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Muito prazer, sou o cliente.
4 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: Clientes, como tratá-los.
Página 1 de 1
Muito prazer, sou o cliente.
Como observadores que somos sempre nos deparamos com as cenas narradas a seguir. Recebi esse texto via e-mail e utilizo sempre o exemplo nos cursos, consultorias e palestras.
“Eu sou uma pessoa que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera enquanto o garçom faz de tudo... menos vir me atender! Eu sou a pessoa que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam sua conversa particular. Sou também a pessoa que entra no posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas ao contrário, espera pacientemente que o frentista termine de dar uma espiadinha no jornal ou dar mais um “trago” no cigarro. Eu sou a pessoa que explica sua desesperada e imediata necessidade de determinada mercadoria, mas não reclama e nem exige nada quando entra num estabelecimento comercial. Sou eu, aquela pessoa que parece estar pedindo favor, ansiando por um sorriso ou esperando ao menos ser notado. Eu sou a pessoa que entra na farmácia e aguarda tranquilo que os vendedores terminem de conversar com seus amigos. Aquele que espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias sobre novelas, futebol e outros programas de TV, ou simplesmente baixam a cabeça e fingem não ver. Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas, não é mesmo? Pois engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou cliente que não volta nunca mais. Sou aquele que agora se diverte um tanto sadicamente, com o dinheiro sendo gasto todos os anos em anúncios de toda ordem para levar-me de novo à loja ou a preferir os seus produtos e serviços. Quando eu fui ao seu estabelecimento tudo que deviam ter feito era a pequena gentileza, tão fácil e barata, de dar-me um pouco de cortesia.”
O cliente, com esse perfil com certeza não volta mesmo. Pode ter certeza que além de não entrar mais onde foi ignorado ou mal atendido, ainda faz uma enorme propaganda do ocorrido. Portanto quando um cliente chegar reclamando, xingando ou pedindo mais atenção, não o queira mal. Apesar de tudo ele ainda é cliente da empresa e quer que as coisas mudem. Seguirá reclamando e “esperneando”, mas continuará comprando. Aprenda com ele. Às vezes nem é questão de cortesia, e sim de educação.
Texto recebido por e-mail.
“Eu sou uma pessoa que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera enquanto o garçom faz de tudo... menos vir me atender! Eu sou a pessoa que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam sua conversa particular. Sou também a pessoa que entra no posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas ao contrário, espera pacientemente que o frentista termine de dar uma espiadinha no jornal ou dar mais um “trago” no cigarro. Eu sou a pessoa que explica sua desesperada e imediata necessidade de determinada mercadoria, mas não reclama e nem exige nada quando entra num estabelecimento comercial. Sou eu, aquela pessoa que parece estar pedindo favor, ansiando por um sorriso ou esperando ao menos ser notado. Eu sou a pessoa que entra na farmácia e aguarda tranquilo que os vendedores terminem de conversar com seus amigos. Aquele que espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias sobre novelas, futebol e outros programas de TV, ou simplesmente baixam a cabeça e fingem não ver. Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas, não é mesmo? Pois engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou cliente que não volta nunca mais. Sou aquele que agora se diverte um tanto sadicamente, com o dinheiro sendo gasto todos os anos em anúncios de toda ordem para levar-me de novo à loja ou a preferir os seus produtos e serviços. Quando eu fui ao seu estabelecimento tudo que deviam ter feito era a pequena gentileza, tão fácil e barata, de dar-me um pouco de cortesia.”
O cliente, com esse perfil com certeza não volta mesmo. Pode ter certeza que além de não entrar mais onde foi ignorado ou mal atendido, ainda faz uma enorme propaganda do ocorrido. Portanto quando um cliente chegar reclamando, xingando ou pedindo mais atenção, não o queira mal. Apesar de tudo ele ainda é cliente da empresa e quer que as coisas mudem. Seguirá reclamando e “esperneando”, mas continuará comprando. Aprenda com ele. Às vezes nem é questão de cortesia, e sim de educação.
Texto recebido por e-mail.
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas
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DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 56
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15004
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: Muito prazer, sou o cliente.
Meu grande amigo Carlos.
Já havia lido esse texto anteriormente, mas foi extremamente oportuno colocá-lo aqui.
