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Hora de saída do funcionário

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default Hora de saída do funcionário

Mensagem por maueiras em Sab 29 Dez 2012, 01:04

Minha pizzaria fecha as 23:00 e o horário dos funcionários é até 23:30. Hoje todos os meus funcionários da cozinha, mesmo com clientes na mesa e pedidos de delivery em aberto, chegaram no horário de saída, 23:28, trocaram de roupa e foram embora dizendo que não eram obrigados a fazer hora extra. Sempre paguei a hora extra como devia, assim como adicional noturno. Não existe nenhuma regulamentação que eu possa contar para demiti-los por justa causa?

Obrigado!

maueiras
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Mensagem por Convidad em Sab 29 Dez 2012, 01:24

maueiras escreveu:Minha pizzaria fecha as 23:00 e o horário dos funcionários é até 23:30. Hoje todos os meus funcionários da cozinha, mesmo com clientes na mesa e pedidos de delivery em aberto, chegaram no horário de saída, 23:28, trocaram de roupa e foram embora dizendo que não eram obrigados a fazer hora extra. Sempre paguei a hora extra como devia, assim como adicional noturno. Não existe nenhuma regulamentação que eu possa contar para demiti-los por justa causa?

Obrigado!

MEU AMIGO....VC AINDA QUER JUSTA CAUSA PARA MANDAR EMBORA...
TROCA ESSE AMONTOADO DE COBRAS POR PESSOAS DE BOA ÍNDOLE...
SE NÃO MOSTRAR FORÇA NESTA HORA VC PERDERA O CONTROLE DE SEU NEGOCIO...

NILSÃO

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Mensagem por maueiras em Sab 29 Dez 2012, 01:45

toatoapizzaria escreveu:
maueiras escreveu:Minha pizzaria fecha as 23:00 e o horário dos funcionários é até 23:30. Hoje todos os meus funcionários da cozinha, mesmo com clientes na mesa e pedidos de delivery em aberto, chegaram no horário de saída, 23:28, trocaram de roupa e foram embora dizendo que não eram obrigados a fazer hora extra. Sempre paguei a hora extra como devia, assim como adicional noturno. Não existe nenhuma regulamentação que eu possa contar para demiti-los por justa causa?

Obrigado!

MEU AMIGO....VC AINDA QUER JUSTA CAUSA PARA MANDAR EMBORA...
TROCA ESSE AMONTOADO DE COBRAS POR PESSOAS DE BOA ÍNDOLE...
SE NÃO MOSTRAR FORÇA NESTA HORA VC PERDERA O CONTROLE DE SEU NEGOCIO...

NILSÃO

Nilsão, obrigado pelo apoio. Sim, não tenho dúvida que todos estarão demitidos amanhã, inclusive já acionei o meu contador. A única coisa é que a atendente do departamento pessoal do meu contador disse que não posso dar justa causa e terei que pagar o aviso prévio e outros custos a mais que não se enquadram na justa causa. Essa informação dela procede? Alguém já passou por algo parecido?

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Mensagem por marcioselleto em Sab 29 Dez 2012, 10:12

meu querido infelizmente a justiça do trabalho é paternalista, e um justa causa no seu caso ainda não é aplicável.
a justa causa requer uma serie de etapas, que só podem ser puladas em casos muito graves como : roubo,agressão, bebida e coisas do tipo, o fato deles terem de desobedecido, pode ser passível de advertência ou suspenção sem direito a remuneração, mas raramente funciona.
Eu em seu lugar, demitiria todos os que foram embora, sem dó nem piedade, se não mostrar pulso firme a coisa desanda, manda todo mundo embora e se a empresa não tiver condições de honrar com a rescisão deles mende-os o TRT, lá você poderá alegar falta de condições financeiras e parcelar a rescisão, mas se tiver condições pague e mande-os para P.Q.P, será um dinheiro muito bem pago, continuar com eles é só potencializar um tremenda dum problema.
E fica um conselho:
1- cuidado na hora de contratar, não contrate na pressa , busque informações nas empresas por onde o candidato passou
2- pague o justo, se possivel estabeleça metas e premiações por produção
3- funcionário bem remunerado tende a dar menos problema
4 - Lembre-se funcionário não é seu amigo
5- Você estar na sua empresa pra ser respeitado, não para ser amado, se isso ocorrer será um bônus, seu compromisso e dos seus colaboradores é com a empresa e com os clientes, quem não entender isso deve ir embora, não serve para empresa isso se aplica também aos donos e sócios
6- Dizer não muitas vezes faz bem

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Mensagem por Convidad em Sab 29 Dez 2012, 11:47

[quote="maueiras"

Nilsão, obrigado pelo apoio. Sim, não tenho dúvida que todos estarão demitidos amanhã, inclusive já acionei o meu contador. A única coisa é que a atendente do departamento pessoal do meu contador disse que não posso dar justa causa e terei que pagar o aviso prévio e outros custos a mais que não se enquadram na justa causa. Essa informação dela procede? Alguém já passou por algo parecido?[/quote]

INFELIZMENTE MEU AMIGO NÃO CABE JUSTA CAUSA MAS AS VEZES É MELHOR PERDER DO QUE ACHAR...

NA VERDADE O AMIGO DEVERIA TER AVISADO O SEU PESSOAL NO MESMO DIA DA DEBANDADA QUE QUEM FOSSE EMBORA NÃO NESSE CITAVA VOLTAR...

PARA VER QUEM É O CABEÇA DO MOTIM E QUEM SÃO OS PIOLHOS (CABEÇA DOS OUTROS)....

NILSÃO

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Mensagem por baldaratt em Dom 30 Dez 2012, 17:44

PRESADOS SENHORES DO FORUM

QUEM VOS FALA EO BALDARATT

REFERENTE NOS E OUTRO COMO FUNCIONARIOS DO RAMOS DE PIZZARIAS.

COMO LEIGO COMO PADRAO, E ASSIM QUERO FALAR COMO EMPREGADO VEJO QUE O DESPREPARO DOS PADROES SAO GRANDE.

TODOS ANTES DE ABRIR SEU NOGOCIO SEJA EM QUE RAMO FOR, FAZER UM PESQUISA DE MERCADO, SASTIFACAO DO CLIENTES, PRESQUISA DE CONCORRETES, FORNECEDORES, QUE TIPO DE PRODUTOS POR NO MERCADO E SE VAI TER CLIENTES PRA COMPRAR SEU PRODUTO. NADA CONTRA, ESQUECAM DE SEU CLIENTES INTERNO QUE SOMO NOS.

