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Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

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default Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por irai jesus de oliveira em Qua 07 Dez 2011, 17:55

Relembrando a primeira mensagem :

coloquei o meu post neste forum precisando de uma vaga de pizzaiolo,e vejo donos de pizzaria que ligam desesperado estou sem pizzaiolo,meu pizzaiolo faltou não quer mais trabalhar,vou ter que fechar hoje qual é o erro a pizzaria ou o pizzaiolo!

eu conheço pizzaiolos que trabalham na mesma pizzaria delivery a 8,10anos e nem pensam em sair,e vemos pizzarias que a cada 3 meses precisam de pizzaiolo.isto só muda na minha opinião quando o dono de uma pizzaria independente do seu tamanho colocar em pratica eu tenho uma empresa(pizzaria)quais os direitos de seus colaboradores e seus deveres.e os meus como empregador!!!

vamos pensar pessoal...

fazer pizzas é uma arte para poucos!!!



att.IRAÍ

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 14 Dez 2011, 07:21

Bom dia meus amigos, eu durmo e acordo pensando em estar neste local conversando, como estamos neste momento.

Achei de muita importância termos este assunto levantado pelo Iraí e ainda podermos contar com a opinião do Luiz, pois até agora só tínhamos a opinião do patrão, empresário, e de agora em diante teremos a opinião de colaboradores, que são o coração da empresa.

Lendo tudo isso me vem á mente coisas que o Kira me falou á uns dois anos, coisas que vem de encontro com este tema.

Tambem me vieram a mente algumas conversas que tive com o Hassin, e pode ter certeza de que se ele não fosse o cara que me incutiu um monte de idéias malucas na cabeça, eu mesmo nem estaria aqui debatendo, porque passei agora a um defensor da classe como um todo.

O processo funciona assim:
O Hassin fala, eu escuto e naquele momento penso que ele ficou louco.
Amadureço a ideia e por fim, descubro que ele tem razão.
(Sempre foi assim, o processo sempre foi o mesmo em todas as vezes que ele apareceu com suas idéias)

Hoje o Forum de Pizzas é o maior site deste segmento na internet.
Acreditem, nem lá fora, nos demais países existe um fórum assim.
Este espaço é a maior ferramenta á favor do proprietário de pizzaria e de seus colaboradores.

Pessoas já me falaram que devemos assumir uma posição, ou ter o fórum para os proprietários ou para os colaboradores.

A posição adotada pelo Forum é a da união de todas as partes.

Temos absoluta certeza de que com amor, respeito e boa vontade conseguiremos isso, mas contamos tambem com a ajuda de todos.

O Forum de Pizzas é a expressão de seus membros.

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Luiz Junior em Qua 14 Dez 2011, 11:53

Muito obrigado pelas palavras amigo doutrinador.

O Forum de pizzas é a expressao de seus membros mesmo.

Parabens pelo assunto Irai de jesus.

Parabens a todos pela maravilha deste debate.

Realmente com esse assunto aparecendo muitos donos de pizzarias irao cair na real.

E o que eu percebi e achei muito legal tambem é que pelo fato do amigo doutrinador não ser atualmente dono de pizzaria, ele consegue tratar o assunto com bastante equilibrio.Parabens amigo doutrinador.

Ontem mesmo ligou 4 amigos meus que conheci em cursos para pizzaiolos um de cada pizzaria 2 daqui do Rio, 1 do Espirito Santo e outro de BH, e eles falaram que gostaram muito do que leram aqui no forum e vao fazer o mesmo com os seus patroes, afinal eles são o coração da pizzaria.Eles estao achando o seus trabalhos pouco valorisados e ganhando pouco e disseram que irao pedir aumento hoje mesmo.

Ontem tambem veio conversar comigo duas auxiliares de cozinheira quase chorando, pediram para que eu voltasse, porque senao elas seriam dispensadas e suas familias iriam passar dificuldades e o natal seria triste, contei a historia novamente para elas e não dei esperansa nenhuma.Gente temos que valorizar a nossa classe e o nosso trabalho.

Por isso a importancia deste maravilhoso forum.

Nòs temos que fazer valer os nosso direitos e agir.

Pensei nesta noite em uma ideia muito legal tambem, que seria colocar de moderador algum pizzaiolo.

E lembrei que a um tempo atrás tinha bastantes e frequentes moderadores Donos dePizzarias aqui, tinha o Ricardo San Martino o Ronaldo YK, Delubiod, o proprio mestre kira, o sergio da dona amelia,e sem se esquecer dos atuais Newton,Gilberto,Fabiano,Afonso,Mauro Jonas,Mauro Lucena,Vitor e outros(desculpa se esqueci alguem hehe).Aprendi demais com estes herois co-fundadores do fórum, que deixaram e deixam nos arquivo do forum uma biblia de informaçoes e dicas.

E o mais importante e competente é a forma como a administraçao trata das informaçoes.Voce procura na busca informaçoes desde o inicio do forum e estao todas lá.Parabens.

Gostaria de indicar para moderador o Irai Jesus pela experiencia,comprensão,escreve bem e pelo que vi ele tem muito a cooperar no forum representando a classe de pizzaiolos.Ta de parabens amigo Irai Jesus.

Obrigado
LUIZ PIZZAIOLO


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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por GILBERTO COSTA em Qua 14 Dez 2011, 12:36

Imagem do Beto Frotta:
Tentei colocar a imagem tb, mas deve estar desabilitado a visualização de imagens nesse tópico.
Duas pessoas tentando e a mesma imagem não aparecendo e coisa de habilitar a visualização!

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Um abraço!

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Mensagem por Convidad em Qua 14 Dez 2011, 12:41

Luiz,

Só para citar temos 3 grandes moderadores que não são donos de pizzarias e são excelentes pizzaiolos.

-Mauro Jonas Brito
-Saulojr
-Nell

Portando nosso time não é composto unicamente por donos de pizzarias, temos o Kira (Restaurante), Lucena (Construtor de Fornos).

Pode ficar tranquilo que aqui todos são bem representados, agora sobre os pizzailos amigos seus que após esse post resolveu pedir aumento aos seus patrões, espero que eles tenha visto tb os pré requisitos...

-Não chegar allcolizado;
-Não deixar na mão;
-Saber acatar as ordens de superiores;
-Não trocar de serviço a cada 6 meses por R$ 100,00 a mais por mês;
-Vestir a camisa da empresa.

Fazendo isso, creio que vale qualquer tipoo de conversa de ambos os lados.

Abraços,

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 14 Dez 2011, 13:10

Exatamente Fabiano, tocou no ponto certo, a partir da hora em que os pizzaiolos começarem a se valorizar, aumenta a procura pelos melhores.

Eles devem ter deveres a cumprir e como em toda boa empresa, para se manterem no emprego terão de trabalhar com dedicação.

Neste momento será separado o joio do trigo e muitos que imaginavam ser trigo notarão que estão enganados.

Isso acontece em todas as profissões.

Por conta da falta de mão de obra, hoje as pizzarias são obrigadas a "aceitar" a mão de obra, em dado momento elas começarão a exigir credenciais e competência.

Para seguir a corrente e se manter na profissão, o pizzaiolo começará a ter de montar currículo.

Os melhores preparados e os mais dedicados então se destacarão.


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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Convidad em Qua 14 Dez 2011, 13:20

Doutrina,

Aqui tenho pizzaiolos e pizzaiolos...

Faça por merecer que será recompensados...

De piso salarial todos são iguais, agora de gratificações....

Portando em quem identificamos o comprometimento com a empresa, não poupamos esforços para manter no quadro de funcionarios, pois sabemos como é dificil repor tais peças, mais posso dizer tb que aqui é raridade isso...

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 14 Dez 2011, 14:17

Fabiano, a moralização de uma classe tambem trás transtornos.

Acho justíssimo as gratificações, porque vão para quem merece.

Quem se acha injustiçado nestes casos, na maioria das vezes está enganado consigo mesmo.

