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Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

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default Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por Convidad em Qua 15 Dez 2010, 01:44

Uma questão que assola muitos donos de pizzarias diz respeito à impressão sobre a caixa de pizza que utiliza. Aliás, 'os problemas' são variados sobre as caixas:
1) redonda ou oitavada?
2) reciclada, recuperada ou virgem?
3) papelão, poliestireno, alumínio ou retornável?
4) genérica ou personalizada?
5) hot box ou outra tecnologia pop?
6) envelope laminado térmico ou similar?
7) 2 cores ou 4 cores?

Bem. O buraco é fundo e a pá é pequena, porém vou tentar compartilhar com vocês alguns conceitos de marketing que aprendi orientando trabalhos de graduação e pós-graduação (TCC).

Quando pensamos em QUALQUER coisa relacionada ao um negócio (pizzaria) temos de pensar, em primeiro lugar, na palavra POSICIONAMENTO. E essa palavrinha tão linda vai dizer muuuito a respeito de seu crescimento ou derrocada.

Qualquer pizzeiro que se preze, ao abrir suas portas, já imagina um perfil de cliente que o visitará. Você acha mesmo que o presidente da república comeria em seu estabelecimento com seus assessores? Se a resposta for sim, tudo bem. Se for não, também. Resta saber se você se posicionou para isso e se isso realmente aconteceu!

Vou dar um exemplo:
Um camarada que nunca passou duas tardes lendo tópicos neste magnífico fórum resolveu abrir uma pizzaria "para gente que gosta de qualidade" (isso é específico?). Colocou o preço em $28 cada redonda com direito a $3 de taxa de entrega porque 'gente que gosta de qualidade não liga de pagar o preço'.
Imagine que eu, 'um cara que gosta de qualidade e tem $31 sobrando', recebo um panfletinho impresso em sulfite A4 escrito "a melhor pizza da galáxia", monocromático, com letras miúdas e desenhos standart retirados do word... (sim, eu joguei o papel no lixo na maior insensibilidade e nem tentei pedir...)

Talvez eu me arrependa um dia porque a pizza dele realmente era excelente, mas vou dizer o que aconteceu (fato mesmo):
Eu peguei uns 15 panfletos diferentes (puxa, há 3 anos que isso aconteceu) e achei um MARAVILHOSO em papel de outro planeta com uma foto SENSACIONAL de uma pizza 1/2 abobrinha, 1/2 calzone de não imagino o que, afinal, um calzone é sempre um enigma... Liguei e pedi na maior fé! Eu quis 1/2 rúcula, 1/2 margherita. $38 paus e mais $2 da taxa de entrega (brincadeira?)
No fim das contas, eu e a patroa gostamos da pizza, só isso. E NUNCA MAIS PEDIMOS OUTRA.

Eu moro em São Paulo (capital da pizza), pertinho da mooca (bairro de pizzarias famosas), entre o Belém e o Tatuapé (os dois bairros com maior número de pizzarias, que eu saiba). Todo santo dia abre e fecha uma pizzaria. Muda de dono, de direção, de pizzaiolo... E as pizzarias tradicionais continuam cobrando o triplo, oferecendo uma qualidade 30% maior com uma média de pedidos 10 vezes maior...

Voltando ao tema em questão, você vai querer 2 cores ou 4 cores, diz o vendedor de caixas de pizza...

Você poderia e deveria pensar:
Eu estou interessado na cara do motoboy ao entregar a pizza?
Estou interessado na forma como ele pega o sonho de consumo do cliente?
Estou interessado nas suas roupas e no aspecto de sua moto?
Estou interessado em sua forma de falar?
Em sua amabilidade?
Parei para pensar que ele pode ser o único contato humano pessoal que representará minha marca junto ao cliente?
Estou interessado pela alegria que a chegada da pizza quentinha conduz aos lares?
Estou preocupado com a frustração da pizza fria?
Estou pensando no desespero quase mortal do cliente diante do atraso de 5 minutos?
Estou imaginando o que seja ter 'a maior fome do mundo' e ter de esperar 40 minutos pela saciedade?
Estou pensando na alegria do cliente ao tomar o refrigerante predileto na temperatura exata?
Estou pensando mesmo em um ponto de vista que não seja egoistamente meu?

Se a resposta for sim, meu caro, sua pizza já é impagável! E sim, seria muito, muito, muito importante, além de tudo isso, como cliente, poder dizer:
"EU ADORO ESSA PIZZARIA! A danada chega quentinha, rápido, com o refri perfeito, com o motoboy gente boa, simpático, no stress, nesse lindíssimo envelope prateado que parece um presente dos céus e ainda sou brindado, primeiro, com uma belíssima imagem fotográfica sobre a embalagem, depois com uma 'mesinha' plástica para a pizza não grudar, depois essa redonda fantástica sobre esse fundo de caixa prateado que garante a sensação de limpeza, respeito e qualidade"

Se esse é o seu posicionamento. Use 4 cores (ou mais, com dourados, hot stamppings etc). Se você ainda está muito longe de 'cobrir' todos os detalhes, faça um bom planejamento interior e exterior, converse com sua equipe e defina, com orgulho e clareza, qual seja o seu POSICIONAMENTO diante dos desafios dos negócios.

Há dezenas de pessoas ganhando muita muita grana sem ligar para detalhes, há milhares de pessoas ganhando muita muita grana pensando em cada detalhe. Há quem esteja mal em ambos grupos. Decida qual será o posicionamento de sua empresa, seja humilde e flexível, e lembre:

Se eu tiver a sensação de que você se importa comigo, com os meus desejos e com as minhas opiniões (mesmo que não seja verdade, mesmo que não seja intencional, mesmo que você esteja tentando provar outra coisa) eu vou aparecer, com a maior frequência possível, nem que seja rapidinho, para dar um "oi" (mesmo que me custe uma grana).