POR EXEMPLO, UM CLIENTE EXTERNO PROCURA O SEU GARCON QUEO ATENDE NA MESA ESSE GARCON REPASSA O PEDIDO PARA SEU COZINHEIRO ESSE GARCON PASSA A SER UM CLIENTE E ASSIM SUCESSIVAMENTE DENTRO DA SUA EMPRESA. PENSA?

SE ESSES PATROES QUE ESTAO RECLAMANDO DE SEUS FUNCIONARIOS ACIMA, PENSA TAMBEM FAZER UMA PRESQUISA COM SEUS CLIENTES INTERNO, ESCUTAM ELES, MESMO SENDO DA FAMILIA.

CLIENTES PRA MIM PESSOAMENTES NAO SAO SO AQUELES QUE CONSOMEM SEU PRODUTOS E SIM, AQUELES QUE AJUDAM A VOCE SE MANTER NO RAMOS, NOS OS FUNCIONARIOS.

LOGICAMENTE QUERO ABRIR MINHA HAMBURGARIA



SEM MAIS NO MOMENTO.

BALDARATT

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Mensagem por jcebrian em Dom 30 Dez 2012, 22:42

Eu trabalho na varejo há 22 anos , já trabalhei em diversos fast food ( Mc donalds , dominos pizzas , Subway ) , fui subgerente de supermercado de médio porte , gerenciei casa de tintas , loja de departamento , cafeteria gourmet , pizzaria renomada , entendo que para cada segmento um tipo de liderança diferente .

Com funcionarios devemos trata-los com respeito , essa questão paternalista de fica o tempo todo ouvindo o funcionario , isso não funciona , chega uma hora que os funcionarios invertem os papéis , eles chegam a um ponto , que nunca estão satisfeitos com nada , funcionario ninguem educa , os funcionarios devem ser domesticados ( eu tinha essa visão de escutar o funcionario , orienta-lo , trata-los com sessões de orientação , etc e tal . Mas isso aqui no Brasil não funciona , funciona sim em empresas americanas como a proctor & gamble ( meu ex patrão um professor do IBMEC abriu minha visão e passei a entender certas situações de como agir com o funcionario ) .

Num caso como acima dos colaboradores abandonarem o ambiente de trabalho , eu particularmente demitiria um , no mes seguinte demitiria o outro e trocaria um por um . Isso é igual a cancer , quando chega a esse ponto , se o gestor não abrir o olho , os colaboradores podem cavar a propria cova do negocio .

Uma vez trabalhando no varejo , conheci um senhor Maçon que me falou o seguinte : Cuidado com seus colaboradores porque eles podem cavar sua propria cova , naquele momento guardei suas sábias palavras . Aproximadamente dez anos depois adquiri um livro com o titulo : As chaves perdidas da maçonaria - O segredo de Hiram Abiff , narra a historia do fundador dos maços , na qual recebe uma palavra secreta e a missão de construir o templo de salomão , havia 3 rufiões - trabalhadores ( pensamento , desejo e ação ) , esses matam Hiram ABIFF , após sem sucesso não conseguem a palavra secreta .

Foi então que compreendi as sábias palavras daquele senhor velhinho , mas bastante sábio .



Johnny Clay.

jcebrian
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Mensagem por Convidad em Seg 31 Dez 2012, 11:56

baldaratt escreveu:PRESADOS SENHORES DO FORUM

QUEM VOS FALA EO BALDARATT

REFERENTE NOS E OUTRO COMO FUNCIONARIOS DO RAMOS DE PIZZARIAS.

COMO LEIGO COMO PADRAO, E ASSIM QUERO FALAR COMO EMPREGADO VEJO QUE O DESPREPARO DOS PADROES SAO GRANDE.

TODOS ANTES DE ABRIR SEU NOGOCIO SEJA EM QUE RAMO FOR, FAZER UM PESQUISA DE MERCADO, SASTIFACAO DO CLIENTES, PRESQUISA DE CONCORRETES, FORNECEDORES, QUE TIPO DE PRODUTOS POR NO MERCADO E SE VAI TER CLIENTES PRA COMPRAR SEU PRODUTO. NADA CONTRA, ESQUECAM DE SEU CLIENTES INTERNO QUE SOMO NOS.

POR EXEMPLO, UM CLIENTE EXTERNO PROCURA O SEU GARCON QUEO ATENDE NA MESA ESSE GARCON REPASSA O PEDIDO PARA SEU COZINHEIRO ESSE GARCON PASSA A SER UM CLIENTE E ASSIM SUCESSIVAMENTE DENTRO DA SUA EMPRESA. PENSA?

SE ESSES PATROES QUE ESTAO RECLAMANDO DE SEUS FUNCIONARIOS ACIMA, PENSA TAMBEM FAZER UMA PRESQUISA COM SEUS CLIENTES INTERNO, ESCUTAM ELES, MESMO SENDO DA FAMILIA.

CLIENTES PRA MIM PESSOAMENTES NAO SAO SO AQUELES QUE CONSOMEM SEU PRODUTOS E SIM, AQUELES QUE AJUDAM A VOCE SE MANTER NO RAMOS, NOS OS FUNCIONARIOS.

LOGICAMENTE QUERO ABRIR MINHA HAMBURGARIA



SEM MAIS NO MOMENTO.

BALDARATT


NÃO CONCORDO COM O SR. CLIENTE É QUEM CONSOME MEU PRODUTO....
PORQUE OS FUNCIONÁRIOS SÃO PAGOS PARA FAZER O TRABALHO E SE EU VOU DOAR OU VENDER OU COMER O PROBLEMA É MEU.... FUNCIONÁRIO TEM DIREITOS E DEVERES E EM NENHUM DIREITO ESTA ABANDONAR OU FAZER MOTIM CONTRA A EMPRESA QUE TRABALHA. ESSA MENTALIDADE DE QUADRILHA É PARA ASSALTANTES E NÃO PIZZAIOLOS OU ESFIHEIROS E AJUDANTES PORQUE QUANDO O FUNCIONÁRIO É BOM ELE GANHA BEM E SE PREOCUPA EM FAZER A EMPRESA MELHORAR PARA RECEBER AUMENTO OU PRODUÇÃO MAS TEM AQUELES QUE ACHAM NORMAL ABANDONAR NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE E PREJUDICAR A EMPRESA. CONFORME NOSSO AMIGO RECLAMANTE ESCREVEU ELE PAGA HORAS EXTRAS E ESSE É O DEVER DA EMPRESA...