Depois de 33 anos de INSS pago acho que deu pra eu aprender um pouco como as coisas funcionam.

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Convidad em Qua 14 Dez 2011, 14:41

Luiz, o objetivo aqui, não é criar uma revolução, vai com calma, essa estratégia de simplesmente pedir aumento por ter lido um tópico do fórum não funciona, leia com atenção o que foi dito acima. Abrir um dialogo, planejar uma estratégia de crescimento de ambas as partes seria muito mais sensato. Não queira puxar a corda só pra um lado, que ela arrebenta.

Meu pizzaiolo, atualmente está passando por treinamento, contratei ele dia 01 de novembro, nesse período, ele já passou uma semana em treinamento na pizzaria do Sérgio, citado por você no post acima, também já participou de outro treinamento aqui mesmo no restaurante, e diariamente vem treinando e estudando o assunto. Apesar de ainda não estarmos explorando comercialmente a pizzaria, apenas fazendo rodada para amigos e clientes do restaurante, ele já recebe salário, hoje R$1.300,00 de piso salarial, estamos proporcionando a ele a oportunidade de ser um excelente profissional, agora vai depender dele, assimilar ou não para crescer.

Eu espero dele o seguinte;

-Responsabilidade: cumprir os horários, e dias de trabalho, avisar se acontecer algo que o impeça de trabalhar, ou seja avisar se não estiver bem, e não simplesmente faltar e vir no outro dia com um atestado.

-Comprometimento: se dedicar para o bom andamento da casa, estar atento aos padrões estabelecidos dos produtos, zelar pela qualidade, zelar pelos equipamentos e utencilios do estabelecimento, zelar pela higiene do ambiente de trabalho, coordenar toda equipe de produção, ser cauteloso, educado e retribuir aos subordinados o mesmo que lhe foi proporcionado.

-Conhecimento: conhecer a fundo toda composição dos produtos, saber a função de cada insumo na receita, ter domínio sobre esses elementos, não ser apenas um receitero, dominar as técnicas necessárias para obter o melhor produto possível, independe das variáveis, tais como fatores climáticos. umidade da farinha, umidade do ar. etc.

-Participação: trazer soluções para problemas corriqueiros, desenvolver novos produtos, participar de palestras e treinamentos quando lhe for oferecido, estar atento ao mercado externo.

Quando isso tudo já fazer parte do dia a dia dele, como uma coisa corriqueira e não como uma obrigação eu garanto a ele que estará ganhando o bom salário. Tudo isso já foi colocado a ele, alem de outras numa segunda etapa dessa parceria.

Aberaços


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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por irai jesus de oliveira em Qua 14 Dez 2011, 15:32

Luis,nosso professor e empresário(KIRA)colocou muito bem não adianta pedir aumento simplesmente por pedir,temos que ser profissional acima de tudo.

Fala-se muito em vestir a camisa da casa isto é relativo já vesti algumas mas com o pasar do tempo ela se desbota.

Você inaugura uma casa lado a lado com o patrão,dando o seu melhor usando de todas as formas teus conhecimentos adquiridos durante anos,procurando dar o resultado esperado pelo empreendedor e finalmente ele conseque e se acha o rei da cocada preta enquanto voçê e apenas um pequeno cocô.

O aumento de sálario não trará mudanças a curto prazo,nós pizzaiolos temos que cumprir-mos nossos deveres e obrigações!!!



abraços,IRAÍ

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Convidad em Qua 14 Dez 2011, 17:38

Concordo integralmente com o KIRA e com FABIANO...

Aqui usamos a meritocracia para não fazer injustiças.

Penso que eu estivesse em seu lugar, meu 1° passo seria o de tentar retornar ao meu posto de trabalho e após um bom dialogo, pontuando todos os dessabores e aparando todas as arestas, para depois sim, ser promovido e ou sair de cabeça erguida, sem prejudicar parceiros, patrões, clientes, inclusive você mesmo Luiz, que certamente tem uma posição social valiosa neste grupo....etc.

Não há crescimento sem se dor. Talvez um curso de aprimoração. Reciclar é a palavra de ordem para crescermos juntos. Dê esta chance ao teu patrão de se corrigir se tiver errado ou de você se redimir se tiver errado.

Tem princípios que a nos, só nos cabe honrar.

****************


Meritocracia

É um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição.

Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.

O principal argumento em favor da meritocracia é que ela proporciona maior justiça do que outros sistemas hierárquicos, uma vez que as distinções não se dão por sexo ou raça, nem por riqueza ou posição social, entre outros fatores biológicos ou culturais, nem mesmo em termos de discriminação positiva.

Além disso, em teoria, a meritocracia, através da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e eficiência.

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Luiz Junior em Qua 14 Dez 2011, 18:52

irai jesus de oliveira escreveu:Luis,nosso professor e empresário(KIRA)colocou muito bem não adianta pedir aumento simplesmente por pedir,temos que ser profissional acima de tudo
Concordo com voce amigo Irai Jesus.


irai jesus de oliveira escreveu:Você inaugura uma casa lado a lado com o patrão,dando o seu melhor usando de todas as formas teus conhecimentos adquiridos durante anos,procurando dar o resultado esperado pelo empreendedor e finalmente ele conseque e se acha o rei da cocada preta enquanto voçê e apenas um pequeno cocô

Aqui eu ja discordo.

Veja a historia do meu tio.

O patrao planeja a empresa, estuda um bom tempo a casa que vai abrir, vende o carro e ainda se endivida todo pra comprar todos as maquina, reforma o salao todo, gasta um dinheirao e se arrisca sem saber se vai dar certo, mas tem muita fé e acredita em Deus e nele.

Começa chamar os empregados prá inaugurar, não mentiu e nunca enganou ninguem.

Eu lembro que muitos que vinham pedir emprego, estavam passando até fome.
Gastou mais dinheiro ainda na inauguraçao com a propaganda que ele mesmo foi pessoalmente acompanhar.

Pronto inaugura.

Mas ai eu te falo, que as pessoas vieram para procurar emprego e não para serem socias.
Como ja falei, foi tudo muito bem explicado e nunca foram enganadas.E aceitaram trabalhar da forma como foi combinado.Pode ser que nem consiga registrar porenquanto igual ao mestre Kira.

Eu não acho justo, a pessoa que foi contratada para ser funcionaria, com o passar do tempo achar que é mais dona do negocio do que o proprio dono que planejou e agiu, se endividou, foi contra a esposa e outras coisas.


Acompanho este forum durante um bom tempo e vejo aqui muitas pessoas que doam seu tempo, sua generosidade.

Muitas delas estao desde o inicio do forum, mas nem por isso e em situaçao alguma nenhuma delas tiram o merito do mestre Hassim, idealizador e principal fundador do forum.Os meritos da iniciativa e inovacao sao todos dele.

E isso està muito claro aqui.Niguem é melhor que ninguem por que esta aqui a mais ou menos tempo, ou porque sabe mais que alguem.

E o profissionalismo?

Pelo que eu aprendi, està em voce olhar para dentro de voce, acreditar no seu trabalho e na sua competencia e continuar a executa-lo com o mesmo esmero de sempre, primeiramente pela qualidade que existe em voce, quer dizer, o meu trabalho nao sera prejudicado porque o patrao nao olha pra mim, nao me deu bom dia, tá com cara feia, infelizmente todos tem problemas atè o patrao.
Quando as coisas estiverem no seu lugar, aí sim é a hora de uma boa conversa como disse o amigo Fabiano.

Conseguiu aumento?Não.
Entao deixe claro que está procurando outro emprego e quando encontrar ira embora, afinal de contas nao existe nenhuma bola de ferro que prenda voce na empresa.

Conseguiu aumento?Sim.
Este aumento trara sim mudanças no curto prazo, principalmente no meu bolso.

LUIZ PIZZAIOLO

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 14 Dez 2011, 19:29

São duas facetas que merecem atenção, existem situações e situações.

