – 74,7%, ou, fazendo a transformação dos valores percentuais, 4.725 / 1- 0,747. Então, 4.725 / 0,253 = 18.675,90
O Ponto de Equilíbrio, isto é, o faturamento, deveria ser de R$18.675,90 mensais para pagar os R$4.725,00 de Despesas Fixas e o montante de Despesas Comerciais e do Custo Variável que for gerado para se obter este volume de faturamento. Note que, mesmo assim, não gerando
lucro nenhum. Se fosse desejado um lucro de 10,0%, então, o volume de vendas seria calculado assim:
• Volume de vendas = 4.725 / 1 – (64,5% + 10,2% + 10,0%).
Volume de vendas = 4.725 / 1 – 84,7%, ou, fazendo a transformação dos valores percentuais, 4.725 / 1- 0,847. Então, 4.725 / 0,153 = 30.882,40
Para obter um lucro de 10,0% (R$3.088,24) deveria efetuar um volume de vendas, isto é, um faturamento, de R$30.882,40, cerca de R$12.206,50 acima do Ponto de Equilíbrio.
Então, de novo chamamos sua atenção:
• Aprenda com precisão a calcular o Ponto de Equilíbrio de seu “Restaurante”. Determinar o volume de faturamento mínimo para não ter prejuízo. Estude bem este assunto, faça cursos, inclusive
• A fórmula de cálculo é simples, mas o que importa para a sua empresa é que você tenha domínio sobre todos os aspectos envolvidos nesta questão de volume de faturamento, não somente calcular um valor.
Fonte: www.sebrae.com.br

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Mensagem por Manuel Gonçalves em Ter 17 Ago 2010, 00:39



Augusto

Esse resumo está perfeito.
Todos devemos olhar com olhos muito próximos esse assunto.
Mais de 92% das pequenas empresas quebram até os 5 anos no Brasil.

Porque?

Por que estes nunca viram de perto esta questão?

Amigos isso é decisivo para todos nós.

Obrigado amigo Augusto.

um abração

Manuel

Manuel Gonçalves
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Mensagem por Convidad em Ter 17 Ago 2010, 07:43

Sempre as ordens grande Manuel.
Um forte abraço,

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Mensagem por Convidad em Seg 08 Nov 2010, 10:16

O comportamento ético nas empresas

Portal RH - Sonia Jordão

Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência, mas é um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada.
Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-los.

O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratégias:

- Não faça algo, que não possa assumir em público.
- Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus.
- Trabalhe sempre com base em fatos. Não julgue focando-se em suposições.
- Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça, cuidadosamente, as consequências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
- Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético como, por exemplo: recolher impostos; remunerar dignamente; preservar o meio ambiente; interagir com lealdade e participar da comunidade.
- Saiba ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.
- Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com relação a atendimento e a prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas.
- Evite rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.
- Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das organizações. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.
- Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações. Também é ético assegurar-se de que as informações foram claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro.
- Não fume onde esta prática é proibida e se apresente sóbrio ao trabalho.
- Planeje suas ausências no ambiente de trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.
- Demonstre interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento.
- Seja pontual em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos.
- Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma irrepreensível, dentro e fora da organização.
- Atue de maneira participativa e compartilhada, de modo que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e de cada um.
- Tenha moral elevado e contribua para manutenção do clima de trabalho em alto nível.
- Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca.
- Não se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada, procure ajudar a consertar.
- Informações confidenciais não devem sair da empresa em hipótese alguma.

Ser e se manter um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da Lei de Gerson, do jeitinho, de levar vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a ideia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.

Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.

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Mensagem por Convidad em Seg 08 Nov 2010, 11:54

Um prato com alimentos coloridos ajuda a evitar doenças, fortalece o corpo e ajuda emagrecer. Aprenda a colorir seu prato

por Redação
Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010 às 13:50:34





As cores dos alimentos são essenciais para manter uma dieta equilibrada porque cada pigmento representa um nutriente com propriedades específicas que ajudam a prevenir doenças. Um prato colorido e harmônico, além de encher os olhos de todos, é a melhor opção para uma refeição balanceada e saudável.



A diversidade de cores é importante para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo. Manter um cardápio colorido é uma das preocupações, por exemplo, do Restaurante Mangalô, que possui em seu cardápio alimentos frescos e ideais para quem busca uma alimentação saudável, rica em nutrientes e saborosa.

As cores são importantes porque fortalecerem o sistema imunológico e preparam o corpo para combater substâncias cancerígenas e outras doenças. Quanto mais colorido o prato, maior a variedade de nutrientes que serão ingeridos.

Pensando nisso, o Mangalô preparou uma lista com os benefícios que cada cor do alimento traz à saúde. Confira:

· Alimentos vermelhos: ricos em licopeno e antioxidante celular são indicados contra depressão e cansaço.
· Alimentos amarelos e alaranjados: ricos em betacaroteno, importante na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Além de serem ricos em Vitamina C.
· Alimentos verdes: resultante da clorofila, uma excelente fonte de energia, age como desintoxidante e contra os radicais livres, ricos também, em fibras, ácido fólico e ferro.



· Alimentos roxos e pretos: ricos em ferro e Vitamina B1, ajudam a retardar o envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.
· Alimentos brancos: ricos em flavina e cálcio, atuam na manutenção de dentes e ossos, metabolismo e funcionamento do sistema nervoso e muscular.
· Alimentos marrons: ricos em fibras, ajudam no funcionamento do intestino, combatem mau colesterol e diabete. Além de efeitos antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatador.


Restaurante Mangalô
www.restaurantemangalo.com.br

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Mensagem por Convidad em Qui 11 Nov 2010, 10:14