Se faz necessário uma reflexão dessas TODOS OS DIAS. Muitas vezes não necessitamos de grandes investimentos para atrair os clientes. Muitas das vezes o famoso olho no olho, escutar o que o nosso cliente tem para nos passar através de uma crítica construtiva, passa a ser na maioria da vezes um santo remédio para a nossa organização.
Obrigado Mestre por lembrarmos desses ensinamentos. Estava sentindo falta desses cutucões.
Um grande abraço ao amigo
Afonso
Já havia lido esse texto anteriormente, mas foi extremamente oportuno colocá-lo aqui.
Se faz necessário uma reflexão dessas TODOS OS DIAS. Muitas vezes não necessitamos de grandes investimentos para atrair os clientes. Muitas das vezes o famoso olho no olho, escutar o que o nosso cliente tem para nos passar através de uma crítica construtiva, passa a ser na maioria da vezes um santo remédio para a nossa organização.
Obrigado Mestre por lembrarmos desses ensinamentos. Estava sentindo falta desses cutucões.
Um grande abraço ao amigo
Afonso
AFONSO COELHO- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 65
Localização : São Paulo
Número de Mensagens : 1051
Data de inscrição : 26/11/2009
País :
Re: Muito prazer, sou o cliente.
Afonso, a arte da venda é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de qualquer empreendimento.
Acho que quando falamos em venda, devemos pensar desde o momento de fazer o panfleto até o pós venda, passando pelo contato de finalização de compra, ou o famoso pedido e a entrega.
Tudo faz parte de um conjunto de medidas que visam atender bem afim de fidelizar o cliente.
Fidelizar o cliente é a palavra de ordem sempre.
No caso das pizzarias isso é primordial, já que a venda esporádica nunca se mostra fiel e tende a oscilar.
Se todos os cuidados forem tomados durante o processo a tendencia natural é aumentar o quadro de clientes.
Junta-se a isso uma boa gama de produtos e excelência em qualidade, teremos o sucesso garantido.
Eu mesmo sempre me empenhei em tratar da qualidade, apresentação e preço, porem nunca me interessei pela venda.
Desde 1986, com 20 anos, quando tinha uma fabriqueta de motores para "virar" antenas, sempre tive á área de vendas como um tabu.
Hoje eu sei que sem esta etapa nada prospera.
O texto encontrado por mim em um e-mail me fez refletir, pois por meio de uma parábola nos trás a atenção para um dos fatores mais importantes a serem discutidos.
Um grande abraço Mestre, é sempre bom poder partilhar e receber em troca algo de ti.
Acho que quando falamos em venda, devemos pensar desde o momento de fazer o panfleto até o pós venda, passando pelo contato de finalização de compra, ou o famoso pedido e a entrega.
Tudo faz parte de um conjunto de medidas que visam atender bem afim de fidelizar o cliente.
Fidelizar o cliente é a palavra de ordem sempre.
No caso das pizzarias isso é primordial, já que a venda esporádica nunca se mostra fiel e tende a oscilar.
Se todos os cuidados forem tomados durante o processo a tendencia natural é aumentar o quadro de clientes.
Junta-se a isso uma boa gama de produtos e excelência em qualidade, teremos o sucesso garantido.
Eu mesmo sempre me empenhei em tratar da qualidade, apresentação e preço, porem nunca me interessei pela venda.
Desde 1986, com 20 anos, quando tinha uma fabriqueta de motores para "virar" antenas, sempre tive á área de vendas como um tabu.
Hoje eu sei que sem esta etapa nada prospera.
O texto encontrado por mim em um e-mail me fez refletir, pois por meio de uma parábola nos trás a atenção para um dos fatores mais importantes a serem discutidos.
Um grande abraço Mestre, é sempre bom poder partilhar e receber em troca algo de ti.
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
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DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 56
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15004
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: Muito prazer, sou o cliente.
Eh pessoal eu já vi de tudo trabalhando no varejo , eu já atuei em varios fast food , inclusive os mais renomados , fui gerente de supermercado , rede de loja de tintas , loja de utilidades domestica ( Camicado ) , trabalhei na Zelo , gerenciei cafeteria gourmet .