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Qua 14 Dez 2011, 19:42

Amigo Luiz, confesso que terei de ler mais atentamente seu depoimento para entende-lo e compreender melhor a sua posição. O patrão a que vc se refere é seu tio, que até brigou com sua tia por conta de vender carro e se endividar para abrir e realizar seu sonho, é isso?
Parabéns a seu tio pela visão empreendedora que ele teve, independente de ter conseguido sucesso ou fadado o fracasso!
As vezes acreditamos tanto nas possibilidades e atribuições que nos são confiadas por nossos patrões ou chefes, que verdadeiramente acreditamos sermos tanto quanto os próprios donos ou nossos chefes. Faz parte do comportamento humano quando ele não sabe seu lugar no contexto dos acontecimentos. Temos de ter claramente a visão de que somos colaboradores ou que somos os patrões. Temos de saber qual é o nosso lugar. Mas não podemos ser submissos quando funcionários e nem ditadores quando patrões. Temos de saber receber ordens e dar ordens tb.
Nos dias de hoje, se especializar é a palavra de ordem! Mas por isso eu vou usar o meu conhecimento como arma contra quem está confiando em meu trabalho? Vou falar para ele: Se vc sabe, então assume aqui!
Tudo não passa de ledo engano e total falta não só de educação como de princípios. Até para pedir demissão temos de ser cortês!
Para mim, tudo é uma questão de cada um saber seu lugar e ter a educação de ser o que se é: Patrão ou empregado!
E lembrando sempre que o que é combinado não é caro!

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 14 Dez 2011, 20:05

Como fui empregado durante minha vida toda, tenho a seguinte opinião:

Sempre me achei indispensável, acho que isso faz parte do ser humano.
Nenhuma empresa que eu me desliguei fechou por conta de minha ausência, de uma forma ou de outra, sempre deram um jeito.

Em poucas ocasiões me dei bem, mas na maioria, me dei muito mal.

Hoje acredito que deveria abusar do dialogo naqueles tempos, quem sabe resultava algum beneficio para mim.

Mas sou uma besta, ignorante e orgulhoso, por isso o resultado.

Quando me tornei patrão mantive o combinado com os funcionários sempre, pois acredito que minha palavra vale mais que qualquer papel.

Hoje temos de buscar uma conciliação.

É difícil ver um patrão negar um aumento enquanto vemos que sua situação financeira melhora a cada dia.
Aconteceu muito comigo.
Mas tambem é difícil ver uma casa fechar suas portas por conta de um funcionário que se demite.

Esta é uma situação que deve ser analisada sem rancores, de forma honesta e com o coração aberto.

E que a justiça prevaleça, seja para que lado for.

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Mensagem por irai jesus de oliveira em Qui 15 Dez 2011, 12:25

Bom dia amigos!

Neste mesmo tópico o Doutrinador comentou sobre o MIMO,vamos a um absurdo deles que somos obrigados a fazer para agradar a clientes e donos de pizzarias.

Neste começo de semana fiz um deles uma pizza 3 terços,pizza com borda recheada com requeijão.1terço mussarela,1terço calabreza e o ourto chocolate valor desta pizza 18,00.você coloca está pizza no forno a lenha.na parte do chocolate a massa vai ao forno sem nenhum ingrediente,até conseguirmos assar a borda recheada que demora um pouco mais,derreter a mussarela como está a parte que vai o chocolate muita da vezes a massa está muito assada e outras chegam a queimar pega-se e corta para colocar o chocolate,a massa está tão torrada que quando chega na casa do cliente ela vai comer a sua pizza de chocolate de colher raspando o fundo da caixa,e ainda acusar o pizzaiolo de ter feito uma porcaria de pizza para ele este e um dos mimos.

Tem mais mimos todas as pizzas são produzidas com bordas recheadas,e o cliente ainda pode escolher a sua borda meio a meio exemplo meio requeijão e meio requeijão cheeder isto na mesma pizza.

E vamo que vamo como disse nosso amigo Gilberto,tem mais está semana ligou uma cliente e queria uma pizza meio com borda recheada e a outra metade sem borda que pena ela ficou querendo.

Está pizzaria será uma simples pizzaria com meia dúzia de mimados.

É vou ficar lá aguardando o final de ano chegar,pegar o dinheiro para comprar o franquinho da ceia de natal,em 2012 procurar condições melhores de trabalho e o caso aqui não é o sálario.



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Mensagem por Convidad em Qui 15 Dez 2011, 12:40

Irai,

As vezes somos obrigados a ter certos mimos para segurar sim o cliente e nessa hora o jogo de corpo tem que entrar em ação, já disse anteriormente se a pizza custa "X" e o cara quer isso mais aquilo, sem isso, metade disso sem aquilo e ai vai o preço será X + Y = Z pois demanda mão de obra e isso custa muito dinheiro.

Agora isso não pode ser motivo para troca de emprego, pois como um bom profissional que vc é tende a estar ciente dos imprevistos que nosso ramo se acostumou.




irai jesus de oliveira escreveu:

É vou ficar lá aguardando o final de ano chegar,pegar o dinheiro para comprar o franquinho da ceia de natal,em 2012 procurar condições melhores de trabalho e o caso aqui não é o sálario.



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Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 15 Dez 2011, 12:58

Existe uma coisa que se chama "capacidade produtiva".

SE a pizzaria conseguiu acostumar o cliente assim, o dono está ciente dos agravos, portanto, se houverem filas, o problema não é mais do pizzaiolo.

Quando o proprietário entende isso, ótimo.

Por outro lado, "SE" o mimo é cobrado á parte, cabe ao proprietário resolver se precisa ou não de mais um funcionário pra fazer as fila andar.

Desde que o proprietário não cobre uma agilidade acima da possibilidade, e se a pizzaria se posicionou desta maneira, nada contra.

Este tipo de problema acontece em diversos outros segmentos que não o de alimentação.

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 15 Dez 2011, 13:00

Voltando a falar sobre algo que me lembrei:

O Maestro Mauro jonas é um profissional que pratica a Boutique de Pizzas, ele atende ao cliente em todos os seus pedidos, mas já afirmou aqui que cobra por isso.

Se bem me lembro haviam pizzas que ele cobrava até R$ 65,00.

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Mensagem por Convidad em Qui 15 Dez 2011, 16:49

Os clientes sempre querem mimos, porém tem o possível e o impossível, e isso tem que ser colocado.

Tem que fazer o cliente entender o que é possível e o que não é.

Existe o problema inverso, sempre que for possível, temos que atender o cliente, muitas vezes o cliente pede algo e o funcionário se nega a atender por dar um pouco mais de trabalho, quando me deparo com essa situação, eu mesmo atendo o cliente, muitas vezes para mostrar ao fucionário que não devemos ter preguiça. Podem acreditar, dói muito mais neles do que chamar sua atenção.

Um exemplo que aconteceu semanas atrás.
O cliente pediu 4 marmitex, porém ele queria tudo separada, arroz, feijão, e 4 tipos de pratos do cardápio do dia, cada uma em uma embalagem, a funcionária já ia dizendo que não era possível, na hora já intervi, e pedi para deixasse atender o cliente, fiz como ele havia pedido e cobrei R$0,50 a mais por embalagem utilizada, vendi mais um refrigerante, no final deu mais de R$40,00 não me recordo do valor, porém o cara continuo vindo todos os dias, até terminar a reforma de sua casa. Esse único cliente consumiu mais de R$ 500,00 nesse período, e continua vindo, não com tanta frequência, mais pelo menos uma vez por semana, acho que no dia que tem diarista fazendo faxina em sua casa.


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Mensagem por GILBERTO COSTA em Qui 15 Dez 2011, 20:15

Se eu pudesse mimava o cliente toda hora! Se eu pudesse teria a disposição do meu cliente salão refrigerado com Tv de tela grande com DVD e Game. Se eu pudesse teria uma área para que o cliente montasse sua própria pizza e pagasse pelo peso dela antes de ir ao forno. Se eu pudesse eu faria tanta coisa! Dentro da minha minúscula estrutura eu já faço isso com meus amigos e familiares atendendo todas as vontades deles, dentro de critérios razoáveis, sem impossíveis e misturas ruins de ingredientes.
Se eu pudesse... Temos de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para agradar e nos diferenciar dos demais. Senão seremos apenas mais uma pizzaria.
Um abração!