Como tomar decisões - 20 sugestões para você exercitar

Administradores - Gemir Cassan

01 – RISCOS E RECOMPENSAS – Antes de Você tomar uma decisão tenha uma visão geral da situação, analise os prós e os contras, bem como as pessoas envolvidas no assunto;
02 – CONSEQUÊNCIAS – Você deve tomar decisões cuidadosas e nunca precipitadas. Não aja e nem reaja sem antes pensar nas conseqüências, evite em todas as situações os retrabalhos e os desgastes nos relacionamentos;
03 – EMOÇÃO E IMPULSO – Não permita que as emoções e os impulsos influenciem nas decisões, - via de regra e na maioria das vezes -, elas estarão erradas e Você vai se lamentar por tê-las tomado;
04 – NÃO SE TORNE PRISIONEIRO – Uma decisão mal elaborada e encaminhada, dificilmente permite que Você volte atrás ou, o que é pior, terá que conviver com ela por longos períodos de tempo, tentando acertar as arestas ou rotas;
05 – BASEI-SE EM FATOS E NÃO EM PESSOAS – Não cometa o erro de analisar fofocas e conversas de bastidores, procure avaliar com realismo os fatos ocorridos. Na maioria das vezes uma decisão mal encaminhada alicerçou-se em falácias e interesses de alguns grupos.
06 – EQUILIBRIO E MODERAÇÃO – Deixe bem claro o curso que deve ser tomado por todos, após a tomada de decisão. Em geral quando o rumo não está nítido às pessoas se sentem frustradas e perdidas e passam a não respeitar a decisão tomada.
07 – MULTIPLAS DECISÕES – Acompanhe o andamento e o desenvolvimento de uma decisão tomada, bem como o entendimento e a aplicação na prática por todos e fique atento para não ficar tomando novas decisões superficiais que venham prejudicar a decisão principal.
08 – ANALISE OS VÁRIOS CENÁRIOS – Avalie, elabore retrospectos, pesquise, procure as melhores cabeças experientes e faça exercícios de visualização dos mais variados cenários, para que a decisão a ser tomada seja correta.
09 – MOMENTO DE GLORIA – Não se deixe entusiasmar pelos falsos momentos de gloria no andamento de uma tomada de decisão. Analise friamente as emoções das pessoas e busque focar o objetivo principal da decisão tomada. Falsos momentos obrigam às pessoas aos retrabalhos e retomadas constantes de rotas.
10 – IMEDIATISMO – Nunca tome decisões que contemplem o imediatismo, principalmente quando o assunto apresenta-se como novidade no ambiente, quando isso ocorre é porque não houve qualquer analise da situação em curso, e com certeza tem 90% de chance de não dar certo. Cabe aqui lembrar que não se deve confundir com as tomadas de decisões que necessitem de agilidade.
11 – DE MEDIO E A LOGO PRAZO – No mundo dos negócios e em liderança é primordial que todas as decisões devam ser tomadas no mínimo a Médio e no máximo em Longo Prazo. Quando isso não ocorre o preço a ser pago é muito alto, além da grande aventura dos conflitos diários, semanais, mensais, etc.
12 – CANAIS DE COMUNICAÇÃO – Mantenha os canais de comunicações abertos a todas as pessoas envolvidas e que possam contribuir em qualquer tomada de decisão. Não se feche a nada, nem mesmo as mais absurdas sugestões que se apresentem.
13 – LEI DE PARETO (80/20) – Utilize a regra para que você possa avaliar o fluxo de informações vindas dos Canais de Comunicação. De modo geral 80% das informações de nada servirão nas decisões, porém 20% poderão contribuir numa decisão mais eficiente. (Vilfredo Pareto – Sociólogo – 1848/1923).
14 – NERVOSISMO E IRRITAÇÃO – Nunca, jamais, tome qualquer decisão quando estiver nervoso, irritado e ou por coação. Independente de sua posição peça o temponecessário ou razoável para estudar e refletir sobre o assunto.
15 – SAIBA OUVIR – O processo decisório é um processo de informação que a grande maioria das pessoas estão habituadas e sabem como funciona. Numa empresa em sua hierarquia, sobem informações e descem decisões. Portanto é de extrema importância sair a campo para ouvir as pessoas sobre todos os assuntos e detalhes que fazem parte de uma decisão.
16 – EVITE O PROCRASTINAR – Segundo o Dicionário Aurélio,
Procrastinar quer dizer adiar, demorar, ou deixar para o outro dia. Uma vez que Você tem todas as informações possíveis e necessárias, não cometa o mal habito de deixar para depois. À hora é agora, vá a frete e tome a decisão que o assunto exige e merece.
17 – ATENÇÃO AOS DETALHES – Valorize em sua avaliação, todos os detalhes de cada assunto. Nunca se esqueça de que qualquer decisão só será totalmente correta, se todas as partes que a compõem forem igualmente perfeitas. Não negligencie a sua decisão só porque um pequeno detalhe foi deixado ao lado, porque alguém ou alguns entenderam que não tinha a menor importância.
18 – AUTOCONFIANÇA E HABILIDADE – A maioria das decisões profissionais não requer uma sabedoria dos imperadores romanos, mas sim, que Você analise atentamente os fatos e compreenda (sem qualquer protecionismo ou paternalismo) os indivíduos envolvidos. Eventualmente, quando uma decisão no decorrer de seu curso, se apresente equivocada, Você precisa ser bastante flexível para poder alinhar a rota.
19 – TRANSPARÊNCIA – Independente do ambiente que Você esteja, toda e qualquer decisão deve ser transparente para que as pessoas possam enxergar de forma simples e clara. Lideres, habitualmente, tomam as decisões estratégicas e confiam nas pessoas às decisões táticas.
20 – DECISÃO E PODER – Com freqüência o Poder e a Decisão caminham praticamente juntos, é necessário muita sabedoria, ética, caráter, integridade e humildade, para que não se perca na vala comum dos arrogantes, orgulhosos e vaidosos. Entrementes, se de repente Você perceber que é o todo poderoso, repense e comece a aprender e a reaprender tudo de novo.

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Mensagem por Convidad em Sex 12 Nov 2010, 09:29

Os 4 maiores erros de uma liderança

Saia do Lugar - Da Redação

Junto com não saber delegar tarefas, aqui vão alguns dos erros mais comuns em liderança:

“Tudo gira em torno de mim”
Não deixe seu ego entrar na frente de sua liderança positiva. Para melhorar esse comportamento, faça sessões de feedback com seus funcionários e sempre pergunte a eles o que os impede de cumprirem suas obrigações de maneira efetiva.

“Ninguém consegue fazer isto melhor do que eu”
Não caia nessa, você estará caindo no velho erro de não saber delegar tarefas. É necessário confiar nas pessoas a seu redor e começar a se preocupar com o desenvolvimento delas.

“A minha ideia é a melhor ideia”
Para fugir dessa cultura é necessário estabelecer um nível alto de confiança em seu grupo de trabalho desde o começo. Outras pessoas também precisam sentir que estão dando sugestões que contribuem em decisões da empresa.

“Eu não preciso aprender a liderar”
Uma das coisas mais difíceis de serem aprendidas é que ser um líder efetivo nem sempre é algo nato. Por isso é sempre necessário receber feedbacks de pessoas de fora da sua organização, talvez um mentor ou um coach, para que você sempre renove seu estilo de liderança do modo que for necessário.

