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Bom negocio?
2 participantes
Página 1 de 1
Bom negocio?
Boa Noite a todos,
Estou iniciando meu relacionamento com o Forum depois de ler muito tudo o que escrevem e gostaria de uma ajuda de avaliação, mesmo que superficial.
Estou interessado em uma pizzaria delivery que por ironia fica no final da rua onde moro. Ela tem 18 anos de fundação e esta localizada dentro de um centrinho comercial com estacionameno facil e no meio de muitos predios e residencias de bom padrão.
Só ela fica aberta a noite no local, podendo em algum momento até virar um a-la-carte já que o lugar é bem agradavel e seria possivel distribuir algumas mesas no local (hoje já tem um certo movimento assim). O atual dono disse que esta com problemas de saude (e deve estar mesmo pois tenho acompanhado ele nesta ultima semana e ele esta bem indisposto, além de ter desencanado um pouco da pizzaria). Ele disse que faz entre 650 e 750 pizzas por mês, o que acredito pois acompanhei ele estes dias.
Acredito sinceramente que dá pra fazer bem mais, com dedicação e trabalho lógico.
Ele tem só um pizzaiolo na folha, tem um ajudante(forneiro) de fim de semana e dois motoboys além de uma assistente de fim de semana também, todos são pagos avulso, só o pizzaiolo que não.
Não tem dividas na pizzaria e esta vendendo ela por R$ 50 mil.
Tenho condições de pagar a vista, e até um capital de giro, porém não sei se ela vale isto.
Ela deixa de lucro liquido algo em torno de R$2 mil hoje, mal trabalhada. (não panfleta a 4 meses e só atende a região proxima, bem proxima). A pizza é muito boa pois sou cliente dele a anos.
O que acham?
É uma boa? eu particularmente acho que sim, até por ser a pizzaria mais antiga da região.
Agradeço e espero poder participar do forum mais ativamente.
Em tempo, gostaria de saber como consigo comprar o DVD.
Abraço
Ricardo
Estou iniciando meu relacionamento com o Forum depois de ler muito tudo o que escrevem e gostaria de uma ajuda de avaliação, mesmo que superficial.
Estou interessado em uma pizzaria delivery que por ironia fica no final da rua onde moro. Ela tem 18 anos de fundação e esta localizada dentro de um centrinho comercial com estacionameno facil e no meio de muitos predios e residencias de bom padrão.
Só ela fica aberta a noite no local, podendo em algum momento até virar um a-la-carte já que o lugar é bem agradavel e seria possivel distribuir algumas mesas no local (hoje já tem um certo movimento assim). O atual dono disse que esta com problemas de saude (e deve estar mesmo pois tenho acompanhado ele nesta ultima semana e ele esta bem indisposto, além de ter desencanado um pouco da pizzaria). Ele disse que faz entre 650 e 750 pizzas por mês, o que acredito pois acompanhei ele estes dias.
Acredito sinceramente que dá pra fazer bem mais, com dedicação e trabalho lógico.
Ele tem só um pizzaiolo na folha, tem um ajudante(forneiro) de fim de semana e dois motoboys além de uma assistente de fim de semana também, todos são pagos avulso, só o pizzaiolo que não.
Não tem dividas na pizzaria e esta vendendo ela por R$ 50 mil.
Tenho condições de pagar a vista, e até um capital de giro, porém não sei se ela vale isto.
Ela deixa de lucro liquido algo em torno de R$2 mil hoje, mal trabalhada. (não panfleta a 4 meses e só atende a região proxima, bem proxima). A pizza é muito boa pois sou cliente dele a anos.
O que acham?
É uma boa? eu particularmente acho que sim, até por ser a pizzaria mais antiga da região.
Agradeço e espero poder participar do forum mais ativamente.
Em tempo, gostaria de saber como consigo comprar o DVD.
Abraço
Ricardo
Ricardo Dias da Silva- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 54
Localização : Osasco
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2012
Emprego/lazer : aspirante a pizzaiolo/ leitura
Humor : nem sempre
País :
Re: Bom negocio?
Bom dia,
faltou uma informação muito importante, quais equipamentos possue a pizzaria.
na minha modestia ópinião, para uma delivery vendendo nesta quantidade ele esta pedindo muito, mas se vc acredita que tem potencial de crescimento de venda. ja melhora um pouco.
outro ponto a favor, ser perto de sua moradia.
penso, que vc pode tentar uma redução neste valor, pois aparentemente ela esta sendo valorizada pelo que ela pode oferecer e não pelo ue oferece.
em tempo, e uma opinião pessoal minha sem base concreta e sem experiencia pessoal no assunto.
Newton
faltou uma informação muito importante, quais equipamentos possue a pizzaria.
na minha modestia ópinião, para uma delivery vendendo nesta quantidade ele esta pedindo muito, mas se vc acredita que tem potencial de crescimento de venda. ja melhora um pouco.
outro ponto a favor, ser perto de sua moradia.
penso, que vc pode tentar uma redução neste valor, pois aparentemente ela esta sendo valorizada pelo que ela pode oferecer e não pelo ue oferece.
em tempo, e uma opinião pessoal minha sem base concreta e sem experiencia pessoal no assunto.