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por MAURO LUCENA em Qui 15 Dez 2011, 22:10

irai jesus de oliveira escreveu:Bom dia amigos!

E vamo que vamo como disse nosso amigo Gilberto,tem mais está semana ligou uma cliente e queria uma pizza meio com borda recheada e a outra metade sem borda que pena ela ficou querendo.

Está pizzaria será uma simples pizzaria com meia dúzia de mimados.

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Amigo Irai, gostaria de te fazer a seguinte pergunta:
O atual proprietario da pizzaria onde você trabalha sabe destas condições de que você só ficara até o final doa ano?

Gostaria de mencionar este final da frase do nosso amigo Irai.
Enquanto tive minha pizzaria por 10 anos sempre presei o bem estar do cara que me ajudava a pagar as contas e salarios da equipe, portanto quando dava eu o atendia com estas quebras de protocolo.Logico que sendo em dias de semana que geralmente são mais tranquilos, ja nos dias de pico eu explicava que devido a grande quantidade de pedidos não daria para fazer pois travaria o processo de cocção, mais explicava com carinho e não com desdem.

Com relação a segunda frase comentarei após a resposta do Irai.

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 16 Dez 2011, 08:08

Estamos falando de coisas diferentes.

Existem patrões e patrões.

Se a pizzaria quer mimar o cliente, o problema é do patrão.
Se ele não atrasa o pagamento, se os mimos que ele oferece aos clientes não atrapalham a produção, ou se atrapalha, ele não coloca a culpa no pizzaiolo e na equipe, se isso foi combinado antes da contratação, não vejo problemas.

O patrão sabe onde o calo aperta e o negocio "lhe pertence".
Ele é senhor absoluto dentro de seu estabelecimento e não cabe ao funcionário mudar isso.
Quando a casa não anda bem, é somente sobre ele que cairá a responsabilidade.

Infelizmente eu sei que nenhum emprego é de acordo conosco.
Nunca encontrei um ambiente que fosse perfeito sob a "minha ótica".

Por outro lado, sobre vestir a camisa da empresa, é um caso á parte.
Se existe uma grande procura de profissionais, se o salário se equipara entre a maioria das pizzarias, cabe ao empresário criar diferenciais.

Quando um funcionário troca de emprego por uma diferença irrisória, não creio que ele o tenha trocado apenas por este motivo.
Se o empresário acreditar que foi somente este o motivo, está perdendo uma grande chance de aprender.
Cabe ao empresário saber identificar o "outro" motivo e soluciona-lo.

Todos temos visões diferentes.
O que parece ser bom para o empresário, pode não ser para o empregado.

A solução é sempre manter um dialogo aberto patrão x empregado e aprender a ouvir.

Aposto meus dois braços que 90% dos empresários não saberá fazer isso.

Infelizmente é muito difícil ouvir as coisas. Eu mesmo tenho esta dificuldade, mas procuro melhorar a cada dia.
Infelizmente sou humano.

Ainda por outro lado, chega um ponto em nossa vida que "nenhum" emprego será aceitável.

Eu passo por isso.

Hoje se me fosse oferecido o cargo de diretor geral da Coca-cola no mundo, eu iria trabalhar pensando em guardar dinheiro pra poder abrir meu negocio próprio.

Quando chegamos neste ponto, está na hora da virada.
Está na hora de metermos a cara no mundo empresarial e tentarmos moldar o "nosso" ambiente perfeito.

Neste ponto de nossa vida já não nos adianta encontrar o ambiente perfeito pronto, temos de faze-lo.

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Mensagem por Luiz Junior em Sex 16 Dez 2011, 11:52

doutrinador escreveu:Quando um funcionário troca de emprego por uma diferença irrisória, não creio que ele o tenha trocado apenas por este motivo.
Se o empresário acreditar que foi somente este o motivo, está perdendo uma grande chance de aprender.
Cabe ao empresário saber identificar o "outro" motivo e soluciona-lo

Concordo.

doutrinador escreveu:A solução é sempre manter um dialogo aberto patrão x empregado e aprender a ouvir.Aposto meus dois braços que 90% dos empresários não saberá fazer isso

Aqui eu já discordo.

Embora eu seja empregado, amigo doutrinador, te digo com todo carinho e respeito, que trata-se de uma afirmação perigosa, vindo de uma pessoa formadora de opinião neste forum de discussao e que todos nós admiramos muito.O fórum de pizzas como um todo, tem uma audiencia absurda e às vezes inimaginável.Muito do que é escrito aqui vira para empregados e patroes o manual do diadia.

Sempre fui funcionario tambèm, mas conhecemos muitas, mas muitas empresas de sucesso, inclusive pizzarias.Seria o mesmo que desqualificar 90% dos empresarios que contribuem diariamente aqui no forum.

Pode ser que não seja o seu caso, mas foi o meu, até o em que dia aprendi a tomar cuidado, que temos a tendência humana e natural de enxergarmos os outros conforme somos.

Interessante:

“Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e, aproximando-se de um velho perguntou-lhe:
-Que tipo de pessoa vive nesse lugar?
-O ancião por sua vez, responde com outra pergunta:Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem?
-Responde o jovem:Oh, um grupo de egoístas e malvados - replicou o rapaz - Estou satisfeito de ter saído de lá.
A isso o velho replicou:
-A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e, vendo o ancião, também perguntou-lhe:
-Que tipo de pessoa vive neste lugar?
-O ancião por sua vez, responde com outra pergunta:Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem?
-O rapaz respondeu:Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter que deixá-las.
-O mesmo encontrará por aqui - respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
-Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?”

Desculpa pelo desabafo.
LUIZ PIZZAIOLO

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 16 Dez 2011, 12:24

Luiz, você afirma que o patrão em geral é aberto a ouvir criticas?

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Mensagem por Luiz Junior em Sab 17 Dez 2011, 13:16

doutrinador escreveu:Luiz, você afirma que o patrão em geral é aberto a ouvir criticas?

Abaxa a faca homi.rs

Bobagem querer insistir neste assunto.Voce é maior que isso.

E outra, o que eu afirmo com toda a certeza, é de que os frequentadores deste espaço, seja patrao ou empregado, já sao por si sò diferenciados, pois estão aqui em busca de informações, ideias e/ou novas formulas para melhorar a cada dia como empresa, profissional e pessoa.

E tem mais, partindo desta afirmaçao, e se depender destes mesmos empresarios(entendo que estejam dentro dos 10%) que frequentam o forum, eu tenho a certeza de que voce já perdeu os dois braços (irá ficar um final de semana em cada pizzaria)rs.

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Mensagem por HASSIN em Sab 17 Dez 2011, 13:20

Amigos, estou mudando o nome do assunto deste tópico para:

Pizzaiollo x pizzaria uma dupla de ganhadores!

Nao pode haver guerras em um ambiente que jurou entregar a qualidade, o melhor sabor, o melhor atendimento aos seus clientes!

Se trabalhamos com amor e por amor, pizzaiollos e donos de pizzarias devem estar unidos para os objetivos propostos e prontos para vencerem.

Um depende do outro, e ambos devem crescer com equilíbrio e proporcionalmente.

Os defeitos da nossa fragilidade humana devem ser observados diariamente e em seguida trocá-los pelas nossas virtudes e nao repetir os erros cometidos.

Neste mundo de oportunidades ilusórias, nada do que temos ou conquistamos nos dará a glória do reconhecimento pessoal ou material se nao entendermos que apenas o bem e o amor nos acompanha em nossa trajetória imortal; tudo o mais, ficará aqui, apodrecendo em mãos alheias ou daqueles que ficarem, sem recordação alguma dos nossos esforços, da nossa luta, das nossas batalhas infrutíferas.