As redes de fast-food, pense bem, mesmo 'não se importando' com o cliente, garantem 'exatamente a mesma comida' todo santo dia, em toda parte. E como a gente se sente traído quando o BigMac vem sem molho especial, ou quando a Bibsfiha de carne 'tá faltando', ou quando 'acabou a Coca'... grrr

Mesmo sem se importarem com a gente, a gente se sente importante. E isso basta!

Eu vejo, inclusive neste lindo fórum, muita gente que se importa! Totalmente certa de se importar com o cliente! E que não percebe que, se o cliente não se sentir importante, o principal ficou esquecido.

Não tenha vergonha nem medo do posicionamento que sua empresa adquiriu com o passar do tempo. Nem tenha vergonha nem medo de reconhecer que tem muita muita muita coisa a ser melhorada e que sua empresa é capaz de se REPOSICIONAR com sabedoria. Eu só peço, de coração, uma coisa:

Por Deus do céu: NÃO DIGA QUE NÃO TEM JEITO! (porque a cada dia uma nova coisa "impossível" é realizada mais rápido, com maior facilidade, a um custo menor)

Foram longas letras. Méritos ao Dexalgen, que me deixa 'acelerado' e à licença médica, que me fez participar do fórum depois de muito lê-lo.

abc³

obs.: Rafa, diz o que você achou, ok!?

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default Re: Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 15 Dez 2010, 05:48

Sábias palavras, professor.

Me permita acrescentar ainda nesse seu comentário importantíssimo, que tudo isso que foi abordado tem um resultado, que é o RESULTADO DIRECIONADO À PERCEPÇÃO DE VALOR DO CLIENTE, ou seja, o foco é "DO" cliente e não "NO" cliente.

Parabéns Mestre!

Afonso

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default Re: Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por AVLIS em Qua 15 Dez 2010, 06:00

Afonso,

gostei : 'foco DO cliente' e não NO cliente'
Alimento do dia para meu cerebro...

bom dia
Nell

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Mensagem por AFONSO COELHO em Qua 15 Dez 2010, 07:34

Bom dia Nell!

A bem da verdade é que agradar gregos e troianos não é uma tarefa tão simples assim.

Mas faço o possível, dentro da minha capacidade e competência sempre como se eu estivesse no lugar do meu cliente. Como eu me sentiria???

Um grande abraço amiga!

Afonso


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Mensagem por negodani em Qua 15 Dez 2010, 08:09

valeu mauricio,temos que penasar em tudos esses detalhes e vc abortou muito ,aprendi muito com sua aula parabens.
abs

negodani
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Mensagem por Rafael Torres Castilho em Qua 15 Dez 2010, 11:15

Excelente dissertação, Prof.
Respondendo a um dos temas propostos no amplo tópico, eu começaria com caixas oitavadas - sem laminado metálico interno - personalizadas em 2 cores (menor custo) e levaria assim o primeiro ano (talvez o segundo também), a partir daí estudaria o uso das caixas impressas em 4 cores que certamente agregam maior valor ao produto e a marca, porém custando quase o dobro do preço.
Vejo as caixas personalizadas 2 cores como um "ritual de passagem" entre as caixas genéricas do atacadista e as belas caixas 4 cores. Sem esquecer que o que vai dentro da caixa é de extrema importância, hehe... (Um amigo meu dizia que a caixa da pizza que ele costuma pedir é tão bonita que nem precisavam por uma pizza dentro)
Mas nada impede alguem de começar um delivery caseiro com caixas 4 cores....
abs
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default Re: Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por Convidad em Qua 15 Dez 2010, 19:09

Caríssimo Rafael,

esse é o seu POSICIONAMENTO. Cabe agora à sua perspicácia e sabedoria fazer os ajustes necessários até que dê certo.

Tenho um tio que diz sempre assim:
"Não quero saber quem entrega, como entrega ou em que entrega. Quero só que seja logo. Prefiro pizza ruim a pizza demorada"

No caso dele, todo o discurso de qualidade vale menos que o discurso de velocidade. Quem conseguir juntar o maior número de vantagens competitivas a seu favor, estará na frente.

Com essa onda de 'personalização' que vemos na classe média alta brasileira, não duvido nada que, no futuro, a pessoa possa decidir a caixa, a massa, a pizza, a borda etc, dentro do preço que ela pode e quer pagar. Tudo online.

imagine.

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default Re: Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por Rafael Torres Castilho em Qui 16 Dez 2010, 01:11

Quem sabe? Com a opção de uma pizza mais caprichada em embalagem generica, o cliente paga menos.
Entre os anos 1992 e 96 morei na Inglaterra e havia naquela época supermercados "no-frills" (sem frescura, literalmente) onde compravamos vários tipos de alimentos com desconto em embalagens com rótulo genérico, nestes rótulos na verdade estavam impressos apenas o que a embalagem continha (arroz, cogumelos, macarrão etc) não tinha marca ou "grife" associada ao produto. E vendiam demais!
Estava escrevendo estas linhas e chequei no google, isso ainda existe por lá.. nostalgia..
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Rafael Torres Castilho
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default Re: Caixa de pizza 2 cores ou 4 cores? E agora?

Mensagem por Convidad em Qui 16 Dez 2010, 02:23

Interessante.

Se eu fosse inglês (e rico além de excêntrico) abriria um supermercado FRILLS (frescurento) somente com produtos de marca e qualidade renomadas, bem do ladinho, só pra ver qual POSICIONAMENTO era mais adequado para a região... rs...

você tirou 10. Parabéns.

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