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*PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: ASSUNTOS GERAIS OU LEGAIS. REFORMA TRABALHISTA
Página 1 de 1
*PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
Alto preço da pizza muda hábito paulistano
Fazer em casa ou apelar ao delivery ajudam a driblar conta - que cresceu 65% em 5 anos
24 de julho de 2011
Flávia Tavares - O Estado de S.Paulo.
"Vamos comer uma pizza?", eis o mantra das noites de fim de semana dos paulistanos que não querem gastar demais. Mas, já há algum tempo, a conta que acompanha a redonda, de sabores tradicionais ou exóticos, tem surpreendido e levado muitos a reduzir o hábito tão característico da cidade.
Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que, de julho de 2006 a junho deste ano, os preços das pizzas subiram 65,64% na metrópole. A reportagem do Estado comparou os preços de dez pizzarias premium e ouviu os proprietários de oito delas para entender por quê.
Primeiramente, é preciso contextualizar esse número. São Paulo já figura entre as cidades mais caras do mundo e comer fora está custando mais, independentemente do tipo de comida.
No mesmo período, a alimentação na rua subiu 66,03%, ou seja, na mesma curva do aumento da pizza. O que assusta é que a inflação geral da cidade, também de acordo com a Fipe, ficou em 29,15% nesse intervalo.
"O índice de inflação geral engloba itens como higiene, transporte e vestuário, que quase não subiram. Os alimentos aumentaram mais que os demais", explica Edson Pinto, diretor da Associação Brasileira das Entidades de Hospedagem, Gastronomia e Turismo (Abresi).
Frequência. O fato é que salgou. O pizzamaníaco José Henrique Cancegliero, por exemplo, deixou de levar a mulher, Barbarita, que é venezuelana e também ama a iguaria, para comer pizzas com tanta frequência.
"A gente ia todo fim de semana e pizzaria sempre foi um bom lugar para levar várias pessoas, pelo preço", conta o cozinheiro. "Não dá mais, porque os valores estão quase iguais aos de outros restaurantes."
José Henrique lembra que, em pizzarias "de grife", uma simples margherita chega a custar quase R$ 60. Por isso, ele opta agora por fazer pizzas na casa dos pais ou encomendar no delivery. Mesmo assim, pede numa pizzaria longe de sua casa, porque as próximas, no Real Parque, na zona sul da cidade, também estão mais careiras.
Receita. O que fermenta os preços das pizzas dessa forma é uma mistura de fatores que são velhos conhecidos dos empresários brasileiros: taxação excessiva, encargos trabalhistas, falta de mão de obra especializada, aumento nos preços dos insumos e aluguéis.
"Também há o aspecto do crescimento econômico, que aumenta a demanda dos consumidores e a exigência por melhores produtos", acrescenta Adilson Barboza, diretor da Associação Pizzarias Unidas.
A concorrência entre as estimadas quase 5 mil pizzarias da cidade também estimula que algumas busquem diferenciais, que acabam repassados ao consumidor. "Tem algumas que importam tomates da Itália", diz Marcel Della Negra, gerente de produtos e grande entusiasta das redondas.
Quando Marcel viaja, busca novos sabores, pesquisa e aprende a fazer em casa. Mas gosta também de frequentar os restaurantes brasileiros em busca de novidades. "As do bairro, mais baratas, são ideais para os pedidos regulares. E as pizzarias gourmet para um passeio com a mulher, no fim de semana."
Um dos fatores que mais têm pressionado os preços é a disputa por pizzaiolos experientes. Pedro Paulo Couto, diretor de expansão das franquias da Babbo Giovanni, que hoje tem 21 endereços, conta que no começo do ano passado um pizzaiolo ganhava em torno de R$ 1,2 mil.
"Hoje não se contrata um bom por menos de R$ 2,5 mil." A consequência é um assédio de pizzarias por funcionários das concorrentes. "Para segurar um bom profissional, você tem de dar mais benefícios", diz Pasqual Barbudo, dono da São Pedro, na Mooca.
