Pizza History, o nosso Fórum de Pizzas!
Seja bem vindo ao Fórum de Pizzas, o maior espaço cibernético de Pizzas do Mundo!
Entre, registre-se e faça parte dessa família.
Somente usuários registrados terão acesso a todas as informações profissionais existentes nos nossos fóruns de debate e tópicos de discussões.
Não se esqueça de ler as regras deste Fórum e mantenha um alto nível nos posts e abertura de tópicos.
ATENÇÃO: Ao registrar-se no Fórum de Pizzas seus dados cadastrais serão checados; estando corretos a sua conta será aprovada pela Administração do Fórum de Pizzas.
Guarde o seu usuário e senha em um lugar seguro para não esquecer. Sua senha é confidencial, secreta e criptografada. No entanto, se você a esquecer, solicite a Administração uma nova senha para logar.
Sua presença muito nos honrará.
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
Conectar-se

Esqueci minha senha

VISITAS DIÁRIAS-
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
» Veja aqui um produto que ira lhe auxiliar na limpeza da sua bancada !!!
Hoje à(s) 17:38 por Carlos Daia

» SR CAIXA. AS MELHORES CAIXAS DE PIZZA INDICADAS PELO CHEFF HASSIN.
Hoje à(s) 17:37 por Carlos Daia

» gramatura pizza napolitana
Hoje à(s) 17:07 por rogerio teodoro de souza

» Você quer uma massa saborosa , aerada e com uma textura especial ? veja aqui !!!
Ontem à(s) 13:49 por Carlos Daia

» Construção de um forno residencial
Ter 16 Out 2018, 20:35 por Marco Medeiros

» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
Ter 16 Out 2018, 12:42 por Carlos Daia

» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2018.
Seg 15 Out 2018, 18:01 por DED

» Você conhece o furador de massas , e qual a sua função ? Veja aqui !!!
Seg 15 Out 2018, 14:09 por Carlos Daia

» Rebaixamento de forno a lenha de tijolos
Seg 15 Out 2018, 10:09 por MAURO LUCENA

» Dê mais sabor a sua pizza com nossos condimentos e essências !!!
Dom 14 Out 2018, 16:34 por Carlos Daia

» Molhou sua maquininha de cartões com o motoboy ? Veja aqui como evitar .
Sab 13 Out 2018, 14:02 por Carlos Daia

» Como resfriar seu discos de pizza pré-assadas na temperatura ideal para o armazenamento ? Veja este produto !!!
Qui 11 Out 2018, 15:33 por Carlos Daia

» Veja aqui mais uma ótima opção para o serviço à mesa !!!
Qua 10 Out 2018, 12:43 por Carlos Daia

» Churrasqueira + Forno d´Napoli 70cm
Ter 09 Out 2018, 22:11 por arossite

» Quer ficar elegante com conforto e qualidade ? veja nosso DOLMÃ !!!
Ter 09 Out 2018, 16:16 por Carlos Daia

» FORNOS
Seg 08 Out 2018, 16:07 por Helio de Castro

» Como limpar as pedras refratarias do forno a gas?
Seg 08 Out 2018, 12:28 por rogerio teodoro de souza

» MASSA PRE-ASSADA (DUVIDAS)
Seg 08 Out 2018, 09:43 por paulofrassinete

» Temperatura e tempo ideal para massa fina e crocante
Seg 08 Out 2018, 09:09 por ezequiel batista

» Dicas para chaminé.
Seg 08 Out 2018, 07:52 por HASSIN

» Quer aprender a fazer uma borda recheada? Siga a dica do Cheff Hassin!
Seg 08 Out 2018, 07:40 por HASSIN

» Caro membro, o Cheff Hassin convida você para participar desta importante pesquisa. Se é dono de pizzaria coopere para melhorar o nosso trabalho e segmento.
Seg 08 Out 2018, 07:37 por HASSIN