DEUS ABENÇOE OS EQUIPAMENTOS DE PONTA E BONS FUNCIONARIOS QUE EU TENHO O PRAZER DE TRABALHAR AQUI A MAIS DE 9 ANOS.....

NILSON

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Mensagem por baldaratt em Seg 31 Dez 2012, 14:46

A VERDADE AINDA EXISTE PATROES COMO NILSON QUE POSSA FAZER O QUE QUER COM SEU PRODUTOS, E QUE NAO VER PARA DENTRO DA SUA EMPRESA COM SEUS CLIENTES INTERNO.

MORO NO ESTODOS UNIDOS E TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE TODA SEMANA FAZ REUNIOES COM SEU FUNCIONARIOS E ESCUTAM O QUE OS FUNCIONARIOS TEM PRA OFERECER PRAR EMPRESA.

ISSO O QUE O NILSON ACABOU DE ESCREVER VEM ME MOSTRAR COMO EXISTE MESMO PESSOAS DESPREPARADA PRA TER UM RELACIONAMENTO ENTRE PADRAO E EMPRAGADOS.

POR ISSO E POR OUTRAS RAZOES, QUERO FAZER DE TUDO PRA TER UM BOM RELACIONAMENTO COM MEUS COLEGAS DE TRABALHO RESPEITA-LOS COMO UM CLIENTES EXTERNOS. -

UMA SUGESTAO PARA O MEU AMIGO QUE TEVE PROBLEMAS COM SEUS FUNCIONARIOS: TENTA ORGANIZAR AS HORAS DE ENTRADA PRA CADA UM. ENTENDE? TALVES VOCES ORGANIZAR ENTRADA DOS SEUS FUNCIONARIOS NAO PRESCISA TER HORAS EXTRAS DESDE QUE NAO ULTRAPASSAM AS HORAS TRABALHO.

EX.: NEM TODO MUNDO PRESCISA ENTRA NO MESMO HORARIO

OS FUNCIONARIO QUE ENTRAR MAIS CEDO LOGICOO QUE VAI SAIR MAIS CEDO EO FUNCIONARIO QUE MAIS TARDE SAIRA MAIS TARDE , FAZENDO UM RODIZIO POR SEMANA.

FAZER O QUE NEEEEEE?

SERA QUE O SISTEMA AINDA E ESSE?

PATRAO COMO NILSON, NAO TRABLHO NEM POR $100 POR HORA.

SEM MAIS NO MOMENTO

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Mensagem por jcebrian em Seg 31 Dez 2012, 17:03

Trabalhar com material humano é complicado . Entendo que empresa nenhuma não forma pessoas , a formação ela vem de casa , já trabalhei em empresas americanas como o Mcdonalds , aonde existia um programa interno chamado Portas abertas e Rap sessions , programas que ouviam os colaboradores , para um processo continuo de desenvolvimento .

Mas tudo isso não vale de nada , se o colaborador não abraçar a causa , estiver disposto a trabalhar para melhorar sua qualidade de vida . Eu quando fui trabalhar no Mcdonalds com 19 anos , eu entrei na empresa com um unico proposito chegar ao menos no primeiro degrau da gerencia . Trabalhei com afinco e com dedicação e atingi meu objetivo .

O colaborador ele tem que querer mudança . Lembro há alguns anos atrás, eu tentava alavançar alguns colaboradores ... Ops corrigindo : eu só faltei levar no coloco algumas pessoas , mas percebi que ela não queriam mudança .

Meu ultimo emprego , eu gerenciei uma casa de matte . Todos os produtos já chegavam manufaturado na loja , era apenas esquenta-los no forno eletrico . Eu passei toda a rotina e treinei duas pessoas , sem experiencia gerencial para tocar o negocio , nem precisava ter experiencia gerencial para gerenciar o negocio , era necessario apenas manter a rotina diaria , ter boa vontade e fazer follow up nos niveis de estoque e manter a limpeza da loja .

Propus um desafio aos novos responsaveis , agucei uma rivalidade nas duas colaboradoras , informei a elas que , elas deveriam falar com o meu chefe que não era necessario manter um gerente com um salario alto na folha de pagamento da loja ( esse periodo eu já não atuava como gerente operacional e sim como supervisor de loja ) . Eu propus esse desafio porque eu sabia que essas duas meninas não iriam manter a frequencia na nova rotina de trabalho , foi o que aconteceu , começaram bem e depois de dois meses , a rotina já não acontecia com frequencia .

As pessoas devem querer mudança , mas elas não querem .

Resumindo : Essa questão de orientar , educar o colaborador só funciona em empresas americanas como a proctor e gamble .

Funcionario deve ser tratado com respeito apenas e nada mais ... Ops e tambem deixar claro para eles : O meu papel é dizer a voce o que fazer , é o seu papel é fazer !!!



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Mensagem por Luiz Antonio da Fonseca em Seg 31 Dez 2012, 18:49

Amigo , Maueira, passei pelo mesmo problema, só que no meu caso pediram demissão tudo junto, o que para mim foi muito bom pois descontei tudo. E já estava meio preparado.
Mas se eu fosse você mandava tudo por justa causa e depois faria um acordo na justiça, pois se você mandar embora pagando tudo, eles vão entrar na justiça e conseguir mais. Mas agora se você não pagar nada e fizer acordo na justiça é uma vez só. E paga. Parcelado.
Já aconteceu isso comigo

Abraços

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Mensagem por Convidad em Ter 01 Jan 2013, 11:23

BALDARATT.................

PRIMEIRO QUE EU NÃO CONTRATARIA UM FUNCIONÁRIO
ARROGANTE COMO VC MESMO SEM CUSTOS..........

PARA TRABALHAR NA MINHA E SÓ MINHA PIZZARIA NÃO TEM VAGAS.....

COMO EU NÃO SOU UM BOM PATRÃO O MEU PIZZAIOLO SÓ TRABALHA AQUI A 9 ANOS E O ESFIHEIRO A 8 ANOS E A COZINHEIRA A 6 ANOS E PODE SER PROVADO ESTAS DATAS ENTRANDO NO FACEBOOK OU EM NOSSO SITE E NOTAR AS DATAS DAS FOTOS ...........

