Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) | ||||
Cheff Hassin (14398) | ||||
DED (8184) | ||||
GILBERTO COSTA (7431) | ||||
ISA (4949) | ||||
Carlos Daia (4222) | ||||
MAURO LUCENA (3164) | ||||
maurojonas brito (2375) | ||||
AVLIS (1905) | ||||
schuman (1399) |
Quem está conectado?
Há 144 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 144 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 1244 em Qui 01 Fev 2024, 21:18
Estatísticas
Temos 59338 usuários registradosO último membro registrado é RonaldoMarreira
Os nossos membros postaram um total de 170374 mensagens em 12086 assuntos
MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
+3
Mariocosta
ricardo correa
AFONSO COELHO
7 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 6º - FÓRUM: Montando uma Pizzaria :: FUNCIONÁRIOS, DÚVIDAS GERAIS
Página 1 de 1
MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS NA PEQUENA EMPRESA
No que se refere à motivação de funcionários, a grande empresa costuma ter algumas vantagens. O próprio reconhecimento da empresa no mercado de trabalho já é um incentivo para muitas pessoas. Além disso, as grandes organizações possuem departamentos de RH bem estruturados, que trabalham (ou deveriam trabalhar) junto com os líderes da empresa para alavancar a motivação dos funcionários.
Na pequena empresa, a situação costuma ser um pouco diferente. A tarefa de motivação normalmente deve partir de seu principal líder (o fundador da empresa). No entanto, nestes casos também há muito que oferecer para a equipe. O essencial é que o líder identifique os pontos fortes da empresa e das funções de seus trabalhadores e saiba destacá-los.
Um dos pontos principais para manter a motivação alta são os elogios e o reconhecimento. Um trabalho bem feito deve ser destacado para a equipe, e servir como exemplo para a atuação de todos. Podem ser dados pequenos prêmios, como um jantar, para aqueles que se destacaram no mês. Somente assegure que os critérios de escolha dos melhores funcionários sejam claros, para que o tiro não saia pela culatra e você seja acusado de ser injusto, ou ter seus preferidos.
Ao melhorar a auto-estima da equipe, o crescimento na produtividade e na qualidade do trabalho será natural. Mas você pode oferecer mais do que isso. Veja a seguir algumas alternativas para estimular positivamente seus funcionários:
Permita horários flexíveis. Muitas funções não precisam ser realizadas estritamente no horário comercial. Seus funcionários serão muito gratos se tiverem flexibilidade para realizar outras atividades pessoais durante parte do dia, e administrar seu tempo conforme suas possibilidades.
Permita o trabalho remoto. Da mesma forma, há atividades que podem ser realizadas na casa do funcionário. Uma conexão à internet em banda larga não tem um custo alto, e ferramentas de colaboração à distância estão cada vez mais elaboradas (e baratas). Muitos profissionais darão preferência a sua empresa pelo fato de permitir trabalho remoto, mesmo que seja somente durante alguns dias da semana.
Avalie regularmente o desempenho dos funcionários. Defina um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dê um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam de melhoria. Os bons profissionais verão isto como algo muito positivo, já que sempre perseguem o aperfeiçoamento de suas atividades.
Estimule os funcionários a realizar tarefas variadas. A palavra chave aqui é estimule (não obrigue). Deixe claro que os objetivos desta iniciativa são o aumento do conhecimento de cada um e a redução da monotonia na função.
Permita que os funcionários ajustem, decorem e melhorem sua área de trabalho. Não imponha regras rígidas de organização e estética. Se cada um criar seu próprio espaço de trabalho (dentro de certos limites), se sentirá mais à vontade durante o dia e a produtividade aumentará.
Organize oportunidades de socialização. Isto pode ser feito durante o almoço, ou depois do trabalho. A amizade entre os funcionários aumentará a união da equipe, e isso se traduzirá em melhor produtividade e qualidade. Não fique isolado do grupo, saiba ser amigo mantendo a posição que a liderança exige.
Mostre o caminho para crescer na empresa. Em um negócio pequeno, o caminho de crescimento pode ser pouco claro. O líder deve mostrar qual é este caminho, e buscar oportunidades de promoção dos melhores funcionários para mostrar que o bom desempenho é realmente valorizado.
Tenha uma política de portas abertas. Permita que as dúvidas e questionamentos sejam expostos abertamente, e responda o melhor possível a cada um. Leve em conta as sugestões dos funcionários e implemente com seriedade as melhores idéias.
Faça doações para caridade. A instituição deve ser escolhida pelo funcionários, e eles devem participar também da entrega da doação. O sentimento de responsabilidade social aumentará a lealdade de todos com a organização.
O que estas sugestões tem em comum é que valorizam o lado humano do profissional. Esta valorização será reconhecida por sua equipe e eles responderão com resultados. Evite “pisar na bola” com atitudes anti-éticas, já que é muito mais difícil reconquistar a confiança dos funcionários depois.
Pensando bem… estas dicas também servem para as grandes empresas!
Referência: All Business.com – Human Resources
No que se refere à motivação de funcionários, a grande empresa costuma ter algumas vantagens. O próprio reconhecimento da empresa no mercado de trabalho já é um incentivo para muitas pessoas. Além disso, as grandes organizações possuem departamentos de RH bem estruturados, que trabalham (ou deveriam trabalhar) junto com os líderes da empresa para alavancar a motivação dos funcionários.
Na pequena empresa, a situação costuma ser um pouco diferente. A tarefa de motivação normalmente deve partir de seu principal líder (o fundador da empresa). No entanto, nestes casos também há muito que oferecer para a equipe. O essencial é que o líder identifique os pontos fortes da empresa e das funções de seus trabalhadores e saiba destacá-los.
Um dos pontos principais para manter a motivação alta são os elogios e o reconhecimento. Um trabalho bem feito deve ser destacado para a equipe, e servir como exemplo para a atuação de todos. Podem ser dados pequenos prêmios, como um jantar, para aqueles que se destacaram no mês. Somente assegure que os critérios de escolha dos melhores funcionários sejam claros, para que o tiro não saia pela culatra e você seja acusado de ser injusto, ou ter seus preferidos.
Ao melhorar a auto-estima da equipe, o crescimento na produtividade e na qualidade do trabalho será natural. Mas você pode oferecer mais do que isso. Veja a seguir algumas alternativas para estimular positivamente seus funcionários:
Permita horários flexíveis. Muitas funções não precisam ser realizadas estritamente no horário comercial. Seus funcionários serão muito gratos se tiverem flexibilidade para realizar outras atividades pessoais durante parte do dia, e administrar seu tempo conforme suas possibilidades.
