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Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

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default Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

Mensagem por Convidad em Qui 08 Abr 2010, 23:14

Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado


O brasileiro está sempre disposto a
comer uma boa pizza, inclusive na sua loja. Conheça as vantagens do
negócio e a estrutura necessária para implantá-lo.

Fazer refeições fora de casa é rotina para 51% dos brasileiros e,
desse total, 14% visitam com mais frequencia as pizzarias. A constatação
vem de um levantamento feito pela GFK, consultoria especializada em
estudos de mercado, com mil pessoas em doze regiões metropolitanas do
País.
Não é surpresa, portanto, o fato de alguns supermercados já operarem
restaurantes dentro da loja. “No setor de alimentação fora do lar, a
pizzaria se destaca por trabalhar com um produto de fácil aceitação e
alta lucratividade”, diz João Gomes, da Casa dos Chefs, especializada em
consultoria gastronômica.
Segundo Gomes, o custo de produzir cada pizza gira em torno de R$ 7.
Já o preço de venda, considerando a média da maioria das capitais
brasileiras, é de cerca de R$ 21. Levando em conta despesas com folha de
pagamento, encargos e compras de mercadoria, o resultado é um lucro
líquido entre 15% e 20%. “É um bom resultado face a outros setores do
supermercado”, garante o consultor João Gomes.
Outro benefício é o aumento de clientes, uma vez que a pizzaria atrai
clientela nova para a loja.
Em relação a negócios semelhantes na rua, as pizzarias de
supermercados apresentam algumas vantagens. O cliente considera o local
mais seguro e com a comodidade de contar com estacionamento. Os super e
hipermercados já trabalham com os ingredientes usados na massa e na
cobertura das pizzas. Basta solicitar aos fornecedores maiores
quantidades, o que, inclusive, pode baratear o valor de compra de cada
item.
ESTUDO DE VIABILIDADE
Certifique-se
de que é um bom negócio

Antes de investir no negócio, porém, recomenda-se encomendar um
estudo de viabilidade. Com ele, será possível saber o valor a ser
investido no projeto, o tempo de retorno do investimento e o faturamento
ideal mensal, entre outros pontos. Algumas consultorias fazem também
análise dos hábitos alimentares da região e do número de concorrentes
próximos. O levantamento dirá se vale a pena instalar o negócio e como
ele deve ser estruturado. Quem optar pelo investimento precisa sasaber
que se trata de um negócio bem diferente de uma loja de autosserviço.
Por essa razão, consultores recomendam a contratação de um profissional
experiente para comandar o dia a dia da operação.
Cristina Pereira da Silva, gestora de um projeto do Sebrae/SP para
capacitar donos de pizzarias, explica que só é possível saber quantos
funcionários são necessários para operar uma pizzaria após a definição
do tamanho do estabelecimento, horário de funcionamento e sistema de
operação (à la carte, rodízio, etc.). A consultora, no entanto, indica
as funções para as quais são necessárias contratações. A começar pelo
pizzaiolo. Essa deve ser uma escolha a dedo, pois recairá sobre ele a
responsabilidade pelo sabor do alimento servido. “Há reclamações de
empresários sobre a dificuldade em conseguir bons pizzaiolos. No
entanto, entidades como Senai e Senac podem auxiliar indicando exalunos
que se destacaram em sala de aula”, garante Cristina, do Sebrae. Ela
recomenda a contratação de dois desses profissionais, para evitar que,
em caso de imprevistos, o estabelecimento fique sem o seu principal
colaborador.
O número de garçons depende do tamanho da pizzaria, mas mesmo uma
operação pequena necessita de pelo menos dois profissionais. Também é
preciso contar com duas pessoas para o caixa, além de um auxiliar de
cozinha. O papel desse funcionário é ajudar nas rotinas gerais, além de
dar assistência ao pizzaiolo. O copeiro, responsável por lavar as
louças, e um funcionário de serviços gerais também devem integrar a
equipe. Por último, vale lembrar que a limpeza da área de manipulação
dos alimentos requer um profissional específico.
Principal equipamento de qualquer pizzaria, o forno escolhido pode
ser a lenha ou mesmo movido a gás. O primeiro ainda é, para muitos,
sinônimo de boa qualidade, mas depende da queima de madeira, o que é
criticado por ambientalistas. Caso adotado, deverá receber lenha
certificada. O forno a gás é considerado alternativa de menor impacto ao
meio ambiente e tem sido escolhido por um número cada vez maior de
empresários, conforme lembra o consultor Marco Amatti, da Mapa
Assessoria, especializada em segurança de alimentos. “Hoje já existem no
mercado fornos a gás especialmente para a produção de pizza. Eles
ocupam pouco espaço e podem ser adotados sem prejuízos à qualidade do
prato.
DEFINIÇÃO DO CARDÁPIO
Quando
menos pode ser mais