AGORA JA QUE VC SABE MUITO PORQUE NÃO TENTA VER SE TEM CAPACIDADE PARA SER PATRÃO ??

GARANTO QUE EU GANHO BEM MAIS QUE OS POUCOS $ 100,00 / H...

MAS TEM QUE SER PROFISSIONAL E ESTAR NO MERCADO A POUCOS MAIS DE 35 ANOS DE COMERCIO SENDO 10 ANOS DE PIZZARIA....

EU MORO NO BRASIL E TENHO ORGULHO DA MINHA TERRA.....

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Mensagem por Teresa Facchinetti em Ter 01 Jan 2013, 12:34

jcebrian escreveu:Eu trabalho na varejo há 22 anos , já trabalhei em diversos fast food ( Mc donalds , dominos pizzas , Subway ) , fui subgerente de supermercado de médio porte , gerenciei casa de tintas , loja de departamento , cafeteria gourmet , pizzaria renomada , entendo que para cada segmento um tipo de liderança diferente .

Com funcionarios devemos trata-los com respeito , essa questão paternalista de fica o tempo todo ouvindo o funcionario , isso não funciona , chega uma hora que os funcionarios invertem os papéis , eles chegam a um ponto , que nunca estão satisfeitos com nada , funcionario ninguem educa , os funcionarios devem ser domesticados ( eu tinha essa visão de escutar o funcionario , orienta-lo , trata-los com sessões de orientação , etc e tal . Mas isso aqui no Brasil não funciona , funciona sim em empresas americanas como a proctor & gamble ( meu ex patrão um professor do IBMEC abriu minha visão e passei a entender certas situações de como agir com o funcionario ) .

Num caso como acima dos colaboradores abandonarem o ambiente de trabalho , eu particularmente demitiria um , no mes seguinte demitiria o outro e trocaria um por um . Isso é igual a cancer , quando chega a esse ponto , se o gestor não abrir o olho , os colaboradores podem cavar a propria cova do negocio .

Uma vez trabalhando no varejo , conheci um senhor Maçon que me falou o seguinte : Cuidado com seus colaboradores porque eles podem cavar sua propria cova , naquele momento guardei suas sábias palavras . Aproximadamente dez anos depois adquiri um livro com o titulo : As chaves perdidas da maçonaria - O segredo de Hiram Abiff , narra a historia do fundador dos maços , na qual recebe uma palavra secreta e a missão de construir o templo de salomão , havia 3 rufiões - trabalhadores ( pensamento , desejo e ação ) , esses matam Hiram ABIFF , após sem sucesso não conseguem a palavra secreta .

Foi então que compreendi as sábias palavras daquele senhor velhinho , mas bastante sábio .


Concordo com vc..e se vcs prestarem atenção verão que....a cultura dos EUA é completamente diferente da nossa e não se pode exigir que as cabeças de @#$% de alguns funcionários mude...infelizmente ainda vamos ter que caminhar bastante para conseguirmos isso...eles tem berços diferentes, escolas diferentes e valorizações diferentes que os dos EUA...a única forma de vc não sair lesado dessa história é ir dispensando aos pcos mesmo... o que eles não esperam...pq agem em conjunto para se garantirem tem alguem fazendo a cabeça dos outros ...quem sabe na primeira dispensa vc não premiado com o lider dessa rebelião?...
Johnny Clay.

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Mensagem por Teresa Facchinetti em Ter 01 Jan 2013, 12:35

desculpa KJonny digitei errado e saiu como se fosse vc a escrever a nota acima

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Mensagem por Teresa Facchinetti em Ter 01 Jan 2013, 12:37

Teresa Facchinetti escreveu:desculpa KJonny digitei errado e saiu como se fosse vc a escrever a nota acima



Concordo com vc..e se vcs prestarem atenção verão que....a cultura dos EUA é completamente diferente da nossa e não se pode exigir que as cabeças de @#$% de alguns funcionários mude...infelizmente ainda vamos ter que caminhar bastante para conseguirmos isso...eles tem berços diferentes, escolas diferentes e valorizações diferentes que os dos EUA...a única forma de vc não sair lesado dessa história é ir dispensando aos pcos mesmo... o que eles não esperam...pq agem em conjunto para se garantirem tem alguem fazendo a cabeça dos outros ...quem sabe na primeira dispensa vc não premiado com o lider dessa rebelião?...

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Mensagem por Branzani em Ter 01 Jan 2013, 14:25

Gente, não sei se todos sabem o que aconteceu comigo e vou dizer com detales aqui.
Com alguns anos percebi que dia 24 não vira abrir por conta que a grande maioria das pessoas vão para casa de familiares e acabam nem se lambrando de pizza, por isso resolvi fechar no dia 24 e abrir no dia 25, pois o que me aconteceu, meus três pizzaiolos não apareceram e a outra funcionária não estava bem mais essa ainda nós avisou.
Enfim, dia 25 veio a pergunta, abrir ou não abrir, foi então que arregacei as mangas e disse vamos abrir, ainda bem que abrimos, a noite foi como uma sexta feira média, então valeu a pena abrir, trabalhei como um doido mais deu tudo certo no final.
Um detale para resaltar foi que dois dos três pizzaiolos passaram em frente a pizzaria e quando viram que estava aberta ficaram assustados e foram embora.
Chega o grande dia 26, já imaginavamos que todos irião chegar com aquela cara de FDP, o que fiz neste dia foi recebe-los e pedir para que cada um aguarda-se que eu iria falar com eles, quando chegou os três eu perguntei como havia cido a folga, com a maior cara de pau um deles virou e falou, foi boa passamos com nossos familiares, ai perguntei, mais quem foi que deu folga para vocês, esse mesmo cidadão disse, ninguem, falei então eu quero que vocês três reflitão e decidão qual dos três eu vou mandar embora agora, eu darei para vocês 15 minutos, dai sai e deixei eles conversando e fui aguardar, passado os quinze minutos os trêz saem e eu pergunto e ai decidiram ? o mesmo cidadão viria e diz à você vai ter que mandar embora os três, os três erraram, então virei e disse então é tchau para os três, depois passem aqui para marcarmos a data do acerto de contas e fui para dentro trabalhar.
Em minha cabeça acho que desde inicio disto eles acharam que se faltassem os três eu não iria abrir, só que abri e foi ai que eles não imaginaram, e ai quando eles chegaram a me falaram que seria para que eu mandasse os três embora creio que eles imaginaram que eu não ia mandar ninguem embora, eles acharam que eu era dependente deles e e por isso era tipo assim se mandar um vai ter que mandar os três, ai que eles dançaram por que mandei os três embora.
Na verdade eu não poderia ter mandado es três embora, se vocês forem ver nós trabalhamos em 5 dentro da aréa de confecção de pizzas, e dos três que mandei embora 2 montavão e um abria massa, eu corto e minha esposa libera.
Foi ei que veio a pressão, agora eu tenho que trabalhar para 4 os três que mandei embora e fazer mais minha parte, meu DEUS, o que vou fazer, data ruim para achar funcionário, vou ter de encarar tudo, chega Sexta feira, dia de 200 pizzas, o que vou fazer, cheguei na pizzaria às 11 horas da manhã, bati a massa bolei toda ela e deixei fermentar e fui fazer outras coisas, depois de duas horas fui começar a pré assar algumas massas e e abrir outras num esquema que faço com massa frecas, chega o 1 pedido e eu aindo estou abrindo massa, nove horas, horário que a paulera começa, o telefone não para e eu a toda montando às pizzas, o fim de noite chega e nem acredito que dei conta, sempre me achei um bom pizzailo, mais fazer o que fiz tudo sozinho creio que me superei, graças a deus o final de semana correu bem, quando todo mundo achou que iria dar tudo errado deu tudo certo e hoje até tenho outra cabeça.