Permita o trabalho remoto. Da mesma forma, há atividades que podem ser realizadas na casa do funcionário. Uma conexão à internet em banda larga não tem um custo alto, e ferramentas de colaboração à distância estão cada vez mais elaboradas (e baratas). Muitos profissionais darão preferência a sua empresa pelo fato de permitir trabalho remoto, mesmo que seja somente durante alguns dias da semana.
Avalie regularmente o desempenho dos funcionários. Defina um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dê um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam de melhoria. Os bons profissionais verão isto como algo muito positivo, já que sempre perseguem o aperfeiçoamento de suas atividades.
Estimule os funcionários a realizar tarefas variadas. A palavra chave aqui é estimule (não obrigue). Deixe claro que os objetivos desta iniciativa são o aumento do conhecimento de cada um e a redução da monotonia na função.
Permita que os funcionários ajustem, decorem e melhorem sua área de trabalho. Não imponha regras rígidas de organização e estética. Se cada um criar seu próprio espaço de trabalho (dentro de certos limites), se sentirá mais à vontade durante o dia e a produtividade aumentará.
Organize oportunidades de socialização. Isto pode ser feito durante o almoço, ou depois do trabalho. A amizade entre os funcionários aumentará a união da equipe, e isso se traduzirá em melhor produtividade e qualidade. Não fique isolado do grupo, saiba ser amigo mantendo a posição que a liderança exige.
Mostre o caminho para crescer na empresa. Em um negócio pequeno, o caminho de crescimento pode ser pouco claro. O líder deve mostrar qual é este caminho, e buscar oportunidades de promoção dos melhores funcionários para mostrar que o bom desempenho é realmente valorizado.
Tenha uma política de portas abertas. Permita que as dúvidas e questionamentos sejam expostos abertamente, e responda o melhor possível a cada um. Leve em conta as sugestões dos funcionários e implemente com seriedade as melhores idéias.
Faça doações para caridade. A instituição deve ser escolhida pelo funcionários, e eles devem participar também da entrega da doação. O sentimento de responsabilidade social aumentará a lealdade de todos com a organização.
O que estas sugestões tem em comum é que valorizam o lado humano do profissional. Esta valorização será reconhecida por sua equipe e eles responderão com resultados. Evite “pisar na bola” com atitudes anti-éticas, já que é muito mais difícil reconquistar a confiança dos funcionários depois.
Pensando bem… estas dicas também servem para as grandes empresas!
Referência: All Business.com – Human Resources
Convidado- Convidado
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Olá Jesiel.
Tiro o meu chapéu para ti amigo.
Tenho uma pizzaria a dois anos. Até então sempre trabalhei em uma única industria automobilística e nesses 35 anos de indústria posso dar meu testemunho de que aprendi muito com algumas lideranças que tinham como foco a valorização das pessoas. Essa cultura procuro usá-la no meu estabelecimento.
Aprendi que o bom líder não é aquele que passa a mão na cabeça dos colaboradores sendo até em muitos casos paternalista.
O bom lider é aquele sabe ouvir a sua equipe, que motive constantemente a melhoria contínua de seu processo, e como eles percebem que tem que melhorar dentro e fora da nossa organização, nossa, como eles percebem.
O bom líder é aquele que procura ser um agente FACILITADOR dentro da organização.
O bom líder também é aquele que extrai o MELHOR de cada um e não o MÁXIMO. Mas para que você possa extrair o MELHOR de cada um é necessário de que você como patrão conheça , e muito bem, os potenciais e limitações de cada um. Aí sim você extrai o MELHOR de cada um
Se Peter Drucker (o Papa da Administração) perguntar para nós donos de pizzarias, "Qual é o nosso negócio?" certamente ele irá esperar uma resposta do tipo:
" O nosso negócio é desenvolver pessoas para que elas possam fazer a melhor pizza, no menor tempo e na qualidade que o cliente espera que tenha" e não produzir somente pizzas.
Por que isso? Porque sem pessoas não há negócio, a não ser que você faça tudo sozinho, e que entendo, é praticamente impossível, não é verdade?
Jesiel os seus comentários vão muito de encontro com aquilo em que acredito. Para os mais velhos deste forum maravilhoso sabem que na minha pizzaria, eu tenho um quandro grande onde colocamos todos os devios encontrados durante a semana (que nós encaramos como potenciais de melhorias) e também apontamos melhorias propriamente dito.
O fundamental é que as idéias tem que partir deles e não uma coisa imposta por nós. Se não for possível implementá-las diga o porquê com transparência e simplicidade.
Fazemos reuniões semanalmente e discutimos vários assuntos. Isso não tem preço, amigo.
Como bonificação, monetária, também temos métas a serem atingidas (mas que possam ser atingidas realmente) e esses dados são colocados no quadro para que eles possam acompanhar.
Josiel, quando um membro coloca essas informações, me motiva ainda mais para o meu aprimoramento com relação às pessoas da qual eu convivo.
Muito obrigado amigo.
Afonso
Tiro o meu chapéu para ti amigo.
Tenho uma pizzaria a dois anos. Até então sempre trabalhei em uma única industria automobilística e nesses 35 anos de indústria posso dar meu testemunho de que aprendi muito com algumas lideranças que tinham como foco a valorização das pessoas. Essa cultura procuro usá-la no meu estabelecimento.
Aprendi que o bom líder não é aquele que passa a mão na cabeça dos colaboradores sendo até em muitos casos paternalista.
O bom lider é aquele sabe ouvir a sua equipe, que motive constantemente a melhoria contínua de seu processo, e como eles percebem que tem que melhorar dentro e fora da nossa organização, nossa, como eles percebem.
O bom líder é aquele que procura ser um agente FACILITADOR dentro da organização.
O bom líder também é aquele que extrai o MELHOR de cada um e não o MÁXIMO. Mas para que você possa extrair o MELHOR de cada um é necessário de que você como patrão conheça , e muito bem, os potenciais e limitações de cada um. Aí sim você extrai o MELHOR de cada um
Se Peter Drucker (o Papa da Administração) perguntar para nós donos de pizzarias, "Qual é o nosso negócio?" certamente ele irá esperar uma resposta do tipo:
" O nosso negócio é desenvolver pessoas para que elas possam fazer a melhor pizza, no menor tempo e na qualidade que o cliente espera que tenha" e não produzir somente pizzas.
Por que isso? Porque sem pessoas não há negócio, a não ser que você faça tudo sozinho, e que entendo, é praticamente impossível, não é verdade?
Jesiel os seus comentários vão muito de encontro com aquilo em que acredito. Para os mais velhos deste forum maravilhoso sabem que na minha pizzaria, eu tenho um quandro grande onde colocamos todos os devios encontrados durante a semana (que nós encaramos como potenciais de melhorias) e também apontamos melhorias propriamente dito.
O fundamental é que as idéias tem que partir deles e não uma coisa imposta por nós. Se não for possível implementá-las diga o porquê com transparência e simplicidade.
Fazemos reuniões semanalmente e discutimos vários assuntos. Isso não tem preço, amigo.
Como bonificação, monetária, também temos métas a serem atingidas (mas que possam ser atingidas realmente) e esses dados são colocados no quadro para que eles possam acompanhar.
Josiel, quando um membro coloca essas informações, me motiva ainda mais para o meu aprimoramento com relação às pessoas da qual eu convivo.
Muito obrigado amigo.
Afonso
AFONSO COELHO- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 67
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 1051
Data de inscrição : 26/11/2009
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Um outro grande genio da administraçao, jack Welch(acho que e isso) perguntado ,o que ele sabia de turbinas,ele respondeu,nada,a pessoa abismada retrucou,como nada o sr e presidente da GE,e nao entende do produto da sua corporaçao,ele pensa e responde. Nao preciso entender de turbinas,preciso entender de PESSOAS. Concordo com tudo acima citado,tenho tentado por em pratica.
ricardo correa- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 49
Localização : guarulhos
Número de Mensagens : 299
Data de inscrição : 25/06/2010
Emprego/lazer : PROFESSOR,AMANTE DE UMA BOA PIZZA
Humor : SEMPRE OTIMO,QUANDO NAO ESTOU MAL
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Agradeço aos amigos Afonso e Ricardo pelas palavras
Tenho discutido essa situação em associações e fórum e com parceiros de todos os lugares. Tenho certeza que somente em parceria entre colaboradores e empresários se vence esta batalha. Mas, precisamos separar o joio, só que desta vez não para elimina-lo como se fazia antes de forma ditatorial, centralizada, e unilateral.
Somos muito mais que isso. Um homem não é uma maçã que apodrece e se descarta com intuito de não contaminar as demais. Nós temos o poder e o direito de nos regenerarmos e nos re-colocarmos profissionalmente, desaguando felizmente em auto estima e vida plena, satisfação profissional.
Dinheiro é o esmero dos poucos afortunados. Mero e simples objeto que proporciona nossas vontades, que hoje, é o de fazer o meu melhor como bem disse você Afonso. E não a qualquer preço. Tem que ter pessoalidade, feeling, é a arte da culinária que aflora em cada um de nós.
Precisamos untar esse país com pensadores e pessoas como vocês e como os colegas deste grupo maravilhoso, que sabiamente utilizam a sabedoria da água, contornando os obstáculos, transpondo os limites, como é unido o trigo com seus demais elementos à formar refeição onde nossos clientes, mais amigos que clientes reúnem os amigos e familiares para degustarem nossa massa, nosso labor, nosso sabor e assim, alimentar com alegria seus lares com nossa comida.
Imagine se refletirmos desde o inicio. Na plantação do trigo, no colher, no moer... ensacar a melhor farinha, se dedicar na arte de vende-las nos melhores distribuidores, posso ver até as negociações sendo executadas. No comprador que desensaca e no pizzaiolo que a sova, confeccionando o pão, a massa, o alimento.
Daria um livro certamente, onde nós, pizzeiros fazermos parte e ainda escrevemos os capítulos desta história linda que é simplesmente, fazer pizza, utilizando o que temos de melhor, as pessoas.
Tenho discutido essa situação em associações e fórum e com parceiros de todos os lugares. Tenho certeza que somente em parceria entre colaboradores e empresários se vence esta batalha. Mas, precisamos separar o joio, só que desta vez não para elimina-lo como se fazia antes de forma ditatorial, centralizada, e unilateral.
Somos muito mais que isso. Um homem não é uma maçã que apodrece e se descarta com intuito de não contaminar as demais. Nós temos o poder e o direito de nos regenerarmos e nos re-colocarmos profissionalmente, desaguando felizmente em auto estima e vida plena, satisfação profissional.
Dinheiro é o esmero dos poucos afortunados. Mero e simples objeto que proporciona nossas vontades, que hoje, é o de fazer o meu melhor como bem disse você Afonso. E não a qualquer preço. Tem que ter pessoalidade, feeling, é a arte da culinária que aflora em cada um de nós.
Precisamos untar esse país com pensadores e pessoas como vocês e como os colegas deste grupo maravilhoso, que sabiamente utilizam a sabedoria da água, contornando os obstáculos, transpondo os limites, como é unido o trigo com seus demais elementos à formar refeição onde nossos clientes, mais amigos que clientes reúnem os amigos e familiares para degustarem nossa massa, nosso labor, nosso sabor e assim, alimentar com alegria seus lares com nossa comida.
Imagine se refletirmos desde o inicio. Na plantação do trigo, no colher, no moer... ensacar a melhor farinha, se dedicar na arte de vende-las nos melhores distribuidores, posso ver até as negociações sendo executadas. No comprador que desensaca e no pizzaiolo que a sova, confeccionando o pão, a massa, o alimento.
Daria um livro certamente, onde nós, pizzeiros fazermos parte e ainda escrevemos os capítulos desta história linda que é simplesmente, fazer pizza, utilizando o que temos de melhor, as pessoas.
Convidado- Convidado
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Srs. muito bom dia.
Afonso Coelho me permita resumir o que vc tem feito em seu estabelecimento: verdade e respeito.
Há muito se desenvolvem teorias motivacionais em Administração de Empresas oriundas das mais diversas ciências: Economia, Sociologia, Psicologia, etc. Sem querer ser pretensioso, sempre vi nestas uma forma oculta de pura e simples manipulação das pessoas, as vezes, o criador da mesma até teve reais boas intenções, mas, quando se parte para a prática...
Motivação para mim é isto que vc faz: dê o exemplo, seja sincero, mostre o caminho, ajude, colabore, flexibilize, compartilhe (o lucro também) que o retorno se estabelecerá por longo prazo.
Ou, faça simplesmente a política do pão e circo que funciona muito bem a curto prazo, mas esteja certo que nenhum dos seus funcionários terá o mínimo de boa vontade nas atividades diárias, pelo contrário, na menor oportunidade irá "descontar" o mal trato.
Inegavelmente uma empresa tem como objetivo primordial o lucro, sem ele não se pagam nem os salários, porém, principalmente em serviços o bom resultado financeiro vem do bom atendimento, então, nada mais justo que remunerar os funcionários pelos resultados.
Pesquisa recente aponta que atendimento é prioridade para 68% dos entrevistados e, outra pesquisa, diz que o ambiente vem em primeiro e em segundo o atendimento. Destas duas vemos a impotância do bom atendimento e de bons funcionários.
Abraços.
Afonso Coelho me permita resumir o que vc tem feito em seu estabelecimento: verdade e respeito.
Há muito se desenvolvem teorias motivacionais em Administração de Empresas oriundas das mais diversas ciências: Economia, Sociologia, Psicologia, etc. Sem querer ser pretensioso, sempre vi nestas uma forma oculta de pura e simples manipulação das pessoas, as vezes, o criador da mesma até teve reais boas intenções, mas, quando se parte para a prática...
Motivação para mim é isto que vc faz: dê o exemplo, seja sincero, mostre o caminho, ajude, colabore, flexibilize, compartilhe (o lucro também) que o retorno se estabelecerá por longo prazo.
Ou, faça simplesmente a política do pão e circo que funciona muito bem a curto prazo, mas esteja certo que nenhum dos seus funcionários terá o mínimo de boa vontade nas atividades diárias, pelo contrário, na menor oportunidade irá "descontar" o mal trato.
Inegavelmente uma empresa tem como objetivo primordial o lucro, sem ele não se pagam nem os salários, porém, principalmente em serviços o bom resultado financeiro vem do bom atendimento, então, nada mais justo que remunerar os funcionários pelos resultados.
Pesquisa recente aponta que atendimento é prioridade para 68% dos entrevistados e, outra pesquisa, diz que o ambiente vem em primeiro e em segundo o atendimento. Destas duas vemos a impotância do bom atendimento e de bons funcionários.
Abraços.
Mariocosta- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 53
Localização : Bahia
Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 24/07/2010
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Meus amigos Jesiel e Mario.
Muito obrigado pelas palavras, mas posso lhes garantir de que ainda tenho muitos degraus a subir nas escadas do aprendizado.
Josiel, você fez um comentário, que ao meu ver ele é riquíssimo e que nós deveríamos estar atentos ou seja, que os nossos clientes sejam mais amigos do que clientes. EXCELENTE!!!!!
O cliente consegue ver se o ambiente de trabalho é saudável ou não e para que ele seja saudável, nós como patrões temos que ser o exemplo da transparência, do facilitador, do parceiro como foi muito bem colocado também pelo Mario.
Mario meu amigo, eu não costumo ficar aqui no fórum comentando isso ou aquilo da minha organização com relação à gestão de pessoas, mesmo porque eu, como eu disse, tenho muitos degraus a subir nessa jornada, mas o que mais me agrada é que as pessoas (colegas da profissão) que vem me visitar tecem comentários sobre a motivação da equipe, e isso me anima ainda mais.
O Maestro Mauro Jonas Brito, uma vez fez um comentário para um membro do fórum dizendo o seguinte:
"Nós não dependemos deles ( referindo-se aos colaboradores), nós sim precisamos deles".
É muito importante essa abordagem do Maestro, porém é importante também salientar que mesmo só precisando deles se faz necessário nos tornamos parceiros, capacitá-los, desenvolvê-los, e motivá-los para a busca constante de melhorias no processo. E eu entendo e acredito que é o meu desafio constante para aqueles os quais trabalhamos juntos.
Uma excelente semana a vocês
Afonso
Muito obrigado pelas palavras, mas posso lhes garantir de que ainda tenho muitos degraus a subir nas escadas do aprendizado.
Josiel, você fez um comentário, que ao meu ver ele é riquíssimo e que nós deveríamos estar atentos ou seja, que os nossos clientes sejam mais amigos do que clientes. EXCELENTE!!!!!
O cliente consegue ver se o ambiente de trabalho é saudável ou não e para que ele seja saudável, nós como patrões temos que ser o exemplo da transparência, do facilitador, do parceiro como foi muito bem colocado também pelo Mario.
Mario meu amigo, eu não costumo ficar aqui no fórum comentando isso ou aquilo da minha organização com relação à gestão de pessoas, mesmo porque eu, como eu disse, tenho muitos degraus a subir nessa jornada, mas o que mais me agrada é que as pessoas (colegas da profissão) que vem me visitar tecem comentários sobre a motivação da equipe, e isso me anima ainda mais.
O Maestro Mauro Jonas Brito, uma vez fez um comentário para um membro do fórum dizendo o seguinte:
"Nós não dependemos deles ( referindo-se aos colaboradores), nós sim precisamos deles".
É muito importante essa abordagem do Maestro, porém é importante também salientar que mesmo só precisando deles se faz necessário nos tornamos parceiros, capacitá-los, desenvolvê-los, e motivá-los para a busca constante de melhorias no processo. E eu entendo e acredito que é o meu desafio constante para aqueles os quais trabalhamos juntos.
Uma excelente semana a vocês
Afonso
AFONSO COELHO- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 67
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 1051
Data de inscrição : 26/11/2009
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Pessoal,
antes de qualquer coisa que post maravilhoso este! vai de encontro a tudo aquilo que acredito como uma ótima administração de um negócio, que na verdade é a administração de pessoas!
Maaaaaas infelizmente tenho que dizer que nem tudo que reluz é ouro! Estou dizendo isso pelo seguinte, lembrem-se que os "póvos" não são iguais em todo canto do mundo e reduzindo isso, não são iguais em nosso Brasil Baronil!
Estou no nordeste atualmente, vivendo aqui há aproximadamente 4 anos, e pasmem, o número de pessoas que se dedicam verdadeiramente ao trabalho é tão ínfimo que muitas vezes (senão a totalidade) o índice de troca de profissionais é constante. Isso deve-se a várias questões culturais, governamentais e estruturais (que não irei julgá-las).
Estou só dizendo isso pq nem sempre toda essa técnica é funcional a todo tipo de pessoas em se tratando de regionalidades. Em certo momento, perceberão uma certa indignação em minhas falas, mas esses momentos são pq tudo o que foi citado acima já pratico em meu outro tipo de empreendimento mas, infelizmente, não é o bastante para ter funcionários (ou como prefiro, colaboradores, apesar da hipocresia da palavra), pois os anseios da galera por aqui é totalmente diferente, portanto minha dica é complementar a dada pelo nosso amigo Jesiel Santos: Antes de qualquer coisa aprenda o que eles realmente anseiam! Vejam seus costumes, suas necessidades reais, seus sonhos, suas buscas e suas prioridades, assim você com certeza aplicará todo o conceito de valorização por meritocracia o melhor estimulo ao profissional contratado!
Vou dar um exemplo, a galera de onde vivo prefere prolongar um feriado (devido às inúmeras festas que existem pelo estado) a ter um salário mais alto, ai digo: como fazer isso num negócio como o nosso que necessita de estar aberto em feriados, finais de semanas, enterros de familiares e etc?!?! O que fazer? Nada, pois nada que eu tenha feito tem dado resultados bons, o que geralmente tem acontecido é que ou aceito a "imprensada" (como chamam aqui) ou saberei que não poderei contar com alguns funcionários! Nada que crie pra insumo de incentivo funciona: salario, tratamento, plano de cargos e salarios, ambiente de trabalho, etc. a única coisa é: Dê os feriados e não os aguarde muito na segunda feira (ressaca)!
Mas de qualquer forma, digo com toda certeza do mundo, não irei mudar nunca, a contribuição de nosso amigo foi uma pedra de ouro! Muito boa mesmo e já copiei tudo aqui pra salvar e ler todos os dias e não esquecer de nada!
Abraços e sucesso a todos sempre!
antes de qualquer coisa que post maravilhoso este! vai de encontro a tudo aquilo que acredito como uma ótima administração de um negócio, que na verdade é a administração de pessoas!
Maaaaaas infelizmente tenho que dizer que nem tudo que reluz é ouro! Estou dizendo isso pelo seguinte, lembrem-se que os "póvos" não são iguais em todo canto do mundo e reduzindo isso, não são iguais em nosso Brasil Baronil!
Estou no nordeste atualmente, vivendo aqui há aproximadamente 4 anos, e pasmem, o número de pessoas que se dedicam verdadeiramente ao trabalho é tão ínfimo que muitas vezes (senão a totalidade) o índice de troca de profissionais é constante. Isso deve-se a várias questões culturais, governamentais e estruturais (que não irei julgá-las).
Estou só dizendo isso pq nem sempre toda essa técnica é funcional a todo tipo de pessoas em se tratando de regionalidades. Em certo momento, perceberão uma certa indignação em minhas falas, mas esses momentos são pq tudo o que foi citado acima já pratico em meu outro tipo de empreendimento mas, infelizmente, não é o bastante para ter funcionários (ou como prefiro, colaboradores, apesar da hipocresia da palavra), pois os anseios da galera por aqui é totalmente diferente, portanto minha dica é complementar a dada pelo nosso amigo Jesiel Santos: Antes de qualquer coisa aprenda o que eles realmente anseiam! Vejam seus costumes, suas necessidades reais, seus sonhos, suas buscas e suas prioridades, assim você com certeza aplicará todo o conceito de valorização por meritocracia o melhor estimulo ao profissional contratado!
Vou dar um exemplo, a galera de onde vivo prefere prolongar um feriado (devido às inúmeras festas que existem pelo estado) a ter um salário mais alto, ai digo: como fazer isso num negócio como o nosso que necessita de estar aberto em feriados, finais de semanas, enterros de familiares e etc?!?! O que fazer? Nada, pois nada que eu tenha feito tem dado resultados bons, o que geralmente tem acontecido é que ou aceito a "imprensada" (como chamam aqui) ou saberei que não poderei contar com alguns funcionários! Nada que crie pra insumo de incentivo funciona: salario, tratamento, plano de cargos e salarios, ambiente de trabalho, etc. a única coisa é: Dê os feriados e não os aguarde muito na segunda feira (ressaca)!
Mas de qualquer forma, digo com toda certeza do mundo, não irei mudar nunca, a contribuição de nosso amigo foi uma pedra de ouro! Muito boa mesmo e já copiei tudo aqui pra salvar e ler todos os dias e não esquecer de nada!
Abraços e sucesso a todos sempre!
AndinhoAju- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 48
Localização : Aracaju - SE
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 25/07/2011
Emprego/lazer : Publicitário, Empreendedor, Tenista de plantão e possivelmente um Chef em breve!
Humor : Como todo bom nordestino (emprestado, mas sou) Humor em alta sempre!
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
OLÁ ANDINHO!
TUDO BEM MEU AMIGO?
PRECISO CONVERSAR CONTIGO COMPANHEIRO, POIS NOS NAO NOS FALAMOS MAIS E NAO SEI COMO VC ESTÁ INDO AÍ NO PROJETO DA PIZZARIA.
VC JÁ ABRIU?
AGUARDO NOTICIAS OK!
ATTE.
HASSIN
TUDO BEM MEU AMIGO?
PRECISO CONVERSAR CONTIGO COMPANHEIRO, POIS NOS NAO NOS FALAMOS MAIS E NAO SEI COMO VC ESTÁ INDO AÍ NO PROJETO DA PIZZARIA.
VC JÁ ABRIU?
AGUARDO NOTICIAS OK!
ATTE.
HASSIN
AndinhoAju escreveu:Pessoal,
antes de qualquer coisa que post maravilhoso este! vai de encontro a tudo aquilo que acredito como uma ótima administração de um negócio, que na verdade é a administração de pessoas!
Maaaaaas infelizmente tenho que dizer que nem tudo que reluz é ouro! Estou dizendo isso pelo seguinte, lembrem-se que os "póvos" não são iguais em todo canto do mundo e reduzindo isso, não são iguais em nosso Brasil Baronil!
Estou no nordeste atualmente, vivendo aqui há aproximadamente 4 anos, e pasmem, o número de pessoas que se dedicam verdadeiramente ao trabalho é tão ínfimo que muitas vezes (senão a totalidade) o índice de troca de profissionais é constante. Isso deve-se a várias questões culturais, governamentais e estruturais (que não irei julgá-las).
Estou só dizendo isso pq nem sempre toda essa técnica é funcional a todo tipo de pessoas em se tratando de regionalidades. Em certo momento, perceberão uma certa indignação em minhas falas, mas esses momentos são pq tudo o que foi citado acima já pratico em meu outro tipo de empreendimento mas, infelizmente, não é o bastante para ter funcionários (ou como prefiro, colaboradores, apesar da hipocresia da palavra), pois os anseios da galera por aqui é totalmente diferente, portanto minha dica é complementar a dada pelo nosso amigo Jesiel Santos: Antes de qualquer coisa aprenda o que eles realmente anseiam! Vejam seus costumes, suas necessidades reais, seus sonhos, suas buscas e suas prioridades, assim você com certeza aplicará todo o conceito de valorização por meritocracia o melhor estimulo ao profissional contratado!
