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sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

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default sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por cristian padilha em Ter 20 Set 2011, 03:24

olá pessoal gostaria de uma opinião de vcs, inaugurei meu delivery a 4 meses agi no impulso, na vontade de me tornar independente e investi tudo que tinha, miseros 11 mil, tudo muito simples mas com direito a bancadas em granito, forno a lenha que não abro mão por nada,"quero ver no verão" Sad e to fazendo tudo manualmente mussarela,massa etc..acontece que na minha volta tem mais de 10 pizzarias e meu movimento esta muito fraco tem dia que vende como tem dia que não vende, unica propaganda que conto é com panfleto e agora que me vi obrigado a dar um jeito de mandar fazer imas de geladeira pq acredito eu, que alguns dos clientes que estavam pedindo sempre perderam o meu panfleto ou sei lá! a questão eé que todo dinheiro que entra é para cobrir as despesas da mesma e as vezes até falta... um bruto de 5 mil por mês é bom ou ruim? para quem está começando como eu?as vezes penso em desistir pois sai do meu emprego e fiquei sem salario! pra cai de cabeça nesse sonho e to vivendo só de pizza e ainda botei a minha mulher junto nisso e eu sinto que isso ta nos atrapalhando e atrapalhando os estudos dela pois tem dia que ela chega a faltar as aulas pq tah super cansada "tadinha".. me estendi demais gostaria de uma opinião será que to indo bem? quando eu vo consegui viver disso?poder tirar um lucrinho pra min e pode fica tranquilo? valeu futuros amigos fiquem com deus..um abraço
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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por Eliezer em Ter 20 Set 2011, 10:07

Cristian, 4 meses ainda é muito cedo para obter grandes lucros, continue com sua panfletagem que é uma boa opção para quem está descapitalizado, o segredo do vencedor não é vencer sempre e sim não desistir, desanime não vá em frente e sucesso...
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Mensagem por cristian padilha em Ter 20 Set 2011, 11:22

obrigado Eliezer, mas num to querendo um grande lucro agora. sei que a caminhada não é fácil só quero ter alguma coisa pra podre me manter por enquanto, um salario minimo por enquanto é o bastante o problema é que nem isso, mas se deus quize vai melhorar tenho alguns clientes fiéis...espero que seja uma questão de tempo até fazer a clientela já que desponho só de panfleto e agora de 1000 imas ^^
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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por marcosaj em Ter 20 Set 2011, 11:43

Estimado Cristian,



A luta é muito grande, e o comércio ás vezes é muito ingrato. Estou passando pelo mesmo que vc, porém não deixei meu emprego.



As vezes o movimento fica muito fraco e o desanimo bate forte, aprendi que a alma do delivery são os panflentos. No meu caso estou muito cansado e pensando em vender a casa.



No seu caso, vc abriu mão de tudo, então vale a pena tentar e não desistir, nesse casso faça vc mesmo a panfletagem todos os dias pela manhã desccanse e depois pizzaria..



Abs
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default Sonho ou pezadelo:O começo é sempre assim?

Mensagem por kakau oliveira em Ter 20 Set 2011, 21:37

Boa noite

Eu ,estou passando pelo mesmo problema ,só que no meu caso eu trabalho na pizzaria ,e ja faz um ano que esta em funcionamento,e vejo a preucupação dos donos ,que já estão cansados e sem ter mais de onde tirar dinheiro para cobrir os gastos.è desesperador para mim que sou funcionária ,imagina pra eles?

Mas tenho fé em DEUS e acredito que esse forum e de uma grande ajuda pois aqui eu aprendo dia após dia e tenho certeza que aqui temos como aprender ter sucesso !

pois aprendemos como podemos melhorar dia após dia.

nunca desista,apenas se da forma que esta fazendo não ta dando certo,tente de outra maneira!!!
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default SONHO OU REALIDADE

Mensagem por rubens martins borba em Ter 20 Set 2011, 23:37

Amigo KAKAU. Qdo eu começei a 7 meses atras eu tinha um socio que era o entendido, pelo menos dizia que entendia de tudo, 3 meses depois, não vendo a cor do dinheiro ou seja, só via as despesas, contas a pagar, abandonou o barco; deixou nos na mão (minha esposa, meu filho e eu). Arregaçamos as mangas e fomos descobrir onde estava o erro; afinal estavamos vendendo, não era muito, mas vendiamos; então eu descobri que nossas pizzas tinham um custo muito alto, ou seja a pizza que eu vendia por r$ 28,00 tinha de custo o mesmo valor ou em casos especiais custavam até mais, tivemos que rever nossos custos, revemos os recheios de algumas pizzas, promovemos algumas para recheios especiais, diminuimos as quantidades (peso) de recheios atéchegarmos em uma equação em que meus clientes ficaram satisfeitos e nos tambem. Hoje, 7 meses de trabalho arduo estamos começando a ver uma tenue luz no final do tunel. Amigo Eu acredito que se tuas pizzas são gostosas, bem elaboradas, então é confiar e trabalhar que a vitoria vem. Um abraço. RUBENS
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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por Convidad em Ter 20 Set 2011, 23:51

Rubens,

Belo testemunho !!!!