Outro desafio para quem inicia o negócio é elaborar um cardápio
atrativo e, ao mesmo tempo, de fácil execução. A dica de João Gomes, da
Casa dos Chefs, é que as pizzarias de supermercados trabalhem com um
cardápio mais enxuto, privilegiando sabores consagrados, como mussarela,
calabresa e marguerita. “Ter alguns sabores como diferencial também é
importante”, afirma.
Na rede de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro, a criatividade
para criar sabores e apresentações diferentes aparece, inclusive, nas
datas sazonais. A rede já lançou pizzas doces em formato de coração,
para os casais, no Dia dos Namorados. E, na última edição da Copa do
Mundo de futebol, uma variedade feita com rúcula e pimentão amarelo, em
alusão às cores da bandeira brasileira, apareceu no menu.
A qualidade das pizzas do supermercado Zona Sul é outro trunfo.
Tanto, que as pizzarias da rede entraram para os principais guias
gastronômicos. Tem a ver com o posicionamento diferenciado da rede. “O
Zona Sul oferece a qualidade que os outros não conseguem”, diz o
consultor de varejo Marco Quintarelli, do Grupo AZO. “Com isso, se
diferencia da concorrência, agrega valor ao negócio e fideliza
clientes”, completa.Em Belo Horizonte, MG, críticos de gastronomia (e clientes) já se
acostumaram a elogiar as redondas do Verdemar, quatro lojas, cujo
posicionamento é o de rede gourmet.
Uma opção para quem ainda não quer montar uma pizzaria é oferecer o
alimento em pedaços. Esse modelo é mais fácil de implementar porque
requer apenas o espaço para um forno a gás, além do balcão com o caixa.
“A venda de fatias permite ao cliente um consumo rápido pagando R$ 3 a
R$ 4 pelo pedaço. Em vez de um salão cheio de mesas, são necessários
apenas 12 a 15 assentos, já que as pessoas comem e pouco tempo depois
vão embora. Avalie se um desses modelos pode ser introduzido no seu
supermercado. Afinal de contas, se no Brasil tudo acaba em pizza, melhor
que ela seja saboreada na sua loja.
Fonte: http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=9&infoid=8805&tpl=view_completa

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Mensagem por Convidad em Sex 09 Abr 2010, 01:03

Parabéns por compartilhar conosco essa matéria ...

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default Re: Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

Mensagem por Convidad em Sex 09 Abr 2010, 10:21

Opa....valeu pela matéria...ainda mais que alia o supermercado (onde atuo com representante comercial) e a pizza onde estarei em breve buscando meu espaço....

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default Re: Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

Mensagem por Convidad em Sex 09 Abr 2010, 10:31

Valeu... essa reportagem afirma que estou no caminho certo...rsrsrrs

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default Re: Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

Mensagem por Convidad em Sex 09 Abr 2010, 13:28

Nossa essa reportagem abriu meus olhos para um determinado tópico.

Obrigado

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default Re: Pizzarias. Garanta uma fatia do mercado

Mensagem por Luiz Paolilo em Seg 12 Abr 2010, 01:01

Pela matéria os supermecados serão os nossos grandes concorrentes no futuro.
Temos que tomar cuidado e ir pensando um plano B,C,D.
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