Mas se existe um mundo depois desse que vivemos, é para lá que chegaremos com a cabeça erguida munidos de nossas riquezas espirituais, porque elas estarão na alma e no coração, e ninguém, nem mesmo Deus poderá tirá-las de nós, pois a Sua Lei é única e nem Ele próprio poderá revogá-la.

Atentem para isso meus irmaos: sejam bons, sejam éticos, trabalhem servindo com amor, pois o que o espirito nos promete é muito, muito maior e eterno do que aquilo que os homens nos prometem.

Termino com a seguinte oração:

Se para alcançar o sucesso, estar em uma situaçao vantajosa e abastada eu precise passar por cima das pessoas, ludibriar, enganar, guerrear, e até matar, então, prefiro viver como um simples pião, que nada tem para os olhos dos homens, mas possui muito aos olhos de Deus.
Com honestidade podemos ir muito longe, pois o progresso é inerente ao ser humano! Todos temos o direito de crescer e multiplicar, porém, sem prejudicar os nossos semelhantes.

Um grande abraço a todos vocês!
Paz profunda!!

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Convidad em Sab 17 Dez 2011, 15:24

Sábias palavras Mestre....

Enquanto muitos veem somente o problema, alguns veem única e exatamente a solução.

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por irai jesus de oliveira em Dom 18 Dez 2011, 01:23

Amigos bom dia.

como eu gostaria de ver donos de pizzarias, alegres felizes com suas pizzarias escrevendo neste nosso espaço estou com meu pizzaiolo a vários anos trabalhamos em equipe somos uma familia ele confia em mim e eu nele,trabalhamos para atender bem nossos clientes e temos uma convivencia tranquila ele alem de meu colaborador é meu amigo amigo.

acredito que isto é possivel quando ambas as partes terem responsabilidades e saberem um ouvir o outro e buscar soluções,para nunca prejudicar o processo de fazer arte(pizzas).

muitos acham eu pago um bom salário e o sálario equilibra o andamento,temos que ver a satisfação pessoal de cada ambiente de trabalho,pergunte a seu colaborador se ele está contente.

não adianta tampar o sol com uma peneira,a valorização não é na minha visão salarial e sim pessoal.



abraços.

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Mensagem por MAURO LUCENA em Dom 18 Dez 2011, 16:21

É meu amigo Irai estas palavras se fossem facil de serem vividas seria uma maravilha, desde que o mundo entrou nessa de SALARIO acabou este sentimentalismo o ser humano segue uma escalada sem ver o fim dos degraus, quanto mais ele ganha mais ele quer ganhar mais isto em ambas as partes.

Eu pensava como você e tentava tratar um pizzaiolo que tive como você mencionou depois de 6 anos o sentimentalismo e o amor dele de repente se acabou quando ele achou que era hora de se tornar dono da minha Pizzaria, todos sabiam deste desejo dele contra mim só eu que não queria enchergar porque ele me abraçava me beijava no rosto e falava pra mim que eu era o irmão que ele sempre sonhou em ter.
Portanto Irai, sem chance essa de querer ser igual ao leão e o leão querer ser igual a preza, os dois morrerão sempre havera uma cadeia alimentar na vida onde o Leão não é mal a o matar um bichinho peludinho bonitinho para manter a sua propria sobrevivência (Você entende o que eu quero dizer não é?).

Não estou aqui dizendo que o Pizzaiolo tenha que ser apenas um robozinho, ele tambem tem seus direitos de exigência porem com a seguinte hierarquia afinal alguem é dono de algo.
Louvo o Pizzaiolo que sonha em se tornar patrão e o consegue e pode ter certeza de que a postura dele tambem mudara a de pizzaiolo para patrão, ai começa os conflitos dele com aqueles que pensavam como ele em alguns pontos.
Comecemos com as outras responsabilidades que o pizzaiolo não se preocupava como agua, luz , IPTU, aluguel forncedor, seu sustento as vezes em alguns casos até menos do que um pizzaiolo em determinado mês, e quem é dono de estabelecimentos sabe do que estou falando, ai meu camarada todo o amor neste caso relação funcionario empregado se vai.
Estou falando de coleguismo, no caso de respeito é uma outra situação.

É claro que toda transparência possivel de ambas as partes é louvavel seja ela mais dura ou mais branda porem isso traz equilibrio, se você não concorda com algo dialogue exija e na impossibilidade de atender as suas exigências se de o direito de dizer que não da.
Pode ter certeza que isto tambem se dara por conta de quem o contrata, não atendeu a espectativa ,....proximo....

Um comercio pode quebrar e deixar uma duzia de pessoas na mão por causa de uma só pessoa, portanto um proprietario de estabelecimento pensa por todos e as vezes o pizzaiolo pensa em si, não que isto seja errado mais apartir deste ponto você percebe as responsabilidades a onde estão.

Bem sabemos que para uma pizzaria Funcionar redondinha tem que se ter harmônia entre todas as pessoas envolvidas no bom funcionamento do estabelecimento, não só o pizzaiolo mais o forneiro a atendente o pessoal da cozinha, pessoal da limpeza, moto boy enfim como um corpo que tem que estar em harmonia para sua boa saúde.

Mais sempre haverá a nescessidade de um lider e as pessoas tem que entender e reconhecer esta figura no grupo.

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Mensagem por ricardo correa em Dom 18 Dez 2011, 18:31

Assio em baixo o que disse Mauro

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Dom 18 Dez 2011, 18:58

Esse tópico tem assunto mesmo, não acham?
Bem, pra mim de todo esse tópico eu tirei muitas conclusões positivas e algumas negativas:
Positivas - O diálogo sempre!
Negativas - Não compreender o que é ser funcionário e não compreender as responsabilidades de ser patrão.
Se formos ficar conjecturando sobre todos os aspectos de ser patrão ou de saber ser funcionário, ficaremos aqui a vida toda e não chegaremos a um lugar seguro se não nos portarmos como patrões e como funcionários.
Ficamos chateados e resmungões quando trabalhamos em um feriado ou em um domingo, mas muitos patrões o fazem tb, seja porque gostam de trabalhar ou porque não conseguem se ver dentro da própria família.
Meu pai trabalhava tanto, que quando era um feriado ele ia pra frente da loja e ficava sentado no banco da praça e conversando fiado e bebendo cerveja com os amigos. A família era segundo plano.
A verdade é que patrão fez por onde e funcionários todos os patrões precisam, mas veja bem, não necessitam! Funcionários bons tem aos montes, portanto não somos insubstituíveis!
Me dou por satisfeito!

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Dom 18 Dez 2011, 18:58


Por favor, essa é minha opinião pessoal! Quem não concordar e puder nos ajudar a chegar a uma resposta que agrade a todos ficaremos muito agradecidos!
Obrigado!

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Mensagem por Convidad em Dom 18 Dez 2011, 19:44

Desculpem,

Mais acreditar em valorização pessoal em demerito ao financeiro é UTOPIA!!!

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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 19 Dez 2011, 07:46

Sem facas Luiz, sem problemas, passemos á foices, hehehe.

Mas é por aí meu amigo, como empregado as atitudes de que não me envergonham são:
Eu já deixei patrão na mão sim.
Já fiz apenas o que me era de competência.
Já vi a coisa pronta pra explodir e não avisei ninguem.
Já tive idéias que guardei pra mim mesmo.

Como Chefe em metalúrgicas:

Perdi tempo pra entender quem era o funcionário.
Sempre fui muito criterioso em separar quem presta de quem não presta.
Cobrei da empresa muitas melhorias aos empregados.

Por aí podemos ter uma ideia de que nunca parei no mesmo emprego, não é?
Por isso abri a minha empresa (na área de prestação de serviços).

