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Estimativa de Entrega/Tempo

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default Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por digogid em Ter 23 Abr 2013, 16:06

Boa tarde, amigos.
Me chamo Rodrigo Guilherme Santos Silva e sou aluno universitário do ultimo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC São Caetano do Sul. Como tema de meu TCC resolvi desenvolver um sistema que se integrará ao Google Maps.
Nele, sera possível gerenciar os pedidos (quantidades, preços, horários), além de poder cadastrar o endereço do cliente. Com o endereço dele cadastrado no sistema, a integração com o Google Maps gerará a menor rota possível da pizzaria até à casa do cliente. E, de acordo com a chegada de novos pedidos, a rota poderá ser atualizada para agregar mais entregas.

Mas para iniciar meu TCC gostaria da ajuda de vocês. Gostaria de fazer algumas perguntas em relação às entregas (que é o foco do sistema, afinal).

1ª Você poderia me apontar qual é o volume de entregas por dia e hora dos seus estabelecimentos e o tempo estimado da entrega nesses horários?
2ª Quais seriam os principais motivos para o pedido ser entregue nos horários da 1ª resposta. (Exemplo: Excesso/Falta de pedidos, trânsito, muitos pedidos feitos no restaurante da própria pizzaria, etc.)

3ª Você saberia/poderia informar qual a media de pedidos que demoram mais que o prazo estipulado ao cliente no mês?

Se possível também, citar a localidade de cada um para que possa fazer uma análise dos dados em relação à cidade que se encontram.

Lembrando que não irei citar nomes nem enfatizar os problemas de A ou B no trabalho, pois este não é o foco.
Estas perguntas são referentes à primeira parte do projeto que trata de descrever o problema que pretendo solucionar (melhora de tempo de entrega).

Aguardo a colaboração de todos.
Qualquer dúvida, estou à disposição para sana-la.
Obrigado desde já!

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default Re: Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por ponquio em Qua 24 Abr 2013, 00:41

Parabéns pela sua iniciativa, com certeza outros membros poderão te ajudar comas informações com mais propriedade que eu, mas fico muito contente da Fatec ainda formar ótimos profissionais
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default Re: Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por ISA em Qua 24 Abr 2013, 11:48

Bom dia Rodrigo,

1 - Nos dias de semana as vendas são em menor volume. A venda maior acontece aos finais de semana. Por aqui o dia que mais vende é de sábado, seguido por sexta e depois domingo. Os pedidos se concentram em um determinado horário. De dia de semana a maior parte dos pedidos saem das 19:00 às 21:00 hs, fazendo uma média de 40 entregas. Para isso é utilizado 2 motoboys num raio de entrega grande, porque cidades pequenas acabam entregando até em cidades vizinhas. Em cidades grandes um raio de entrega é estabelecido, sendo aproximadamente de 4 km. Durante a semana dificilmente tem atrasos, a não ser que aconteça de os dois entregadores irem para lugares distantes ao mesmo tempo, porém, o responsável pelas rotas evita esse tipo de situação. O que mais atrasa as entregas são condomínios fechados, onde o entregador demora para fazer a entrega. É necessário identificação na portaria, etc. Uma outra questão é entregas em prédios. Muitas vezes o entregador não pode subir e o cliente demora para descer. E lugares distantes também acabam gerando um atraso nas entregas porque o entregador fica muito tempo fora da pizzaria. O volume de entrega aos finais de semana gira em torno de 30 entregas por motoboy. O que atrasa mais é a concentração de pedidos no mesmo horário.
Durante a semana o tempo de entrega é de normalmente 20 a 30 minutos desde a ligação do cliente até a pizza chegar na casa dele. Aos finais de semana, num horário de pico pode levar de 50 a 60 minutos.

2 - O que leva as pessoas a pedirem no mesmo horário é o hábito de comer naquele determinado horário. O horário da fome. Os pedidos são entregues conforme entram... a rota é feita pata agilizar as entregas e para que o motoboy retorne mais rápido à pizzaria.

3 - Entendo por atraso o tempo que foi extrapolado de acordo com o tempo prometido pela pizzaria. Nesse caso, temos em média de 10 a 15% dos pedidos entregues com atraso.

Os atrasos acontecem quando ocorre algum problema seja algum entregador que faltou, se acidentou, seja problema na cozinha, como falta de funcionário, algum problema em algum equipamento... etc.