Fabio Donato, dono da Castelões, no Brás, argumenta que uma boa pizza em Nova York custa hoje cerca de R$ 45. "E eles têm custos bem mais baixos."
Ele ressalta que os empresários não têm interesse em aumentar seus preços para se firmar como "grifes". "Não faria sentido, já que a pizza é algo fácil de copiar. Se o cliente não comer aqui, pode facilmente comer em outro lugar."
Vitor Lotufo, da Oficina de Pizzas, na Vila Madalena, vai no mesmo sentido. "O preço subiu não por minha vontade, porque preços maiores significam menos clientes", lamenta.
O boom imobiliário também é um problemão para todos. "Tivemos no último ano um aumento de mais de 40% no aluguel e um reajuste no IPTU próximo de 50%", diz Ronaldo Pimentel, responsável pela área administrativa da Piola, que tem três unidades na cidade.
Por fim, os ingredientes, os grandes vilões da inflação. A direção da pizzaria Speranza, no Bexiga, uma das mais tradicionais de São Paulo, apontou que o preço do tomate teve um aumento de 130% só de 2008 para cá.
Já a da Veridiana, com unidades em Higienópolis e nos Jardins, usa o exemplo do carpaccio, ingrediente de algumas de suas especialidades, que de 2003 a 2011 subiu mais de 70%.
"O aumento no preço dos insumos influencia toda a cadeia produtiva, até mesmo a dos restaurantes", diz Edgard Bueno da Costa, sócio da Companhia Tradicional do Comércio, proprietária da Bráz.
Fazer em casa ou apelar ao delivery ajudam a driblar conta - que cresceu 65% em 5 anos
24 de julho de 2011
Flávia Tavares - O Estado de S.Paulo.
"Vamos comer uma pizza?", eis o mantra das noites de fim de semana dos paulistanos que não querem gastar demais. Mas, já há algum tempo, a conta que acompanha a redonda, de sabores tradicionais ou exóticos, tem surpreendido e levado muitos a reduzir o hábito tão característico da cidade.
Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que, de julho de 2006 a junho deste ano, os preços das pizzas subiram 65,64% na metrópole. A reportagem do Estado comparou os preços de dez pizzarias premium e ouviu os proprietários de oito delas para entender por quê.
Primeiramente, é preciso contextualizar esse número. São Paulo já figura entre as cidades mais caras do mundo e comer fora está custando mais, independentemente do tipo de comida.
No mesmo período, a alimentação na rua subiu 66,03%, ou seja, na mesma curva do aumento da pizza. O que assusta é que a inflação geral da cidade, também de acordo com a Fipe, ficou em 29,15% nesse intervalo.
"O índice de inflação geral engloba itens como higiene, transporte e vestuário, que quase não subiram. Os alimentos aumentaram mais que os demais", explica Edson Pinto, diretor da Associação Brasileira das Entidades de Hospedagem, Gastronomia e Turismo (Abresi).
Frequência. O fato é que salgou. O pizzamaníaco José Henrique Cancegliero, por exemplo, deixou de levar a mulher, Barbarita, que é venezuelana e também ama a iguaria, para comer pizzas com tanta frequência.
"A gente ia todo fim de semana e pizzaria sempre foi um bom lugar para levar várias pessoas, pelo preço", conta o cozinheiro. "Não dá mais, porque os valores estão quase iguais aos de outros restaurantes."
José Henrique lembra que, em pizzarias "de grife", uma simples margherita chega a custar quase R$ 60. Por isso, ele opta agora por fazer pizzas na casa dos pais ou encomendar no delivery. Mesmo assim, pede numa pizzaria longe de sua casa, porque as próximas, no Real Parque, na zona sul da cidade, também estão mais careiras.
Receita. O que fermenta os preços das pizzas dessa forma é uma mistura de fatores que são velhos conhecidos dos empresários brasileiros: taxação excessiva, encargos trabalhistas, falta de mão de obra especializada, aumento nos preços dos insumos e aluguéis.