Venho aqui agradecer a torcida de meus amigos Nilsão, Giba, Hassin, Wagner e etc e ao forum que nós encina tanta coisa, utilizei muitos conhecimentos do forum para superar tudo isso que você sabem que não é nada facil.

Um grande abraço a todos.

Branzani
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Mensagem por Wagner G Fonseca em Ter 01 Jan 2013, 20:08

Amigo Branzani,


Fico feliz que mesmo vc atolado de trabalho, deu conta de tudo e no final tudo deu certo.
Seu post, e motivacional e tmb um exemplo de superar as adversidades que a vida nos trazem...rsrsrs

abracos

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Mensagem por Teresa Facchinetti em Ter 01 Jan 2013, 20:49

tbem fico feliz por vc ter se saído bem....é dificil...

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Mensagem por baldaratt em Ter 01 Jan 2013, 22:23

toatoapizzaria escreveu:BALDARATT.................

PRIMEIRO QUE EU NÃO CONTRATARIA UM FUNCIONÁRIO
ARROGANTE COMO VC MESMO SEM CUSTOS..........

PARA TRABALHAR NA MINHA E SÓ MINHA PIZZARIA NÃO TEM VAGAS.....

COMO EU NÃO SOU UM BOM PATRÃO O MEU PIZZAIOLO SÓ TRABALHA AQUI A 9 ANOS E O ESFIHEIRO A 8 ANOS E A COZINHEIRA A 6 ANOS E PODE SER PROVADO ESTAS DATAS ENTRANDO NO FACEBOOK OU EM NOSSO SITE E NOTAR AS DATAS DAS FOTOS ...........

AGORA JA QUE VC SABE MUITO PORQUE NÃO TENTA VER SE TEM CAPACIDADE PARA SER PATRÃO ??

GARANTO QUE EU GANHO BEM MAIS QUE OS POUCOS $ 100,00 / H...


MAS TEM QUE SER PROFISSIONAL E ESTAR NO MERCADO A POUCOS MAIS DE 35 ANOS DE COMERCIO SENDO 10 ANOS DE PIZZARIA....

EU MORO NO BRASIL E TENHO ORGULHO DA MINHA TERRA.....

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MEU CARO AMIGO NILSON.

O QUE PASSA COM VOCE ?

TODOS DO FORUM FORAM SABE O QUE EU DIGO E VERDADE, FAZER UMA PESQUISA INTERNA E BOM PRA EMPRESA, FAZER UM CURSO INTERNO, INTERAGIR ENTRE OS COLEGAS DE TRABALHO MESMO SENDO FILHOS ESPOSA.

UMA EMPRESA NAO VIVE SO DO PATRAO, E SIM DA EQUIPE TODA.

O QUE ADIANTA VOCE USAR A VASSOURA E A PA PRA FAZER A LIMPESA SENDO QUE OS DOIS ESTAO SUJOS., PRA VOCE TER UMA BOA LIMPESA SEUS INSTRUMENTOS TEM QUE ESTAR LIMPO. MESMO SENDO VASSOURA E PA.

OBRIGADO PELA PARTE DO ARROGANTE, NA VERDADE EU NAO TRABALHO SEM FINS LUCRATIVO, MAS DE UMA COISA VOCE PODE TER CERTEZA... COMIGO EM SEU QUADRO DE FUNCIONARIOS SEUS LUCROS ERA 10 VEZES MAIS SOBRE SEU FATURAMENTO.

LEMBRA-SE: APRENDA ENTENDER SEUS CLIENTES INTERNO... O RESTO, VOCES CORREM ATRAS.

SABIO - BALDARATT



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Mensagem por Glauco em Ter 01 Jan 2013, 23:39

Boa noite,

Concordo 100% com as palavras do Johnny Clay.
O maior problema de voce mandar todos embora de uma só vez é que vc perde todas as engrenagem que fazem sua casa girar e depois pra voce conseguir pola pra roda é outra hostória. Como disse o Nilson, mande embora o cabeça e aos poucos vai trocando os demais, como dito acima 1 por mês e em breve estará tudo "normal" se criar uma nova rebelião.
Abraços
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Mensagem por Branzani em Ter 01 Jan 2013, 23:53

Caro amigo BALDARATT, vou lhe ser franco, esse papo de cliente que você está colocando aqui não entendi, se for da forma que você coloca aqui então eu sou cliente do meu funcionário já que pago o salário dele, para mim se estou pagando ele tem por obrigação fazer o serviço dele bem feito, concordo com sua opinião de procurar novas ideias junto com nossos colaboradores mais isso não muda a ficura de empregado e patrão, não vamos achar que em uma pizzaria existe plano de carreira ou coisa do tipo por que todos aqui sabemos que não existe, o fato é que queremos a mão de obra e quem aceita o serviço tem de saber realizalo da melhor forma, o relacionamente entre patrão e empregado deve ser bom mais ambos devem saber dividir às coisas, meu relacionamento com esses funcionários que mandei embora mesmo erá ótimo, cinceramente eu não mereci de forma alguma o que eles fizeram comigo, mesmo ajudando eles das melhores formas possiveis ainda fizeram isso, sempre ouvi o que eles tinham a dizer e eles poderiam ter muito bem conversado comigo assim como eles sempre conversavam em pedir vale adiantado, sair mais cedo, trocar folga, financiar algo e etc, o que ganhei deles ?