KAKAU, a 13 meses, trabalho na idealização de minha pizzaria, para evitar o que aconteceu com o Rubens.

"Viajei" muito no início, querendo sempre o melhor ou o maior. Depois de um curto sonho, descobri que só realizamos o sonho se formos práticos, metódicos e objetivos. Temos que elaborar um Plano de Negócios exeqüivel e trabalhar muito para ver a realização chegar.
De forma tênue, até o momento em que podemos começar tocá-la. Neste momento teremos a certeza da realização dos nossos sonhos.

Persista, mas com método.

Abç

Flávio

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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por betofrotta em Qua 21 Set 2011, 00:05

Olá a todos,

Estive ausente devido o acumulo de trabalho.

Mas pela minha experiência, e vendo as pizzarias ao redor pude perceber que os custos são o maior problema de todos. Mas o mais grave é não saber os custos reais.

Quinta agora abro uma pizzaria (sou sócio somente de restaurantes), e fiz os cálculos das despesas.

O principal é manter o foco, saber o que se compra, e com eles saber o que se vende e o seu preço. Isso é essencial. Quem tiver problemas pra montar um preço me fala... promemto que nao ficarei mais 1 mes ausente. e agora poderei mandar tudo a quem pedir.

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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por clayton-adv em Qua 21 Set 2011, 00:23

Olá Amigos,
Estou completando 1 ano de pizzaria, e posso dizer que não tem sido nada fácil transformar no que sonhamos, mas estamos tentando.
Neste primeiro ano tudo aconteceu, mudamos de endereço , mudamos de nome , mudamos de pizzaiolo e ainda assim, continuamos abertos !!!
Agradeço imensamente aos amigos-mestres deste fórum !
Desejo muita força pra vc Cristian e um lembrete que Jesus nos ensinou...
Planfletai sem cessar !
Abraços,
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Mensagem por ANDERSON FAVARIN em Qui 22 Set 2011, 18:26

Olá Cristian



Vendo os depoimento dos companheiros vejo que esta luta ocorre com todos.

Também passo pelo mesmo problema, hoje com 3 meses de funcionamento esta dando para pagar as contas e quase não sobra.

Após ler todos os comentários ganhei forças pois sem luta não conquistamos nada. Portanto prossiga com seu trabalho com diginidade e honestidade, com fé em Deus sempre alcançamos nossos objetivos.



Abraços
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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 22 Set 2011, 19:18

Vamos analisar a situação de um modo geral.

Uma pizzaria em inicio de atividades, precisa ter reserva pra aguentar alguns meses, segundo especialistas um minimo de seis meses.

Então para minimizar este tempo uma das soluções apresentadas seria a divulgação, e em segundo lugar a promoção "voltada ao cliente".

Muitos aqui, e estou entre eles, não tem capital para investir na divulgação.
Principalmente porque não bastam 1 ou 5 mil panfletos, o retorno é demorado e se aumentamos este numero para 50 mil panfletos conseguiremos um melhor retorno.

Mas 50 mil panfletos custam caro neste momento.

Uma promoção voltada aos clientes seria outra saída onerosa.
Para "dar vantagem" ao cliente teremos de mexer com nosso lucro.
Sim, porque iremos atrás do cliente infiel, aquele cliente que até poderia resolver "um pouco" nossa vida neste momento, mas que teremos de nos livrar no futuro, ou até, ele se livrará de nós assim que encontrar outra pizzaria oferecendo uma vantagem maior pra ele.
Difícil situação esta.
Porque não temos lucro neste momento.

O que temos de "caixa" neste momento seria o atendimento.

Talvez atacar o atendimento e reconhece-lo como um patrimônio seja a saída.

Técnicas de pós venda poderão surtir algum efeito.
Ações para diminuir o tempo de entrega também.

Pedir no momento do pedido o numero de celular e depois enviar torpedos poderá surtir efeito.
Claro que isso terá de ser feito á mão, um por um, porque não temos um software dedicado á isto no momento, mas todos recebemos zilhões de torpedos quando recarregamos o celular e não utilizamos nem 1%.

Pedir o e-mail, o orkut, o ID do Facebook, criar um perfil e consequentemente uma rede social pra atrair a atenção do cliente, tudo isso custa zero em capital, gastamos somente tempo.

Perguntar a data do aniversário do cliente e ligar para desejar-lhe feliz aniversário.

Tudo isso ajuda na promoção, e também nos faz sentir que estamos fazendo algo.

Faço isso em outro segmento e tenho tido resultado.

