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Escolha de um ponto comercial, como fazer?

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default Escolha de um ponto comercial, como fazer?

Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 18 Nov 2010, 01:06

Bem, faz tempo que não levanto nenhum assunto aqui, então, pelo que venho passando a uns 15 dias, resolvi comentar esta minha experiencia e tambem dar a chance de outros membros colocarem seus relatos por aqui.

Minha área de atuação:
Assados em geral, salgados e refrigerantes.


Minha situação atual:
O ponto atingiu seu limite, mais que isso está impossivel por aqui.
Mesmo anunciando em três revistas boas e bem direcionadas da cidade e panfletando sempre, não consigo lotar a maquina, trabalho com 70% da capacidade nos melhores dias, 80 Kg no máximo.
Tambem tenho problemas em relação a carne assada, o pessoal prefere frango, então, são poucos pedidos de carne assada, meu diferencial perante os outros.

Solução:
Encontrar um local melhor e me mudar.

Encontrei um ponto que á principio seria o ideal.
Colado á um posto de combustivel, o único da região.
Todos que vão abastecer teriam de passar em frente da minha loja.
Em frente ao melhor mercado da região.
Em frente a uma churrascaria que vende a preços exorbitantes, por ser a única da região.

Salão com 120 metros quadrados, um banheiro, mezanino no fundo com um escritorio.
Aluguel de R$ 1.500,00.

Tudo pronto pra iniciar a mudança.

Mas veio as duvidas e as considerações:
Em um primeiro momento tenho de trabalhar com estatisticas baseadas em observações e não muito confiaveis, então jogo tudo lá embaixo, pra não me iludir.

Sendo pessimista:
40 assados no sabado e 50 no domingo.
Lucro real por assado, R$ 5,00.
90x5 = 450.
4 finais de semana por mês = R$ 1.800,00.

Ok, paguei o aluguel e a luz com isso.

Mas vamos ser pessimistas e pensar em ter outro produto pra ajudar a compor a receita e não dar kakinha...
Agregados aos assados, salgados e refrigerantes.
O refrigerante agregado aos assados, funciona.
Maionese funciona.

Mas desta forma só poderia trabalhar aos finais de semana.
E durante a semana?

Salgados e refri.

Me dirigi ao tal ponto todo santo dia desde a quarta feira da semana passada e passei a observar tudo, fiquei uma media de cinco horas por dia, as vezes saia e depois voltava nos mais variados horarios.

Notei o seguinte, tem uma lanchonete que vende caldo de cana e pasteis, sempre fechada, abriu somente no sabado e o movimento foi fraquissimo.
Outra lanchonete pequena, com refri e lanches, estes dias só vi o dono, a dona, ou o dono e a dona, nunca vi um cliente, nem unzinho.
Uma barraca de pastel bem na porta do mercado, ainda dentro do terreno do mercado, quando vendeu muito, vendeu 4 pasteis e dois refris em uma hora.

O povo não para de entrar no mercado e de ir ao posto de combustivel, mas ninguem se alimenta por alí.
Contei uma media de 200 pessoas passando por hora, eles entram no mercado, mas não compram nada fóra.

Fui experimentar o pastél, preço e qualidade aceitaveis.

Hoje fiz uma reunião com a diretoria e decidi abortar a missão.

E ai?
Sugestões, experiencias, criticas?





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Mensagem por JOSE CARLOS (CANHOTO) em Qui 18 Nov 2010, 12:47

GRANDE AMIGO DOUTRINA...........ESTOU COM SAUDADES DE VC E DE TODOS,MAS NÃO TENHO TIDO TEMPO DE ENTRAR E FICAR UM POUCO QUE SEJA PARA AJUDAR E SER AJUDADO...HOJE CONSEGUI!!!!!.
LI ATENTAMENTE SEU RELATO:
PELO TEMPO QUE TENHO NO COMÉRCIO(25 ANOS),O QUE POÇO LHE DIZER SÃO MUITAS COISA, MAS PARA MIM EM PARTICULAR ,DUAS(02)SÃO PRINCIPAIS.
PONTO COM FLUXO DE COMERCIO E TC....
EU MESMO ABRI O RODELLAS EM UM BAIRRO HUMILDE(CLASSE BAIXA)MAS O PESSOAL POR INGRIVEL QUE PAREÇA GOSTA DE COMER BEM,JÁ É SABIDO QUE PESSOAS DE POUCO PODER $$ GOSTA DE PELO MENOS SE ALIMENTAR BEM, PRINCIPALMENTE AOS FIM DE SEMANA.
AQUI PARA VC TER UMA IDEIA ,COLOQUEI UMA PROMOÇÃO DE PIZZA GRANDE 35 CM MUSSARELA A 12,90 PARA FAZER CHAMARISCO E ETC... MAS SABE QUAL VENDO MAIS, A GIGANTE DE 45 CM HÁ 30,00.
FIQUEI SURPRESO, MAS VOLTANDO AO ASSUNTO,ONDE TEM SUPER MERCADO,POSTO GASOLINA,FARMACIA, E ETC... ESTE FLUXO FAZ COM QUE AS VENDAS AUMENTEM BASTANTE.
O PRÉDIO BEM ILUMINADO ,COM BASTANTE PAINÉS DE PROMOÇÃO,DIVULGAÇÃO DE PREÇOS E PRODUTOS NA FRENTE TAMBÉM AJUDA MUITO, E PELO QUE SEI SEU PRODUTO É MUITO GOSTOSO E DE BOA QUALIDADE.
OUTRA COISA QUE TAMBÉM FIZ FOI AGREGAR MERCADORIAS(TIPO MERCADINHO,EM PRATELEIRAS) POUCA COISA, PARA NA NOITE, QUANDO A DONA DE CASA QUERER COMPRAR ALGO ,QUE NA NOITE ESTA TUDO FECHADO ,UM AÇUCAR OU OLEO DE SOJA POR EXEMPLO, VAI NO RODELLAS PIZZARIA QUE LA TEM.
OBS: QUANDO CITO ,QUE PESSOAS DE POUCO PODER $$ GOSTÃO DE COMER BEM,ISSO NÃO QUER DIZER QUE PESSOAS DE ALTO PODER $$ NÃO GOSTÃO.
DIZ O DITADO(DITADO ESTE QUE EM MEU BAIRRO ACONTECE)SOU POBRE MAS COMO MUITO BEM.
TAMBÉM OUTRA COISA QUE FIZ FOI VENDER NAS MESAS SÓ CERVEJA EM LATÃO, ISTO FAS QUE MEU CLIENTE SEJA DIFERENCIADO DO CLIENTE DO BUTECO DA ESQUINA E ETC...
TEM DADO CÉRTO ,TANTO NA VENDA COMO NOS CLIENTES.
ABRAÇOS.





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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 14:25

Grande Doutrina,

Não posso falar como comerciante, pois meu histórico profissional é em serviços.

Darei meu parecer sobre seu relato, falando sob a "ótica do consumidor".

Primeiro vou relatar a convivência que tenho, com o Mercadinho na esquina da minha casa:

- Todos os dias (não nessa época do ano para mim!!!), 18:30, vou ao mercadinho, compro 4 cervejas, dois maços de cigarro e 8 pãezinhos.
Eu poderia pagar R$ 1,49/cerveja no BIG ou Carrefour. Ele vende a R$ 2.00.
Você me perguntaria, porque então compro dele??

Fácil!! Se eu não comprar, ele vai fechar, como já fecharam outros e na urgência eu não o terei a 30m da minha casa.
E além de tudo, o Luiz (dono do mercadinho) adotou o "caderno" para alguns e contumazes clientes. Isso me remete a minha infância, quando o fio de bigode ainda valia alguma coisa.

Vou relatar então o que é mais importante no teu assunto.

Não só por isso, mas ele implementou este ano, além do pão que já havia,
pão de queijo em três horários, pedaços variados de bolo, o que chamamos aqui de "cueca virada (um tipo de bolinho de chuva) e aos domingos, frango assado (estamos falando de Porto Alegre - terra do churrasco).

Conversei com ele sobre essa estratégia e ele relatou que: ....... "Flávio, quando mais "gama" ofereço, mais afasto meus clientes dos maiores mercados. Não basta oferecer. Tem que manter um padrão básico de qualidade."

Relatou que tem um cadastro de quase 40 clientes que todos os finais de semana já vêm direto e retiram seus cortes preferidos para assar seu churrasco de findy. Alguns aproveitam e levam um frango assado para petiscar antes da carne. E além de tudo, marcam na caderno e fecham na data mais propícia. Você dá o cheque para ele repassar para fornecedores que depositam em média 20 a 30 dias depois. Ou seja, manter o Luiz e seu mercadinho é ótimo para muitos de nós no seu entorno.
Onde teríamos tal tratamento.

Até aqui tentei te passar a visão que o cliente tem de seu fornecedor.

Agora sobre seu relato do ponto que pretendes.

- Falaste do mercado, mais não disse o que ele oferece !!!!!!! (Meu relato do mercadinho da esquina, constata que ele busca oferecer uma gama maior que se produto principal);

- Vejo pelo seu relato que as opções dos consumidores, atualmente, é lanches e Pastéis.

Vou te fazer uma pergunta!!
Quando eu era guri, morava no Jaguaré em SP. Minha mãe nos levava a Lapa de 15 em 15 dias. Obrigatória a para na pastelaria do Chinês.
Você procurou saber que tipo de cliente tu terás lá ?????
-Aquele que almoça ou lancha por necessidade???
-A família que tem de ir ate lá e obrigatoriamente tem que se alimentar???
-Algum publico para "refeição rápida", beiruth, pastéis no prato e etc.

Ou seja, o que concluí é que: Se há público para alimentação, com certeza não é para produtos a muito difundidos (lanches e pastéis);
Seria de optar por produtos "novidades" para justificar o fixo da semana.
Logicamente após a analise de perfil do consumidor.

Este público se alimenta ali, ou faz o que tem que fazer e vai se alimentar em outro lugar.

Espero ter ajudado. A idéia não é te fazer perder os cabelos, pensando.

Abraço

Flávio

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Boa ajuda Flavio e Canhoto, como sempre, irei pensar primeiro direito no
que você e o Canhoto postaram, pra depois poder considerar com mais
propriedade. Doutrinador

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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 14:48

Doutrina,

Honesto !!! Acho que eu sua pesquisa, olhaste muito os comerciantes e seus comércios e pouco o público.
Pelo menos foi isso que tirei do seu relato.

Abç

Flávio

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 18 Nov 2010, 14:58

Imaginei isso Flavio, sendo bem sincero, acabei fazendo isso.

Talvez pelo fato de estar achando o publico da cidade como um todo, já que tenho o relato de 5 pizzarias diferentes afastadas uma da outra e que tem os mesmos problemas, preço baixo, falta de qualidade e o publico gosta.

Em um local proximo a Rodoviária, onde trafegam pessoas de outras cidades, existe uma loja de salgados.
Lotada o tempo inteiro.

O dono tem outra muito melhor localizada e com talvez um maior trafego de pessoas, porem moradores da cidade, que não vende nada.

Então parti á pensar no publico como um só.

Neste local o publico é só da cidade.


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Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 15:17

Doutrina,

Desculpe a insistência!!

Disseste que o Mercado e a Churrascaria têm público.

Os demais, não têm porque talvez não ofereçam o que eles (público) querem, concorda??

O que quereriam?????

Sou péssimo para invencionices, mas no ramo de alimentação, não vejo nada além de "Pizza em Pedaço" e "Cone". De repente agrega uma maquina de sorvete italiano.

Estamos falando de garantir o fixo da semana, para lucrar no fim de semana.

Vale ponderar, ou achar um ponto na rodoviária!!!

Sabedoria meu amigo.

Flávio

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Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 18 Nov 2010, 16:13

Verdade Flavio.

As maquinas de sorvete italiano não vingaram por aqui, até o fornecedor fechou as portas. Atualmente só uma loja está aberta.

Pizza cone foi como falei, abriu uma casa no centro e não vende nada, se sustenta com outros produtos, pastél e etc.

A Churrascaria é aquela que já comentei, as pizzas estão á R$ 9,00 lá, e o preço dos assados maio pesados, é onde vejo mais vontade.

Mercado é mercado, tem tudo o que um mercado tem, e tem tambem padaria, rotisseria e parou por aí.

O problema é que as pessoas entram no mercado e só, vão ao posto abastecer e só, não se alimentam alí.

Sobre um ponto proximo a Rodoviária, dispensei porque é reduto de Nóias.
Fumar alí é impossivel, junta uma fila te pedindo cigarro, um troco ou qualquer coisa.
Tambem nos oferecem vidros de pimenta usados, porta-guardanado tipo Tv, porta-canudos, tudo roubado das lanchonetes da região.

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default Re: Escolha de um ponto comercial, como fazer?

Mensagem por Convidad em Qui 18 Nov 2010, 16:26

Amigo,

Não tenho mais argumentos.

Vou só te dar um último testemunho:

O mercadinho da esquina da minha casa, durante os 7 anos em que moro aqui, teve 3 donos diferentes, sendo que o Luiz foi o único que se estabeleceu.
Julgo que os métodos dele, trouxeram uma clientela que era refratária nas outras administrações.
Óbvio que sei que não podes esperar 3 anos. Mas vejo que as pessoas não "comem", porque a opção é pequena e não vai de encontro a satisfação da novidade, nata no ser humano.

Abraço

Flávio

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default Re: Escolha de um ponto comercial, como fazer?

Mensagem por Convidad em Sab 27 Nov 2010, 20:43

Doutrina, nenhuma daquelas idéias malucas do passado se enquadra nesse ponto?

Fale mais sobre ele:
tem estacionamento fácil?
fluxo de pessoas?
Que tipo de comércio predomina nos arredores?

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default Re: Escolha de um ponto comercial, como fazer?

Mensagem por Convidad em Sab 27 Nov 2010, 20:52

Me parece que você está meio sem foco, tem que definir que tipo de protudo pretente trabalhar, para depois buscar qual seria o ponto ideal para vender seus produtos.

Se o seu produto e assados, certamente a venda durante dias úteis da semana vai ser baixa, o que o eu vejo nesse casso, talvez o carro chefe de seu comércio não seria os assados.

Quem sabe um leque bem maior de comidas de micro ondas refrigeradas ou congeladas, ou até mesmo aqueles balcões de comida quente por kilo pra viagem, muito comum hoje em super mercados.

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default Re: Escolha de um ponto comercial, como fazer?

Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 27 Nov 2010, 21:24

Kira, desculpe não ter voltado a este tópico antes, ando distraido.

Esta semana foi terrivel por aqui, tomei um calote legal, mas dou a volta por cima.

Este ponto que citei, acabei por descartá-lo, hoje estive no supermercado pra pegar os ingredientes pra maionese que venderei amanhã e a lanchonete em frente estava fechada e com a placa de passa-se o ponto.

Estes dias recebi a visita de um cara na loja, ele pediu um guaraná e ficou sentado na mesa por alguns minutos.
Bem na hora que ele estava indo embora, meu fornecedor chegou.
Ele me disse que o cara é o dono de uma casa de assados bem proximo ao centro da cidade.
Tambem me falou que o cara havia perguntado a ele onde ficava o FrangoSarado e ele deu o endereço.
Fiquei feliz em ter sido visitado pelo concorrente, é sinal que incomodo.

Decidi que tenho mesmo de encontrar um ponto no centro da cidade ou num lugar previlegiado, mas aqui os pontos nestes lugares estão extintos.
Mas continuarei procurando.

Sobre as idéias mirabolantes, cara, dei uma parada legal.

Primeiro melhorar este segmento de assados, depois, tenho vontade de trabalhar com agregados que seriam massas, saladas diversas e sucos naturáis, talvez em litros, para ser entregue como delivery.

Abs


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Mensagem por Rafael Torres Castilho em Dom 28 Nov 2010, 01:52

Sanduíches montados na hora, tipo subway.. só uma idéia... Basketball
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Mensagem por DOUTRINADOR em Dom 28 Nov 2010, 08:46

Rafael, vou pesquisar sobre este tema, principalmente porque acredito que o sucesso deste tipo de negocio está ligado á decoração, ou não?

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Mensagem por Rafael Torres Castilho em Dom 28 Nov 2010, 12:37

Acho que sim, mas nada muito sofisticado... talvez dependa da região e do público alvo.
Pra ser bem "simplista", balcão, um forno (que você já tem), o caixa, e alguns banners impressos com o cardápio, os combinados, especial de cada dia, promoções, etc...
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Mensagem por DOUTRINADOR em Dom 28 Nov 2010, 20:46

Boa Rafael, é pra pensar nesta sua sugestão com carinho.

Falarei sobre o ultimo ponto, acabei de chegar de lá.
Mas antes a situação aqui ficou macabra.

Fui vitima de um golpe praticamente, tomei bonde de duas vendedoras.

Pra ajudar, faço trabalhos de engenharia eletrica para empresas, vendo o pacote todo e invisto minhas economias no material para atrair clientes.
As tres ultimas empresas que prestei serviço tive de receber na frente do Juiz, e desta vez não foi diferente, mais uma se negou a pagar o acordado e agora eu vou novamente pra justiça.

Claro que receberei e com juros, mas leva tempo.

Então, o capital que possuo hoje é zero.
Conversei com os credores e eles terão de esperar eu receber para pagá-los, mas mesmo assim meu credito não foi cortado, se precisar ainda poderei procura-los.
Somente farei isso em ultima estancia, hehehehehe.

Por outro lado.

Bragança é uma cidade feita em cima de uma pedra.
O centro da cidade é uma grande montanha e possue 5 ruas que cortam a montanha longitudinalmente e que são o coração do comercio, isso é, alem de suas travessas.

Uma das principáis ruas de comercio, tem somente uma parte ocupada e com bom movimento.
Lá o fluxo de carros é otimo, é passagem obrigatoria para todos que vão ao centro e é onde fica o ponto de onibus mais lotado da região.
Tem grandes lojas, pequenos mercados, enfim, é uma das melhores ruas pra se abrir um comercio.
Encontrei um salão pequeno hoje, ele me foi indicado pelo motoqueiro que trabalha conosco.
Tem uns 5 x 25 e conta com um banheiro (podem ser dois).
Calçada recuada 4 metros, porem, não pode usar como estacionamento, mas poderei colocar as maquinas de frango alí.

O trecho já é conhecido por tres pontos que vendem frango.

Fica bem em frente á maior e mais famosa padaria da cidade.
Lugar frequentado pelos clientes classe B, A e AA.
Esta padaria assa frangos e o preço é altissimo, porem, a qualidade é terrivel. Assam uma media de 10 frangos dia, 20 no sabado e 30 no domingo.
O atendimento neste local é deficitario, todo mundo reclama muito.

Á uns 30 metros dali, existe uma mini mercearia.
Lá eles possuem 6 maquinas de frango, uma de 30 frangos e cinco de 15.
Durante a semana fica uma maquina de 15 frangos todos os dias das oito da manhã ás tres da tarde.
Sabado não sei, mas no domingo eles lotam todas as maquinas e hoje mesmo faltou vender 5 frangos.
Então hoje eles venderam 100 frangos.
O preço é mais alto que o meu em R$ 2,00 e eles não tem frango recheado, alem de quê, não assam carnes.
O atendimento é feito por duas pessoas, e a grosseria é motivo de piadas pelos comerciantes.

Mais uns 100 metros á frente um açougue vende frangos.
Uma maquina de 30 frangos aos sabados.

Para faturar durante a semana penso em lanchonete com salgados pra começar, depois, capitalizando, coloco mais coisas.

Então, amanhã irei atrás do tal ponto, saber aluguel e etc.


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