Newton
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Ricardo bom dia
Deve tomar algumas providencias ao meu ver.
Comprove o movimento de 700 pizzas
Faça uma pesquisa para saber porque vende tão pouco,apos tantos anos.
Veja se voce esta preparado para entrar em um ramo que acaba com seus finais de semana
Não se iluda que sem voce no local,será a mesma coisa,ok
Faça um estudo para ver se entra um almoço futuramente
Eu em seu lugar,tendo as respostas positivas,compraria.
Abraço
Deve tomar algumas providencias ao meu ver.
Comprove o movimento de 700 pizzas
Faça uma pesquisa para saber porque vende tão pouco,apos tantos anos.
Veja se voce esta preparado para entrar em um ramo que acaba com seus finais de semana
Não se iluda que sem voce no local,será a mesma coisa,ok
Faça um estudo para ver se entra um almoço futuramente
Eu em seu lugar,tendo as respostas positivas,compraria.
Abraço
Ricardo- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 47
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 610
Data de inscrição : 29/09/2011
Emprego/lazer : ECOFORNO,isso me da prazer!!!
Humor : Pai de duas meninas lindas,humor só pode ser otimo
País :
Re: Bom negocio?
Bom dia e obrigado pelas dicas,
Realmente me esqueci de algumas informações como os equipamentos que ela tem, mas já ajudaram bastante pois é a mesma percepção de que tenho do negocio. Estou em processo de analise dos documentos e estudando uma proposta, mas não do valor que ele pede pois também acho que esta supervalorizado.
Acho um bom negocio por estar estabelecida, proxima de minha residencia, toda documentada e com equipe formada, sei o quanto isto é complicado de conseguir no começo. Mesmo não faturando o que acho que deveria, acredito que com dedicação e algumas mudanças pontuais já terei resultados.
Achei uma boa oportunidade para quem quer começar no ramo, mas também estou estudando a possibilidade de um delivery de "marca" franquia de uma rede bem conhecida em São Paulo, mas acho caro e com menos garantias do que esta já montada.
O que acham?
Obrigado a todos
Ricardo
Realmente me esqueci de algumas informações como os equipamentos que ela tem, mas já ajudaram bastante pois é a mesma percepção de que tenho do negocio. Estou em processo de analise dos documentos e estudando uma proposta, mas não do valor que ele pede pois também acho que esta supervalorizado.
Acho um bom negocio por estar estabelecida, proxima de minha residencia, toda documentada e com equipe formada, sei o quanto isto é complicado de conseguir no começo. Mesmo não faturando o que acho que deveria, acredito que com dedicação e algumas mudanças pontuais já terei resultados.
Achei uma boa oportunidade para quem quer começar no ramo, mas também estou estudando a possibilidade de um delivery de "marca" franquia de uma rede bem conhecida em São Paulo, mas acho caro e com menos garantias do que esta já montada.
O que acham?
Obrigado a todos
Ricardo
Ricardo Dias da Silva- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 54
Localização : Osasco
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2012
Emprego/lazer : aspirante a pizzaiolo/ leitura
Humor : nem sempre
País :
Re: Bom negocio?
Outra opinião minha sobre franquia, existe muitas vantagens em franquia.
massss....
na verdade para mim franquia vc não e dono do negocio, vc passa a ser um socio gerente , que tem que seguir a linha do outro socio, sendo que ele sempre levara a fatia do lucro e se vc tiver prejuizo, o problema e seu.
depois se ja temos que correr atras para pagar o aluguel do local do estabelecimento teremos que corrar tambem atras do aluguel da marca.
me desculpe se estou errado, mas e como eu consigo enxergar a franquia.
Newton
massss....
na verdade para mim franquia vc não e dono do negocio, vc passa a ser um socio gerente , que tem que seguir a linha do outro socio, sendo que ele sempre levara a fatia do lucro e se vc tiver prejuizo, o problema e seu.
depois se ja temos que correr atras para pagar o aluguel do local do estabelecimento teremos que corrar tambem atras do aluguel da marca.
me desculpe se estou errado, mas e como eu consigo enxergar a franquia.
Newton
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Amigo Newton
Não deixa de estar correto,porem temos que analisar todos os pontos
Ai é um critério que cada investidpr vai usar
Eu particularmente,acho um bom negocio,para INVESTIDOR,ou seja alguem que não precise do dinheiro a curto prazo
Tem gente que confunde investimento com outra coisa,é preciso ter cuidado
Se o investidor,analisar a proposta da franquia e esta garantir minimamente o investimento,sou a favor,pois no nossa pais não se paga bem a quem investe no mercado bancario,portanto,é um modelo de investimento .
O nosso amigo Ricardo,deve analisar friamente,e de posse dos numeros,fazer a escolha.