"Também há o aspecto do crescimento econômico, que aumenta a demanda dos consumidores e a exigência por melhores produtos", acrescenta Adilson Barboza, diretor da Associação Pizzarias Unidas.
A concorrência entre as estimadas quase 5 mil pizzarias da cidade também estimula que algumas busquem diferenciais, que acabam repassados ao consumidor. "Tem algumas que importam tomates da Itália", diz Marcel Della Negra, gerente de produtos e grande entusiasta das redondas.
Quando Marcel viaja, busca novos sabores, pesquisa e aprende a fazer em casa. Mas gosta também de frequentar os restaurantes brasileiros em busca de novidades. "As do bairro, mais baratas, são ideais para os pedidos regulares. E as pizzarias gourmet para um passeio com a mulher, no fim de semana."
Um dos fatores que mais têm pressionado os preços é a disputa por pizzaiolos experientes. Pedro Paulo Couto, diretor de expansão das franquias da Babbo Giovanni, que hoje tem 21 endereços, conta que no começo do ano passado um pizzaiolo ganhava em torno de R$ 1,2 mil.
"Hoje não se contrata um bom por menos de R$ 2,5 mil." A consequência é um assédio de pizzarias por funcionários das concorrentes. "Para segurar um bom profissional, você tem de dar mais benefícios", diz Pasqual Barbudo, dono da São Pedro, na Mooca.
Fabio Donato, dono da Castelões, no Brás, argumenta que uma boa pizza em Nova York custa hoje cerca de R$ 45. "E eles têm custos bem mais baixos."
Ele ressalta que os empresários não têm interesse em aumentar seus preços para se firmar como "grifes". "Não faria sentido, já que a pizza é algo fácil de copiar. Se o cliente não comer aqui, pode facilmente comer em outro lugar."
Vitor Lotufo, da Oficina de Pizzas, na Vila Madalena, vai no mesmo sentido. "O preço subiu não por minha vontade, porque preços maiores significam menos clientes", lamenta.
O boom imobiliário também é um problemão para todos. "Tivemos no último ano um aumento de mais de 40% no aluguel e um reajuste no IPTU próximo de 50%", diz Ronaldo Pimentel, responsável pela área administrativa da Piola, que tem três unidades na cidade.
Por fim, os ingredientes, os grandes vilões da inflação. A direção da pizzaria Speranza, no Bexiga, uma das mais tradicionais de São Paulo, apontou que o preço do tomate teve um aumento de 130% só de 2008 para cá.
Já a da Veridiana, com unidades em Higienópolis e nos Jardins, usa o exemplo do carpaccio, ingrediente de algumas de suas especialidades, que de 2003 a 2011 subiu mais de 70%.
"O aumento no preço dos insumos influencia toda a cadeia produtiva, até mesmo a dos restaurantes", diz Edgard Bueno da Costa, sócio da Companhia Tradicional do Comércio, proprietária da Bráz.
maurojonas brito- MODERADOR FREE
- Sexo :
Idade : 64
Localização : RIO CLARO /SÃO VICENTE- SÃO PAULO
Número de Mensagens : 2375
Data de inscrição : 12/06/2009
Emprego/lazer : PIZZAIOLO
País :
Re: *PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
Putz!
Mas o custo Brasil dá nisso mesmo!
Realmente ter uma pizzaria numa região como a dos Jardins e da Vila Madalena em São Paulo, 70 % do custo da pizza advem do aluguel.
Gostei da reportagem
Mas o custo Brasil dá nisso mesmo!
Realmente ter uma pizzaria numa região como a dos Jardins e da Vila Madalena em São Paulo, 70 % do custo da pizza advem do aluguel.