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Mensagem por rubens martins borba em Qui 22 Set 2011, 20:10

A migos Boa noite. Se permitem quero dar mais um pitaco neste doloroso assunto. a um tempo a traz o dinheiro sumiu de minha cidade que tem no cultivo do fumo um forte motor de propulsão, isto é, boa parte do dinheiro circulante, vem do bendito. Começavamos então durante os 3 primeiros dias da semana a ficarmos ociosos. Então eu pensei em aproveitar a estrutura que temos para fazer xis burguer. Fui atras de informações, adquiri o conhecimento necessário para fzer um xis de qualidade, comprei apenas uma chapa com prensa e "bingo" meus dias ja não estão tão ociosos como antes, ou seja, as contas estão em dia "GRAÇAS A DEUS".Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
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Mensagem por DOUTRINADOR em Qui 22 Set 2011, 20:57

Rubens, a sua dica foi importante, um diferencial para atrair publico é a diversificação dos produtos oferecidos.

Nem todo dia estamos com vontade de comer pizza e tambem não é possível que só nos alimentemos de pizza.

Escolher um produto de boa aceitação faz com que o cliente tenha opção, e por consequência termina por ajudar na promoção da pizza.

Hoje tenho um moto-serviços e não atuo mais com pizza.
O telefone não para durante todo o dia, e não tenho porque reclamar, já que não tenho concorrência no bairro.

Mas já estou me preparando para aproveitar o mesmo espaço, onde só utilizo alguns metros quadrados para atendimento e implantar tambem um serviço que não existe no bairro, oferecerei pastéis, salgados, sanduíches naturais, refrigerantes, sucos, cerveja, milk Shake, tudo Delivery, e aproveitarei os próprios funcionários que já estão comigo para entregas.

Não precisaria disso, pois o serviço que já tenho cresce todos os dias e eu fico ocioso, porem, o imóvel onde estou possui espaço, e achei interessante oferecer outro tipo de serviço, desde que um não atrapalhe o outro.

Tambem aproveitarei para divulgar os dois serviços no mesmo panfleto, porem, com números telefônicos diferentes.

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Mensagem por Convidad em Qui 22 Set 2011, 21:27

Doutrina,


doutrinador escreveu:Vamos analisar a situação de um modo geral.

Uma pizzaria em inicio de atividades, precisa ter reserva pra aguentar alguns meses, segundo especialistas um minimo de seis meses.

Então para minimizar este tempo uma das soluções apresentadas seria a divulgação, e em segundo lugar a promoção "voltada ao cliente".

Muitos aqui, e estou entre eles, não tem capital para investir na divulgação.
Principalmente porque não bastam 1 ou 5 mil panfletos, o retorno é demorado e se aumentamos este numero para 50 mil panfletos conseguiremos um melhor retorno.

Mas 50 mil panfletos custam caro neste momento.

Uma promoção voltada aos clientes seria outra saída onerosa.
Para "dar vantagem" ao cliente teremos de mexer com nosso lucro.
Sim, porque iremos atrás do cliente infiel, aquele cliente que até poderia resolver "um pouco" nossa vida neste momento, mas que teremos de nos livrar no futuro, ou até, ele se livrará de nós assim que encontrar outra pizzaria oferecendo uma vantagem maior pra ele.
Difícil situação esta.
Porque não temos lucro neste momento.

O que temos de "caixa" neste momento seria o atendimento.

Talvez atacar o atendimento e reconhece-lo como um patrimônio seja a saída.

Técnicas de pós venda poderão surtir algum efeito.
Ações para diminuir o tempo de entrega também.

Pedir no momento do pedido o numero de celular e depois enviar torpedos poderá surtir efeito.
Claro que isso terá de ser feito á mão, um por um, porque não temos um software dedicado á isto no momento, mas todos recebemos zilhões de torpedos quando recarregamos o celular e não utilizamos nem 1%.

Pedir o e-mail, o orkut, o ID do Facebook, criar um perfil e consequentemente uma rede social pra atrair a atenção do cliente, tudo isso custa zero em capital, gastamos somente tempo.

Perguntar a data do aniversário do cliente e ligar para desejar-lhe feliz aniversário.

Tudo isso ajuda na promoção, e também nos faz sentir que estamos fazendo algo.

Faço isso em outro segmento e tenho tido resultado.

Vou aproveitar um pouco mais sua qualificada experiência.

Diga-me, quantos panfletos acreditas sejam ideais para uma inauguração????
Imaginas alguma promoção logo de início????
Avisarias em seu panfleto que é uma promoção de inauguração????

Abç

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Mensagem por strombollino em Qui 22 Set 2011, 21:59

Amigo Flávio
Boa noite

Realmente a experiencia do amigo Carlos Angelo é de primeiríssima qualidade, mas gostaria de apresentar minha experiência particular nesse ponto.