Se ele ve potencial no negocio,deve investir nele,porem não pode pensar em retorno a curto prazo,o que vai ganhar em pizzaria a curto prazo é transpiração,e muita
Senhores,mãos a obra
Estarei por aqui se precisarem discutir mais o assunto e Newton,o que voce acha da minha opinião?
Abraço
Não deixa de estar correto,porem temos que analisar todos os pontos
Ai é um critério que cada investidpr vai usar
Eu particularmente,acho um bom negocio,para INVESTIDOR,ou seja alguem que não precise do dinheiro a curto prazo
Tem gente que confunde investimento com outra coisa,é preciso ter cuidado
Se o investidor,analisar a proposta da franquia e esta garantir minimamente o investimento,sou a favor,pois no nossa pais não se paga bem a quem investe no mercado bancario,portanto,é um modelo de investimento .
O nosso amigo Ricardo,deve analisar friamente,e de posse dos numeros,fazer a escolha.
Se ele ve potencial no negocio,deve investir nele,porem não pode pensar em retorno a curto prazo,o que vai ganhar em pizzaria a curto prazo é transpiração,e muita
Senhores,mãos a obra
Estarei por aqui se precisarem discutir mais o assunto e Newton,o que voce acha da minha opinião?
Abraço
Ricardo- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 47
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 610
Data de inscrição : 29/09/2011
Emprego/lazer : ECOFORNO,isso me da prazer!!!
Humor : Pai de duas meninas lindas,humor só pode ser otimo
País :
Re: Bom negocio?
Olha
Tenho uma visão mais focada na pizzaria que ele deseja comprar.
1º - Qual sua dúvida se ela vale 50 mil, como saber?
Na compra de um estabelecimento já em funcionamento, o que realmente interessa é o seu faturamento bruto, pois, equipamentos tem muitos pra vender por aí.
EX.: se você comprar 30 mil de equipamentos, e começar do zero, pense em quantos anos você levaria para recebê-los de volta e quando chegaria a ter lucro com eles? No mínimo 2 anos se você for um bom administrador, marketeiro, pizzaiolo, pau pra toda obra, ....fora todos os problemas que virão.
2º - Em qual investimento você teria o mesmo lucro se você investisse 50mil reais? (aprendi essa com o Beto Frotta do fórum esses dias)
Poupança? Tesouro? aluguel? imóveis? Nenhuma das alternativas, claro!
3º - Franquias são excelente no Brasil, mas a que preço?
Depende a marca, o produto, o ponto, etc... logística essa que fica por sua conta e risco? 100 mil? 500 mil? 1 milhão? 55 mil? Pra ser um GERENTÃO!!
4º - Se você tem essa oportunidade na porta de sua casa, sua duvida é qual?
Deveriam ser somente estas abaixo:
" Quem planeja abrir seu próprio negócio recebe, em algum momento, a oferta de comprar uma empresa já existente. Em geral, o dono alega que o ponto é excelente, que os lucros são bons e que ele só está abrindo mão do empreendimento porque quer investir em novos desafios ou até mesmo se aposentar. De fato, assumir um empreendimento já consolidado no mercado traz uma série de vantagens, como uma rede de fornecedores já definida e uma carteira de clientes conquistados.
Mas, comprar um negócio em andamento exige uma análise rigorosa e detalhada da estrutura da empresa, seja uma padaria, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. Consultores do segmento também lembram aos compradores que não se entusiasmem demais com as ofertas e percam o foco investigativo. “Um dos aspectos fundamentais é saber dos clientes o que não funcionava bem, já que não basta trocar a administração sem adaptar o negócio e fazer mudanças como reforma da fachada”, diz Reinaldo Messias, consultor do Sebrae – SP.
Para evitar cair em armadilhas é preciso estar preparado e enfrentar uma verdadeira jornada investigativa. Segundo Marcelo Salim, coordenador do centro de empreendedorismo do Ibmec, antes de fazer a compra o indicado é realizar uma auditoria fiscal na empresa e certificar-se de que não existem dívidas ou processos trabalhistas. “Analisar a veracidade das promessas feitas na hora da venda também faz muita diferença, pois alguns contratos podem expirar no curto prazo e, se o faturamento do negócio depender muito disso será um problema”, afirma Salim.
Conferir cada ponto do empreendimento foi a estratégia usada pelo empresário Cáizar Gebara. Atraído pela quantidade de clientes, por uma equipe completa e boa localização do estabelecimento, Gebara decidiu comprar, em 2007, o restaurante Terraço Caipira. Durante o processo de transição, acompanhou o antigo dono e foi apresentado a fornecedores e clientes. “Ver de perto o andamento do negócio é muito importante antes de fechar o contrato, pois evita possíveis enganos, e depois, para entender o funcionamento de cada etapa”, diz Messias.