Gostei da reportagem
Arlene- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 64
Localização : sao bernardo do campo
Número de Mensagens : 237
Data de inscrição : 16/06/2010
País :
Re: *PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
QUERIDA ARLENE;
INFELIZMENTE PERECE QUE OS PROPRIETÁRIOS DOS IMÓVEIS ESTÃO FICANDO "LOUCOS".
O PREÇO "ABSURDO" DOS ALUGUEIS,DITADOS PELA EXPLORAÇÃO IMOBILIÁRIAS ATINGE EM PRIMEIRO LUGAR OS "COMERCIANTES",QUE (É CLARO),EM RAZÃO DISSO REPASSAM ESSE "ABSURDO" PARA O CUSTO DO PRODUTO,MAJORANDO SIGNIFICATIVAMENTE O PREÇO FINAL,E INVIABILIZANDO UMA CAMADA MUITO EXTENSA DE CONSUMIDORES A FREQUENTAREM PIZZARIAS E OUTROS SEGMENTOS.
LAMENTÁVEL.
ABRAÇO
MAURO
INFELIZMENTE PERECE QUE OS PROPRIETÁRIOS DOS IMÓVEIS ESTÃO FICANDO "LOUCOS".
O PREÇO "ABSURDO" DOS ALUGUEIS,DITADOS PELA EXPLORAÇÃO IMOBILIÁRIAS ATINGE EM PRIMEIRO LUGAR OS "COMERCIANTES",QUE (É CLARO),EM RAZÃO DISSO REPASSAM ESSE "ABSURDO" PARA O CUSTO DO PRODUTO,MAJORANDO SIGNIFICATIVAMENTE O PREÇO FINAL,E INVIABILIZANDO UMA CAMADA MUITO EXTENSA DE CONSUMIDORES A FREQUENTAREM PIZZARIAS E OUTROS SEGMENTOS.
LAMENTÁVEL.
ABRAÇO
MAURO
maurojonas brito- MODERADOR FREE
- Sexo :
Idade : 64
Localização : RIO CLARO /SÃO VICENTE- SÃO PAULO
Número de Mensagens : 2375
Data de inscrição : 12/06/2009
Emprego/lazer : PIZZAIOLO
País :
Re: *PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
Mestre Mauro e Arlene
O pais nunca esteve tão bem,não é verdade?
O poder de compra aumentou demais!!
A classe média é a maior camada e não para de crescer!
Pelo menos foi isso que li no jornal,e ainda tem gente que ACREDITA.
Para termos uma noção exata,é só olharmos para nós mesmos.
Cada vez tudo fica mais caro
Coloca uma nota de 50,00 na carteira,antigamente e durava,agora mau dá para o sorvete,comer uma pizza com 50,00 fora de casa,nem adianta tentar.
E o nós continuamos calados.......
Boa tarde
O pais nunca esteve tão bem,não é verdade?
O poder de compra aumentou demais!!
A classe média é a maior camada e não para de crescer!
Pelo menos foi isso que li no jornal,e ainda tem gente que ACREDITA.
Para termos uma noção exata,é só olharmos para nós mesmos.
Cada vez tudo fica mais caro
Coloca uma nota de 50,00 na carteira,antigamente e durava,agora mau dá para o sorvete,comer uma pizza com 50,00 fora de casa,nem adianta tentar.
E o nós continuamos calados.......
Boa tarde
Ricardo- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 44
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 610
Data de inscrição : 29/09/2011
Emprego/lazer : ECOFORNO,isso me da prazer!!!
Humor : Pai de duas meninas lindas,humor só pode ser otimo
País :
Re: *PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
Amado Mestre! Ontem pude perceber que essa crise deve ser em todos os setores da alimentação mesmo. Uma casa tradicional aqui de Niterói, São Francisco, estava fechada. Família Paludo! São duas lojas, uma ao lado da outra e uma delas estava fechada com um cartaz na porta informando que o funcionamento daquele espaço erá só aos finais de semana e feriados.
Demonstração clara do encolhimento do movimento, pois antes as duas lojas estavam cheias com filas na porta de ambas.