Sabemos que voce vai vender pizzas e não preços ou promoções .
Portanto se pensas em inaugurar fazendo uma promoção é de suma importância que informe no panfleto a razão de preços tão diferentes e o prazo de validade destes preços.

Melhor seria não fazer promoção pelo preço para não dar margen a pensarem que voce quer conquistar a clientela pelo preço e não pela qualidade.

Informe que sua pizza sim é de boa qualidade e a prova disso serão os preços ligeiramente mais altos ou equiparados aos das "boas casas do ramo "

Amplexos

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Mensagem por Convidad em Qui 22 Set 2011, 22:11

Strambollino,

Não sei se viste meu panfleto, mais propus minha atuação, como uma pizzaria que já está atuando a algum tempo, e que agora inicia sua atuação na região.

"Acredito" que os clientes tendem a serem mais exigentes, seja a nível de preço ou analise de sabor e qualidade, com empresas iniciantes.

Somos meio lenientes com pizzarias que já conhecemos, e exigentes demais com as iniciantes.

A vantagem de uma cidade maior é essa. Nunca saberão se sou ou não iniciante, concorda????

Por isso adotei a tática de preços medianos e pouco discrepantes de meus concorrentes mais gabaritados.

Que achas da estratégia???

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Mensagem por strombollino em Qui 22 Set 2011, 22:19

Amigo
Concordo que a clientela é muito exigente com os novatos
por isso é importante uma apresentação mais "profissional"

A idéia de "iniciar" a atuação agora neste "novo" local é muito interessante.
Medianos e discrepante significa próximos das "boas casas do ramo" ?

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Mensagem por Convidad em Qui 22 Set 2011, 22:29

Strambollino,

strombollino escreveu:Amigo
Concordo que a clientela é muito exigente com os novatos
por isso é importante uma apresentação mais "profissional"

Estou pecando em algum lugar como relação ao profissionalismo??????
Por favor, seja franco, pois a franqueza entre amigos é a prova do tamanho de nossa amizade.


A idéia de "iniciar" a atuação agora neste "novo" local é muito interessante.
Medianos e discrepante significa próximos das "boas casas do ramo" ?

Sim, alinhados. Com relação as pizzas mais comuns, basicamente iguais. Com relação a pizzas especiais, ligeiramente abaixo.


Flávio

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Mensagem por strombollino em Qui 22 Set 2011, 22:56

Amigo

Como voce disse =

"Não sei se viste meu panfleto, mais propus minha atuação, como uma
pizzaria que já está atuando a algum tempo, e que agora inicia sua
atuação na região."

A sua iniciação não será percebida pelos clientes como mais um novato, mas mais um profissional que veio para ficar: "O QUE SERÁ QUE ELE TERÁ PARA NÓS ?" e pensarão como voce está planejando.
Boa sorte , amigo

Amplexos

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Mensagem por Convidad em Qui 22 Set 2011, 23:03

Strombollino,

Desculpe estar atrapalhando sua rotina com minhas dúvidas.

Acredito que não há entre nós, algum que não teve suas ansiedades!!!

Perguntei ao Doutrina, já que foi motivo do assunto que ele tocava, mas transfiro minha dúvida a este mestre, se não se importar em dar sua opinião.

Achas que 10 mil panfletos para inaugurar é razoável ou exagerado?????

Cabe dizer que vou privilegiar um perímetro e 2 km.

Abç

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Mensagem por Joka pizzolino em Sex 23 Set 2011, 00:12

cristian padilha escreveu:olá pessoal gostaria de uma opinião de vcs, inaugurei meu delivery a 4 meses agi no impulso, na vontade de me tornar independente e investi tudo que tinha, miseros 11 mil, tudo muito simples mas com direito a bancadas em granito, forno a lenha que não abro mão por nada,"quero ver no verão" Sad e to fazendo tudo manualmente mussarela,massa etc..acontece que na minha volta tem mais de 10 pizzarias e meu movimento esta muito fraco tem dia que vende como tem dia que não vende, unica propaganda que conto é com panfleto e agora que me vi obrigado a dar um jeito de mandar fazer imas de geladeira pq acredito eu, que alguns dos clientes que estavam pedindo sempre perderam o meu panfleto ou sei lá! a questão eé que todo dinheiro que entra é para cobrir as despesas da mesma e as vezes até falta... um bruto de 5 mil por mês é bom ou ruim? para quem está começando como eu?as vezes penso em desistir pois sai do meu emprego e fiquei sem salario! pra cai de cabeça nesse sonho e to vivendo só de pizza e ainda botei a minha mulher junto nisso e eu sinto que isso ta nos atrapalhando e atrapalhando os estudos dela pois tem dia que ela chega a faltar as aulas pq tah super cansada "tadinha".. me estendi demais gostaria de uma opinião será que to indo bem? quando eu vo consegui viver disso?poder tirar um lucrinho pra min e pode fica tranquilo? valeu futuros amigos fiquem com deus..um abraço