Como o restaurante não havia dado retorno satisfatório ao proprietário anterior, Gebara foi buscar os motivos. Logo de início percebeu a falta de proximidade entre o prato principal – bacalhau – e o marketing do empreendimento. “Não havia correspondência direta e isso afetava a imagem transmitida aos clientes. Então, alterei o nome para Quinta da Freguesia”, afirma. “Antes da mudança eram vendidos 8 kg de bacalhau por semana, depois alcançamos a marca de 250 kg”, diz.
A estratégia de marketing foi apenas uma das modificações realizadas pelo empresário. Para melhorar o desempenho da empresa, ele informatizou a administração, investiu R$ 80 mil em uma reforma e treinou a equipe. “A aquisição deste negócio foi mais barata do que se tivesse começado do zero, já que não me preocupei logo de início com os utensílios usados. Também conseguir negociar descontos em muitos eletrodomésticos que já estavam no restaurante”, afirma. Hoje, o Quinta da Freguesia atende de 500 a 600 clientes aos finais de semana, possui 130 funcionários (20 fixos e os demais temporários) e registra faturamento mensal de R$ 140 mil.
A empresária Maria Cristina Antunes Branco trabalhava no ramo de estética há mais de dez anos quando resolveu abrir seu próprio negócio em 2004. A aposta, entretanto, não deu certo. Sem experiência em gestão e com uma clínica de difícil acesso e nenhum estacionamento, a curitibana encerrou suas atividades. Foi quando um amigo lhe mostrou a empresa Bem-Estar Estética, há quatro anos no mercado, que estava à venda. Empolgada com a oferta, Maria fez sociedade com seu genro – que possuía experiência em administração – e comprou o empreendimento.
Assim como Gebara, Maria identificou problemas anteriores e buscou soluções. “A clínica não oferecia profissionais com técnicas atualizadas e isto afastava a clientela. Quando assumi fiz novas contratações e ampliei o negócio”, diz. Para comprar a empresa, eles gastaram R$ 90 mil. Também foram investidos R$ 60 mil na reforma da clínica. Outra tática usada pelos empresários foi a manutenção dos preços antigos dos tratamentos. “Estamos aumentando o número de clientes e já conseguimos atender 12 pessoas por dia”, afirma.
Fonte: IG Economia"
Essa é a minha humilde opinião. Gostaria de estar aí pra ver junto e aprender mais ainda na prática contigo.
Jesiel
Tenho uma visão mais focada na pizzaria que ele deseja comprar.
1º - Qual sua dúvida se ela vale 50 mil, como saber?
Na compra de um estabelecimento já em funcionamento, o que realmente interessa é o seu faturamento bruto, pois, equipamentos tem muitos pra vender por aí.
EX.: se você comprar 30 mil de equipamentos, e começar do zero, pense em quantos anos você levaria para recebê-los de volta e quando chegaria a ter lucro com eles? No mínimo 2 anos se você for um bom administrador, marketeiro, pizzaiolo, pau pra toda obra, ....fora todos os problemas que virão.
2º - Em qual investimento você teria o mesmo lucro se você investisse 50mil reais? (aprendi essa com o Beto Frotta do fórum esses dias)
Poupança? Tesouro? aluguel? imóveis? Nenhuma das alternativas, claro!
3º - Franquias são excelente no Brasil, mas a que preço?
Depende a marca, o produto, o ponto, etc... logística essa que fica por sua conta e risco? 100 mil? 500 mil? 1 milhão? 55 mil? Pra ser um GERENTÃO!!
4º - Se você tem essa oportunidade na porta de sua casa, sua duvida é qual?
Deveriam ser somente estas abaixo:
" Quem planeja abrir seu próprio negócio recebe, em algum momento, a oferta de comprar uma empresa já existente. Em geral, o dono alega que o ponto é excelente, que os lucros são bons e que ele só está abrindo mão do empreendimento porque quer investir em novos desafios ou até mesmo se aposentar. De fato, assumir um empreendimento já consolidado no mercado traz uma série de vantagens, como uma rede de fornecedores já definida e uma carteira de clientes conquistados.
Mas, comprar um negócio em andamento exige uma análise rigorosa e detalhada da estrutura da empresa, seja uma padaria, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. Consultores do segmento também lembram aos compradores que não se entusiasmem demais com as ofertas e percam o foco investigativo. “Um dos aspectos fundamentais é saber dos clientes o que não funcionava bem, já que não basta trocar a administração sem adaptar o negócio e fazer mudanças como reforma da fachada”, diz Reinaldo Messias, consultor do Sebrae – SP.
Para evitar cair em armadilhas é preciso estar preparado e enfrentar uma verdadeira jornada investigativa. Segundo Marcelo Salim, coordenador do centro de empreendedorismo do Ibmec, antes de fazer a compra o indicado é realizar uma auditoria fiscal na empresa e certificar-se de que não existem dívidas ou processos trabalhistas. “Analisar a veracidade das promessas feitas na hora da venda também faz muita diferença, pois alguns contratos podem expirar no curto prazo e, se o faturamento do negócio depender muito disso será um problema”, afirma Salim.