» Sua massa pré assada esta com bolhas ? veja aqui como evitar !!!
Dom 07 Out 2018, 16:53 por Carlos Daia

» Veja aqui como fazer uma deliciosa massa de pizza doce !!!
Sex 05 Out 2018, 10:06 por Carlos Daia

» Você sabia disso?
Qui 04 Out 2018, 19:07 por HASSIN

» Valorize sua esfiha com este ingrediente especial !!!
Qui 04 Out 2018, 14:22 por Carlos Daia

» Contrate uma consultoria com o Cheff Hassin Ghannam em sua Pizzaria.
Qua 03 Out 2018, 19:02 por HASSIN

» Você tem dificuldade em padronizar o tamanho e a distribuição dos ovos na pizza? Veja como este simples utensílio pode te ajudar!
Qua 03 Out 2018, 15:30 por Carlos Daia

» Programaçao Completa do Curso de Donos de Pizzaria e Pizzaiollos do Fórum de Pizzas - Cheff Hassin Ghannam
Qua 03 Out 2018, 14:59 por HASSIN

» VENDO PIZZARIA EM JOINVILLE
Qua 03 Out 2018, 12:41 por MAURO LUCENA

» Ferramentas úteis que auxiliam o seu dia.
Qua 03 Out 2018, 05:11 por HASSIN

» PRATO DE PAPEL OU DISCO DE ISOPOR
Qua 03 Out 2018, 05:04 por HASSIN

» Como melhorar a apresentação das pizzas à mesa ? veja aqui !!!
Ter 02 Out 2018, 19:30 por Carlos Daia

» MASSA DE CHOCOLATE
Ter 02 Out 2018, 09:59 por arnaldo paz filho

» Novato
Ter 02 Out 2018, 05:48 por HASSIN

» Amassadeira Espiral ou Semi Rápida?
Ter 02 Out 2018, 05:44 por HASSIN

» Duvidas sobre a profissão
Ter 02 Out 2018, 05:39 por HASSIN

» massa de esfiha pre assada e resfriada
Ter 02 Out 2018, 05:33 por HASSIN

» Massa leve e crocante
Ter 02 Out 2018, 05:27 por HASSIN

» Cabideiro ou arara p/pizzas pré montadas na hora do pique.
Ter 02 Out 2018, 05:10 por HASSIN

» Equipamentos
Ter 02 Out 2018, 05:09 por HASSIN

» Suas espátulas estão cortando as suas caixas devido ao impacto? Algumas das nossas espátulas pode ser a solução deste problema?
Dom 30 Set 2018, 16:22 por Carlos Daia

» Evite perder suas comandas e organize seus pedidos. Veja como !!!
Sex 28 Set 2018, 14:45 por Carlos Daia

» Valorize seu serviço à mesa com este kit !
Qui 27 Set 2018, 14:40 por Carlos Daia

» A higiene no ambiente de trabalho é muito importante. Este acessório ira lhe ajudar !!!
Qua 26 Set 2018, 12:08 por Carlos Daia

» Durante o corte da pizza o seu recheio sai do lugar ? Veja como resolver !
Ter 25 Set 2018, 10:40 por Carlos Daia

» Grupo do Fórum de Pizzas no Facebook participe
Ter 25 Set 2018, 02:12 por Rafael Monteiro de Assis

» Está desperdiçando sua mussarela ralada ? Ela está sujando o lastro do seu forno ? Veja aqui como resolver !
Seg 24 Set 2018, 15:11 por Carlos Daia

» Veja aqui como organizar suas bolas de massa !
Dom 23 Set 2018, 14:06 por Carlos Daia

» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
Sex 21 Set 2018, 12:46 por Carlos Daia

» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
Qui 20 Set 2018, 13:11 por Carlos Daia

» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO ARMAZENAR AS MINHAS MASSAS PRÉ-ASSADAS?
Qui 20 Set 2018, 05:10 por HASSIN