É assim mesmo, não desista dos seus sonhos nunca, eu estou com minha pizzaria a mais de um ano e meio, já fui assaltado a mão armada ja tive minha pizzaria arrombada perdi tudo hoje pago duas pizzarias, sofri um infarte recentemente e aqui estou firme e sonhando alto ainda e não vou desistir nunca,entre sempre aqui no forum que vai entender por que eu estou assim com minha pizzaria aberta ainda.

aqui voce vai se encontrar como eu me encontrei tambem..

abraços e lute com unhas e dentees, faça cursos entre no sebrae.

viva a vida cada minuto.
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Mensagem por baldaratt em Sex 23 Set 2011, 00:45

Bom amigos:





O que posso dizer a voce amigo , e que voce seja um cliente oculto e vai nos seus concorren

tes perto de voce e ver como eles trabalham: modo de agir, como faz as promoçoes e tenta acoplas mais opçoes no seu cardapio como lanches, massas e variedades de pizzas com um ou dois tops e que faz ou refassa as conta e o gasto final do seu produto mas que tem diferecial pra trazer mais clientes.
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Mensagem por betofrotta em Sex 23 Set 2011, 01:44

Flavioguima escreveu:Strombollino,

Desculpe estar atrapalhando sua rotina com minhas dúvidas.

Acredito que não há entre nós, algum que não teve suas ansiedades!!!

Perguntei ao Doutrina, já que foi motivo do assunto que ele tocava, mas transfiro minha dúvida a este mestre, se não se importar em dar sua opinião.

Achas que 10 mil panfletos para inaugurar é razoável ou exagerado?????

Cabe dizer que vou privilegiar um perímetro e 2 km.

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Amigo... não é muito não, eu diria que é um excelente numero. Pense em distribuir isso no longo da semana. Eu mandei distribuir 5.000 nesse final de semana. custo: 30,00 por garoto (pago sempre 2 a três pelo serviço) + 270,00 (flyer).

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Mensagem por DOUTRINADOR em Sex 23 Set 2011, 07:46

Flavio, no inicio de minha pizzaria fiz primeiramente 5 mil panfletos e 1 més depois mais 5 mil.

Achei pouco.

Limitar seu raio de panfletagem á 2 km, tambem acho pouco.
Eu mesmo tive entregas á quase 18 km, cobrando taxa.

O retorno do panfleto é desproporcional ao numero de unidades.
Por exemplo, retorno rápido, é quase nada.
De cada mil panfletos que distribui, tive retorno de 10 deles de imediato, na mesma semana e uns 30 nas semanas posteriores.

Hoje, em outro ramo, já distribuí 35 mil panfletos.
Tenho aqui comigo uns mil ainda e já encomendei mais 5 mil pra esta semana.
Pago R$ 30,00 por entregador e tenho 2 trabalhando 3 vezes por semana, mas tambem entrego, não porta á porta, mas deixo em salões de beleza, supermercados, farmácias e etc, e aproveito pra bater um papo, fazer a cabeça do pessoal.

Como nem tudo são flores, meu movimento cresce a olhos vistos, mas o numero de funcionários não.
Continuo com um problema grave neste setor.
Flavio, acho sua ideia de se mostrar como "já estabelecido" ótima.

Infelizmente temos um problema de cultura neste sentido.

Outra coisa Flavio, andei procurando por parceiros comerciais e mesmo pessimista, a adesão foi grande.
Tenho mais 10 mil panfletos para rodar por conta destes contatos a custo zero, porem, falhei na identidade visual.

Exemplo, teria de ter feito dois modelos de panfletos, um para utilizar sozinho e outro para colocar o parceiro.
Como fui pessimista...

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Mensagem por eramos em Sex 23 Set 2011, 12:03

Amigos, também acredito que venderemos qualidade e não preço.



-Promoção de inauguração

-Dar refrigerante

-Junte dez e leve 1(uma)pizza grátiz.



Diante de uma enxurrada de panfletos que recebo diariamente em minha caixa de correio de pizzarias, comida chinesa, marmitex, corretores de seguro, vendo ouro... Na minha casa particulamente 98% vai pro lixo, isso quando eu mesmo pego na caixa postal.



Mas vejam:



1)Ainda sim se os pegasse sem jogá-los fora, e como um consumidor qualquer, qual panfleto dentre tantos iria selecionar e guardar?

2)Porquê?Seria o mais bonito?Profissional?

3)O que nos faria trocar a pizzaria que pedimos toda semana (quase que automaticamente) por uma (nova) pizzaria de marca desconhecida ainda sim escrito "só trabalhamos com produtos de 1ª"?

4)Em outras palavras: o que nos faria trocar o certo pelo duvidoso?





Conhecer o cliente sempre será o foco.



Abraços,



Eduardo R.
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Mensagem por strombollino em Sex 23 Set 2011, 20:43

Amigo Flávio
Boa noite

Para iniciar 10.000 folhetos é na medida.

Oriente ou faça a panfletagem nos campi das universidades próximas.

É lá que está o maior numero de pessoas abertas a dar uma "Chance" para o seu folheto. É lá que estão os formadores de opinião que replicarão sua pizza de excelente qualidade. Então distribua 5,000 nestas localidades.

Não tenha receio de receber um pedido do outro lado da cidade mas que seja de algúem que vai ajudar no seu crescimento.

Então os outros 5,000 folhetos distribua-os próximos da sua pizzaria.

Quando for montar seu folheto faça-o como o amigo Eduardo R. aborda ai em cima . Algo de 1º mundo e "profissional" dentro da idéia de cadeia.
E seja mais "uma boa casa do ramo".

Voce já decidiu em qual dia da semana vai inaugurar?
Em fins de semana o movimento é maior e pode complicar seu time.
Se for início de semana fica melhor para o time ir se ajustando.

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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por Convidad em Sab 24 Set 2011, 00:15

Strombollino,

Estou aqui tentando correr atrás da "perfeição" ( se é que existe!?!?! ) em meu panfleto.

As idéias vão e vem, sempre no intuito de levar a informação necessária, mas de forma atraente e agradável.

É muito difícil inovar neste sentido, mas tento grafar, uma linguagem que buscava quando pedia pizzas pelo delivery.

Vou te mandar este novo panfleto e peço que atente ao cardápio. Procuro inovar um pouco neste quesito.

Tive opiniões divergentes, relativo a uma tradução mais clássica do layout.

Tentei ir mais para as cores fortes e "informações alertadas". Melhorou em alguns quesitos, mais atentou contra minha forma de ver um panfleto culinário.

A boa fórmula, é a que satisfaça a empresa e o público, pois publicar algo que não traduz a personalidade e vocação da empresa, fatalmente deixará um dos lados insatisfeito.

Agradeço as dicas e procurarei segui-las. Felizmente tenho uma Faculdade num raio de no máximo 3 km daqui.

Te envio o folheto e peço uma opinião totalmente isenta de qualquer sentimento de amizade. Peço que faça uma análise profissional, embasado em sua vivência.

Abraço

Flávio


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Mensagem por Rodrigo em Sab 24 Set 2011, 00:35

Vou me ater à questão "preço", que está muito em voga neste topico... o que DEFINE o preço é: o máximo que o seu cliente aceita pagar, desde que esteja acima do seu preço de custo.

Ou seja, não tendo prejuízo, você pode direcionar o seu preço em duas frentes: 1- conquistar um público que ainda não possui. 2- condicionar um público já conquistado a pagar mais pela qualidade já conhecida.

Sobre os panfletos, o que MAIS dá resultado é o mais logico, PREÇO.

Ex: panfleto 1: "pizza a R$ 20,00 dizendo que é a mais gostosa, bem recheada e saborosa"

panfleto 2: "ingredientes de qualidade, produtos TOP, etc".

O primeiro passa a impressão de ser satisfatório, apesar do preço baixo. O segundo passa a impressão de que usa tudo do melhor, e irá te COBRAR por isso. E só aí, você já descarta 50% dos seus possíveis futuros clientes.

Onde quero chegar? Recomendo para quem ainda não se firmou no mercado, para quem está começando, usar a "tática Habibs".

1o: conquiste clientes pelo PREÇO sim. Acima do seu custo, razoável para o seu lucro, porém abaixo do preço médio de mercado (não contar pizzarias milagrosas com pizzas a 9,90).

2o: quando estiver com uma base segura de clientes, divida suas pizzas (se já não o fez de início) em básicas, especiais e eventuais. Básicas: preços baixos, que é onde você garante o dia a dia. Seu custo TODO deve ser mantido apenas com as vendas das básicas.

Especiais: preços médios a altos, de acordo com a variedade de ingredientes. E com promoção, para tornar o cliente habitual da básica a virar cliente da especial. ex: um dia da semana, um sabor de pizza especial pelo preço da básica.

Eventuais: pizzas de época, de tempo limitado, para dar sempre novidades aos clientes. E deve ser informado por panfletos, propagandas ou pelo atendente no momento do pedido: "sr, hj temos uma pizza especial que ficará no cardapio por tempo limitado, sabor xxx". É importante para não se tornar uma pizzaria comum, onde nada acontece de novo, e para testar novos paladares também. Em um mercado de iguais, novidades são ESSENCIAIS para manter clientes antigos e ganhar novos.