Conferir cada ponto do empreendimento foi a estratégia usada pelo empresário Cáizar Gebara. Atraído pela quantidade de clientes, por uma equipe completa e boa localização do estabelecimento, Gebara decidiu comprar, em 2007, o restaurante Terraço Caipira. Durante o processo de transição, acompanhou o antigo dono e foi apresentado a fornecedores e clientes. “Ver de perto o andamento do negócio é muito importante antes de fechar o contrato, pois evita possíveis enganos, e depois, para entender o funcionamento de cada etapa”, diz Messias.
Como o restaurante não havia dado retorno satisfatório ao proprietário anterior, Gebara foi buscar os motivos. Logo de início percebeu a falta de proximidade entre o prato principal – bacalhau – e o marketing do empreendimento. “Não havia correspondência direta e isso afetava a imagem transmitida aos clientes. Então, alterei o nome para Quinta da Freguesia”, afirma. “Antes da mudança eram vendidos 8 kg de bacalhau por semana, depois alcançamos a marca de 250 kg”, diz.
A estratégia de marketing foi apenas uma das modificações realizadas pelo empresário. Para melhorar o desempenho da empresa, ele informatizou a administração, investiu R$ 80 mil em uma reforma e treinou a equipe. “A aquisição deste negócio foi mais barata do que se tivesse começado do zero, já que não me preocupei logo de início com os utensílios usados. Também conseguir negociar descontos em muitos eletrodomésticos que já estavam no restaurante”, afirma. Hoje, o Quinta da Freguesia atende de 500 a 600 clientes aos finais de semana, possui 130 funcionários (20 fixos e os demais temporários) e registra faturamento mensal de R$ 140 mil.
A empresária Maria Cristina Antunes Branco trabalhava no ramo de estética há mais de dez anos quando resolveu abrir seu próprio negócio em 2004. A aposta, entretanto, não deu certo. Sem experiência em gestão e com uma clínica de difícil acesso e nenhum estacionamento, a curitibana encerrou suas atividades. Foi quando um amigo lhe mostrou a empresa Bem-Estar Estética, há quatro anos no mercado, que estava à venda. Empolgada com a oferta, Maria fez sociedade com seu genro – que possuía experiência em administração – e comprou o empreendimento.
Assim como Gebara, Maria identificou problemas anteriores e buscou soluções. “A clínica não oferecia profissionais com técnicas atualizadas e isto afastava a clientela. Quando assumi fiz novas contratações e ampliei o negócio”, diz. Para comprar a empresa, eles gastaram R$ 90 mil. Também foram investidos R$ 60 mil na reforma da clínica. Outra tática usada pelos empresários foi a manutenção dos preços antigos dos tratamentos. “Estamos aumentando o número de clientes e já conseguimos atender 12 pessoas por dia”, afirma.
Fonte: IG Economia"
Essa é a minha humilde opinião. Gostaria de estar aí pra ver junto e aprender mais ainda na prática contigo.
Jesiel
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Amigo
Segue aqui um link mais didático para você se orientar....do SEBRAE.
http://www.sebraesp.com.br/TenhoUmaEmpresa/Biblioteca/OutrosConteudos/saibamais/Documents/como_adquirir_empresa/como_adquirir_empresa.pdf
Tenho todas as cartilhas deles em minha biblioteca particular. É só ir la e pegar, é de graça.
Té +
(Agradeço as orientações do amigo Flavio Guima,....eu li um ótimo livro!)
Segue aqui um link mais didático para você se orientar....do SEBRAE.
http://www.sebraesp.com.br/TenhoUmaEmpresa/Biblioteca/OutrosConteudos/saibamais/Documents/como_adquirir_empresa/como_adquirir_empresa.pdf
Tenho todas as cartilhas deles em minha biblioteca particular. É só ir la e pegar, é de graça.
Té +
(Agradeço as orientações do amigo Flavio Guima,....eu li um ótimo livro!)
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Parabens Jesiel,
muito boa sua explanação, clareou muitas coisas que estavam escura em minhas ideias
newton
muito boa sua explanação, clareou muitas coisas que estavam escura em minhas ideias
newton
Jesiel Santos escreveu:Olha
Tenho uma visão mais focada na pizzaria que ele deseja comprar.
1º - Qual sua dúvida se ela vale 50 mil, como saber?
Na compra de um estabelecimento já em funcionamento, o que realmente interessa é o seu faturamento bruto, pois, equipamentos tem muitos pra vender por aí.
EX.: se você comprar 30 mil de equipamentos, e começar do zero, pense em quantos anos você levaria para recebê-los de volta e quando chegaria a ter lucro com eles? No mínimo 2 anos se você for um bom administrador, marketeiro, pizzaiolo, pau pra toda obra, ....fora todos os problemas que virão.
2º - Em qual investimento você teria o mesmo lucro se você investisse 50mil reais? (aprendi essa com o Beto Frotta do fórum esses dias)
Poupança? Tesouro? aluguel? imóveis? Nenhuma das alternativas, claro!