» DICAS E TÉCNICAS PARA QUEM TRABALHA COM MASSA PRÉ-ASSADA
Qui 20 Set 2018, 05:09 por HASSIN

» Já pensou em fazer um curso de especialização dentro de uma pizzaria de verdade e que é sucesso absoluto ha mais de 9 anos?
Qui 20 Set 2018, 05:08 por HASSIN

» PRÁTICAS IMPORTANTE NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS.
Qui 20 Set 2018, 05:08 por HASSIN

» ONDE ESTÃO OS SEUS POTENCIAIS FORNECEDORES? CONHEÇA-OS AQUI! MELHORES FARINHAS E MELHORES MUSSARELAS DO MERCADO.
Qui 20 Set 2018, 05:07 por HASSIN

» Porque a mussarela geralmente ferve quando a pizza é levada ao forno e como evitar esta situação?
Qui 20 Set 2018, 05:07 por HASSIN

» Como aumentar a vida útil das suas pás de madeira.
Qui 20 Set 2018, 05:06 por HASSIN

» Por que a massa da pizza as vezes gruda na pá. Youtube do Cheff Hassin!
Qui 20 Set 2018, 05:06 por HASSIN

» Você sabia disso? Informação do Cheff Hassin Ghannam
Qui 20 Set 2018, 05:05 por HASSIN

» Últimos dias para se tornar dono de pizzaria ou pizzaiollo, na escola do Fórum de Pizzas.
Qui 20 Set 2018, 04:55 por HASSIN

» Pizzaria em Americana/SP busca Pizzaiollo com experiência e mente aberta para aprendizado da qualidade da casa. Paga-se bem!
Qui 20 Set 2018, 04:53 por HASSIN

» Sistema MiniLenha e Briquete a LenhaEcológica, consulte!
Qui 20 Set 2018, 04:50 por HASSIN

» CHOPP NA MASSA DA PIZZA
Qui 20 Set 2018, 04:47 por HASSIN

» MASSA SECRETA DO HASSIN
Qui 20 Set 2018, 04:37 por HASSIN

» DUVIDA SOBRE FERMENTAÇÃO LENTA DE 24H , 36H E 72H. POR QUE A FARINHA "00" É MAIS EFICIENTE NA FORMAÇÃO DE BORDAS COM ALVÉOLOS?
Qua 19 Set 2018, 12:48 por HASSIN

» Como melhorar a imagem da sua empresa utilizando bases artesanais para as suas pizzas ?
Qua 19 Set 2018, 10:59 por Carlos Daia

» Sirva suas pizzas com elegância e praticidade. Veja aqui !
Ter 18 Set 2018, 14:13 por Carlos Daia

»  AGENDA DOS CURSOS DE DONOS DE PIZZARIAS E PIZZAIOLLOS DO FÓRUM DE PIZZAS - ANO 2017
Ter 18 Set 2018, 13:22 por DED

» Veja aqui como evitar que seu pedaço de pizza escorregue ou caia na hora de servir.
Seg 17 Set 2018, 17:02 por Carlos Daia

Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15095)

HASSIN (12168)

DED (8191)

GILBERTO COSTA (7448)

ISA (4953)

MAURO LUCENA (3126)

Carlos Daia (2921)

maurojonas brito (2375)

AVLIS (1906)

schuman (1394)

Quem está conectado
136 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 134 Visitantes :: 2 Motores de busca

HASSIN, Marco Medeiros

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 540 em Ter 02 Ago 2011, 23:18
Estatísticas
Temos 57240 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de laercio vicente

Os nossos membros postaram um total de 166410 mensagens em 11590 assuntos
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

BAIXE AQUI O APLICATIVO DO FÓRUM DE PIZZAS
Loja Virtual do Fórum de Pizzas

Dificuldades com meu forno

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

default Dificuldades com meu forno

Mensagem por Henrique Ramos em Qua 14 Jun 2017, 19:29

Relembrando a primeira mensagem :

Boa Noite, Prezados Foristas

Após testar massa, recheios e quantidades de queijo em meu forno elétrico que me proporcionou bons resultados para os testes, comprei um forno a gás com pedra e infra, Forno Infra 1, da Cristal Aço,  mas está muito difícil alcançar bons resultados. 