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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 23:25


Decreto sobre lixo pode aumentar preços em bares e restaurantes de SP, diz sindicato
Posted: 17 Nov 2010 08:04 AM PST
No último sábado (6), um decreto do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), regulamentou as regras e punições para os consumidores que geram mais de 200 litros de lixo por dia na capital paulista. Com a iniciativa, a prefeitura amplia a fiscalização do cumprimento da Lei 13.478, sancionada em 2002, pelos chamados "grandes geradores" – em geral estabelecimentos comerciais.
De acordo com a legislação de limpeza urbana da cidade, os grandes geradores de lixo são obrigados a contratar empresas particulares para coletarem os resíduos produzidos por eles. Além disso, não podem depositar o próprio lixo em vias públicas, e devem se cadastrar no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).
“Isso vai acabar gerando aumento do custo para o consumidor final”, diz Sérgio Machado, diretor jurídico do SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo). Segundo ele, a entidade não irá acionar a Prefeitura na Justiça sem antes avaliar o impacto da medida.
“Nós ainda não medimos o impacto, mas estamos preocupados com a obrigatoriedade de pagamento de coleta”, afirma Machado. “Ainda não está sendo estudada nenhuma ação da nossa parte. Precisamos ver primeiro como nossos afiliados vão receber isso”, diz.
Atualmente, cerca de 10 mil estabelecimentos estão registrados no Limpurb, dos quais aproximadamente 50% estão em dia com as exigências da lei, número considerado baixo pela administração municipal. Os consumidores terão 60 dias de anistia, a partir da publicação do decreto, para se adequar às exigências da legislação.
Em nota, o prefeito Kassab disse que a medida foi adotada “para evitar enchentes e inundações”. “O objetivo não é punir ou multar, tanto é que estamos concedendo 60 dias de prazo para que os estabelecimentos possam se adequar às novas regras”, afirmou.
Quem não cumprir as regras poderá ser multado em até R$ 1 mil e ter cassados seu alvará ou licença de funcionamento. Em caso de reincidência, será aplicada nova multa de R$ 1 mil, e o estabelecimento terá suas atividades suspensas por cinco dias.
Se em uma terceira fiscalização o consumidor continuar irregular, o local ficará fechado por mais 15 dias e será multado novamente. A cassação do alvará ou licença de funcionamento acontecerá caso o estabelecimento seja flagrado pela quarta vez sem ter atendido à lei.
Machado defende que o poder municipal recicle o lixo dos grandes geradores para poder custear o sistema, ao invés de fazê-los pagar pelo serviço. “A própria prefeitura poderia fazer o recolhimento do lixo porque o lixo desses estabelecimentos também é seletivo”, diz. “Poderia até gerar receita para a prefeitura custear o sistema”.

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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 23:31

5 "S" para melhorar a sua vida

Administradores - Da Redação

Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.
Seiri - Senso de Utilidade

Fazer "SEIRI" significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos um tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.

Na prática: Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.

Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:

1. Absolutamente necessários
2. Necessários
3. Pouco necessários
4. Não necessários
5. Absolutamente desnecessários.

Defina então:

1. O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
2. O que deve ser doado ou jogado fora.

Faça isso pelo menos uma vez por ano.
Seiton - Senso de arrumação

Fazer "SEITON" significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação ("gemba"), onde é efetivamente necessário.

Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.

* Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
* Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.

Seiso - Senso de limpeza

Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.

Na prática:

* Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
* Envolva as outras pessoas nesse processo;
* Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

Seiketsu - Senso de asseio pessoal

Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.

Na prática:

* Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
* Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
* Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina

Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento.

Na prática:

* Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
* Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
* Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.

Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 23:37

Caro Augusto,

Quisa as pessoas adotassem os 5 "S" do Prof. Lorenzetti.

Nosso mundo e nosso cotidiano seriam imensamente melhores.

Obrigado pela iniciatíva

Flávio

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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 23:45

Blz!
E o projeto?

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Mensagem por Kary em Sex 19 Nov 2010, 19:25

Então, vamos à nossa pequena lista de ideias para melhorar seu negócio:
1. Monte um blog , escreva bem e bastante e se porte como especialista na sua área de negócio.
2. Atualize seus perfis do Orkut, Facebook, LinkedIn, Via6, etc.
3. Escreva seu Plano de Negócios .
4. Faça uma camisa da sua empresa e participe de eventos da sua área (usando a camisa, claro).
5. Não esqueça dos seus cartões de visita nesses eventos.
6. Ou melhor, tenha sempre alguns cartões na carteira.
7. Estreite seu relacionamento com todos da sua equipe.
8. Participe de festas e almoços com eles.
9. Tire um dia da semana para sempre almoçar com um cliente.
10. Leia muitos livros, revistas e sites da sua área.
11. E também leia literatura.
12. Acompanhe as atualidades de notícias, cinema, música, eventos e livros.
13. Aprenda à comunicar-se melhor (conversando, escutando, lendo e escrevendo bastante).
14. Aprenda à negociar melhor (negocie vendendo e comprando).
15. Aprenda à liderar melhor (motivando e delegando).
16. Aprenda à administrar melhor (aplicando as atividades dos cursos ao seu negócio).
17. Faça um vídeo divertido sobre a sua empresa e coloque no YouTube.
18. Faça ótimos cases em PDF sobre os melhores negócios da sua empresa.
19. Tire fotos do dia-a-dia da sua empresa.
20. Publique todo esse material no blog da empresa.
21. Aliás, torne a sua empresa um verdadeiro reality show (pessoas se interessam pela vida de outras pessoas).
22. Sobre a qualidade de seus produtos e serviços, não faça piadas, leve isso muito à sério.
23. Faça pequenas reuniões semanais e pequenas reuniões mensais, com todos.
24. Nessas reuniões, pratique motivar e delegar.
25. Nada de tornar as reuniões chatas e desmotivadoras.
26. No final do ano faça um grande evento da empresa, mostrando onde chegaram e onde irão chegar no próximo ano.
27. Mas não prolongue este discurso, e no final faça uma festa.
28. Faça surpresas no dia-a-dia, seja uma pessoa imprevisível e interessante.
29. Pratique o bem. Pratique esportes . Pratique responsabilidade ambiental e social.
30. Escreva seu Plano de Negócios denovo. Ele é importante para você pensar sobre todo o seu negócio.
31. Defina metas númericas (fechar 5 vendas hoje, aumentar o lucro em 100% esse mês, aumentar o tráfego do site 300% até julho).
32. Se você estiver atingindo mais de 80% das suas metas, elas estão fracas.
33. Se você estiver atingindo menos de 20% das suas metas, elas estão altas demais.
34. Utilize o marketing de guerrilha na sua empresa (Veja um artigo mais completo sobre o assunto).
35. Inove uma vez por mês nos seus produtos .
36. Gaste mais horas fazendo seu negócio melhor.
37. Necessidade = Oportunidade , por isso é bom conversar com bastante gente, sempre.
38. Então comece a vender soluções para os problemas de seus clientes.
39. Prefira vender menos e mais caro do que mais e mais barato (mas agregue valor para vender mais caro).
40. A Missão do seu negócio tem que ser algo nobre, e a empresa tem que seguir essa missão.
41. A pessoa mais interessante do mundo é a que você está conversando no momento.
42. O foco do seu negócio é vendas .
43. Grandes vendas sem grandes produtos fizeram empresas bilionárias.
44. Grandes produtos sem grandes vendas quebraram negócios.
45. Ame o que você faz.
46. Faça o que você sabe.
47. Mexa-se, não fique parado nunca, crie um senso de urgência nos seus pensamentos e ações.
48. Sair da zona de conforto faz sua zona de conforto aumentar.
49. Enfrente e resolva os problemas do dia-a-dia o mais rápido possível.
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Mensagem por Convidad em Qua 24 Nov 2010, 11:44

Os 6 pecados capitais do empreendedorismo

Empreendemia - Gustavo Chierighini

Construir um negócio do zero não é nada fácil. Demanda coragem, sangue frio, disposição de guerreiro e muito, muito bom senso.

Diante dessa constatação é preciso deixar claro que quem julga os equívocos cometidos por empreendedores, atende pelo nome de mercado, e é constituído por um júri implacável, que não tem a menor compaixão pelo seu esforço e boa vontade. Portanto todo cuidado é pouco.

Reunimos aqui uma lista de coisas que simplesmente não podem acontecer. Lá vai:

1- Descapitalização progressiva do negócio

O projeto vai bem, os primeiros clientes vieram e parecem estar satisfeitos. Pouco a pouco a empresa vai se consolidando e ganhando espaço.

Pronto, embriagados pelo ainda incipiente sucesso, os sócios se reúnem e certos que de agora em diante só virão outros sucessos e mais e mais contratos, passam a realizar investimentos desnecessários, dispersam recursos com inutilidades corporativas e outras superficialidades.

Criam com isso uma cultura de displicência financeira, que pouco a pouco fragiliza o negócio, eliminando a sua sustentabilidade no médio e às vezes até no curtíssimo prazo.

2- Ansiedade, impaciência e precipitação

É óbvio que qualquer projeto de risco causa ansiedade. É quase impossível evitar esse sentimento em algumas fases e situações. Mas isso não pode dominar o processo de decisões. Deve ser encarado coma um sentimento normal, mas não pode jamais orientar a gestão da empresa.

Na hora de agir, é preciso ter paciência e concentração. É muito importante manter a cabeça no lugar e encarar obstáculos e adversidades como componentes de um jogo.

3- Falta de Planejamento

Você não precisa montar um documento que aborde o negócio para os próximos dez anos. Mas é fundamental conceber um material bastante objetivo e viável, como um bom “plano de vôo”, onde fique claro em que lugar você quer chegar, quando e de que forma.

4- Desorganização

Corra dela, é um dos pecados mais graves. Causa insegurança para você, seus colaboradores e parceiros e acaba refletindo diante dos clientes.

Ela ocasiona uma sangria permanente no negócio, consome tempo e traz complicações, além de minar todas as iniciativas planejadas

5- Incompetentes

Não os deseje nem para o pior inimigo. Simplesmente elimine-os do convívio profissional. Eles não trazem nada de bom. Atrasam o andamento das atividades, desmotivam os competentes e criam um ambiente de desgaste geral.

6- Otimismo ou Pessimismo Exagerado

Lembre-se de manter um certo ceticismo saudável. A auto-crítica ajuda muito a ajustar expectativas e evitar decepções custosas.

Neste caso, acreditamos no ditado popular, de que a virtude está no meio. Portanto empreendedor, nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Mas, sobretudo, conte com imprevistos. Conte com atrasos, furos e atue sempre com muita antecedência.

Por fim, siga firme no seu caminho, sem se esquecer de que empreender é sobretudo, um estilo de vida, um estado de espírito constante.

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Mensagem por Convidad em Ter 30 Nov 2010, 08:04

E então, o que significa ser assertivo?

Sucesso News - Da Redação

Para ser assertivo é preciso ter auto-estima e auto-conhecimento. Esta é a base, pois assim podemos saber os exatos momentos que estamos ou não sendo honestos conosco e com os outros. Dessa maneira podemos também assumir uma atitude firme para defender o que é nosso por direito, colocar limites e manifestar nossa vontade de maneira flexível e respeitosa. É importante ter em mente que ninguém é 1oo% assertivo em todas as situações e com todas as pessoas. Cada um tem uma maneira e uma facilidade de comporta-se com diferentes tipos de pessoas e situações.
Abaixo seguem algumas dicas para te ajudar a ser uma pessoa mais assertiva:

* Saiba dizer não:
Não diga SIM a alguém apenas para fazer uma média e tentar ser agradável, ou ainda para não causar tumultos e manter o clima de paz. Ser assertivo é dizer “SIM” e “NÃO” quando for preciso. Saiba discordar e dar a sua opinião, respeitando as outras pessoas e o ambiente em que está, sem ofender ninguém. Caso discorde de algo, tente defender a sua opinião, levando também melhorias para as ideias das outras pessoas.
* Seja específico:
Não fique dando voltas e voltas para dizer o que quer. Seja objetivo e especifíco de maneira educada e respeitosa. Por exemplo, em vez de dizer “Precisamos do trabalho pronto assim que possível”, diga “Preciso do trabalho concluido na minha mesa, às 18h, na sexta-feira. Como posso te ajudar para que ele seja feito no prazo?”. Dessa forma, você estará evitando que a outra pessoa te interprete da maneira errada ou ainda que você fique preso ao tempo que ela terá disponível para fazer as coisas.
* Esclareça as suas dúvidas:
Não seja tímido! Se você não entender alguma coisa, não hesite em perguntar e esclarecer a sua dúvida. Assim, você poupa possíveis erros advindos dessa dúvida que ficou lá para trás.
* Planeje:
Planeje seus objetivos. Anote quais são suas metas, em quanto tempo pretende atingi-las e como irá fazer isso. Não deixe também de ter sempre algo em mãos para anotar seus pensamentos e ideias. Peça opinião para outras pessoas, mas esteja preparado para ouvir possíveis críticas.
* Mantenha o autocontrole:
Use a racionalidade para dominar emoções em situações difíceis. Autocontrole significa assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.
* Seja equilibrado:
O assertivo é equilibrado e sabe pesar todos os prós e contras de uma questão antes mesmo que ela seja discutida. Além do mais, ele sabe controlar seus sentimentos, permanecer firme em suas crenças e valores e sabe trabalhar em equipe.

O importante é ser você mesmo e lutar por esse direito. Não deixe que as outras pessoas falem sobre o que você é ou não é capaz. Tome as rédeas de sua vida e seja feliz!

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Mensagem por Convidad em Seg 06 Dez 2010, 20:38

EXCELENTE TEXTO!