3º - Franquias são excelente no Brasil, mas a que preço?
Depende a marca, o produto, o ponto, etc... logística essa que fica por sua conta e risco? 100 mil? 500 mil? 1 milhão? 55 mil? Pra ser um GERENTÃO!!
4º - Se você tem essa oportunidade na porta de sua casa, sua duvida é qual?
Deveriam ser somente estas abaixo:
" Quem planeja abrir seu próprio negócio recebe, em algum momento, a oferta de comprar uma empresa já existente. Em geral, o dono alega que o ponto é excelente, que os lucros são bons e que ele só está abrindo mão do empreendimento porque quer investir em novos desafios ou até mesmo se aposentar. De fato, assumir um empreendimento já consolidado no mercado traz uma série de vantagens, como uma rede de fornecedores já definida e uma carteira de clientes conquistados.
Mas, comprar um negócio em andamento exige uma análise rigorosa e detalhada da estrutura da empresa, seja uma padaria, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. Consultores do segmento também lembram aos compradores que não se entusiasmem demais com as ofertas e percam o foco investigativo. “Um dos aspectos fundamentais é saber dos clientes o que não funcionava bem, já que não basta trocar a administração sem adaptar o negócio e fazer mudanças como reforma da fachada”, diz Reinaldo Messias, consultor do Sebrae – SP.
Para evitar cair em armadilhas é preciso estar preparado e enfrentar uma verdadeira jornada investigativa. Segundo Marcelo Salim, coordenador do centro de empreendedorismo do Ibmec, antes de fazer a compra o indicado é realizar uma auditoria fiscal na empresa e certificar-se de que não existem dívidas ou processos trabalhistas. “Analisar a veracidade das promessas feitas na hora da venda também faz muita diferença, pois alguns contratos podem expirar no curto prazo e, se o faturamento do negócio depender muito disso será um problema”, afirma Salim.
Conferir cada ponto do empreendimento foi a estratégia usada pelo empresário Cáizar Gebara. Atraído pela quantidade de clientes, por uma equipe completa e boa localização do estabelecimento, Gebara decidiu comprar, em 2007, o restaurante Terraço Caipira. Durante o processo de transição, acompanhou o antigo dono e foi apresentado a fornecedores e clientes. “Ver de perto o andamento do negócio é muito importante antes de fechar o contrato, pois evita possíveis enganos, e depois, para entender o funcionamento de cada etapa”, diz Messias.
Como o restaurante não havia dado retorno satisfatório ao proprietário anterior, Gebara foi buscar os motivos. Logo de início percebeu a falta de proximidade entre o prato principal – bacalhau – e o marketing do empreendimento. “Não havia correspondência direta e isso afetava a imagem transmitida aos clientes. Então, alterei o nome para Quinta da Freguesia”, afirma. “Antes da mudança eram vendidos 8 kg de bacalhau por semana, depois alcançamos a marca de 250 kg”, diz.
A estratégia de marketing foi apenas uma das modificações realizadas pelo empresário. Para melhorar o desempenho da empresa, ele informatizou a administração, investiu R$ 80 mil em uma reforma e treinou a equipe. “A aquisição deste negócio foi mais barata do que se tivesse começado do zero, já que não me preocupei logo de início com os utensílios usados. Também conseguir negociar descontos em muitos eletrodomésticos que já estavam no restaurante”, afirma. Hoje, o Quinta da Freguesia atende de 500 a 600 clientes aos finais de semana, possui 130 funcionários (20 fixos e os demais temporários) e registra faturamento mensal de R$ 140 mil.
A empresária Maria Cristina Antunes Branco trabalhava no ramo de estética há mais de dez anos quando resolveu abrir seu próprio negócio em 2004. A aposta, entretanto, não deu certo. Sem experiência em gestão e com uma clínica de difícil acesso e nenhum estacionamento, a curitibana encerrou suas atividades. Foi quando um amigo lhe mostrou a empresa Bem-Estar Estética, há quatro anos no mercado, que estava à venda. Empolgada com a oferta, Maria fez sociedade com seu genro – que possuía experiência em administração – e comprou o empreendimento.
Assim como Gebara, Maria identificou problemas anteriores e buscou soluções. “A clínica não oferecia profissionais com técnicas atualizadas e isto afastava a clientela. Quando assumi fiz novas contratações e ampliei o negócio”, diz. Para comprar a empresa, eles gastaram R$ 90 mil. Também foram investidos R$ 60 mil na reforma da clínica. Outra tática usada pelos empresários foi a manutenção dos preços antigos dos tratamentos. “Estamos aumentando o número de clientes e já conseguimos atender 12 pessoas por dia”, afirma.
Fonte: IG Economia"
Essa é a minha humilde opinião. Gostaria de estar aí pra ver junto e aprender mais ainda na prática contigo.
Jesiel
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Jesiel SAntos
Hoje, o Quinta da Freguesia atende de 500 a 600 clientes aos finais de semana, possui 130 funcionários (20 fixos e os demais temporários) e registra faturamento mensal de R$ 140 mil
Tem algo errado nessa informação, se 130 funcionários ganharem uma média de R$1000,00 reais mais encargos, la se foi o 100% do faturamento.
Hoje, o Quinta da Freguesia atende de 500 a 600 clientes aos finais de semana, possui 130 funcionários (20 fixos e os demais temporários) e registra faturamento mensal de R$ 140 mil
Tem algo errado nessa informação, se 130 funcionários ganharem uma média de R$1000,00 reais mais encargos, la se foi o 100% do faturamento.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Muito provavel que o faturamento esteja errado, 140 mil é muito baixo pra quem serve de 500 a 600 pessoas o final de semana, ainda mais tendo bacalhau como prato principal.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
kira
Penso que a ideia é de como seria um passo a passo de como comprar uma empresa.
O salão citado por exemplo, foi em 2004, talvez esteja aí a diferença de valores....
mas veja no link:
http://www.queroabrirempresa.com.br/2011/10/passo-ponto-veja-os-cuidados-na-hora-de-comprar-um-negocio-em-funcionamento/
Penso que a ideia é de como seria um passo a passo de como comprar uma empresa.
O salão citado por exemplo, foi em 2004, talvez esteja aí a diferença de valores....
mas veja no link:
http://www.queroabrirempresa.com.br/2011/10/passo-ponto-veja-os-cuidados-na-hora-de-comprar-um-negocio-em-funcionamento/
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Vai ver declara 140 MIL, para o leão não pegar uma fartia muito grande do bacalhau.
brincadeira, mas realmente como o kira falou, o faturamento e baixo, mas de repente ele quis falar faturamento liquido.
newton
brincadeira, mas realmente como o kira falou, o faturamento e baixo, mas de repente ele quis falar faturamento liquido.
newton
kira escreveu:Muito provavel que o faturamento esteja errado, 140 mil é muito baixo pra quem serve de 500 a 600 pessoas o final de semana, ainda mais tendo bacalhau como prato principal.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Newton,concordo com vc,impossivel ser só 140 mil
Jesiel,vi que vc é de Curitiba,morei ai um ano,o lugar bom heim,minha filha mora ai é mole
Voltando ao assunto,em suma,sou mais comprar a pizzaria se tiver pouca grana e a franquia se tiver mais grana,posição pessoal,certo gente!
Mas respeito avisão de todos.
Um abraço
Jesiel,vi que vc é de Curitiba,morei ai um ano,o lugar bom heim,minha filha mora ai é mole
Voltando ao assunto,em suma,sou mais comprar a pizzaria se tiver pouca grana e a franquia se tiver mais grana,posição pessoal,certo gente!
Mas respeito avisão de todos.
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Ricardo- COLABORADOR MASTER
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Re: Bom negocio?
se for líquido acho que o antigo proprietário não teria se desfeito do empreendimento.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Sim Kira,
mas pelo que entendi esta sifra foi alcançada depois da compra , pois o comprador, mudou a marca do estabelecimento e fez algumas alterações.
pois o antigo não estava conseguindo uma retorno satisfatorio.
Newton
mas pelo que entendi esta sifra foi alcançada depois da compra , pois o comprador, mudou a marca do estabelecimento e fez algumas alterações.
pois o antigo não estava conseguindo uma retorno satisfatorio.
Newton
kira escreveu:
se for líquido acho que o antigo proprietário não teria se desfeito do empreendimento.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Esse link é de 2004, ai tem sentido, se não engano nessa época o mínimo era algo em torno de R$ 260,00. E a falta de emprego na época faziam com que o salário não fosse muito além do mínimo. Então teria-mos uma média 300,00 x 130= 39.000,00. algo em torno de 35% com gasto de pessoal, ai sim fica dentro dos parâmetros.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Bem lembrado kira,mesmo assi ainda dá um tiket médio baixo,não acha?
Abraço
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Ricardo- COLABORADOR MASTER
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Re: Bom negocio?
Se considerarmos uma média de 550 pessoas 4 finais de semana dariam 2200 pessoas, suponhamos que 40% das vendas seriam no final de semana, teria-mos, equivaleria a 5500 pessoas mensais, dividindo por 140mil, chegaria a um ticket médio de aproximadamente 25 reais, ou seja 10% do mínimo da época, ou mais ou menos R$ 60,00 hoje.
Acho que a conta fecha.
Agora vou pedir desculpa ao Ricardo Dias, acho que desconfigurei o assunto.
Vamos voltar ao assunto inicial.
Acho que a conta fecha.
Agora vou pedir desculpa ao Ricardo Dias, acho que desconfigurei o assunto.
Vamos voltar ao assunto inicial.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Ricardo Dias.
Eu gosto de partir do ponto da seguinte forma.
Se o empreendimento está quebrado, somar os equipamentos existentes e pagar a metade do valor.