O forno é pequeno para uma só pizza, atinge 350º com 15 minutos de aquecimento, mas estou tendo problemas na cocção.  O pré-assado ocorre entre 90 a 120 segundos sem problemas tanto nos discos de 35 quanto nos de 35cm.  Mas na hora de assar as pizzas já recheadas é que começam os problemas descritos a seguir.

1. O forno não tem grades, então asso a pizza com tela sobre a pedra refratária. Ocorre o assamento no centro da pizza sendo que mais para as bordas ela fica branca ao fundo. Ou seja, não consigo que ela fique levemente crocante em todo o fundo.  Os queimadores embaixo da pedra são em forma de U. Será que não estou esperando o aquecimento uniforme da pedra?

2. O infra-vermelho é em linha reta no centro do forno. Estou com problemas, pois a muçarela começa a ferver no centro e as bordas nunca douram.  Ainda que eu coloque o infra-vermelho bem fraco, não consigo dourar as bordas. E diminuindo o calor em cima, o fundo ameaça queimar. 

Resumindo, a compra desse forno foi um erro de minha parte e não adianta insistir com ele ou há como adequá-lo para obter bons resultados?
Henrique Ramos
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 209
País : BRASIL

default Re: Dificuldades com meu forno

Mensagem por schuman em Dom 09 Jul 2017, 21:25

Ótimo doutrinador,

Bela atitude mais se eu fizer um vou botar Doutrinador Grill.

Abraços

schuman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1394

Mensagem por Henrique Ramos 1961 em Qua 12 Jul 2017, 01:39

Hoje aconteceu algo que me alegrou muito mesmo.

Após a degustação do último fim de semana, a pior de todas, uma verdadeira tragédia, eu me abati mas não desanimei. Bem ou mal, eu descartara várias opções de alternativas para me entender com meu forno.

E hoje foi tudo completamente diferente. Tudo deu certo! Muito certo até!
Repeti a Massa Fofa do Hassin, após descartar a Massa Braziliana, pois a do Hassin me deu uma textura muito melhor e sabor superior.  Alterei o peso dos discos. Com 1kg de massa, ao invés de fazer cinco discos de 35cm, diminuí para 4 discos.  Galera, as pizzas ficaram fantásticas. As melhores que já fiz desde que iniciei meus testes. 
A crocância e maciez alcançadas estavam até melhores que as que consegui com a Massa Secreta que a partir de agora, deixarei mais tempo em fermentação ou aumentarei de 6g para 8g a quantidade de fermento para cada kg de farinha.  O frio do inverno pode estar retardando a fermentação. 

E o mais importante é que comecei a acertar com meu forno. 

A grade de 1,5cm de altura foi mantida, o que garantiu um assamento por igual no fundo da pizza e o problema maior com meu infra eu resolvi da seguinte forma:
Deixo o forno aquecendo no máximo por 20 minutos e na hora de colocar a pizza montada para assar, eu ligo o infra no mínimo, já que o meu problema é assar mais rápido em cima do que em baixo com o infra ligado.  O resultado ficou perfeito. A parte de baixo ficou levemente crocante, com um bronzeado por igual em toda sua extensão e a parte de cima assou de forma correta sem ferver ou tostar a muzzarela.  

Para muitos que não sofreram o que venho sofrendo com meu forno, pode não parecer muito. Mas para mim, foi uma vitória grandiosa. Todos os 8 presentes na degustação afirmaram que realmente essa foi a melhor noite de testes.

Amanhã, voltarei a fazer testes com a Massa Secreta. Testarei com a massa dividida por 4 e dividida por 5 para ver os resultados.

