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A melhor maneira de lidar com os erros?

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default A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por Alexandre A. B. Santos em Ter 28 Dez 2010, 10:33

Senhores(as), antes de mais nada gostaria de agradecer a oportunidade de participar deste forum, e também parabenizar os seus idealizadores pela bela iniciativa. trata-se de uma ferramenta indispensável para que todos nós possamos evoluir e obter sucesso!!!

Vamos lá... estou com um dilema como proprietário de uma pizzaria delivery. Estamos abertos a quase 3 meses e os erros na montagem da pizza são muito acima daquilo que posso considerar aceitável. por várias vezes, fui surpreendido, negativamente, com erros como: ingredientes trocados, falta de ingredientes em pizzas tradicionais e muito conhecidas, etc... Depois deste periodo me sinto na obrigação de tomar uma atitude para que estes erros sejam punidos, só que, desconheço a prática do mercado em relação a este assunto. Com a experiência de vcs, qual a melhor atitude a ser tomada?

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Alexandre Santos
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default Re: A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por DOUTRINADOR em Ter 28 Dez 2010, 11:46

Alexandre, primeiro existe a necessidade de se criar uma ficha tecnica bem explicativa, para depois se pensar na punição.

Hoje não existe qualquer tipo de punição em termos de CLT.
Toda atitude tomada pela empresa pode ser revertida em juizo, até gerando mais despesas.

O correto seria, depois de comprovada a inaptidão ou "sabotagem" por parte do funcionário proceder a demissão, porem sem justa causa, pois na minha opinião, é melhor não dar motivos para que o funcionário fale pelos quatro cantos e venha a difamar o estabelecimento.

Um simples boato pode abalar meses de propaganda.

Está acontecendo isso com uma pizzaria daqui da cidade.

Abs

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default Re: A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por Convidad em Ter 28 Dez 2010, 13:10

Querido Alexandre,

sua participação agiganta este lindo fórum!

Depois que li um livro chamado "Análise da Solução de Problemas" parei para pensar na questão filosófica do erro sob diversas perspectivas (e com frequência):

Seus clientes toleram, notam ou se ofendem diante desses erros?
Sua equipe possui retorno positivo quando acerta?
Conseguem mensurar os próprios erros sem interferência externa?

Há um dito pseudo-sábio que diz que "a prática leva à perfeição"; contudo, a Nell sabe que "a prática pode levar à lesão"; muitas ações rotineiras provocam erros rotineiros, sabia?

Sempre que uma pessoa puder avaliar, sozinha, qual o resultado de seu trabalho, será mais fácil saber se ela errou ou sabotou. (por exemplo, atribuindo ela mesma uma nota, recebendo fotos da pizza montada, vendo a cara do cliente ao abrir a caixa...)

Existe também a questão do erro proposital para evitar consequências mais incômodas, por exemplo:

O pizzaiolo sabe que toma um tempo muito grande para fazer certa pizza usando cada ingrediente na disposição desejada pelo cheff. Mas, na correria, é sempre cobrado e pressionado por entregar o maior número de pizzas no menor tempo. Ele percebe que a qualidade de seu trabalho cai um pouco, ao passo que as 'encheções de saco' caem muuuuuito! (Portanto, é natural que ele entregue pizzas de menor qualidade enquanto não conseguir (ou achar impossível) manter a qualidade no mesmo tempo)

Recordo-me de um exemplo, dado no livro, sobre uma fábrica de papelão que já substituíra diversas vezes as equipes de montagem sem conseguir alterar a produtividade. Quando um dos autores do livro vai analisar a questão, descobre que havia somente um banquinho para 5 operárias. Enquanto 4 trabalhavam pensando no descanso do banquinho, aquela que tivesse conseguido sentar-se primeiro e trabalhar mais confortavelmente, só pensava em dar um jeito de impedir as demais de pegar seu lugar!

E quando seu material de trabalho acabava, ela enrolava até que as outras se distraíssem, mas nem sempre retornava para o seu conforto, voltando a fazer parte do ciclo, agora em pé.
O encarregado só sabia esbravejar contra o trabalho da equipe, exigindo produtividade e fechando-se ao diálogo, enquanto a equipe nem conseguia dizer: "Nossos pés doem!"

E bastaram 5 banquinhos (com um de reserva) para a produtividade alcançar picos e as operárias se sentirem OUVIDAS E RESPEITADAS (coisa que TODO SER HUMANO GOSTA!)

Eu não acredito que punições ajudem. Fosse assim, a escravidão não teria acabado a pedido dos escravizados.

Motive ou demita.
Ajude ou demita.
Apoie ou demita.
Ouça ou demita.
Entenda ou demita.
'Ponha-se no lugar do outro' ou demita.
E, por favor, deixe a demissão como último caso, afinal, nós, seres humanos, não somos tãããããããão diferentes uns dos outros assim... não é!?

abc

Obs.: Alguém dirá "Às vezes é necessário punir", ao que eu respondo: "Uma vez por ano??" - porque os que dizem a frase "às vezes...", acabam punindo com frequência diária, não é? (gritos?)

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default Re: A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por marcosaj em Seg 03 Jan 2011, 07:29


Pode ser que o cara não consiga trabalhar sob pressão.........
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default Re: A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por MAURO LUCENA em Seg 03 Jan 2011, 20:21

Aprendendo com os proprios erros...
Acredito na teoria e pratica que não adianta ser chefe de algo.
E sim ser um lider de alguem.

Há tempos, definiu-se como líder, aquela pessoa que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança. Um chefe por sua vez, tem autoridade única e exclusivamente pelo cargo que detém. Desta forma, podemos dizer que todo líder tem completas condições de ser um chefe, mas temos que refletir se: E o contrário, é possível?

Ser chefe é bem mais fácil pois o poder conferido ao cargo por sí é o aparato necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.


Chefiar é fazer com que as pessoas façam algo.
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer algo.

Assim, podemos ver várias diferenças entre chefes e líderes como:

* O Chefe empurra – O Líder puxa
* O Chefe comanda – O líder comunica
* O Chefe é o “dono da boiada” – O líder é o maestro
* O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
* O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
* O Chefe administra – O líder inova
* O Chefe cópia – O líder é original
* O Chefe mantém – O líder desenvolve
* O Chefe pergunta “como” e “quando” – O líder pergunta “o quê” e “por quê?”
* O Chefe convive melhor no “status-quo” – O líder desafia, muda
* O Chefe é um bom soldado – O líder é ele mesmo
* O Chefe faz a coisa corretamente – O líder faz a coisa certa
* O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
* O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
* O Chefe busca “status” de vida – O líder privilegia qualidade
* Os Chefes são obedientes – Os líderes contestadores
* Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos.
* O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos

“Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes”
Hoje, os cargos de chefe estão sendo extintos, dando lugar aos gestores, pois hoje nínguém mais chefia e sim gerencia pessoas.


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default Re: A melhor maneira de lidar com os erros?

Mensagem por Convidad em Seg 03 Jan 2011, 20:57

Amigo Alexandre,

Seja bem vindo ao Fórum de Pizzas ..

Sobre seu problema, se o seu funcionário não estiver fazendo de propósito (e cabe a vc saber disso), pode ser que ele tenha uma dificuldade maior de aprendizado, e o que vc poderia estar fazendo é incentivando ele a "estudar" o cardápio .. de que forma ? dando como incentivo por exemplo: uma cesta básica se ele acertar o cardápio, com certeza vai sair mais barato do que seus clientes ligando, reclamando e exigindo uma nova pizza ....

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