Às vezes o atraso não acontece na entrega mas sim na produção.

Abs

Boa sorte!

Isa



digogid escreveu:Boa tarde, amigos.
Me chamo Rodrigo Guilherme Santos Silva e sou aluno universitário do ultimo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC São Caetano do Sul. Como tema de meu TCC resolvi desenvolver um sistema que se integrará ao Google Maps.
Nele, sera possível gerenciar os pedidos (quantidades, preços, horários), além de poder cadastrar o endereço do cliente. Com o endereço dele cadastrado no sistema, a integração com o Google Maps gerará a menor rota possível da pizzaria até à casa do cliente. E, de acordo com a chegada de novos pedidos, a rota poderá ser atualizada para agregar mais entregas.

Mas para iniciar meu TCC gostaria da ajuda de vocês. Gostaria de fazer algumas perguntas em relação às entregas (que é o foco do sistema, afinal).

1ª Você poderia me apontar qual é o volume de entregas por dia e hora dos seus estabelecimentos e o tempo estimado da entrega nesses horários?
2ª Quais seriam os principais motivos para o pedido ser entregue nos horários da 1ª resposta. (Exemplo: Excesso/Falta de pedidos, trânsito, muitos pedidos feitos no restaurante da própria pizzaria, etc.)

3ª Você saberia/poderia informar qual a media de pedidos que demoram mais que o prazo estipulado ao cliente no mês?

Se possível também, citar a localidade de cada um para que possa fazer uma análise dos dados em relação à cidade que se encontram.

Lembrando que não irei citar nomes nem enfatizar os problemas de A ou B no trabalho, pois este não é o foco.
Estas perguntas são referentes à primeira parte do projeto que trata de descrever o problema que pretendo solucionar (melhora de tempo de entrega).

Aguardo a colaboração de todos.
Qualquer dúvida, estou à disposição para sana-la.
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default Re: Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por Scarpelli em Qua 24 Abr 2013, 12:55

Uma pergunta sobre o sistema gerar a rota, é raro um motoboy sair somente com uma entrega, nesse caso de mais entregas com o mesmo motoboy o sistema irá gerar também a rota de todas as entregas levando em conta a ultima casa entregue e desse ponto traçará a rota mais rapida?

Abraço,
Scarpelli
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default Re: Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por digogid em Qua 24 Abr 2013, 14:12

Scarpelli escreveu:Uma pergunta sobre o sistema gerar a rota, é raro um motoboy sair somente com uma entrega, nesse caso de mais entregas com o mesmo motoboy o sistema irá gerar também a rota de todas as entregas levando em conta a ultima casa entregue e desse ponto traçará a rota mais rapida?

Abraço,
Scarpelli

Boa tarde, Scarpelli.

A minha idéia é de que sim. Só pra tentar explicar mais detalhadamente o que pretendo fazer, vou tentar exemplificar.
O Cliente A faz um pedido. O sistema gera a rota até A.
Depois o Cliente B faz um pedido. O sistema deve atualizar a rota para que seja realizado o menor caminho possível passando por A e B.
Quem vai definir quantas entregas serão realizadas de uma única vez é quem estiver utilizando o sistema. Minha ideia é que quando chegar a um número que o estabelecimento julga aceitável para fechar uma rota de entrega, ele clique em um botão que "fechará" está rota para ele. Outro ponto que desejo adicionar ao sistema é integração com celulares com android, para que a rota gerada seja enviada para o celular do entregador e que o mesmo possa usufruir dela entre uma parada e outra.

Não sei se consegui ser claro com meu pensamento. Hehe

Mas por tentar organizer esta ideia, me surgiu uma nova dúvida.
A entrega que as pizzarias fazem é por ordem de chegada?
Como no exemplo que citei acima, o cliente A receberá o pedido dele primeiro mesmo que o cliente B seja mais perto?

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Mensagem por digogid em Qua 24 Abr 2013, 14:15

Obrigado pela resposta, Isa.
Sua ajuda (e a de todos, claro) é muito valiosa para poder descrever bem o problema que desejo ajudar a solucionar.

ISA escreveu:Bom dia Rodrigo,

1 - Nos dias de semana as vendas são em menor volume. A venda maior acontece aos finais de semana. Por aqui o dia que mais vende é de sábado, seguido por sexta e depois domingo. Os pedidos se concentram em um determinado horário. De dia de semana a maior parte dos pedidos saem das 19:00 às 21:00 hs, fazendo uma média de 40 entregas. Para isso é utilizado 2 motoboys num raio de entrega grande, porque cidades pequenas acabam entregando até em cidades vizinhas. Em cidades grandes um raio de entrega é estabelecido, sendo aproximadamente de 4 km. Durante a semana dificilmente tem atrasos, a não ser que aconteça de os dois entregadores irem para lugares distantes ao mesmo tempo, porém, o responsável pelas rotas evita esse tipo de situação. O que mais atrasa as entregas são condomínios fechados, onde o entregador demora para fazer a entrega. É necessário identificação na portaria, etc. Uma outra questão é entregas em prédios. Muitas vezes o entregador não pode subir e o cliente demora para descer. E lugares distantes também acabam gerando um atraso nas entregas porque o entregador fica muito tempo fora da pizzaria. O volume de entrega aos finais de semana gira em torno de 30 entregas por motoboy. O que atrasa mais é a concentração de pedidos no mesmo horário.
Durante a semana o tempo de entrega é de normalmente 20 a 30 minutos desde a ligação do cliente até a pizza chegar na casa dele. Aos finais de semana, num horário de pico pode levar de 50 a 60 minutos.

2 - O que leva as pessoas a pedirem no mesmo horário é o hábito de comer naquele determinado horário. O horário da fome. Os pedidos são entregues conforme entram... a rota é feita pata agilizar as entregas e para que o motoboy retorne mais rápido à pizzaria.

3 - Entendo por atraso o tempo que foi extrapolado de acordo com o tempo prometido pela pizzaria. Nesse caso, temos em média de 10 a 15% dos pedidos entregues com atraso.

Os atrasos acontecem quando ocorre algum problema seja algum entregador que faltou, se acidentou, seja problema na cozinha, como falta de funcionário, algum problema em algum equipamento... etc.

Às vezes o atraso não acontece na entrega mas sim na produção.

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Mensagem por Scarpelli em Qua 24 Abr 2013, 14:57

digogid escreveu:
Scarpelli escreveu:Uma pergunta sobre o sistema gerar a rota, é raro um motoboy sair somente com uma entrega, nesse caso de mais entregas com o mesmo motoboy o sistema irá gerar também a rota de todas as entregas levando em conta a ultima casa entregue e desse ponto traçará a rota mais rapida?

Abraço,
Scarpelli

Boa tarde, Scarpelli.

A minha idéia é de que sim. Só pra tentar explicar mais detalhadamente o que pretendo fazer, vou tentar exemplificar.
O Cliente A faz um pedido. O sistema gera a rota até A.
Depois o Cliente B faz um pedido. O sistema deve atualizar a rota para que seja realizado o menor caminho possível passando por A e B.
Quem vai definir quantas entregas serão realizadas de uma única vez é quem estiver utilizando o sistema. Minha ideia é que quando chegar a um número que o estabelecimento julga aceitável para fechar uma rota de entrega, ele clique em um botão que "fechará" está rota para ele. Outro ponto que desejo adicionar ao sistema é integração com celulares com android, para que a rota gerada seja enviada para o celular do entregador e que o mesmo possa usufruir dela entre uma parada e outra.

Não sei se consegui ser claro com meu pensamento. Hehe

Mas por tentar organizer esta ideia, me surgiu uma nova dúvida.
A entrega que as pizzarias fazem é por ordem de chegada?
Como no exemplo que citei acima, o cliente A receberá o pedido dele primeiro mesmo que o cliente B seja mais perto?

Uma vez em uma pizzaria em Ilhabela como não podia ser diferente fiquei acompanhando o funcionamento da pizzaria e o que observei foi o seguinte, o pizzaiolo esperava pelo menos 4 pedidos para abrir as massas e assa-las para depois a entrega sair o que me leva a acreditar que a entrega será iniciada pelo pedido mais perto independente de ter sido feito primeiro ou não. Isso também funcionava para os pedidos do balcão já que minha pizza saiu antes de alguns pedidos que ja tinham sido feito.
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Mensagem por ISA em Qua 24 Abr 2013, 15:01

É normal organizar a fila de pedidos de acordo com o endereço das entregas para fazer rotas inteligentes. Não conheço um sistema que faça isso. Temos uma pessoa que faz as rotas e organiza as filas. Às vezes tendo que mexer na ordem dos pedidos para adaptar à rota. Aqui alternamos os pedidos de espera, intercalamos espera com o pedido de entrega para não atrasar a entrega e nem o cliente esperar muito pela pizza.
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Mensagem por digogid em Qua 24 Abr 2013, 15:52

Isa e Scarpelli, obrigado por ajudar a sanar a dúvida.
Então, de fato, a rota deve se atualizar para sempre atender o menor caminho possível entre todos os pontos de entrega e a pizzaria.