Vou dar um exemplo, a galera de onde vivo prefere prolongar um feriado (devido às inúmeras festas que existem pelo estado) a ter um salário mais alto, ai digo: como fazer isso num negócio como o nosso que necessita de estar aberto em feriados, finais de semanas, enterros de familiares e etc?!?! O que fazer? Nada, pois nada que eu tenha feito tem dado resultados bons, o que geralmente tem acontecido é que ou aceito a "imprensada" (como chamam aqui) ou saberei que não poderei contar com alguns funcionários! Nada que crie pra insumo de incentivo funciona: salario, tratamento, plano de cargos e salarios, ambiente de trabalho, etc. a única coisa é: Dê os feriados e não os aguarde muito na segunda feira (ressaca)!
Mas de qualquer forma, digo com toda certeza do mundo, não irei mudar nunca, a contribuição de nosso amigo foi uma pedra de ouro! Muito boa mesmo e já copiei tudo aqui pra salvar e ler todos os dias e não esquecer de nada!
Abraços e sucesso a todos sempre!
_________________
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
A luz deve avançar sempre, ainda quando esteja sufocada pelas trevas. Hassin Ghannam.
Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Com certeza você se surpreenderá com a rapidez e os resultados! (11) 96722-9386
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:
"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
"O ódio e a ofensa gratuitos geram apenas mais ódio e ofensas tornando-nos
cada vez mais longe de sermos melhores e felizes!
Cheff Hassin- Administrador do Fórum
- Sexo :
Idade : 62
Localização : Sao Paulo - Brasil
Número de Mensagens : 14398
Data de inscrição : 01/11/2008
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
[/quote]HASSIN escreveu:OLÁ ANDINHO!
TUDO BEM MEU AMIGO?
PRECISO CONVERSAR CONTIGO COMPANHEIRO, POIS NOS NAO NOS FALAMOS MAIS E NAO SEI COMO VC ESTÁ INDO AÍ NO PROJETO DA PIZZARIA.
VC JÁ ABRIU?
AGUARDO NOTICIAS OK!
ATTE.
HASSIN
Grande Mestre Hassin,
infelizmente ainda não abri mestre, pois o meu problema com local
(locação) ainda não foi resolvido, pra ser sincero estou entrando
naquela fase de possível desistência, infelizmente!
Vamos conversar sim mestre, me mande um email quando estiver online no SKYPE que aciono ele imediatamente se não estiver!
Abraços e Sucesso
AndinhoAju- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 48
Localização : Aracaju - SE
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 25/07/2011
Emprego/lazer : Publicitário, Empreendedor, Tenista de plantão e possivelmente um Chef em breve!
Humor : Como todo bom nordestino (emprestado, mas sou) Humor em alta sempre!
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
O que vi que funciona é: sempre dou retorno sobre as atitudes dos funcionários que lidero (hoje são cinco: 4 motoboys e 1 telefonista).
Nunca deixo uma falha passar batido, mas principalmente nunca deixo uma boa atitude passar batido.
Quando for dar um retorno negativo procure chamar o funcionário de canto, jamais constranja-os (nunca, nunca, nunca).
Mas quando o feedback for positivo procuro fazê-lo sobre o olhar dos outros.
É essencial aprender a dar retorno (feedback). Parece fácil, mas não é.
Existe três tipos de feedback: positivo, construtivo e negativo. Cada um exige uma abordagem e é preciso conhecê-las e praticá-las.
Aprendi um pouco sobre liderança num curso que fiz na 4M, aqui em Sorocaba.
Outra coisa importante é TER REGRAS. Elas precisam ser claras, objetivas e formais (lá no restaurante afixamos cartazes em locais estratégicos e temos elas escritas num livreto - cabem em 3 páginas).
Se alguém quiser formalizar suas regras deverá SER O GUARDIÃO de tais regras e aplicá-las com imparcialidade. Ou é melhor nem tê-las.
IMPORTANTE: durma bem. Tenha um belo colchão que lhe ajude a descansar e durma pelo menos 8 horas por dia, ou correrá o risco de ser só mais um empresário estressadinho que afugenta bons funcionários.
Faz um ano que cuido das entregas do nosso restaurante e nesse tempo consegui diminuir a rotatividade dos motoboys (o que é grande feito) e melhorou muito a assiduidade dos mesmos.
Nunca deixo uma falha passar batido, mas principalmente nunca deixo uma boa atitude passar batido.
Quando for dar um retorno negativo procure chamar o funcionário de canto, jamais constranja-os (nunca, nunca, nunca).
Mas quando o feedback for positivo procuro fazê-lo sobre o olhar dos outros.
É essencial aprender a dar retorno (feedback). Parece fácil, mas não é.
Existe três tipos de feedback: positivo, construtivo e negativo. Cada um exige uma abordagem e é preciso conhecê-las e praticá-las.
Aprendi um pouco sobre liderança num curso que fiz na 4M, aqui em Sorocaba.
Outra coisa importante é TER REGRAS. Elas precisam ser claras, objetivas e formais (lá no restaurante afixamos cartazes em locais estratégicos e temos elas escritas num livreto - cabem em 3 páginas).
Se alguém quiser formalizar suas regras deverá SER O GUARDIÃO de tais regras e aplicá-las com imparcialidade. Ou é melhor nem tê-las.
IMPORTANTE: durma bem. Tenha um belo colchão que lhe ajude a descansar e durma pelo menos 8 horas por dia, ou correrá o risco de ser só mais um empresário estressadinho que afugenta bons funcionários.
Faz um ano que cuido das entregas do nosso restaurante e nesse tempo consegui diminuir a rotatividade dos motoboys (o que é grande feito) e melhorou muito a assiduidade dos mesmos.
Ricardo Pantunes- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 36
Localização : Sorocaba
Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 07/03/2011
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
ESTIMADO ANDINHO
BOM DIA.
Grande Mestre Hassin,
infelizmente ainda não abri mestre, pois o meu problema com local
(locação) ainda não foi resolvido, pra ser sincero estou entrando
naquela fase de possível desistência, infelizmente!
VOCE NAO ESTÁ DESISTINDO MEU AMIGO, VC ESTÁ ESCUTANDO A SUA VOZ INTERIOR. O QUE É MELHOR PARA VC?
ESCUTE A SUA VOZ INTERIOR E SABERÁ DECIDIR QUAL RUMO TOMAR.
TALVEZ O MOMENTO NAO SEJA ADEQUADO PARA INICIAR O PROJETO.
MAS ACREDITE QUE VC SEMPRE ESTÁ NO CAMINHO CERTO!
Vamos conversar sim mestre, me mande um email quando estiver online no SKYPE que aciono ele imediatamente se não estiver!
PERFEITO AMIGO, FAREMOS ASSIM.