3o: Quando sua clientela estiver condicionada, adestrada à sua tabela de preços, e sua marca/qualidade ser referência por si só, é a hora de adequar seus PREÇOS aos top do mercado. Neste ponto, é importante frisar que sua base de clientes diminuirá sensivelmente, mas o seu rendimento líquido continuará o mesmo. Daí em diante crescerá lentamente, e os clientes retornarão com base na qualidade "reconhecida" de sua marca.

===

Este é um resumo do que seria um "caminho da pedras" genérico para pizzarias novas. Não é verdade absoluta, longe disso. É um dos meios de se chegar ao objetivo em um negócio. Existem vários. Pessoalmente é o que eu acho mais viável e condizente com a realidade econômica dos nossos empreendedores.

Em tempo: reafirmo o que disse há muito tempo atrás em outra mensagem de tema parecido: vender 1000 pizzas de R$ 20,00 dá o mesmo rendimento de vender 400 pizzas de R$ 50,00.

Um caminho te dá muito trabalho com retorno mais rápido, o outro te dá bem menos trabalho porém o retorno é bem mais lento, e talvez inicialmente nem venha (sendo realista).

ps: nao entrei no merito de custos, que obviamente nas 1000 pizzas é maior do que na fabricação das 400. pensando que a qualidade das 400 seja top (ex: muss escala, req catupiry) e as 1000 medianas (marcas boas, mas sem pedigrees caros), igualei os custos pra fazer a comparação para afirmar "rendimentos iguais".

Abcs,
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Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 24 Set 2011, 07:31

Me lembrei de comentar uma coisa:

Quando fiz meu primeiro panfleto coloquei uma área especial para promoção de inauguração.

O resultado foi que só vendia promoção mesmo depois de algum tempo.

Na pizzaria San Martino do Ricardo, notei que os sabores dele estavam separados por ingrediente.

Uma área só de pizzas de frango, outra de peixes, outra de calabresa.

Variações com o ingrediente.

Adotei a ideia e passei a vender os outros sabores.

Depois retirei o R$ dos preços e coloquei numa fonte gordinha, para quebrar a "seriedade" que o preço nos remete, tática muito utilizada pelas grandes redes.

Melhorou e funcionou tambem como diferencial.

No outro panfleto passei a destacar sutilmente produtos onde meu lucro fosse maior.
Fazia uma marca d'água "quase" transparente envolvendo o produto, fazendo com que o cliente no momento de abrir o cardápio fosse levado pro sabor que eu queria.

Foto, somente da pizza que eu queria que saísse mais e não da mais bonita.

Tenho este estudo devidamente anotado e achei que funcionou.

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Mensagem por ricardo correa em Sab 24 Set 2011, 16:20

Amigo doutrina,se puder passa pra mim esse estudo,ficarei muito grato.
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Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 24 Set 2011, 16:49

Ricardo tenho aqui tudo anotado, mas prometo que farei até terça duas imagens indicando o que fiz e as mudanças, ok?


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Mensagem por ricardo correa em Sab 24 Set 2011, 17:48

Obrigado,sem se stressar amigo,agradeço pela generosidade.
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Mensagem por DOUTRINADOR em Sab 24 Set 2011, 17:52

Existiu á alguns anos uma matéria no BOL onde um conhecido publicitário gringo havia sido contratado por um famoso restaurante de São Paulo pra conseguir melhorar o faturamento.
Claro que ele conseguiu isso, mas como estava no Brasil se prontificou a dar umas dicas de como atrair clientes e aumentar as vendas.
Nisso ele pegou um cardápio de um restaurante pequeno e fez algumas modificações.
O resultado foi noticiado pelo BOL e foi onde aprendi um pouco á respeito.

Fui procurar por esta matéria mas deve ter sido deletada do banco de dados deles, então vou me empenhar pra repassar o que aprendi de graça.

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Mensagem por Glauco Vendramini em Sab 24 Set 2011, 18:02

Me lembrei de comentar uma coisa:

Na pizzaria San Martino do Ricardo, notei que os sabores dele estavam separados por ingrediente.

Uma área só de pizzas de frango, outra de peixes, outra de calabresa.

Variações com o ingrediente.

Doutrinador,
Aqui por perto eu já ví alguns lugares fazerem isso também. Quando ví da primeira vez, estranhei um pouco por não saber qual o objetivo da idéia, mas seu comentário foi a minha resposta!!! Mais uma para o meu conhecimento!!!