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Mensagem por DED em Ter 07 Dez 2010, 11:19

Somente hoje localizei este tópico Augusto. Excelente conteúdo, parabéns e obrigada pela contribuição. Um abraço.

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Mensagem por Convidad em Qui 03 Fev 2011, 21:14




Açúcar também pode causar dependência, alerta estudo

2011-02-03


A grande maioria das pessoas não consegue resistir ao chocolate – mesmo quando a vontade é dizer «não». A suspeita de que o açúcar cause dependência levou investigadores do Instituto Central para Saúde Psicológica de Mannheim a mergulharem no tema.

Da mesma maneira que a pessoas ficam viciadas no álcool, tabaco ou outras drogas, os estudiosos tentam compreender quando e por que o açúcar pode causar dependência.

Para desvendar a questão, Falk Kiefer submeteu pacientes com excesso de peso a uma sessão de ressonância magnética e observou as reacções face à exibição de imagens de doces, bolos e gelados.

Com a experiência, Kiefer descobriu que as imagens activam o chamado mecanismo de compensação do cérebro em pessoas que apresentam problemas alimentares.

Em todos os casos, foi observada a libertação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central. Também conhecida como «hormona da felicidade», a substância proporciona expectativas positivas e a sensação de bem-estar.

Esta reacção é comparável aos efeitos provocados por drogas ou álcool. Quando administrado em doses cada vez mais altas em ratos, por exemplo, o álcool provoca a libertação da dopamina. Quando o animal deixa de receber a substância, este demonstra sintomas humanos de abstinência, como tremores, inquietação e ansiedade.

Sintomas semelhantes são observados quando os ratos recebem água com açúcar. Os investigadores encontraram no cérebro dos ratos «viciados em açúcar» as mesmas alterações observadas em pessoas viciadas em drogas.

«Os processos que são libertados no mecanismo de compensação pelo açúcar são, de facto, comparáveis com o álcool e a nicotina», assegura o investigador Rainer Spanagel.

Além do mecanismo de compensação, o consumo de drogas envolve ainda o circuito cerebral do stress, libertando neurotransmissores produzidos pelo próprio corpo, como a endorfina e opióides.

Esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de felicidade e causam o vício. Grande quantidade de açúcar transforma os dois sistemas nos ratos, explica Spanagel. O investigador acredita que as conclusões possam também ser válidas para pessoas, já que testes com animais na área de dependência química são geralmente aplicáveis a seres humanos.

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Mensagem por Convidad em Qui 03 Fev 2011, 21:35

Donos de bares e restaurantes de Florianópolis estão pagando mais caro pelo alvará sanitário
Posted on fevereiro 2nd, 2011 por alisonalves
Vigilância alega que os valores estão dentro da média nacional das capitais
Pegos de surpresa, donos de bares e restaurante de Florianópolis reclamam que estão pagando bem mais alto pelo alvará sanitário este ano. Em alguns setores os reajustes chegam a 800%.
Nas sorveterias, o valor passou de R$ 36,40 para R$ 291,93. Um aumento de 808%. Em lanchonetes o aumento foi de 354%, passando de R$ 57,02 para R$ 202,10. Já os restaurantes, passou de R$ 84,59 para R$ 291,93, o que representa um aumento de 342%.
O reajuste passou a valer em janeiro deste ano. Segundo a prefeitura, as tabelas estavam defasadas desde 2006. Para a Vigilância Sanitária, os valores praticados em Florianópolis estão dentro da média nacional das capitais.
A Associação Brasileira de bares e restaurantes (Abrasel) considera o aumento abusivo, já que uma empresa com atividades diferentes precisa recolher a taxa em dobro. Por exemplo: uma lanchonete que oferece sorvete aos clientes, tem que pagar um alvará com duas taxas.
Segundo Fábio Quiroz, presidente da Abrasel, o critério utilizado nesta soma das atividades é que precisa ser revisto.
Fonte: RBS TV

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Mensagem por Convidad em Qui 03 Fev 2011, 21:36

Cardápio… O Começo de Tudo
Posted on dezembro 12th, 2010 por alisonalves

Quando decidimos abrir um negócio de alimentação o foco principal do nosso Plano de Negócios deverá ser, qual produto e para qual público oferecer. Depois que respondemos as essas questões poderemos dar início a mais um negócio.
E o cardápio tem um papel não de coadjuvante e sim principal nessa questão, mas como começar e por onde?
Muitas vezes chegamos em algum cliente que já montou a cozinha antes de chamar um empresa para começar todo o processo e quando isso acontece nem sempre os objetivos poderão ser atingidos.
Por quê?
O fluxo e os equipamentos não estão de acordo com as necessidades do cardápio e quando o negócio já começa confuso, há grandes chances de terminar a consultoria confusa.
Quando contratamos uma consultoria é porque essa empresa tem expertise necessária para agilizar o negócio e facilitar todo o processo e quando começa pelo cardápio as chances dos custos com equipamentos ser mais efetivo é muito maior.
Iremos nessa e nas próximas 2 edições tocar nesse tão importante assunto. Começaremos com o Planejamento, passaremos para a Engenharia do cardápio e por fim, mas não menos importante a grafia correta para a montagem do mesmo.
Sabendo que o planejamento é no mínimo 99% do negócio ir bem ou não, vamos citar alguns tópicos necessários para um bom Plano de Negócio.
Começaremos com a:
Disponibilidade financeira para que no meio do processo o fator dinheiro não seja o problema inicial. Por isso devemos saber exatamente o quanto gastar antes e qual é o cash flow que a minha empresa precisa para sobreviver,
Qual é o público que queremos atingir nos quesitos:
Classe social
Tipo de alimentação
Tipo de serviço
Ponto no qual o negócio funcionará e a infraestrutura necessária para a montagem do mesmo
E terminamos por aqui?
Na verdade quando temos essas questões respondidas e como tínhamos falado anteriormente vamos criar ou formatar o cardápio para começarmos tudo e porque tudo? Sem o cardápio não podemos nem começar e vejam quais itens estão ligados diretamente com o cardápio:
Tamanho da infraestrutura
Salão de atendimento
Cozinha
Compra de equipamentos e utensílios necessários
Contratação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento do mesmo
Disponibilidade das matérias primas necessárias para a feitura do cardápio
Precificação de acordo com o público e serviço que queremos oferecer.
Se não começarmos pelo cardápio como saberemos da infraestrutura necessária e quais equipamentos irá ser comprado? Como falamos antes, sem um bom Planejamento não temos nada.
Então antes de qualquer movimentação, reflita com qual cardápio você irá trabalhar e a partir dessa informação o resto responde por si próprio.
Fonte: http://gastroconsult.com.br
Filed under: Administração, Compras, Equipamentos, Estrutura, Fornecedores, Gerenciamento, Investimento

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Mensagem por Convidad em Qui 03 Fev 2011, 23:57

Augusto,

na minha opinião essas informações relevantes merecem SEMPRE um tópico de consulta específico para que as pessoas comentem.

Aí vc digita, revê, corrige, posta e todo mundo te adora ainda mais!

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Mensagem por Convidad em Sex 04 Fev 2011, 10:59

Como faço isso, meu amigo?

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Mensagem por Convidad em Sex 04 Fev 2011, 12:39

Clica em e escreve o nome do tópico como

Tópico de consulta: _________
(poderia dar outro nome também, como informativo...)

Eu tenho alguns tópicos chamados de

Resumo: _____________

flw

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Mensagem por Convidad em Sab 05 Fev 2011, 22:57

Lei do Inquilinato: como perder seu ponto comercial
Posted on fevereiro 4th, 2011 por alisonalves

Apesar de a Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991 (Lei do Inquilinato) já ter entrado em vigor há anos, ainda existe um considerável número de lojistas/inquilinos que não têm ciência de seus direitos. E em virtude desse desconhecimento, alguns não os exercem, principalmente no que diz respeito à ação renovatória de contrato de locação.
Caso a ação renovatória não seja distribuída no prazo legal, o locador, após o término da vigência do contrato de locação, poderá exigir a retomada da posse do imóvel locado, por meio de ação de despejo por denúncia vazia, sem a necessidade de arcar com qualquer tipo de indenização. E, ocorrendo a hipótese, haverá a rescisão do contrato locatício. Assim, o lojista perderá a posse do imóvel e, por consequência, o seu ponto comercial.
Sem dúvida, o ponto comercial é o grande patrimônio do lojista. Nele o empresário fixa o seu estabelecimento, sendo, obviamente, imprescindível para o êxito de seus negócios.
Com isso verifica-se a importância da renovação compulsória do contrato de locação comercial, que tem por objetivo proteger o fundo de comércio (o qual engloba o ponto comercial) e é regulada pelo Capítulo V da lei em questão. Para tanto, a ação deve ser proposta no prazo que varia de um ano a até seis meses anteriores à data do término do contrato em vigor. E a ação somente pode ser proposta em relação aos contratos firmados por escrito pelo prazo mínimo de cinco anos ou por sucessivos contratos cuja soma atinja cinco anos ou mais.
A sanção, pelo presidente Lula, de parte do Projeto de Lei nº 140/2009, em 9 de dezembro do ano passado, alterou a Lei nº 8.245/91 e essas alterações vigoram desde o dia 25 de janeiro de 2010. Embora algumas modificações sejam louváveis, seja do ponto de vista da celeridade processual, ou porque incorporaram ao texto de lei entendimentos jurisprudenciais antes controvertidos, é evidente que as alterações são manifestamente prejudiciais aos inquilinos, especialmente aos não residenciais.
Cumpre alertar que os maiores prejudicados serão os pequenos empresários. A alteração do caput do artigo 74 é ponto mais preocupante. Anteriormente, o texto legal era expresso no sentido de que o despejo na ação renovatória julgada extinta, sem julgamento do mérito ou improcedente, só ocorria em até seis meses do trânsito em julgado, isto é, após serem esgotados todos os recursos. Com a modificação procedida, pode ficar entendido – com o que não concordamos – que o despejo será realizado em 30 dias da sentença, se houver pedido na contestação.
Considerando ser discutível a interpretação do novo texto legal, como também sua constitucionalidade, já que fere o direito de ampla defesa/contraditório, bem como o fato de existirem medidas judiciais para evitar o desalijo de imediato (tem-se, por exemplo, ação cautelar com pedido de concessão de efeito suspensivo aos recursos de apelação, especial etc.), a realidade é que os locatários estarão com os pontos comerciais em risco, pois equívocos podem ser cometidos pelos juízes de primeiro grau, lembrando que todos os recursos relativos às ações pautadas na Lei do Inquilinato não possuem efeito suspensivo.
* Mario Cerveira Filho e Daniel Alcântara Nastri Cerveira

Fonte: http://www.revistabareserestaurantes.com.br/

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Mensagem por Convidad em Sab 05 Fev 2011, 23:02

Armazenamento correto de mercadorias em temperatura ambiente.
Posted on dezembro 16th, 2009 por alisonalves
Os locais destinados à estocagem devem estar rigorosamente limpos (lavados e desinfetados), sem resíduos de alimentos ou sujeira. Os materiais fora de uso (inclusive estrados) devem ser retirados das áreas de armazenamento, para evitar a presença de insetos, roedores e pássaros.
ALIMENTOS
1 – Toda mercadoria deve ser retirada da embalagem secundária, como caixas de papelão ou sacos de papel.
2 – As embalagens de todos os produtos devem ter identificação. Caso contrário deverão ser colocadas etiquetas com as seguintes informações: nome, marca, fabricante, data de fabricação, prazo de validade, composição do produto e registro em órgão competente.
3 – Produtos descartáveis também devem ser mantido separados dos itens citados anteriormente.
4 – Devem estar afastados pelo menos 10 cm da parede e 60 cm do teto, para permitir a circulação de ar entre os alimentos.
5 – O empilhamento no estoque devem ser alinhado e em altura que não prejudique as características do produto. As pilhas devem ser organizadas em forma de cruz para favorecer a circulação de ar entre os produtos e evitar acidentes.
6 – Os alimentos industrializados (conservas, enlatados, etc) devem ser mantidos afastados dos grãos e cereais para evitar infestação por insetos.
7 – Os alimentos que tiverem suas embalagens abertas ou danificadas devem ser transferidos para recipientes adequados (de plástico), lavados e desinfetados, ou embalados em plástico transparente. Além disso, devem ser devidamente etiquetados com o nome do produto, fornecedor, datas de abertura e de validade. Após a troca de embalagem ou manipulação, a validade será de 30 dias.
8 – Produtos de fabricação mais antiga devem ser posicionados de forma a serem consumidos em primeiro lugar. A data de validade deve ser observada e nunca podem ser utilizados produtos vencidos.
9 – Os alimentos devem ser porcionados com utensílios exclusivos e higienizados. Após o porcionamento, as embalagens devem ser fechadas adequadamente.
10 – Os alimentos não devem ficar armazenados junto a produtos de limpeza, químicos ou de higiene.
11 – Não devem ser colocados diretamente no chão. Devem estar apoiados sobre estrados ou prateleiras das estantes (os estrados devem estar a 25 cm de altura do chão).
12 – Não se deve armazenar vidros de “cabeça para baixo”, porque favorece o aparecimento de ferrugem nas tampas.
13 – Não devem existir caixas de madeira ou papelão em nenhuma área do serviço de alimentação.
Fonte: Mesa Brasil – SESC

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Mensagem por Convidad em Qua 09 Fev 2011, 08:44

Café ajuda as mulheres a lidar com o stress, mas piora nos homens

2011-02-09


Estudo publicado no “Journal of Applied Social Psychology"

O café ajuda as mulheres a agirem em situações de stress, mas torna os homens mais inseguros e a demorem mais tempo para concluir as tarefas, aponta um estudo publicado no “Journal of Applied Social Psychology".