Forte a abraço a todos.

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Mensagem por thiagof em Qua 02 Jan 2013, 00:05

Mandar embora por justa causa vc nunca vai conseguir, hj nem por roubo vc consegue mandar mais por justa causa é so uma coisa ou outra muito restrita pra ser justa causa. e o funcionario nao é obrigado a fazer hora extra faz se quiser dai vai da consiencia de cada um né

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Mensagem por Branzani em Qua 02 Jan 2013, 00:11

Agente também não é obrigado e ficar com esse funcionário que se nega a tudo gente, não ta bom pra ele, fazer o que pede às contas, não está bom para nós, mandamos embora e vamos atráz de quem quer fazer horas extras é simples de se resolver.

Abração.

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Mensagem por thiagof em Qua 02 Jan 2013, 00:32

A sim isso é ruim para empresa tambem, o cara se negar a ajudar fazendo hora extra só prejudica. E voce pode escolher se paga hora extra ou faz banco de horas. E quando fazer a rescisao a melhor coisa é pagar o aviso previo pq se deixar o cara cumprir só vai prejudicar mais ainda o trabalho.

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Mensagem por Convidad em Qua 02 Jan 2013, 12:02

As Leis Do Chefe!!!

Art.º 1º O chefe tem razão.

Art.º 2º O chefe tem sempre razão.

Art.º 3º Quando não tem aplicam-se os artigos 1.º e 2.º.

Art.º 4º O chefe não dorme, descansa.

Art.º 5º O chefe não come, alimenta-se.

Art.º 6º O chefe não bebe, saboreia.

Art.º 7º O chefe nunca chega tarde, demora-se.

Art.º 8º O chefe nunca abandona o local de trabalho, é necessária a sua presença noutro lado.

Art.º 9º O chefe nunca lê o jornal durante as horas de trabalho, actualiza-se.

Art.º 10º Se entra no gabinete do chefe com ideias próprias, deve abandoná-las e adoptar as do chefe.

Art.º 11º O chefe não esbanja palavras, actua.

Art.º 12º O chefe pensa por todos.

Art.º 13º Mas se pensa como o chefe, mais perto está de ser sub-chefe.

O Chefe é o Chefe.

MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.............

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Mensagem por Teresa Facchinetti em Qua 02 Jan 2013, 12:06

Very Happy he he he

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Mensagem por marcioselleto em Qua 02 Jan 2013, 12:24

Bom dia a todos !
Desejo do fundo do coração que o Baldaratt , inaugure o mais rápido possível a sua empresa , encha ela com clientes internos e externos, e que aplique toda a sua apurada técnica de administração e tratar com o RH
Só fica a dica, que o Nobre colega , faça como o Hassin e transmita todo o seu Knowhow a nós pobres mortais e nos brinde com a técnica de como fazermos nosso lucro subir 10 vezes mais sobre o nosso faturamento, estamos ansiosos por tal contribuição.

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Mensagem por Convidad em Qua 02 Jan 2013, 15:57

marcioselleto escreveu:Bom dia a todos !
Desejo do fundo do coração que o Baldaratt , inaugure o mais rápido possível a sua empresa , encha ela com clientes internos e externos, e que aplique toda a sua apurada técnica de administração e tratar com o RH
Só fica a dica, que o Nobre colega , faça como o Hassin e transmita todo o seu Knowhow a nós pobres mortais e nos brinde com a técnica de como fazermos nosso lucro subir 10 vezes mais sobre o nosso faturamento, estamos ansiosos por tal contribuição.

PODE ME ACORDAR A QUALQUER HORA....

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Mensagem por jcebrian em Qua 02 Jan 2013, 19:21

Branzani escreveu:Caro amigo BALDARATT, vou lhe ser franco, esse papo de cliente que você está colocando aqui não entendi, se for da forma que você coloca aqui então eu sou cliente do meu funcionário já que pago o salário dele, para mim se estou pagando ele tem por obrigação fazer o serviço dele bem feito, concordo com sua opinião de procurar novas ideias junto com nossos colaboradores mais isso não muda a ficura de empregado e patrão, não vamos achar que em uma pizzaria existe plano de carreira ou coisa do tipo por que todos aqui sabemos que não existe, o fato é que queremos a mão de obra e quem aceita o serviço tem de saber realizalo da melhor forma, o relacionamente entre patrão e empregado deve ser bom mais ambos devem saber dividir às coisas, meu relacionamento com esses funcionários que mandei embora mesmo erá ótimo, cinceramente eu não mereci de forma alguma o que eles fizeram comigo, mesmo ajudando eles das melhores formas possiveis ainda fizeram isso, sempre ouvi o que eles tinham a dizer e eles poderiam ter muito bem conversado comigo assim como eles sempre conversavam em pedir vale adiantado, sair mais cedo, trocar folga, financiar algo e etc, o que ganhei deles ?

Forte a abraço a todos.



Amigo Branzani , essa questão de cliente interno e cliente externo , essa linguagem é muito utilizada em empresa americana , aqui no Brasil muitas empresas adotaram essa linguagem , principalmente no segmento de serviço . Eu trabalhei com um professor do IBMEC ( INSTITUTO BRASILEIRO DE MERCADO DE CAPITAIS ) , e ele me ensinou que funcionario voce deve domestica-lo , e esse papo de medir satisfação , blá blá ... Isso aqui não funciona .

Eu gostei do comentario acima da Rita Fachineti , ela sintetizou de forma objetiva , essa questão de material humano .



Johnny Clay.

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Mensagem por baldaratt em Qui 03 Jan 2013, 02:16

toatoapizzaria escreveu:As Leis Do Chefe!!!

Art.º 1º O chefe tem razão.

Art.º 2º O chefe tem sempre razão.

Art.º 3º Quando não tem aplicam-se os artigos 1.º e 2.º.

Art.º 4º O chefe não dorme, descansa.

Art.º 5º O chefe não come, alimenta-se.

Art.º 6º O chefe não bebe, saboreia.