Pena eu não ter condições de levar a Golden Pizzas para o asfalto, pois se pudesse, com a qualidade, sabor e preços justos das nossas pizzas teríamos um bom movimento.
Demonstração clara do encolhimento do movimento, pois antes as duas lojas estavam cheias com filas na porta de ambas.
Pena eu não ter condições de levar a Golden Pizzas para o asfalto, pois se pudesse, com a qualidade, sabor e preços justos das nossas pizzas teríamos um bom movimento.
_________________
***In Memorian*** 19/05/2013
Gilberto Costa - Eu tenho Pizza no meu coração! Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo. Por favor: Se tua estrela não brilha, não tenta apagar a minha! Segue caminhando sempre na direção do Amor, Paz e Luz!
SUPER FORNO MINI CHEFF CAPA DUPLA E ELÉTRICO! O FORNO COMPACTO DO FÓRUM DE PIZZAS
100% Recomendado!
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-mini-cheff-plus-capa-dupla-pr-857-396619.htm
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-eletrico-super-mini-cheff-220-v-pr-824-396619.htm
http://goldenpizzasecia.blogspot.com/
GILBERTO COSTA- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 62
Localização : Charitas - Niterói - Rio de Janeiro
Número de Mensagens : 7431
Data de inscrição : 24/09/2009
Emprego/lazer : Aprendiz de Pizzaiolo
Humor : Costuma ser muito bom!
País :
Re: *PIZZA SUBIRAM 65,64% EM S.P.*
As casas ditas de grife,situadas em Sao Paulo,passam por esse problema de alto custo de operaçao .Contudo um custo que e repassado aos clientes que pagam na hora de acertar a conta.Conheço varias casas desse esitilo, posso dizer que o cliente nao paga somente o preço da pizza,paga tambem pelo charme,sofisticaçao do ambiente,algumas o salao e lindissimo e pelo refinado bom gosto que vao desde a arquitetura do lugar ,ate uma farta carta de vinhos,passando por calabresas feita artesanalmente,molhos feitos com tomates importados italianos e farinha napolitana.Algumas delas se seguram por isso,se for pela pizza em si muitas delas perde feio pras casas ditas normais.Esse modelo de casa fica em bairros nobres,potanto dinheiro nao e um grande problema pra eles.
Em uma palestra que assisti com um proprietario de uma dessas pizzarias de grife,nos disse que sua margem de lucro fica entre 15 e no massimo 17% ,dependendo do sabor,isso servido no salao.Acredito que seja verdade essa informaçao que nos passou,e disse mais,o lucro maior vem com delivery onde o custo pra ele diminui.O volume de vendas nessas casas e outro diferencial,nao e dificil encontrar pizzarias que vendem facil em um fim de semana 1000.Ontem mesmo num site de uma dessas de grife $49,50 era o que dizia custar uma de calabresa.Com esse volume ,nao teria do reclamar.
Em uma palestra que assisti com um proprietario de uma dessas pizzarias de grife,nos disse que sua margem de lucro fica entre 15 e no massimo 17% ,dependendo do sabor,isso servido no salao.Acredito que seja verdade essa informaçao que nos passou,e disse mais,o lucro maior vem com delivery onde o custo pra ele diminui.O volume de vendas nessas casas e outro diferencial,nao e dificil encontrar pizzarias que vendem facil em um fim de semana 1000.Ontem mesmo num site de uma dessas de grife $49,50 era o que dizia custar uma de calabresa.Com esse volume ,nao teria do reclamar.
ricardo correa- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 46
Localização : guarulhos
Número de Mensagens : 299
Data de inscrição : 25/06/2010
Emprego/lazer : PROFESSOR,AMANTE DE UMA BOA PIZZA
Humor : SEMPRE OTIMO,QUANDO NAO ESTOU MAL
País :
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: ASSUNTOS GERAIS OU LEGAIS. REFORMA TRABALHISTA
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