Eu fico indignado quando me deparo com pessoas sem prisma trabalhando no varejo , seja na linha de frente ou no backstage , esses dias meu primo que trabalha na fast shop me comentou um fato o qual uma cliente havia entrado na loja da fast e solicitou a um vendedor aonde se encontrava os ipads , os vendedorem tratarm a cliente sem a devida atenção e com descriminação e se tratava de uma juiza , a mesma notificou o gerente da loja o fato ocorrido , o Sr. gerente analisou as imagens da camera da loja , para apurar o fato ocorrido e de fato procedia o relato da juiza , por final os dois vendedores foram convidados para trabalhar na maior loja da Fast shop ... A RUA .
Um bando de vendedores de porcaria há no varejo , sei que não são todos , mas há muita gente despreparada e por fim eu creio que venda se resume em educação e criatividade e boa vontade para promover os produtos seja qual for o segmento .
Lembro -me quando fiz o processo seletivo para trabalhar na Camicado como chefe de apoio as vendas , não fui contratado para a vaga principal , mas a empresa criou um cargo chamado de gestor de produtos ( trabalhei montado nichos de ambientes para casa ) , eu que não me via como uma pessoa criativa para desenvolver vitrines , mas por outro lado eu tinha boa vontade para aprender , logo aprendi os conceitos de visual e merchandising , passei uma semana trabalhando em São paulo , trabalhei muito , mas veio a recompensa , ainda no periodo de experiencia dos 90 dias , eu fui promovido em carteira com aumento salarial de 50% no salario e fui promovido para a area de gerencia .
Aplico sempre essa experiencia de vida para meus funcionario , como um bom insight motivacional , creio que com boa vontade já é um bom caminho para o sucesso .
Grande abraço para todos e um feliz dia dos pais .
Johnny Clay.
Eu fico indignado quando me deparo com pessoas sem prisma trabalhando no varejo , seja na linha de frente ou no backstage , esses dias meu primo que trabalha na fast shop me comentou um fato o qual uma cliente havia entrado na loja da fast e solicitou a um vendedor aonde se encontrava os ipads , os vendedorem tratarm a cliente sem a devida atenção e com descriminação e se tratava de uma juiza , a mesma notificou o gerente da loja o fato ocorrido , o Sr. gerente analisou as imagens da camera da loja , para apurar o fato ocorrido e de fato procedia o relato da juiza , por final os dois vendedores foram convidados para trabalhar na maior loja da Fast shop ... A RUA .
Um bando de vendedores de porcaria há no varejo , sei que não são todos , mas há muita gente despreparada e por fim eu creio que venda se resume em educação e criatividade e boa vontade para promover os produtos seja qual for o segmento .
Lembro -me quando fiz o processo seletivo para trabalhar na Camicado como chefe de apoio as vendas , não fui contratado para a vaga principal , mas a empresa criou um cargo chamado de gestor de produtos ( trabalhei montado nichos de ambientes para casa ) , eu que não me via como uma pessoa criativa para desenvolver vitrines , mas por outro lado eu tinha boa vontade para aprender , logo aprendi os conceitos de visual e merchandising , passei uma semana trabalhando em São paulo , trabalhei muito , mas veio a recompensa , ainda no periodo de experiencia dos 90 dias , eu fui promovido em carteira com aumento salarial de 50% no salario e fui promovido para a area de gerencia .
Aplico sempre essa experiencia de vida para meus funcionario , como um bom insight motivacional , creio que com boa vontade já é um bom caminho para o sucesso .
Grande abraço para todos e um feliz dia dos pais .
Johnny Clay.
jcebrian- PARTICIPANTE COLABORADOR
- Sexo :
Idade : 50
Localização : duque de caxias
Número de Mensagens : 380
Data de inscrição : 19/03/2009
Emprego/lazer : gestor de loja.
Humor : tranquilo.
País :
Re: Muito prazer, sou o cliente.
que texto bom. será usado sempre pra eu lembrar do CLIENTE, quando em momentos falhos acontecerem.
Quinelato- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 33
Localização : Cariacica - Espirito Santo
Número de Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/12/2011
Emprego/lazer : Comprador
Humor : Muito Bom
País :

» Muito prazer! Francisco...
» RECEITA DA MASSA DE ESFIHA DO HASSIN , EXCELENTE
» Molhos de tomate econômicos e incríveis que farão das suas pizzas, muito, mais muito melhores!!!
» RECEITA DA MASSA DE ESFIHA DO HASSIN , EXCELENTE
» Molhos de tomate econômicos e incríveis que farão das suas pizzas, muito, mais muito melhores!!!
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: Clientes, como tratá-los.
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