Art.º 7º O chefe nunca chega tarde, demora-se.

Art.º 8º O chefe nunca abandona o local de trabalho, é necessária a sua presença noutro lado.

Art.º 9º O chefe nunca lê o jornal durante as horas de trabalho, actualiza-se.

Art.º 10º Se entra no gabinete do chefe com ideias próprias, deve abandoná-las e adoptar as do chefe.

Art.º 11º O chefe não esbanja palavras, actua.

Art.º 12º O chefe pensa por todos.

Art.º 13º Mas se pensa como o chefe, mais perto está de ser sub-chefe.

O Chefe é o Chefe.

MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.............

NILSON




VOCE AINDA USA ESSA CARTILHA NO SEU DIA, DIA... PARA COM DEMAGOGIA MEU CAMARADA.

ESTAMOS NO SECULO XX1.

COMO POSSO PENSAR QUE UM AMIGO NO RAMO DE PIZZARIA ESCREVE ISSO.

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Mensagem por baldaratt em Qui 03 Jan 2013, 02:45

VOLTO A FALAR SOBRE HORARIO DA SAIDO DOS FUNCIONARIOS.

1 _ O FUNCIONARIO CUMPRIU SUA GARGA Hr NAO TEM OBRIGACAO EM FICA, SE PIZZARIA SEMPRE E FECHADA AS 23:00. E AS 23:20 O CHEFE ACEITA UM CLIENTE ENTRAR NO SEU ESTABELICIMENTO E PROBLEMA DELE, POR FALTA DE RESPEITO PARA COM SEUS FUNCIONARIOS E FALTA DE ADMINISTRACAO.

NAO PORQUE VOCE PAGA SEUS FUNCIONARIOS QUE VOCE TEM PODER SOBRE ELES. POSSO CONSIRELO EM ABUSO DE PODER, TRABALHO ESCRAVO.

AGORA PRA SENHORES E SENHORAS QUE USARAM AS PALAVRAS BLA, BLA..., E MELHOR VOCES ATUALIZAREM SEUS CONHECIMENTOS QUE ISSO NAO E USADO AQUI NA AMERICA, SAO VISAO DE UM PAIS EM CRESCIMENTO COMO MEU BRASIL. AS GRANDES EMPRESAS ESTAO OLHANDO PARA SEUS FUNCIONARIOS COMO CLIENTES INTERNOS. EM VEZ DE FICAR POSTANDO COISAS RIDICULAS AQUI, PROCURAM SE INFORMAIS MAIS.

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Mensagem por Wagner G Fonseca em Qui 03 Jan 2013, 12:34

Bom dia Pessoal,


O que o amigo Baldaratt, falou, nao e nenhuma novidade e querendo ou nao, fazemos isso(nao como os americanos, com reunioes e etc) ha um tempo ja....
qiuem nunca escutou o que um funcionario tem pra falar. seja sobre o trab., prob. de material usado na pizzaria, questionamento sobre a rotina de trab. e por ae vai.....
ouvir o funcionario e mais que natural! aceitar seus pedidos ja e outra coisas bastante diferente.

Acredito que temos que fazer um "FILTRO" do que os funcionarios questionam/ argumentam ou solicitam sobre as atividades do trab.....

Amigos, estamos em um forum, e opnioes/questionamentos diferentes sao naturais. vamos colaborar de forma saudavel( colocando seus argumentos) nossos pensamentos, para assim, aprendermos com as experiencias do proximo.

Nilsao amigao, como vc disse, se vc tem funiconarios ha varios anos no toa a toa, sinal que vc sabe tratar seus funcionarios e tem bagagem em delegar as atividades diarias atribuidas a cada um deles.


abracos, saude e paz


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Mensagem por jcebrian em Qui 03 Jan 2013, 12:54

Nos Estados Unidos tudo é perfeitinho ... Trabalhei na Dominos Pizzas e no Mcdonalds aqui no Brasil , Subsidiarias Americana . Na Dominos Pizzas existe uma pratica de nomear um atendente de loja para a função de assistente de loja , este carrega a chave da loja , tem a mesma responsabilidade de um membra gerencial , faz a mesma rotina e tem o salario de atendente , como pode isso ??? No papel tudo é bonitinho , quando se lê e assiste um case de sucesso dessas empresas , eu não fico impressionado , nem tao pouco encantado , porque bem sei e vivi diariamente que na pratica , o trabalho que eles dizem que fazem para elevar a satisfação dos colaboradores é tudo balela . Houve caso de um colaborador que atuava como gerente plantonista , e sua função e salario era de atendente , por final o balconista deu abondono de emprego , sumiu . Em seguida foi constatado desvio de depositos bancario desse colaborador , eu me pergunto : Os programas motivacionais para reter os talentos e diminuir o turn over ( rotatividade de colabaoradores ) não funciona ? por que sera que gera tantas insatisfações nessas empresas de sucesso ???

Esses dias deparei com um anuncio do McDonalds no jornal solicitando colaboradores para trabalhar na Rede , no anúncio informava que não existia distinção de idade para trabalhar . A escassez de mão de obra esta cada vez maior para essas grandes redes , isso eu já previa há 22 anos atrás quando trabalhei na empresa .

Eu só conheço um Case de sucesso no atendimento , isso porque trabalhei diretamente com essa pessoa : Salim Boulos Maroun - ex franqueado do McDonalds e atual presidente no OUTBACK NO BRASIL . No Video postado no you tube : A excelencia do atendimento no Outback , meu ex patrão sintetiza em suas palavras o que ele vive e pratica diariamente com seus colaboradores . Porque sera que a rede dessas grandes empresas tem o desempenho motivacional menor do que um franqueado , já que a estrutura humana de Rh e financeira e bem maior ???

Sintetizando , tudo no papel é bonitinho . Eu quero ver a coisa acontecer na prática .



Johnny Clay.