A cafeína é um estimulante que actua no cérebro e pode combater a sonolência e a fadiga. Alguns de seus benefícios potenciais para a saúde incluem a protecção contra a diabetes, doença de Alzheimer, lesões hepáticas e até mesmo gota.

Neste estudo, os investigadores da University of Bristol, Reino Unido, tiveram como objectivo analisar que efeitos causava o café no organismo numa situação stressante, especialmente quando consumidos em grandes quantidades e em reuniões de trabalho consideradas de “alta tensão”.

Para averiguar os efeitos, os cientistas recrutaram 64 homens e mulheres, agrupando-os em casais do mesmo sexo. Cada casal tinha um conjunto de tarefas para cumprir, entre as quais se incluíam a realização de negociações, fazer puzzles e exercícios de memorização. Para adicionar stress, foi-lhes dito que teriam de explicar publicamente essas tarefas. Depois disso ofereceram aos casais café ou descafeinado e prosseguiram a avaliação.

Verificaram, então, que a capacidade de trabalhar sob pressão piorava visivelmente nos homens se tivessem bebido café. Por exemplo, demoravam, em média, mais 20 segundos para completar puzzles do que os outros que tomaram descafeinado. No entanto, as mulheres que bebiam café completavam estes enigmas 100 segundos mais cedo.

Os especialistas acreditam que a chave para a diferença nos efeitos do café em ambos os sexos está na forma como homens e mulheres reagem ao stress: os homens tendem a exigir comportamentos de fuga ou luta, enquanto as mulheres são mais inclinadas a trabalhar em equipa para resolver problemas.

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Mensagem por Convidad em Qua 09 Fev 2011, 10:21

puxa... vou diminuir o café...

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Mensagem por Convidad em Sab 12 Fev 2011, 15:07

Temperatura e higiene garantem segurança dos alimentos

Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde indicam que mais de 45% das doenças transmitidas por alimento ocorrem nas residências. A principal forma de contaminação desses produtos dentro do lar dos brasileiros está relacionada ao manuseio incorreto e a conservação inadequada de alimentos.

Para evitar esse tipo de doença, responsável por cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano, a população precisa estar atenta a cuidados de higiene e a temperatura de armazenagem dos alimentos. “Existem mais de 250 tipos de doenças
transmitidas por alimentos que podem causar desde uma simples diarréia até efeitos mais graves”, explica Maria Cecília Brito, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No que diz respeito à higienização, é preciso lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, freqüentemente, durante todo o processo. Os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte, também devem estar limpos.

O local onde o alimento será preparado tem que estar protegido de insetos, pragas e outros animais. “As superfícies que entrem em contato com os alimentos, como bancadas de cozinhas e as tábuas de corte, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujeiras”, orienta Maria Cecília.

Outra preocupação é a temperatura em que os alimentos são armazenados. Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas. Mantendo a temperatura abaixo dos 5 ºC e acima dos 60 ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada.
Por isso, é importante que não deixar alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente. Os alimentos perecíveis devem ser refrigerados, preferencialmente abaixo de 5° C, e os cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de serem servidos.

O descongelamento de alimentos nunca deve ser feito à temperatura ambiente. “Esse procedimento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC ou em forno de microondas quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento” afirma a diretora da Anvisa.
Os alimentos também não podem ser armazenados durante muito tempo. O prazo máximo de consumo do alimento preparado deve ser de 5 (cinco) dias, mesmo que conservado sob refrigeração.


Dicas para alimentos seguros


Mantenha a geladeira, o congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC.

Limpe periodicamente a geladeira, o congelador e o freezer e verifique a data de validade dos produtos armazenados

A geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas, porque isso dificulta que o ar frio circule.

Verifique regularmente se a geladeira está funcionando de forma adequada e se as borrachas das portas estão em boas condições, garantindo o isolamento térmico.

Abra a geladeira somente quando necessário e mantenha a porta aberta pelo menor espaço de tempo para evitar flutuações de temperatura.

Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para comidas prontos e alimentos industrializados prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus.

Não guarde alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado (comida ou refeição) não deve ser conservado na geladeira por mais de cinco dias.

Não descongele os alimentos a temperatura ambiente. Use o forno microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração em tempo suficiente para descongelá-lo. Alimentos em pequenas porções podem ser cozidos diretamente sem prévio descongelamento.

Nunca utilize alimentos após a data de validade. Para alimentos que necessitam de condições especiais de conservação depois de abertos, observe as recomendações do fabricante quanto ao prazo máximo para consumo.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

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Mensagem por Convidad em Sab 12 Fev 2011, 15:09

Água: dados revelam maior contaminação dentro das casas

Mais de 10 mil pessoas ficaram doentes, entre 1999 e 2008, pelo consumo de água contaminada, no Brasil. Os dados do Ministério da Saúde apontam, ainda, que na maioria dos casos, mais de 40%, a contração de doenças pelo consumo de água ocorre dentro das residências.

Esses índices epidemiológicos revelam a necessidade de utilizar água tratada e ingredientes seguros no preparo de alimentos. Muitas vezes, a população não toma cuidado com as condições de limpeza das caixas d’água, por exemplo, e isso se torna um fator de risco para a contaminação de alimentos”, diz Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.
Outro ponto que preocupa é a forma como o brasileiro faz a compra de alimentos. É preciso verificar se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta condições adequadas de conservação dos alimentos oferecidos. “Para escolher esses estabelecimentos, não utilize apenas critérios como a proximidade do domicílio e o preço dos produtos, verifique também a limpeza e organização do ambiente”, orienta Maria Cecília.
O consumidor também deve checar se refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.

“Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não-comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; segundo, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis, como carnes e outros produtos conservados sob refrigeração”, complementa a diretora da Anvisa. O consumidor também deve se organizar para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.