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Mensagem por ISA em Qua 24 Abr 2013, 16:29

Sim, mas o horário dos pedidos deve ser observado para não haver atrasos. Digo isso porque muitas vezes não é possível esperar para soltar os pedidos numa determinada rota.
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Mensagem por digogid em Qui 25 Abr 2013, 15:49

Então, Isa.

Este processo não precisará ser alterado pra se adequar ao sistema.
Cabe somente aos funcionários da pizzaria definir se a rota terá uma ou 5 entregas.

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Mensagem por digogid em Qui 02 Maio 2013, 14:36

Ninguém mais?
Poxa pale

digogid
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Mensagem por AFONSO COELHO em Sex 03 Maio 2013, 20:13

Boa noite meu amigo Digogid.
Permita-me somar as informações ricas deixada pela Isa, Scarpelli e Ponquio. Além de eu seguir os procedimentos conforme a nossa amiga Isa abordou com muita propriedade e também de coicidirem os volume das demandas por ela descrita, nós também temos o hábito de ligarmos para os clientes que moram emprédios, que temos mais de uma entrega em suas mochilas e que estamos próximos ou estouramos o tempo acordado com o cliente para informá-los (os clientes) de que o entregador já está levando a pizza dele e que ele já pode descer para receber sua pizza. Por que esse procedimento? Isso para que o meu entregador não tenha que ficar esperando o cliente esperar o elevador chegar no seu andar, pegar o elevador, descer até o terreo percorrer o salão social até chegar na portaria. Acredite, isso leva um bom tempo e a outra pizza que está na mochila aguardando para ser entregue a outro cliente, pode estar esfriando e o outro cliente ficando bravo pela demora.
Amigo, tem cliente que demora muito para descer. As vezes levam mais de cinco minutos procurando o dinheiro para pagar o entregador. Então tivemos a idéia de ligar para o cliente e com muita edução e tomando o cuidado na fala, informando-o de que o entregador já deve estar chegando e que se ele quiser já pode ir descendo que ele já deve estar chegando.
Tem um custo adicional da ligação? Claro que tem. Mas reduzi o tempo de entrega e principalmente das reclamações, rsrsrsrsrsr!
Amigo, acredite se quiser, mas tem clientes que pedem para ligar quando o entregador saiu da pizzaria.
Espero ter ajudado na parte do tempo.
Isa minha amiga, excelente informação, muito rica mesmo.
Um grande abraço meu amigo Digogid
Afonso
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default Re: Estimativa de Entrega/Tempo

Mensagem por digogid em Ter 07 Maio 2013, 15:02

Afonso, muito obrigado pela informação. Esta é totalmente nova para mim e inesperada e me ajudou a pensar em mais aspectos sobre o software que desejo criar.

Aproveitando este tema, vocês utilizam algum software para gerenciamento dos pedidos e cadastro de endereço de clientes?

Se não, como fazem atualmente? Papel e caneta?
Toda vez que um cliente liga ele deve passar o endereço?

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Mensagem por AFONSO COELHO em Ter 07 Maio 2013, 18:50

Amigo Digogid.
Tenho sim um software, nele temos todas as informações possíveis. Desde os dados do cliente como também, ocorrências, pizzas mais pedidas pelo cliente, quando foi feito o último pedido e tem também até a posição de onde se encontra a rua baseado no guia 4 rodas, por exemplo:
Se o motoqueiro tem dúvidas quanto ao local ele olha a comanda e lá aparece a pagina e a coordenada tipo - 156 B11ou seja pagina 156 posição horizontal B vertical 11. Com isso ele também não perde muito tempo em procurar no guia. É só um exemplo, já não me recordo muito bem se são assim as coordenadas do guia kkkk!
Um grande abraço
Afonso
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