Se o negócio está bom, e realmente estiver dando lucro, o valor seria aproximadamente 3x o valor do faturamento bruto, ou taxa de retorno igual 24 meses, ou seja, teria que reaver o capital investido em em 2 anos.
Porem isso não é uma regra, são parâmetros que utilizo para começar uma avaliação. Depois vem as variáveis, que só você ao alguém que tenha conhecimento do empreendimento pode avaliar;
A possibilidade de expansão, um melhor aproveitamento do espaço, como por exemplo explorar outros horários, já que você afirma estar localizado, dentro de um centro comercial, se a estrutura permitir da pra explorar alguma coisa coisa como refeição express, para quem trabalha por perto, lanches e salgados e sucos durante o dia. O que ajuda a reduzir o custo fixo, e consequentemente aumenta o seu lucro. Existe "N" possibilidades para viabilizar o negócio, e se possibilita essa ações, não impede que você pague um pouco a mais, é lógico que não deve abrir isso ao vendedor, se ele sentir que seus planos são bons, e você estiver demonstrando muito interesse, certamente a possibilidade de obter um bom desconto no preço vai caindo.
Outro fator relevante, é estar ciente que você ira assumir o ativo e o passivo, isso significa que por ventura vier a sofrer ação trabalhista futuramente, você responderá pelo periodo retroativos a data da compra também. Então seja cauteloso e procure obter o máximo de informação possível, inclusive sobre os funcionários, pois uma ação de um funcionário com uns 10 anos de casa sem receber hora extra, levaria a pizzaria inteira e mais um monte.
Seja cauteloso e boa sorte.
Eu gosto de partir do ponto da seguinte forma.
Se o empreendimento está quebrado, somar os equipamentos existentes e pagar a metade do valor.
Se o negócio está bom, e realmente estiver dando lucro, o valor seria aproximadamente 3x o valor do faturamento bruto, ou taxa de retorno igual 24 meses, ou seja, teria que reaver o capital investido em em 2 anos.
Porem isso não é uma regra, são parâmetros que utilizo para começar uma avaliação. Depois vem as variáveis, que só você ao alguém que tenha conhecimento do empreendimento pode avaliar;
A possibilidade de expansão, um melhor aproveitamento do espaço, como por exemplo explorar outros horários, já que você afirma estar localizado, dentro de um centro comercial, se a estrutura permitir da pra explorar alguma coisa coisa como refeição express, para quem trabalha por perto, lanches e salgados e sucos durante o dia. O que ajuda a reduzir o custo fixo, e consequentemente aumenta o seu lucro. Existe "N" possibilidades para viabilizar o negócio, e se possibilita essa ações, não impede que você pague um pouco a mais, é lógico que não deve abrir isso ao vendedor, se ele sentir que seus planos são bons, e você estiver demonstrando muito interesse, certamente a possibilidade de obter um bom desconto no preço vai caindo.
Outro fator relevante, é estar ciente que você ira assumir o ativo e o passivo, isso significa que por ventura vier a sofrer ação trabalhista futuramente, você responderá pelo periodo retroativos a data da compra também. Então seja cauteloso e procure obter o máximo de informação possível, inclusive sobre os funcionários, pois uma ação de um funcionário com uns 10 anos de casa sem receber hora extra, levaria a pizzaria inteira e mais um monte.
Seja cauteloso e boa sorte.
Convidado- Convidado
Re: Bom negocio?
Kira
Grande metodo de avaliar e tambemas sugestoes são muito boas
Agora o lance dos funcionarios,meu Deus,ai é encrenca da grossa
O jeito certo é pedir para um contador,porem,ele vai conseguir levantar dos funcionarios registrados,como sabemos,o indice de funcionarios nao registrados é grande(e onde mora o perigo).
Para falar a verdade,sempre haverá risco,cabe ao comprador medir e arriscar ou não
Boa sorte Ricardo
Grande metodo de avaliar e tambemas sugestoes são muito boas
Agora o lance dos funcionarios,meu Deus,ai é encrenca da grossa
O jeito certo é pedir para um contador,porem,ele vai conseguir levantar dos funcionarios registrados,como sabemos,o indice de funcionarios nao registrados é grande(e onde mora o perigo).
Para falar a verdade,sempre haverá risco,cabe ao comprador medir e arriscar ou não
Boa sorte Ricardo
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Re: Bom negocio?
Boa noite gente,
agradeço muito as dicas e possibilidades, realmente me ajudaram muito.
estou resolvido a fazer o negocio, mas estou tomando os cuidados necessários que posso. Assim que tiver novidades vou compartilhar com todos.
Abraços
Ricardo
agradeço muito as dicas e possibilidades, realmente me ajudaram muito.
estou resolvido a fazer o negocio, mas estou tomando os cuidados necessários que posso. Assim que tiver novidades vou compartilhar com todos.
Abraços
Ricardo
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Re: Bom negocio?
Ricardão
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Sem frescura
Abraço
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