EM TODO CASO, SE QUISER, VC PODE ME DAR UM TOQUINHO NO MEU TELEFONE E ABRIMOS O SKYPE PARA UMA GOSTOSA CONVERSA!
(11) 2509 7241
UM FORTE ABRAÇO!
E NAO PERCA NUNCA A TUA FÉ, POIS ELA É TUDO O QUE TENS!
HASSIN
Abraços e Sucesso[/quote]
_________________
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
A luz deve avançar sempre, ainda quando esteja sufocada pelas trevas. Hassin Ghannam.
Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Com certeza você se surpreenderá com a rapidez e os resultados! (11) 96722-9386
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:
"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
"O ódio e a ofensa gratuitos geram apenas mais ódio e ofensas tornando-nos
cada vez mais longe de sermos melhores e felizes!
Cheff Hassin- Administrador do Fórum
- Sexo :
Idade : 62
Localização : Sao Paulo - Brasil
Número de Mensagens : 14398
Data de inscrição : 01/11/2008
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente
País :
Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Boa noite queridos amigos,
Quando falamos em motivação esquecemos o que essa palavra significa...
Motivar e ação....Não existe uma forma externa de motivar o que esta dentro do outro,cada individuo tem sua ambição,seu sonho de consumo.Cada um tem uma forma diferente de ser motivado..Uns são motivados pelo dinheiro,outros por status e por vai...
A melhor forma de alcançar o que o colaborador quer, é ,a mais antiga mesmo...sentando e conversando,quando se aprende a ouvir os obstáculos se vão....
Um bom final de semana a todos.
Bjos,
Flá.
Quando falamos em motivação esquecemos o que essa palavra significa...
Motivar e ação....Não existe uma forma externa de motivar o que esta dentro do outro,cada individuo tem sua ambição,seu sonho de consumo.Cada um tem uma forma diferente de ser motivado..Uns são motivados pelo dinheiro,outros por status e por vai...
A melhor forma de alcançar o que o colaborador quer, é ,a mais antiga mesmo...sentando e conversando,quando se aprende a ouvir os obstáculos se vão....
Um bom final de semana a todos.
Bjos,
Flá.
Flaviab- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 42
Localização : sp
Número de Mensagens : 82
Data de inscrição : 21/06/2011
Emprego/lazer : ONG de ajuda a jovens / esfiharia / ..gosto de jogar volley,amo musica e churras com os amigos.
Humor : sou feliz sempre
País :
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 6º - FÓRUM: Montando uma Pizzaria :: FUNCIONÁRIOS, DÚVIDAS GERAIS
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sex 15 Mar 2024, 10:48 por JeanCarlo
» Curso de pizzaiollo na Escola do Fórum de Pizzas com o Cheff Hassin G. Inscreva-se!
Qua 13 Mar 2024, 23:47 por Cheff Hassin
» Conduza as pizzas ao forno com praticidade e segurança com as pás de madeira projetadas pelo Cheff Hassin.
Seg 11 Mar 2024, 14:47 por Carlos Daia
» Ordenador, Cabideiro ou arara p/pizzas pré montadas p/ as horas de maior venda no seu local!
Dom 10 Mar 2024, 15:16 por Cheff Hassin
» Atendimento à Degustare em Santa Catarina, uma experiência fantástica com resultados incríveis!
Dom 10 Mar 2024, 15:14 por Cheff Hassin
» Quando é importante e necessário a ajuda de um consultor em seu empreendimento?
Sáb 09 Mar 2024, 13:19 por Cheff Hassin
» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
Sex 08 Mar 2024, 13:27 por Carlos Daia
» Cursos de Pizzaiollo e Donos de Pizzaria com o Cheff Hassin. Agenda Ano 2024
Dom 18 Fev 2024, 08:03 por Cheff Hassin
» Caricas Pizzas e Esfihas contrata pizzaiollo - Zona Leste - São Paulo - SP
Sáb 17 Fev 2024, 11:25 por Cheff Hassin
» Perda Cocção da Carne seca (Carne de sol)
Sex 16 Fev 2024, 09:14 por jorgemartiniano
» Vendo Forno a gás Mini Cheff, Balcão refrigerado Refrimate, Máquina de fazer Gelo Ben Max 50 kg/hora.
Qua 14 Fev 2024, 11:15 por Cheff Hassin
» Quais alimentos merecem receber calor para realçar o sabor da sua pizza.
Qui 25 Jan 2024, 21:55 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: MASSEIRA RÁPIDA É ADEQUADA P/ A MINHA PIZZARIA?
Qui 25 Jan 2024, 21:53 por Cheff Hassin
» Suporte para caixas de pizzas p/ mochilas de motoboy tamanho 35 e 40 cm. Veja na descrição do tópico!!
Qui 25 Jan 2024, 21:52 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO ARMAZENAR AS MINHAS MASSAS PRÉ-ASSADAS?
Qui 25 Jan 2024, 21:51 por Cheff Hassin
» Como tornar o seu delivery 3 vezes mais rápido, e aumentar as vendas nos horários de pico!
Qui 25 Jan 2024, 21:50 por Cheff Hassin
» Molhos de tomate econômicos e incríveis que farão das suas pizzas, muito, mais muito melhores!!!
Qui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin
» Porque a minha massa está encolhendo? Que temperatura devo usar no meu forno de esteira?
Qui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin
» COMO TRABALHAR A MUSSARELA FATIADA EM SEU LOCAL.
Qui 25 Jan 2024, 21:47 por Cheff Hassin
» PRATICAS IMPORTANTE NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS.
Qui 25 Jan 2024, 21:46 por Cheff Hassin
» Mas afinal, a Farinha Pastel é realmente boa para pães e pizzas ou é um mito?
Qui 25 Jan 2024, 21:45 por Cheff Hassin
» Resposta do Cheff Hassin a usuário no Youtube.
Qui 25 Jan 2024, 21:44 por Cheff Hassin
» Quer saber como calcular o tíquete médio das pizzas da sua pizzaria? Veja aqui! Dicas do Cheff Hassin.
Qui 25 Jan 2024, 21:41 por Cheff Hassin
» Técnicas de pré-assado de pizzas, no Hotel Sophitá no interior de São Paulo. Lugar incrível e lindo!
Qui 25 Jan 2024, 17:51 por Cheff Hassin
» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
Qua 24 Jan 2024, 12:36 por Carlos Daia
» Por que a minha massa de pizza não cresce e fica solada? Saiba aqui porquê!
Qui 18 Jan 2024, 23:03 por Cheff Hassin
» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
Qui 18 Jan 2024, 11:34 por Carlos Daia
» Utilitários para o La carte em bom estado. Restaurante terminou suas atividades.