Como lavar a caixa d’água?
1 – Feche o registro e retire toda água de dentro da caixa d’água

2 - Feche a saída de água da caixa d’água

3 – Retire a sujeira

4 – Lave as paredes e o fundo da caixa d’água com água e sabão. Os utensílios como vassoura, escova, rodo e pano, devem ser de uso exclusivo

5 - Abra a saída de água e retire todo o sabão com água corrente

6 – Feche a saída de água

7 – Prepare a solução desinfetante, diluindo 1 litro de água sanitária em 5 litros de água. Esse volume é apropriado para uma caixa d’água de mil litros

8 – Espalhe a solução nas paredes e fundo da caixa d’água com uma broxa ou pano. Aguarde por 30 minutos

9 – Enxágüe a caixa d’água com água corrente, retirando todo resíduo de desinfetante

10 – Esgotes toda a água acumulada

11 – Encha a caixa d’água

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

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Mensagem por Convidad em Sab 12 Fev 2011, 15:10

Anvisa alerta para perigo de contaminação cruzada em alimentos

Muita gente não sabe, mas o simples ato de cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada pode ser um risco a saúde. É que carnes cruas e vegetais não lavados apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças, que eventualmente são transferidos aos alimentos prontos.

“Esse tipo de contaminação cruzada pode
acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície para meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, afirma Maria Cecília Brito, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os alimentos crus fiquem separados dos cozidos.
Para garantir a segurança de consumo, o processo de cozimento ou lavagem dos alimentos crus também não pode ser esquecido. Dados do Ministério da Saúde indicam que alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos que ocorrem no Brasil.

Um cozimento adequado consegue matar quase todos os micróbios perigosos. “Estudos demonstram que cozinhar os alimentos a uma temperatura acima de 70° C garante um consumo mais seguro", complementa Maria Cecília.

Para minimizar os riscos associados ao consumo de ovos crus, a Anvisa obrigou, este ano, a declaração na rotulagem de ovos das seguintes informações: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”. Na rotulagem de carnes de aves e miúdos de aves há declarações obrigatórias semelhantes.

Como evitar contaminação cruzada
- Separe carnes e peixes crus de outros alimentos.

- Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos.

- Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.

- Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular alimentos crus

- Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

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Mensagem por Convidad em Dom 13 Fev 2011, 22:13

Augusto,

Parabéns !!!

Este tópico é como um jornal do dia.

Leitura obrigatória!!!

Abç

Flávio

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Mensagem por Convidad em Dom 13 Fev 2011, 22:49

Um simples ato de cortar pizza pode ocorrer a contaminação cruzada...

A mesma espatula corta o frango, que corta a calabresa, que corta o atum, que vai cortar a mussarela...

O certo seria ter uma higeinização no instrumento de trabalho a cada cortada, mais como isso seria inviavel...


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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 14 Fev 2011, 01:34

Fabiano, eu tinha uma ajudante de cozinha que alem de lavar todos os talheres e espatulas apos o uso tambem porcionava os ingredientes.

Não sei se pra você dará tempo, mas é uma dica.

Fiz isso principalmente porque notei que se deixar o catupiry vái pra todos os sabores, hehehehe.

É o piór.

Abraços

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Mensagem por Convidad em Seg 14 Fev 2011, 19:23

Isso mesmo Fabiano.
E uma tabua para cada grupo de ingredientes. EX: A que corta produtos lacteos - AMARELA, a que corta carne vermelas - VERMELHA, a que corta legumes e hortaliças - BRANCA, para frango AZUL.
fabiano Olivares escreveu:Um simples ato de cortar pizza pode ocorrer a contaminação cruzada...

A mesma espatula corta o frango, que corta a calabresa, que corta o atum, que vai cortar a mussarela...

O certo seria ter uma higeinização no instrumento de trabalho a cada cortada, mais como isso seria inviavel...


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Mensagem por Convidad em Seg 14 Fev 2011, 19:37

Aprenda a planejar de 3 maneiras diferentes


Bem que às vezes tentamos, mas não há como escapar: planejar é a melhor maneira de obter resultados concretos e mensuráveis, de forma que se saiba quando e como obtê-los. Mas como devemos começar a planejar, quais as ferramentas e métodos úteis e necessários para dar início às primeiras linhas de um planejamento bem sucedido, seja ele financeiro, pessoal ou profissional?

O primeiro passo é saber que tipo de planejamento você deve aplicar. Segundo o diretor regional da Business Partners Consulting, Carlos Contar, há 3 tipos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional, e cada um difere do outro por apenas um fator: tempo.

"O estratégico ocupa-se das grandes questões e requer visão de futuro, pois cuida do que se deseja que aconteça nos próximos anos. O tático interpreta as decisões estratégicas e traça planos concretos a serem aplicados nos próximos meses, ou um ano, no máximo. E o operacional desdobra a tática em ações do cotidiano", explica Contar.

Planejar ou fazer planos?

Apesar de implícita, há uma diferença nos termos. Se você simplesmente almeja algo, seja material ou simbólico, e não dispõe de métodos para atingir os objetivos sonhados, você não está fazendo nada, apenas planos. Mas quando os sonhos e desejos são sucedidos de imediato por ações concretas e direcionadas para realizá-lo, aí sim, há planejamento.

Não que o plano ou sonho não tenha uma importância menor do que o planejamento, na verdade ele é o ponto de partida, embora não represente nada sozinho. Carlos afirma que, para começar a planejar, são necessários dois passos simples:

1. Definição dos objetivos: 'este ano, quero comprar um carro' (sonho, desejo)

2. Traçar as metas necessárias para realizar os desejos: 'para comprar o carro que eu quero, vou economizar R$ 200 por mês da seguinte forma...' (planejamento tático)


Também não adianta ser ganancioso demais e achar que tudo vai ser resolvido com um planejamento. "O importante é traçar metas arrojadas, porém possíveis de se realizar. A preocupação também deve estar ligada ao prazo estipulado por você mesmo. Se você fez ou irá fazer um planejamento, vale ressaltar que é preciso seguir à risca. Suas ações irão refletir no seu futuro", conclui Carlos.

Fonte: Senar

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Mensagem por Convidad em Qua 16 Fev 2011, 21:41

8 características dos empreendedores de ocasião

Saia do Lugar - Da Redação

1) Você detesta a ideia de gastar significativamente menos do que ganha, para com isso formar um capital de segurança;
2) Os jogos políticos corporativos fazem falta ao seu cotidiano;
3) A sensação de exercer poder e liderança sobre pessoas e equipes é algo de extrema relevância para a sua satisfação profissional;
4) Incomoda-lhe a ideia de persistir em um projeto por vários anos, movido por crença realista, sonho e responsabilidade assumida;
5) A relativa estabilidade que um emprego formal oferece, são de grande importância para a sua saúde psicológica profissional;
6) Benefícios incorporados ao seu pacote de remuneração e recompensa, tais como : carro; reembolso escolar para seus filhos e outros agregados de comodidade, são fundamentais para o seu equilíbrio financeiro;
7) Seus estímulos profissionais são em grande parte alimentados pela perspectiva de mudança recorrente de missão, desafios e responsabilidades.
Cool Você sofre com longas jornadas de trabalho solitário, sem colegas para lhe acompanhar no almoço ou para escutar o desabafo de suas aflições.
Fonte> SENAR

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