Um grande abraço!!!
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Mensagem por Eliezer em Sab 24 Set 2011, 18:10

Eu particulamente acho o seguinte temos que contar com a publicidade boca a boca, levar em consideração qual o custo de fazer promoções para agitar e divulgar a pizzaria ou aumentar substancialmente o preço, dar uma quebra no movimento e correr o risco de uma outra pizzaria atrair esse cliente infiel que faz diferença no começo, preferia aumentar os valores, só que cadê o cliente que está disposto a pagar mais por um serviço melhorado?? esses clientes só comem pizza uma vez ao mês e olha lá... geração saúde, dietas e etc... as pizzarias tendem a inovar para conquistar com produtos bons e preço. As classes menos favorecidas que é de fato que consome em grande escala toda semana, de 03 em 03 dias e ai vai... eu particulamente estou no ramo já faz alguns anos e vejo que as pizzarias estão em metamorfosse, hoje está mais dificil sobreviver somente com delivery, somente com mesa ou somente balcão, hoje sou obrigado a funcionar um self service, mais para tarde açai na tigela, sucos naturais, sorvetes e a noite a pizza. O quê vem ocorrendo??? o mercado está cada vez mais pesado...mais e ai tem como lucrar??? eu digo que sim só que não sozinho, é necessario contratar, mas e ai vale a pena?? só se você tiver um objetivo de crescer, mas esse processo é demorado e muita gente já cansou dessa clientela exigente que não quer pagar o preço justo...me desculpe pelo desabafo só que todas as versão estão certas só que vai depender de onde se quer chegar e em quando tempo...



Abraços
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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 26 Set 2011, 11:32

Pessoal e Ricardo, estou preparando um cardápio pra meu uso e irei mostrar em breve sobre as teorias que prometi.

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Mensagem por Convidad em Seg 26 Set 2011, 12:03

Rodrigo excelente comentario, foi muito feliz em sua analise, Parabéns!!!

Pois tem uma boa visão de mercado, esta é uma tatica que que bem elaborada traz bons resultados, pois é assim que trabalhamos por aqui.


Rodrigo escreveu:

2o: quando estiver com uma base segura de clientes, divida suas pizzas (se já não o fez de início) em básicas, especiais e eventuais. Básicas: preços baixos, que é onde você garante o dia a dia. Seu custo TODO deve ser mantido apenas com as vendas das básicas.

Rodrigo

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default Re: sonho ou pesadelo? o começo é assim mesmo?

Mensagem por betofrotta em Seg 26 Set 2011, 12:49

Meu cardápio eu dividi em:

Tradicionais
Contemporâneas (ainda não lancei) ex. Abacaxi com requeijão, damasco com roquefort, coalho e Melaço, etc...
Doces.
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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 26 Set 2011, 13:48

No caso, Contemporânea não dá pra mim, meu publico não sabe o que esta palavra significa, hehehehehe.

Outro dia comentei com o dono de uma pizzaria daqui que temos de colocar é pizza de capim, alfafa, coisas deste tipo.

Já me ligaram pra falar que o tomate seco estava úmido, e isso não é piada.

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Mensagem por betofrotta em Seg 26 Set 2011, 17:15

doutrinador escreveu:No caso, Contemporânea não dá pra mim, meu publico não sabe o que esta palavra significa, hehehehehe.

Outro dia comentei com o dono de uma pizzaria daqui que temos de colocar é pizza de capim, alfafa, coisas deste tipo.

Já me ligaram pra falar que o tomate seco estava úmido, e isso não é piada.

ahuahuaah

vamos trocar majericão por grama....

outra coisa... compraram errado essa semana (viu que tô meio futo da vida com isso, né?) ao invés de comprarem manjericão compraram alfavaca... sabe... até que ficou legal ! Você já usou ?

OBS: Eu NUNCA soube na minha vida da existência disso ! fiquei sabendo quando me contaram...

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Mensagem por DOUTRINADOR em Seg 26 Set 2011, 17:34

O negocio do manjericão foi ótimo.

Já ouvi falar desta alfavaca, mas confesso que não sei o que é.

Puxa, cliente que fica pedindo pra mudar as coisas, se sugerirmos o negocio do manjericão seria bem original.

Mudando de assunto, andei pesquisando algumas conservas coloridas japonesas pra fazer umas pizza e me surpreendi.

Tem broto de bambu bege, gengibre laranja quase rosa, e uma conserva que não me lembro de cor amarela.
Até pensei em experimentar em uma pizza, mas com meus clientes meia mussarela meia calabresa, desisti.

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Mensagem por betofrotta em Seg 26 Set 2011, 18:19

A alfavaca tem a folha maior que o Manjericão e eu sinceramente não senti muita diferença assim no gosto... não sou cheff então pra mim diferenças muito sutis de sabor não é perceptível...

Eu também não posso me meter muito nas pizzas, e na pizzaria já estou me envolvendo demais nisso, tanto que daqui a pouco eles me matam lá...

E eu não sei se aqui no Grajaú/Tijuca (Rio de Janeiro) venderíamos bem coisas tão diferentes, apesar do poder aquisitivo ser bom. A região é ótima, mas inicialmente prefiro ter algo mais conservador no cardápio...

Uma cheff que trabalha comigo me viu super empolgado e perguntou porque não faço pizza de fiambre de carneiro defumado ! ! ! Ignorei rindo muito... imagina ! ! !
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