Dom 14 Jan 2024, 13:23 por Cheff Hassin
» Precificação correta é o pilar principal da existência do seu negócio.
Qua 10 Jan 2024, 20:27 por Cheff Hassin
» Porquê devo me preparar p/o mercado de Pizzarias? Como dono, ou como iniciante? Advertência do Cheff.
Qua 10 Jan 2024, 20:14 por Cheff Hassin
» Manuais de Procedimentos Diários para uma Pizzaria. Documentos importantes em sua gestão!!
Qua 10 Jan 2024, 20:12 por Cheff Hassin
» Pizza mais quentes a domicílio. Use termobags e nunca mais receba reclamações dos seus clientes.
Qua 10 Jan 2024, 20:11 por Cheff Hassin
» Treinamentos e deliciosas pizzas e variedades feitas em nossos cursos p/ pizzaiollo e donos!
Qua 10 Jan 2024, 20:10 por Cheff Hassin
» Se o seu negócio não vai bem, repense as suas ações e tome as atitudes corretas!
Qua 10 Jan 2024, 20:09 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO USAR CORRETAMENTE A MINHA MASSEIRA RÁPIDA?
Qua 10 Jan 2024, 20:08 por Cheff Hassin
» Bate Papo com o Cheff Hassin no Youtube e seus seguidores. Pizzas baratas dão resultado?
Qua 10 Jan 2024, 20:07 por Cheff Hassin
» Pizza de chocolate c/pimenta dedo de moça. Dica do Cheff Hassin Ghannam
Qua 10 Jan 2024, 20:05 por Cheff Hassin
» Sua massa de pizza está encolhendo? O que você deve fazer p/ evitar isso!
Qua 10 Jan 2024, 19:58 por Cheff Hassin
» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
Ter 09 Jan 2024, 11:45 por Carlos Daia
» Veja aqui como organizar as bolas de massa !
Seg 08 Jan 2024, 11:07 por Carlos Daia
» Buffet e Eventos, uma proposta que irá mudar p/ melhor o segmento pizzeiro em 2024!
Sex 05 Jan 2024, 23:39 por Cheff Hassin
» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
Qua 03 Jan 2024, 10:02 por Carlos Daia
» Faça uma consultoria com o Cheff Hassin Ghannam e compare a sua pizzaria "antes e depois!"
Dom 31 Dez 2023, 12:51 por Cheff Hassin
» CURSO DE BUFFET E EVENTOS - TUDO O QUE PRECISA SABER PARA INICIAR E DECOLAR.
Dom 31 Dez 2023, 12:15 por Cheff Hassin
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2024. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
Dom 31 Dez 2023, 12:14 por Cheff Hassin
» Feliz Natal aos nossos membros e visitantes e um próspero Ano Novo!
Ter 26 Dez 2023, 07:32 por Cheff Hassin
» Pizzas congeladas com tomate e cebola
Ter 26 Dez 2023, 06:54 por Cheff Hassin
» Você quer uma massa saborosa , aerada e com uma textura especial ? veja aqui !!!
Ter 19 Dez 2023, 11:41 por Carlos Daia
» O que acontece quando as bordas da sua pizza ficam brancas e a pizza precisa ser retirada forno? O que se pode fazer para evitar este problema?
Seg 18 Dez 2023, 12:11 por Carlos Daia
» Sua massa pré assada esta com bolhas ? veja aqui como evitar !!!
Qua 13 Dez 2023, 11:36 por Carlos Daia
» Aprenda a trabalhar com a sua massa maturada. Dicas do Cheff Hassin.
Qua 13 Dez 2023, 07:58 por Cheff Hassin
» A expertise do Ifood fazendo os donos de pizzaria trabalharem grátis para eles, e pra você, nada!! Repense em utilizar este aplicativo.
Ter 12 Dez 2023, 15:30 por Admin
» Você sabia que abrir um negócio sem realizar um Plano de Negócio pode levar a perder todo o seu investimento?
Sáb 09 Dez 2023, 20:01 por Cheff Hassin
» FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA DONOS DE PIZZARIAS E PIZZAIOLLOS ANO 2024.
Qui 07 Dez 2023, 12:51 por Cheff Hassin
» Como colocar a quantidade de molho correta ? veja aqui !!!
Ter 05 Dez 2023, 11:17 por Carlos Daia
» Necessito esfiheiro com o sem prática, p/ trabalho imediato em Alphaville.
Seg 04 Dez 2023, 07:38 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO MEU FORNO CASEIRO?
Dom 03 Dez 2023, 19:35 por Cheff Hassin
» Pizzas feitas em nossos cursos!! Ai que fome!!
Dom 03 Dez 2023, 19:34 por Cheff Hassin
» Mesinhas de apoio para reforçar a tampa da caixa de sua pizza e a "Mussa" não grudar!
Dom 03 Dez 2023, 19:29 por Cheff Hassin
» Por que e para que se deve selar as massas de pizzas após o boleio. Dicas do Cheff Hassin.
Dom 03 Dez 2023, 19:27 por Cheff Hassin
» Que devo fazer para abrir a minha pizzaria ou o meu negócio?
Dom 03 Dez 2023, 19:20 por Cheff Hassin
» Armazene as suas pizzas com eficiência para os momentos de alta demanda de pedidos.
Dom 03 Dez 2023, 19:19 por Cheff Hassin
» Qual pizza você acredita que lhe dará lucro, as baratas, as de preços justos ou as mais caras?
Dom 03 Dez 2023, 19:17 por Cheff Hassin
» Curso donos de pizzaria na Escola do Fórum de Pizzas. Veja as melhores fotos e cenas!
Dom 03 Dez 2023, 19:07 por Cheff Hassin
» Pensa numa pizzaria bonita!! Pizzaria Gasparotti, São Paulo - Imirim - Zona Norte.
Dom 03 Dez 2023, 19:04 por Cheff Hassin
» As vezes as palavras sobram...
Dom 03 Dez 2023, 19:03 por Cheff Hassin
» Nunca jogue suas bananas fora, congele-as e use-as congeladas. Economize!
Dom 03 Dez 2023, 19:03 por Cheff Hassin
» Como servir um bom pedaço de pizza e ainda fazer um marketing eficiente p/ os seus clientes.
Dom 03 Dez 2023, 19:02 por Cheff Hassin
» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
Sex 01 Dez 2023, 11:19 por Carlos Daia
» Como verificar a temperatura correta de seu forno. Veja aqui !!!
Seg 27 Nov 2023, 12:52 por Carlos Daia