Agradeço a todos que gastaram seu tempo e seus neurônios para me ajudar a entender as fraquezas de meu forno e me dar dicas e conselhos para driblar as dificuldades que apontei.

Se tudo der certo amanhã, os próximos testes serão já para testar os recheios e fechar o cardápio.

Doutrinador, meu agradecimento é para todos, mas especialmente para você que com todo seu conhecimento sempre me estimulou a prosseguir.

Abraços.

Henrique Ramos 1961
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 107

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 12 Jul 2017, 08:37

Bom dia Henrique, quando você diz "me entender com meu forno", eu sei que você está pensando da maneira correta.
Todo forno tem suas manhas e macetes, se você por exemplo mudar de forno agora, começa mais uma luta.
Mas os "conceitos" irão ser aplicados sempre da mesma forma, pois são apenas física e química, sem contar a perseverança que fazem com que você os adquira (conceitos) e os leve em seu entendimento.
Serão para sempre.
Isso ninguém tira de você.

Esperamos mais noticias, porque cada dia á diferente do outro e com os testes não poderia ser diferente.

Uma coisa que eu admiro você já tem, você não se contenta fácil. Quem pensa desta maneira sempre evolui.

Aquele abraço.

Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas

Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR
Monitor/Sponsor
Monitor/Sponsor

Número de Mensagens : 15095
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.

Mensagem por schuman em Qua 12 Jul 2017, 10:15

Henrique Ramos escreveu:Boa Noite, Prezados Foristas

Após testar massa, recheios e quantidades de queijo em meu forno elétrico que me proporcionou bons resultados para os testes, comprei um forno a gás com pedra e infra, Forno Infra 1, da Cristal Aço,  mas está muito difícil alcançar bons resultados. 

O forno é pequeno para uma só pizza, atinge 350º com 15 minutos de aquecimento, mas estou tendo problemas na cocção.  O pré-assado ocorre entre 90 a 120 segundos sem problemas tanto nos discos de 35 quanto nos de 35cm.  Mas na hora de assar as pizzas já recheadas é que começam os problemas descritos a seguir.

1. O forno não tem grades, então asso a pizza com tela sobre a pedra refratária. Ocorre o assamento no centro da pizza sendo que mais para as bordas ela fica branca ao fundo. Ou seja, não consigo que ela fique levemente crocante em todo o fundo.  Os queimadores embaixo da pedra são em forma de U. Será que não estou esperando o aquecimento uniforme da pedra?

R: Da para vc pedir um serralheiro fazer uma grade na medida do seu forno, e fazer uns L em chapa e fixar nas laterais do forno na altura que vc deseja, ao fazer a grade vc mesmo pode  pedir para por aquela tela perfurada, ai vc dispensa o uso da sua tela de alumínio.

2. O infra-vermelho é em linha reta no centro do forno. Estou com problemas, pois a muçarela começa a ferver no centro e as bordas nunca douram.  Ainda que eu coloque o infra-vermelho bem fraco, não consigo dourar as bordas. E diminuindo o calor em cima, o fundo ameaça queimar. 
R: tem aquela dica que o mestre Hassin passou para mussarela não ferver naquele tópico, onde vc põem a pizza com molho deixa assar um pouco depois tira e coloca a mussarela vc ja testou fazer isso, outra coisa eu tive problema muito com mussarela ferver no inicio, antes de abrir a pizzaria, mais notei muito que eram as marcas da mussarelas que usava para os testes, ferver, soltar óleo, pode ser que isso ajuda a ferver mais rápido, ou se a mussarela for boa é o problema mesmo do aquecimento e muito tempo no forno.
Exemplo a Tirolez é uma mussarela muito boa, só o transporte do mercado  para casa já esta desentendo.rs
Resumindo, a compra desse forno foi um erro de minha parte e não adianta insistir com ele ou há como adequá-lo para obter bons resultados?
schuman
Moderador
Moderador

Emprego/lazer : pizza/pizza/pizza
Humor : feliz

Mensagem por Henrique Ramos 1961 em Qua 12 Jul 2017, 12:33

DOUTRINADOR escreveu:Bom dia Henrique, quando você diz "me entender com meu forno", eu sei que você está pensando da maneira correta.
Todo forno tem suas manhas e macetes, se você por exemplo mudar de forno agora, começa mais uma luta.
Mas os "conceitos" irão ser aplicados sempre da mesma forma, pois são apenas física e química, sem contar a perseverança que fazem com que você os adquira (conceitos) e os leve em seu entendimento.
Serão para sempre.
Isso ninguém tira de você.