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Mensagem por Branzani em Qui 03 Jan 2013, 14:26

Gente também estamos falando de culturas diferentes, aqui um quer passar por cima um do outro, sempre tem um que quer invenenar o quadro de funcionários e além do mais embora eu não conheça às leis trabalhistas no exterior mais acredito que lá não seja assim como aqui, que só o funcionário tem direitos.
Olhando pór um outro ponto de vista também temos de lembrar que a grande maioria das pizzarias não tem gabarito como um MC Donalds ou uma outra rede de Fest Food, estamos falando de empresa de pequeno porte com 2 ou três lojas em que a mão de obra é escassa e geralmente temos de trabalhar com jagunços que mal sabem ler, não que seja o panorama geral mais geralmente quem tem uma cabeça melhor ou vira dono de pizzaria ou vai para outro ramo que pague mais.
Concerteza conversar com seus funionários afim de analizar problemas, soluções e condições de trabalho é muito bom, mais quando lidamos com o ser humano sempre tem a questão preguiça, ansiedade, e etc.
Nosso grande problema como disse acima é cultural, essa nova geração que está vindo não veste a camisa, quer ganhar muito e trabalhar pouco e são uns tremendos preguiçosos, a mão de obra mais gabaritada está escassa, enfim sem sombra de dúvidas o equipamento humano aqui no brasil é bem diferente dos importados.

Forte abraço a todos

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Mensagem por Wagner G Fonseca em Qui 03 Jan 2013, 19:14

Pronto amigao Branzani, conseguiu sintetizar bem as coisas como funcionam por aqui!!! post perfeito!

Morei na australia e la, nao tem essa mamata de leis trab que so protegem o funcionario.

La vc tem um numero de trabalho,tipo CPF, que por ali que se recolhe os descontos do goveerno e qndo vc vai comecar no trabalho, e so informar esse numero e seus dados bancarios. e apenas isso.
qndo vc e demitido ou quer sair do seu trab., basta vc falar com seu patrao que a partir de tal dia vc nao vem mais e ele vai te pg normalmente e nao tem mais burocracia, de levar documento pra cima e pra baixo, pertubando o contadore etc...

e qndo for comecar em um novo, e so infoormar novamente seu numero de trab e pronto...




Branzani escreveu:Gente também estamos falando de culturas diferentes, aqui um quer passar por cima um do outro, sempre tem um que quer invenenar o quadro de funcionários e além do mais embora eu não conheça às leis trabalhistas no exterior mais acredito que lá não seja assim como aqui, que só o funcionário tem direitos.
Olhando pór um outro ponto de vista também temos de lembrar que a grande maioria das pizzarias não tem gabarito como um MC Donalds ou uma outra rede de Fest Food, estamos falando de empresa de pequeno porte com 2 ou três lojas em que a mão de obra é escassa e geralmente temos de trabalhar com jagunços que mal sabem ler, não que seja o panorama geral mais geralmente quem tem uma cabeça melhor ou vira dono de pizzaria ou vai para outro ramo que pague mais.
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Nosso grande problema como disse acima é cultural, essa nova geração que está vindo não veste a camisa, quer ganhar muito e trabalhar pouco e são uns tremendos preguiçosos, a mão de obra mais gabaritada está escassa, enfim sem sombra de dúvidas o equipamento humano aqui no brasil é bem diferente dos importados.

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Mensagem por Wagner G Fonseca em Qui 03 Jan 2013, 19:15

e nem por isso, la nao tem essa de deixar o chefe na mao nos finais de semana ou feriado..

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Mensagem por Branzani em Sex 04 Jan 2013, 00:58

Muito bom ter relatos de quem teve experiências deste tipo Wagner, como disse eu não tenho conhecimento no exterior mais ouvindo relatos como o seu sempre identifico essas diferenças grotescas.

Abração Wagner.

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Mensagem por Convidad em Sex 04 Jan 2013, 01:38

toatoapizzaria escreveu:As Leis Do Chefe!!!

Art.º 1º O chefe tem razão.

Art.º 2º O chefe tem sempre razão.

Art.º 3º Quando não tem aplicam-se os artigos 1.º e 2.º.

Art.º 4º O chefe não dorme, descansa.

Art.º 5º O chefe não come, alimenta-se.

Art.º 6º O chefe não bebe, saboreia.

Art.º 7º O chefe nunca chega tarde, demora-se.

Art.º 8º O chefe nunca abandona o local de trabalho, é necessária a sua presença noutro lado.

Art.º 9º O chefe nunca lê o jornal durante as horas de trabalho, actualiza-se.

Art.º 10º Se entra no gabinete do chefe com ideias próprias, deve abandoná-las e adoptar as do chefe.

Art.º 11º O chefe não esbanja palavras, actua.

Art.º 12º O chefe pensa por todos.

Art.º 13º Mas se pensa como o chefe, mais perto está de ser sub-chefe.

O Chefe é o Chefe.

MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.............

NILSON


EU NÃO TENHO CULPA DE SER O CHEFE E BRASILEIRO LEGITIMO...FOI "DEUS" QUEM QUIZ ASSIM..........OBRIGADO MEU "DEUS".....


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Mensagem por LUIZ MORAES em Dom 31 Mar 2013, 20:16

Maueiras,

Afinal o que aconteceu após este problema, como foi resolvido?

Grato,

Luiz Moraes

maueiras escreveu:Minha pizzaria fecha as 23:00 e o horário dos funcionários é até 23:30. Hoje todos os meus funcionários da cozinha, mesmo com clientes na mesa e pedidos de delivery em aberto, chegaram no horário de saída, 23:28, trocaram de roupa e foram embora dizendo que não eram obrigados a fazer hora extra. Sempre paguei a hora extra como devia, assim como adicional noturno. Não existe nenhuma regulamentação que eu possa contar para demiti-los por justa causa?

Obrigado!

LUIZ MORAES
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Mensagem por adri em Seg 01 Abr 2013, 01:59

olá



bom,eu tenho a dizer uma coisa eu tinha um pizzaiolo que eu o tratava como cliente externo , como li, mas sabe o que ele era na empresa o cancer da pizzaria, contaminou todos os outros funcionários, e adivinham, ficamos na mão um belo dia tb, .
Vamos usar o bom senso, cada pessoa dentro da pizzaria tem sua função inclusive o patrão, e quando a pessoa, não colabora,e atrapalha o funcionamento da pizzaria, sem se preocupar com o a perca dos clientes, não deve fazer parte da empresa não.

Só quem é patrão sabe, da responsabilidade, que é manter seus clientes , ou não fechar a casa em dias, de trabalho, pois o funcionário que se torna cliente externo quer o salario dele depositado no dia, sem nenhum atraso néeeeeeeee.

Então, bom senso de ambas as partes é justo.


e gostaria tb de pedir aos companheiros, que não se irritem , conversas devem ser sadias, não precisamos de ataques aqui, apenas compreenssão.


adri
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