Certa vez pedi aumento ao meu gerente, meu salário era R$ 800,00 e eu estava á 10 meses na empresa.
Ele me prometeu que assim que pudesse conseguiria, porque contava comigo pra levantar a empresa.
Eu era chefe de manutenção, projetista mecânico e elétrico, desenvolvedor de novos produtos e ainda colocava a mão na massa, andava sujo o tempo inteiro.
Eu necessitava urgentemente de um carro ou moto, porque eu chegava ao serviço ás 6 da manhã e saia ás 22 ou mais.
Eu era o unico habilitado a fazer manutenção de alta tensão e por isso acumulava mais este cargo.

Quando completei 2 anos de casa entrou um rapaz pra trabalhar na linha de produção. Eu estava nesta época com R$ 960,00.
Este rapaz se formou em química trés meses depois e passou a ganhar R$ 1.800,00 como chefe de um setor pequeno.

Avisei a gerencia que ia sair da empresa em 30 dias, me perguntaram o motivo, mas não disse nada.
Neste momento me ofereceram um aumento, mas não adiantava mais, nenhum dinheiro compensa a insatisfação.

Saí da empresa e passei fome literalmente, minha dieta consistia em batatas e cenouras, o que dava pra comprar de saco.
Certa vez consegui comprar salsichas e a fraqueza e tremedeira era tanta que eu não conseguia colocar a salsicha dentro do pão, porque eu derrubava. Esta salsicha foi cozida com uns galhos que eu fiz uma fogueira no quintal, porque não tinha gás.

Cheguei a pesar 48 Kg nesta época, e como estávamos no auge da AIDS, minha família estava preparando o velório.

Quatro meses depois consegui emprego em uma empresa e trabalhei como eletricista durante um ano na Argentina, Bolívia, Venezuela, México, EUA, Itália e Suíça.
Eu ia montar maquinas por lá.
Com este dinheiro abri a minha empresa e nunca mais passei necessidade.

A empresa onde eu trabalhava deve ter sofrido até encontrar um profissional á altura e que fosse bombril, mas até hoje está linda e faceira.

Este tipo de falta de critérios e ausência de diálogo aconteceram em TODAS as empresas onde trabalhei, quase nunca comigo, mas sempre vi este tipo de coisas acontecerem.

É inerente ao ser-humano errar, por isso não acredito quando alguem fala que tem uma empresa onde o funcionário é valorizado, se existe uma ciranda de funcionários é porque alguma coisa está errada.

Da mesma forma o ser-humano não gosta de ouvir criticas, e é neste momento que começam os problemas, sejam salariais e outros.

Funcionário quer dinheiro, mas quer participar e ganhar por produtividade.
Seria o inicio de alguma melhora em todas as classes se isso fosse praticado.

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Mensagem por Luis Oscar Quinteros em Seg 19 Dez 2011, 11:26

Este tópico estava precisando mais opiniões do ponto de vista dos funcionários.

Estou em todo de acordo com o Doutrinador.

Eu fui funcionario e patrão varias vezes, e me senti mais injustiçado pelos meus patrões mais do que dos meus empregados.

Estamos vivendo num sistema socioeconómico no que se valora muitíssimo mais o capital de que o trabalho... tudo bem, mas por qué tem tantos patrões que se surprendem ao ver que os seus funcionários também valoram o dinheiro?

È que devem existir dois escalas de valores, uma para patrões e outra para funcionários?

Tem outro tópico chamado "Quanto custa um funcionário"... issa é exatamente a mentalidade de muitos patrões: "meus funcionários estão me estão custando" mas esquecem que se tem funcionários é porque o trabalho deles é lucrativo para a pizzaria.

Tal vez estamos respondendo demais ás concepções da "alta economía", que considera que os salarios são "gastos" sem considerar os lucros obtidos pelas horas de trabalho compradas?

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Mensagem por irai jesus de oliveira em Seg 19 Dez 2011, 12:52

LUIS QUINTEROS.

Nós estamos precisando de mais opiniões de funcionários,muitos poderiam opinar mas não conseguem ter ascesso infelizmente,por outro lado a maioria de donos de pizzarias foram empregados no passado em pizzarias ou em outro setor.

Quando chega a ser patrão esquecem como pensavam quando era um simples colaborador,você observou muito bem vem custo nunca os lucros obtido com seus funcionários querem sempre mais e mais.

Sempre ouvimos o movimento está fraco a impressão que fica que a culpa e sempre do pizzaiolo,quando melhora o movimento as virtudes é do proprietário.

O movimento cai um pouco lá vai ele desesperado percorrer por outras pizzarias para saber como está o movimento eu fico é dando risadas.

Em São Paulo e assim quando uma vende bem todas estão vendendo atigindo os limites de cada casa,quando o movimento cai e igual a para todos.

abraços.

IRAÍ

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Seg 19 Dez 2011, 12:57

Como eu disse acima é uma ciranda de opiniões! Seja de patrões ou de funcionários, mas se tivesse mais de funcionários realmente Luiz, seria ótimo para chegarmos a um diferencial dessas colocações.
Eu me considero um faz tudo e nem por isso tive valorização em nenhuma empresa que trabalhei. Eu poderia estar em uma ilha de gelo no Ártico que se precisasse de alguma coisa e não tivesse eu conseguiria improvisar rápido para resolver o problema, mas de nada adiantava. O que ouví mais de uma vez e não quis ouvir mais era de que eu não fiz mais do que a minha obrigação de resolver o problema quando diante dele. Eu segurei sozinho todo o departamento de WebDesign da empresa em momentos difíceis. Quando menos eu esperava, foi contratado um funcionário formado em Desenho Industrial para me ensinar o que eu já sabia a anos.
O salário era 5 vezes maior que o meu e eu já havia pedido um acerto em meu salário o que eu só ouvia promessas.
Por isso que eu gosto do jeito do americano: É nômade em se tratando de trabalho, pois ele vai onde está a oportunidade enquanto nós brasileiros nos acomodamos demais em nossa cidade natal;
Eles se valorizam em termos profissionais e salariais quando dizem: Se vc sabe fazer porque me contratou?
É uma discussão sem fim esse tópico! Vamos encontrar pessoas solícitas tanto sendo patrão como sendo funcionário, mas tb encontramos os contrários a tudo isso.
Bom dia a todos!

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Seg 19 Dez 2011, 13:27

Olhem o que colocou em um outro tópico um membro recém chegado:

Há alguns anos atras (quase 4 anos completados) resolvi investir meu dinheiro no ramo de pizzaria, e me joguei de corpo e alma, sem saber nada, absolutamente nada, só sabia comer pizza, pois sempre fui louco por pizza, então resolvi arriscar nessa aventura. Como informei, não sabia receita, quantidades, nada, e fui contratar pessoas que soubessem sobre o assunto para me orientar e dar inicio ao meu sonho. Quando comecei com meu primeiro pizzaiolo, cometi o erro de não experimentar a sua receita, e só fui conhecer no dia da inauguração. A massa era dura e seca. No dia seguinte contratei outra pessoa, e esse foi la ensinar como fazer uma massa macia e saborosa, sempre fui orientado a trabalhar com massas pre-assadas, devido a minha intenção de venda (vender em muita quantidade). Dessa vez a massa ficou muito boa, mas esse pizzaiolo tinha problemas com bebida, o que me atrapalhou muito e me deixou na mão várias vezes. Como sou uma pessoa curiosa, sempre estava presente na hora para aprender a fazer tudo, inclusive a receita da massa, em menos de 1 ano ja haviam passado uns 4 ou 5 pizzaiolos por lá, e devido a problemas com fucionarios, tive que colocar a mão na massa...literalmente e fazer eu mesmo as massas.

O tópico em questão é esse:
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Vcs percebem os problemas que um PATRÃO tem de passar para obter um profissional? Será que só a valorização financeira resolveria o problema de alcoolismo de um funcionário?
Temos muito que conversar ainda!

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Mensagem por jeduardog em Seg 19 Dez 2011, 13:32

principal reclamação de pizzaiolos muito trabalho e pouco $$$, verdade pura tem pizzaria com 1 pizzaiolo que quer vender 70, 80 pizzas nos dias de maior movimento o ser humano nao da conta, o trabalho e extenuante no dia a dia ai as vezes o cara ate mesmo ganhando bem manda tudo pro espaço, valorizar e tbm dar condição de trabalho, bons equipamentos, e quantidade de funcionários compatível com o numero de vendas da pizzaria, sou dono e pizzaiolo da minha pizzaria nenhuma das duas partes e fácil garanto.

abraco

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Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 14:14

é verdade, grande coisa, minha PIZZAIOLA faz 70 PIZZA sozinha e nao reclama. um pizzaiolo pra 70 pizzas, mas so pra abir 70 disco, so pra fornear 70 disco e nao pra fazer tudo sozinho...kkkk

dai os proximos 6 dias fracos fica fumando no fundo da pizzaria ou vendo novela pois o movimento so vem neste dia?????? e quer ganhar igual a um engenheiro, mas claro, sem estudar pra isso né? (salario inicial de engenheiro 3 mil reais) com especialização heinnnn

Certa vez contratei um tal pizzaiolo com 9 anos de carteira em uma pizzaria famosa daqui. Ficou 3 dias, por que? Só sabia abrir massa. É, ...abria massa por 9 anos...kkkk

Eu pago o que posso pagar e ainda, o custo de um funcionario , mostreio pra saberem o que realmente custa no bolso mesmo. A escola dos filhos custam também e nem por isso vc nao calcula pra saber né LUIZ....e não se valoriza e isso ou aquilo.

Luiz, pague 2 mil pra eles e feche em 3 meses...dai vc procura emprego e vera nao dava mesmo. é só matemática mesmo, nada pessoal...

VAMOS POR UM TETO NESTE SALARIO DE ABRIDORES DE MASSSA que mais tempor ai:

1.000 só. (masseiro, forneiro, montador)
CURSO TECNICO 1200 A 1500 com o diploma na mão
se tiver 3º gastronomia 1500
com especialização 2000.
CHEF DE COZINHA COMPLETO ACIMA DE 3 MIL.

VIU é só estudar....eu fiz isso. Sempre fui empregado antes de ser empresario e nunca pedir esmola, sempre fui valorizado por sempre merecer isso. Venci por méritos próprios....quem não tem competencia pra isso, peça pra sair e procure outro emprego....ok? é até um favor...

RECLAMAR DO CARRO DO PATRÃO? DO SALÃO DA MULHEER....MEU DEUS, QUE ISSO....

O que mais,....a sim da muito trabalho..kkkk

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Mensagem por Luiz Junior em Seg 19 Dez 2011, 14:36


Amigo Doutrinador, aqui só tem o rolo de massas amigo.rs

“Se formos ficar conjecturando sobre todos os aspectos de ser patrão ou de saber ser funcionário, ficaremos aqui a vida toda e não chegaremos a um lugar seguro se não nos portarmos como patrões e como funcionários.”

Estou com o amigo Gilberto.Sao mundos distintos.As oticas sao muito diferentes.Enquanto o pizzaiolo/funcionario tem como preocupação natural de enchergar a si proprio, o outro tem a empresa toda para se preocupar.Pizzaiolo(s), motoqueiros, auxiliares, atendentes, garçons, manutenção do predio, compras, concorrencia, burocracias municipais, os refis da vida, vazamento do telhado, validade dos extintores, fuligem do forno, o preço do tomate, os barulhos das motos que encomodam os vizinhos, descarga que quebra, suprir as faltas dos funcionarios dos que avisam e dos que não avisam, dissidios da classe, infindáveis brigas com os proprietarios dos imoveis para renovar os contratos de locação de forma justa para ambos, enfim, isso é uma pequena fraçao das preocupações, que se cada patrao for enumerar as dificuldades para manter sua empresa de pé, seriam infindáveis e acabaria com a memoria dos forumeiros toda.

A maioria das respostas dos patroes que postaram aqui, podemos perceber, que foram respostas abrangentes, isto é, uma resposta que poderia ser dada à qualquer funcionario; a mesma preocupação é com todos, sem discriminar um ou outro.

Sem o cuidado devido, esta discussão, alem de se tornar às vezes, quase que uma rinha, os patroes principalmente, acabam sem perceber,e evidenciando fraquezas da nossa atividade, que a qualquer momento podem se voltar contra nòs mesmos, podendo prejudicar a empresa, ou seja patrao e empregados.Gerando portanto mais um problema entre tantos.

Por isso o cuidado nas postagens, o pizzaiolo de hoje poderá ser o empresario de amanhã e depois irá enchergar as muitas situações que o diaadia exige.

Iremos para psicologia, filosofia, patriarcas da Administração, pessoas que estudaram anos e anos a fio e não conseguiram resolver a rotatividade e a satisfação das pessoas em qualquer empresa.

Na pratica, a coisa é mais antiga do que andar pra frente, o patrão poe a placa de precisa-se, a pessoa liga, marca a entrevista, o patrão diz o que espera do funcionário, combina salario, dias de pagamento e outras coisas.O funcionário concorda com tudo.Com o passar do tempo que as coisas desandam.Por algumas razões, medo, vergonha, sei lá, o funcionário descontente nao procura o patrão para dialogar.Ele comenta com o faxineiro, o cobrador do ônibus, com a esposa, mas o patrão mesmo é o último a saber.

Grandes empresas, com 13,14 salario, ticket alimentação, ticket refeição, convenio medico, fazem pesquisa de clima, um questionario com dezenas de questoes justamente perguntando se os funcionarios estão felizes e se enxergam-se na empresa daqui a cinco, a maioria das respostas é não.

Será que realmente o funcionario quer participar nos ganhos de produção?Numa empresa pequena, você encorpora o valor da produção em salario, enquanto a pessoa esta ganhando bem, ta tudo uma maravilha, aparece até um monte de carnês, agora quando o movimento cai e voce diminui o salario, o bicho pega.Insatisfação de tudo quanto é jeito.Alem da pessoa ir na justiça e ganhar o ganho de produção como direito adquirido.



Calma Jeziel.rs

Sugestao de topico:

“FuncionariosxPizzaria-Uma equipe de sucesso”

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Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 14:50

TO TRANQUILO, .....KKKK

SÓ NAO QUERO VER A LINGUIÇA COMENDO O CACHORRO....

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUE QUER....


KKKKKKKK

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Mensagem por GILBERTO COSTA em Seg 19 Dez 2011, 14:59

Ainda a pouco no Jornal Hoje da rede Globo falou justamente desse aspecto de patrão x funcionários, salários, remuneração justa, cursos, promoções e etc.
Se o funcionário não produz o que se espera dele é substituído;
se o funcionário não procura ajudar com ideias para melhorar o desempenho de sua função ou de seus colegas, ele não está correspondendo;
se ele pede aumento salarial o que ele faz de diferente para merecer;
se o funcionário sabe da existência de uma vaga na empresa que não está sendo explorada e ele vê uma possibilidade de promoção, o que ele faz que pode merecer ocupar aquele espaço?
Estudar e se especializar é uma obrigação de quem quer mostrar o diferencial em uma empresa, mas isso tem um custo. Será que o funcionário pode bancar isso? Eu não podia.
Fatores devem ser analisados sempre.
E vamo que vamo!

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 19 Dez 2011, 15:14

Só vejo a seguinte cena na minha frente:

Um monte de tópico com donos de pizzaria procurando pizzaiolos, ou mesmo reclamando deles.

Se está bom para os dois lados perdemos a razão deste tópico...

Jesiel, concordo que a linguiça não deve comer o cachorro, mas o cachorro tem de parar de se lastimar o tempo inteiro que falta linguiça de qualidade.
Talvez o problema esteja no cachorro, não em todos, mas na maioria.

Volto a tocar no ponto:

Rotatividade é sinal de coisa errada.

Pode nem estar acontecendo em todos os estabelecimentos, mas está acontecendo em grande escala.
Para aqueles que não passam por isso como o seu caso, parabéns, porque acredito que sua visão e trato com os funcionários está de acordo com o que eles esperam, mas existem outros que precisam enxergar o problema.

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Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 15:30

Claro , está em todos os segmentos do mercado....amigo Doutrina.

Um amigo meu é protético, tinha 12 funcionarios do ramo tecnicos em prótese, hj so tem 2, por que? se ele dava tudo , certo?

Outro, tem fabrica de moveis, e não consegue contratar mais funcionários? e precisaria dobrar o parque fabril para atender a demanda que vai pra china, literalmente, pois lá ainda há a escravidão....o que barateia o custo.....uma vergonha claro...

Outro no ramo de restaurante self service, a mulher dele e a filha estão na cozinha por não ter mais funcionarios....pra aumentar a demanda....e por que isso? por ter mutas vagas no mercado a escolha do condidato, só isso. E isso é bom!!!!

E a isso se deve o aumento salarial que, reverte em consumo pra nos mesmos, prefiro pagar mais e faturar mais, mas, quem vai fazer o serviço se não se acha a tão cobiçada mão de obra......?

Por isso digo que isso é um GARGALO que vai demorar a passar, ainda mais com a COPA DO MUNDO CHEGANDO.

Crescimento sem mão de obra gera retração no consumo e recessão financeira, pois as empresas nao investem mais do que podem produzir. Então defendo que o cachorro não reclama de rotatividade a toa. Reclama da incerteza que se gerou com isso ....

Claro, falo de empresas e profissionais sérios e honestos, o resto que se virem né...se não param nem em empregos comuns, quanto mais nos que exigem qualidade profissional.

Vc mesmo disse isso aqui. Sobraram o joio, mas como qualificar quem não quer ser qualificado? Importando mão de obra...é a bola da vez.......


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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 19 Dez 2011, 16:21

Jesiel, tem uma empresa aqui proxima de minha casa, chama-se Santher:

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Eu tive o prazer de trabalhar nesta empresa "por pouco tempo", uns 8 meses.
Mesmo eu sendo terceirizado, meu salario estava mais alto que em todas as empresas.
Já para seus funcionários, o salario era 3 vezes maior que o meu.

Eles oferecem plano de carreira, não cobram alimentação, que pra mim sempre foi de primeira qualidade e quantidade.
Possui ônibus para pegar funcionários, sem nenhum custo.
Plano de saúde de primeira linha sem desconto algum para o funcionário.

Bom, hoje a situação é de quem trabalha lá não sai de jeito algum e quem está fora tem o "sonho" de entrar.

O clima lá é de organização, abelhinhas, tudo é feito em conjunto com todos os setores, uma beleza de se ver.

Ultimamente as empresas ao redor dela, algumas com o mesmo tamanho vem reclamando da falta de mão de obra, mas veja, eles criaram dispositivos de produção que se revertem ao funcionário.

Amigos meus que recebiam R$ 2.400,00 (eletricistas e mecânicos) pediram a conta no "gato" pra entrar nela ganhando R$ 1.650,00 como ajudantes, pois sabemos que juntando todos os outros benefícios a quantia se torna bem maior, alem de a empresa dar oportunidade á novos valores.

Este é um exemplo de pensamento empresarial, onde eu vi que o funcionário dava a camisa pela firma.

O que já não é meu caso.

Cheguei no ponto onde o que é dos outros não me causa paixão, entende?
Prefiro carregar pedra pra mim mesmo que levar penas pra outrem.

Tive de me demitir, e ainda sou chamado de louco por muitos.

Fui um dos poucos que preferiu sair e abrir um negocio próprio, mas aprendi que dá pra fazer, existe uma forma de o funcionário te procurar, de poder escolher os melhores dentre todos.

Isso não se consegue da noite pro dia, mas no diálogo plantamos uma semente e unidos chegamos á um acordo.

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Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 16:54

BOA......mas custa cara pra pequena empresa.

Se eu estivesse em situação inversa, certamente exigiria o mesmo da empresa, claro. Só que fiz duas faculdades pra isso. imagine ter que lavar o chao de 2 faculdades pra ser promovido....

Graças a Deus hj o TECNÓLOGO é suficiente.

Beneficios.....é melhor que salários? Parece venda casada das empresas com as prestadoras de beneficios, nao acha?


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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 19 Dez 2011, 17:00

No caso em questão era, pois envolvia a troca de emprego de uma terceirizada com uma empresa de nome e ainda com possibilidades reais de promoções.
Na gata era só aquilo mesmo.
Pra quem pagava ônibus e etc, valia a pena.

Pra mim nada valia a pena, mas entendo o pensamento deles.

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Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 17:19

a sim, entendi

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default Re: Pizzaiollo x Pizzaria uma dupla de ganhadores!

Mensagem por Convidad em Seg 19 Dez 2011, 17:28

Continuo achando que estamos passando por um periódo de transição de comportamento no mercado. E ambas as partes, não conseguiu acimilar qual o melhor para si.

Cada ponto questionado realmente está ocorrendo, me empolguei no início do tópico por ver uma chance real de ouvir ambas as partes. Cheguei a conclusão que esse problema está longe de uma solução. Os principais pontos são;

rotativida- A rotativade se dá a grande demanda de mão-de-obra, hoje com o mercado em acensão, houve um aumento significativo na oferta de emprego, e diante da possibilidade de escolha, com uma certa segurança as pessoas tende a se arriscar mais, uma vez que se não se adptar poderá retornar a hora que quiser no mesmo segmento. Ao contrario do que foi dito acima, nem sempre a rotatividade está atrelada a deficiência no ambiente de trabalho ou baixo salário. Nosso segmento tem outro agravante que é o horário de trabalho, na maioria das vezes perco funionários por ter encontrado outro trabalho que possibilite descansar nos finais de semana, nos feriados, e também tem a possibilidade de se divertir com os amigos no periodo noturno. O vejo é que hoje só fica quem realmente gosta do setor, e aqueles que visam um dia realizar seus sonhos nessa área.

Capacitação- Existe realmente uma lacuna nesse tema, a falta de investimento das empresas talvez seja o maior agravante, porém tenho visto também empresas se esforçando para capacitar seu pessoal, sem obter sucesso, a alta rotatividade funciona como freio na liberação de recursos par esse fim, invertir no funionário, treina-lo para a concorrência tem sido uma constante, a falta de diretrizes faz com que o colaborador migre para concorrência por diferenças irrisórias de salário. Tembém deparamos com funiconários que não se compromentem com a empresa, além de da falta de humildade. Exemplificando, este mês, contratamos um pessoa para dar treinamento aos pizzayolos, quando comunicado que haveria um treinamento no setor, o pizzayolo de uma das casas, me surpriendeu com a seguinte resposta; Quem é esse cara tão bom assim, que tem que me ensinar a fazer pizza? Essa realmente não é a resposta que se espera ouvir, quando se investe R$5.000,00 num treinamento, entre deslocamento, estadia e insumos, para a capacipatação de individuo que nem sabemos se vai permanecer na casa. Resposta;



Você já ouviu falar de whap?

Não!

Você já ouviu falar em crostine?

Não!

Você já ouivu falar em tortano?

Não!

Você já ouviu falar em facaccia?

Não!

Você já ouviu falar em piadina, casatielo...,...,...?

Então, o mercado muda dia a dia. E cabe a nós se quisermos permanecer-mos vivos, passarmos por reciclagem e aprimoramento constantemente.

Remuneração- Hoje quem dita o preço, tanto do produto quanto o salário é o mercado, e não o empresário. Cabe aos empresários adaptar seus produtos e serviços de forma criativa tentando agregar o máximo de valor possível, para que possa cumprir com suas obrigações, remunerar de forma justa e por último, reaver o investimento e obter lucro. Essa talvez seja a tarefa mais ardua, quando nos deparamos com um enorme número de empresas ilegais, tanto em seus registros, ou em suas contratações, derrubando absurdamente o preço final do produto, leva a esta calamidade no setor.

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