Esperamos mais noticias, porque cada dia á diferente do outro e com os testes não poderia ser diferente.

Uma coisa que eu admiro você já tem, você não se contenta fácil. Quem pensa desta maneira sempre evolui.

Aquele abraço.
Doutrinador, meu caro, por tudo o que tenho lido sobre fornos, eu vejo que é exatamente como você afirmou. Cada forno é uma história diferente, tendo que se acertar com o pré aquecimento, regulagem de irradiação de calor a ser adequada na pedra e no infra, assar direto na pedra ou em grade, se em grade qual a altura ideal, etc.  Entendo também que o pré assado também deve ser adequado. No meu caso, procuro já nessa etapa, deixar o disco levemente mais assado no fundo, pois meu problema é mais o excesso de calor na parte de cima. E também consegui o melhor resultado forneando apenas uma vez no assamento final em 90º. Isso bastou para bronzear as bordas por igual.

Ontem, a atenção estava voltada para alcançar o equilíbrio entre o assamento do fundo e do recheio por igual, motivo pelo qual me distraí e não medi o tempo de assamento final, mas deve ter ficado em torno de 2 minutos. O pré assado durou 70 segundos. 

Hoje o teste será com a Massa Secreta. Acredito que não terei dificuldades em repetir os resultados de ontem.

Mais uma vez, muito obrigado por todos os conhecimentos passados e por acreditar que eu chego lá.

Forte abraço.

Henrique Ramos 1961
Colaborador
Colaborador

Mensagem por DOUTRINADOR em Qua 12 Jul 2017, 13:05

Só o fato de você entender que adiantando o fundo fica mais fácil terminar a parte de cima na cocção final, já é sinal de que entendeu os conceitos.

Forno é assim, se não pensar, não chega a lugar algum.

Fico feliz quando encontro pessoas que não tem preguiça de pensar, como você.
O importante nem sempre são as respostas, mas as duvidas que nos fazem pensar nas respostas.
Quanto mais duvidas, mais respostas.
Quanto mais respostas, melhor serão os conceitos.

Aquele abraço.

Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas

Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR
Monitor/Sponsor
Monitor/Sponsor

Número de Mensagens : 15095
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.

Mensagem por Henrique Ramos 1961 em Qua 12 Jul 2017, 17:01

DOUTRINADOR escreveu:Só o fato de você entender que adiantando o fundo fica mais fácil terminar a parte de cima na cocção final, já é sinal de que entendeu os conceitos.

Forno é assim, se não pensar, não chega a lugar algum.

Fico feliz quando encontro pessoas que não tem preguiça de pensar, como você.
O importante nem sempre são as respostas, mas as duvidas que nos fazem pensar nas respostas.
Quanto mais duvidas, mais respostas.
Quanto mais respostas, melhor serão os conceitos.

Aquele abraço.
Exato, amigo.  Se depender somente de orientações e dicas, sem estar antenado no que está fazendo e no que pode fazer a mais, de nada adiantará.

Valeu, brother.

Henrique Ramos 1961
Colaborador
Colaborador

Mensagem por schuman em Sex 14 Jul 2017, 08:52

Doutrinador:

Que acha destes tipos de fornos?
Virou tendência em algumas padarias que fazem pizzas na capital paulista, mais na áreas nobres de SP.

Moderador
Moderador

Emprego/lazer : pizza/pizza/pizza
Humor : feliz

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: