Fórum de Pizzas do Cheff Hassin, pioneiro na Arte da boa pizza!
Seja bem vindo ao Fórum de Pizzas, o maior espaço cibernético de Pizzas do Mundo!
Entre, registre-se e faça parte dessa família.
Somente usuários registrados terão acesso a todas as informações profissionais existentes nos nossos fóruns de debate e tópicos de discussões.
Não se esqueça de ler as regras deste Fórum e mantenha um alto nível nos posts e abertura de tópicos.
ATENÇÃO: Ao registrar-se no Fórum de Pizzas seus dados cadastrais serão checados; estando corretos a sua conta será aprovada pela Administração do Fórum de Pizzas.
Guarde o seu usuário e senha em um lugar seguro para não esquecer. Sua senha é confidencial, secreta e criptografada. No entanto, se você a esquecer, solicite a Administração uma nova senha para logar.
Sua presença muito nos honrará.
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
Login

Esqueci minha senha

VISITAS DIÁRIAS-
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
» Planilha para formação de preço de Pizza e controle de custo
Hoje à(s) 10:29 por sandro leopoldo

» DÚVIDAS NA CONSTRUÇÃO DO FORNO IGLU
Hoje à(s) 09:18 por MAURO LUCENA

» Massa secreta do HASSIN - VERSÃO ATUALIZADA
Ontem à(s) 23:40 por viniciusssll

» Como atender uma grande quantidade de pessoas num evento?
Ontem à(s) 22:11 por DOUTRINADOR

» Qual a melhor marca de farinha para quem trabalha com forno a gás
Ontem à(s) 21:26 por DOUTRINADOR

» massa pre assada
Ontem à(s) 02:51 por Lucasdelima1

» Massa com fermento fresco
Sex 09 Dez 2016, 23:02 por DOUTRINADOR

» Planilha de custo
Sex 09 Dez 2016, 22:34 por rogerziinn

» Abertura de Pizzaria
Sex 09 Dez 2016, 22:31 por DOUTRINADOR

» PLANILHA DE CALCULO PREÇO DE VENDA
Sex 09 Dez 2016, 19:11 por franceila

» Poderiam me enviar a receita da massa secreta do hassin??
Sex 09 Dez 2016, 17:21 por DED

» SR CAIXA
Sex 09 Dez 2016, 16:05 por Carlos Daia

» esfihas abertas o dia inteiro
Sex 09 Dez 2016, 15:50 por RafaelCavalcanti

» massa leve , fina e crocante
Sex 09 Dez 2016, 15:34 por DED

» Forno de esteira gran ceres
Sex 09 Dez 2016, 14:30 por GranCeres

» Molhou sua maquininha de cartões com o motoboy ? Veja aqui como evitar .
Sex 09 Dez 2016, 14:00 por Carlos Daia

» Forno PizzaGril da Itajobi
Sex 09 Dez 2016, 09:13 por DOUTRINADOR

» QUANTAS PIZZAS PRECISAM SER VENDIDAS NO MÊS PARA CUBRIR AS DESPESAS
Sex 09 Dez 2016, 00:34 por HASSIN

» Massa secreta do Hassin
Qui 08 Dez 2016, 22:21 por HASSIN

» Forno Eletrico
Qui 08 Dez 2016, 21:34 por rsmoke

» BORDA TRANÇADA
Qui 08 Dez 2016, 16:44 por leandru2013

» Promova a sua empresa com nossos mini azeites de oliva Deleyda!
Qui 08 Dez 2016, 16:36 por Carlos Daia

» Pizzas Brotinhos em casa
Qui 08 Dez 2016, 16:14 por Viviane souza

» Pizza brotinho iniciante
Qui 08 Dez 2016, 14:04 por márcia morgado

» COMO ASSAR ESFIHA
Qui 08 Dez 2016, 11:37 por DED

» tecnicas de massa pre assada
Qui 08 Dez 2016, 10:15 por b0rel

» Receita massa crua para ficar geladeira
Qui 08 Dez 2016, 09:53 por fabiola.bertinetti

» Embalagem
Qua 07 Dez 2016, 23:33 por marcos d almeida

» FORNO LAS LEÑAS DO HASSIN, UM FORNO EXCEPCIONAL!
Qua 07 Dez 2016, 22:22 por HASSIN

» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
Qua 07 Dez 2016, 15:08 por Carlos Daia

» Dúvidas
Qua 07 Dez 2016, 15:06 por ISA

» Iniciante em Pizza Brotinho
Qua 07 Dez 2016, 13:38 por DED

» Vendo pizzaria em Porto Alegre - Oportunidade!
Qua 07 Dez 2016, 07:40 por HASSIN

» Como mudar a cidade do seu domicílio no perfil?
Qua 07 Dez 2016, 07:34 por HASSIN

» DICAS PARA COMEÇAR PIZZARIA DELIVERY
Ter 06 Dez 2016, 20:13 por ISA

» SUPER MINI CHEFF, O NOVO FORNO COMPACTO EXPRESSO PARA PIZZAS!
Ter 06 Dez 2016, 19:21 por HASSIN

» Harmonização Pizza Savassi
Ter 06 Dez 2016, 18:20 por HASSIN

» CHEFF HASSIN RESPONDE: Fichas técnicas, Planilhas e Plano de negócios . Baixe aqui!
Ter 06 Dez 2016, 17:38 por HASSIN

» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas forma guardadas? Como evitar esse problema?
Ter 06 Dez 2016, 17:35 por Carlos Daia

» Pizzas mais vendidas
Ter 06 Dez 2016, 17:28 por Ludene

» Gerente pizzaria / delivery
Ter 06 Dez 2016, 17:26 por carlos cavalcante

» Como resfriar seu discos de pizza pré-assadas na temperatura ideal para o armazenamento ? Veja este produto !!!
Ter 06 Dez 2016, 17:15 por Ludene

» Minha primeira experiência com a massa secreta
Ter 06 Dez 2016, 17:00 por Ludene

» RECEITA PIZZA DOMINO´S SIMPLES, TESTADA E APROVADA
Ter 06 Dez 2016, 16:25 por Ludene

» Padronizar Gestão das Pizzarias e diminuir fechamento das pizzarias
Ter 06 Dez 2016, 16:00 por Ludene

» O que acontece quando as bordas da sua pizza ficam brancas e a pizza precisa ser retirada forno? O que se pode fazer para evitar este problema?
Ter 06 Dez 2016, 13:21 por Carlos Daia

» Receita de Pizza de Batata Palha.
Ter 06 Dez 2016, 11:29 por ISA

» MiniLenha, padronize a cocção da sua pizza e elimine a fumaça definitivamente
Ter 06 Dez 2016, 10:55 por Minilenha

» Forno Iglu - Fixação da Manta e Junção das Partes
Seg 05 Dez 2016, 21:32 por MAURO LUCENA

» FORNO IGLU ( TIJOLO COMUM NO LUGAR DO REFRATARIO)
Seg 05 Dez 2016, 21:30 por MAURO LUCENA

» Forno compacto a gás Bonari
Seg 05 Dez 2016, 17:59 por DED

» códigos de barra e tabela nutricional
Seg 05 Dez 2016, 14:58 por francisco ferreira

» CHEDDAR
Seg 05 Dez 2016, 12:43 por heitormassaro

» Caixa de pizza com pizza dentro, literalmente.
Seg 05 Dez 2016, 00:58 por Fabio Maciel151

» A Skymsen apresenta o seu novo equipamento: AMP - 400 Abridora de Massas de pizzas - Apresentada pelo Cheff Hassin Ghannam
Dom 04 Dez 2016, 22:33 por HASSIN

» FORNOS DUAL FLEX GÁS www.fornoslucena.com.br
Dom 04 Dez 2016, 22:26 por HASSIN

» Massa gruda na forma
Dom 04 Dez 2016, 22:12 por HASSIN

» planilha de custo
Dom 04 Dez 2016, 22:04 por HASSIN

» BOLINHAS DE MASSA QUE GRUDAM
Dom 04 Dez 2016, 16:39 por HASSIN

» COMO FAZER A PEDRA BASE REFRATÁRIA DO FORNO A LENHA OU A GÁS
Dom 04 Dez 2016, 16:34 por HASSIN

» Duvidas sobre direitos do Pizzaiolo
Dom 04 Dez 2016, 16:18 por HASSIN

» ENTREGADOR DE PIZZA
Dom 04 Dez 2016, 15:16 por ISA

» Massa de Pizza
Dom 04 Dez 2016, 12:47 por HASSIN

» Receita de pizza
Dom 04 Dez 2016, 12:02 por HASSIN

» Frangueira Venâncio
Dom 04 Dez 2016, 11:47 por Bada

» fibra ceramica
Dom 04 Dez 2016, 11:26 por HASSIN

» Molho de Tomate Industrializado ou Feito na Pizzaria ? Qual o custo ?
Dom 04 Dez 2016, 11:25 por HASSIN

» sequencia de sabores em rodizio
Dom 04 Dez 2016, 11:08 por HASSIN

» CHEFF HASSIN NO PROGRAMA COZINHA PROFISSIONAL
Sab 03 Dez 2016, 18:29 por HASSIN

» Fermento
Sab 03 Dez 2016, 18:26 por HASSIN

Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (14456)

HASSIN (9910)

DED (7907)

GILBERTO COSTA (7481)

ISA (4789)

MAURO LUCENA (2880)

maurojonas brito (2375)

AVLIS (1908)

Carlos Daia (1444)

Scarpelli (1269)

Quem está conectado
137 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 134 Visitantes :: 2 Motores de busca

1988miguel, josejacy, samuel_mumu

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 540 em Ter 02 Ago 2011, 23:18
Estatísticas
Temos 51076 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de ANDRE76

Os nossos membros postaram um total de 155632 mensagens em 10734 assuntos
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Guia prático de como montar a sua pizzaria do Fórum de Pizzas.
BAIXE AQUI O APLICATIVO DO FÓRUM DE PIZZAS
MEGA FEIRÃO DO FÓRUM DE PIZZAS.
FORNO A LENHA DUAL
Fórum Técnico de Equipamentos

MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS

Mensagem por Convidad em Sex 25 Nov 2011, 13:04

MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS NA PEQUENA EMPRESA

No que se refere à motivação de funcionários, a grande empresa costuma ter algumas vantagens. O próprio reconhecimento da empresa no mercado de trabalho já é um incentivo para muitas pessoas. Além disso, as grandes organizações possuem departamentos de RH bem estruturados, que trabalham (ou deveriam trabalhar) junto com os líderes da empresa para alavancar a motivação dos funcionários.

Na pequena empresa, a situação costuma ser um pouco diferente. A tarefa de motivação normalmente deve partir de seu principal líder (o fundador da empresa). No entanto, nestes casos também há muito que oferecer para a equipe. O essencial é que o líder identifique os pontos fortes da empresa e das funções de seus trabalhadores e saiba destacá-los.

Um dos pontos principais para manter a motivação alta são os elogios e o reconhecimento. Um trabalho bem feito deve ser destacado para a equipe, e servir como exemplo para a atuação de todos. Podem ser dados pequenos prêmios, como um jantar, para aqueles que se destacaram no mês. Somente assegure que os critérios de escolha dos melhores funcionários sejam claros, para que o tiro não saia pela culatra e você seja acusado de ser injusto, ou ter seus preferidos.

Ao melhorar a auto-estima da equipe, o crescimento na produtividade e na qualidade do trabalho será natural. Mas você pode oferecer mais do que isso. Veja a seguir algumas alternativas para estimular positivamente seus funcionários:

Permita horários flexíveis. Muitas funções não precisam ser realizadas estritamente no horário comercial. Seus funcionários serão muito gratos se tiverem flexibilidade para realizar outras atividades pessoais durante parte do dia, e administrar seu tempo conforme suas possibilidades.

Permita o trabalho remoto. Da mesma forma, há atividades que podem ser realizadas na casa do funcionário. Uma conexão à internet em banda larga não tem um custo alto, e ferramentas de colaboração à distância estão cada vez mais elaboradas (e baratas). Muitos profissionais darão preferência a sua empresa pelo fato de permitir trabalho remoto, mesmo que seja somente durante alguns dias da semana.

Avalie regularmente o desempenho dos funcionários. Defina um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dê um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam de melhoria. Os bons profissionais verão isto como algo muito positivo, já que sempre perseguem o aperfeiçoamento de suas atividades.

Estimule os funcionários a realizar tarefas variadas. A palavra chave aqui é estimule (não obrigue). Deixe claro que os objetivos desta iniciativa são o aumento do conhecimento de cada um e a redução da monotonia na função.

Permita que os funcionários ajustem, decorem e melhorem sua área de trabalho. Não imponha regras rígidas de organização e estética. Se cada um criar seu próprio espaço de trabalho (dentro de certos limites), se sentirá mais à vontade durante o dia e a produtividade aumentará.

Organize oportunidades de socialização. Isto pode ser feito durante o almoço, ou depois do trabalho. A amizade entre os funcionários aumentará a união da equipe, e isso se traduzirá em melhor produtividade e qualidade. Não fique isolado do grupo, saiba ser amigo mantendo a posição que a liderança exige.

Mostre o caminho para crescer na empresa. Em um negócio pequeno, o caminho de crescimento pode ser pouco claro. O líder deve mostrar qual é este caminho, e buscar oportunidades de promoção dos melhores funcionários para mostrar que o bom desempenho é realmente valorizado.

Tenha uma política de portas abertas. Permita que as dúvidas e questionamentos sejam expostos abertamente, e responda o melhor possível a cada um. Leve em conta as sugestões dos funcionários e implemente com seriedade as melhores idéias.

Faça doações para caridade. A instituição deve ser escolhida pelo funcionários, e eles devem participar também da entrega da doação. O sentimento de responsabilidade social aumentará a lealdade de todos com a organização.

O que estas sugestões tem em comum é que valorizam o lado humano do profissional. Esta valorização será reconhecida por sua equipe e eles responderão com resultados. Evite “pisar na bola” com atitudes anti-éticas, já que é muito mais difícil reconquistar a confiança dos funcionários depois.

Pensando bem… estas dicas também servem para as grandes empresas!

Referência: All Business.com – Human Resources

Convidad
Convidado

default Re: MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS

Mensagem por AFONSO COELHO em Sex 25 Nov 2011, 15:58

Olá Jesiel.
Tiro o meu chapéu para ti amigo.

Tenho uma pizzaria a dois anos. Até então sempre trabalhei em uma única industria automobilística e nesses 35 anos de indústria posso dar meu testemunho de que aprendi muito com algumas lideranças que tinham como foco a valorização das pessoas. Essa cultura procuro usá-la no meu estabelecimento.

Aprendi que o bom líder não é aquele que passa a mão na cabeça dos colaboradores sendo até em muitos casos paternalista.

O bom lider é aquele sabe ouvir a sua equipe, que motive constantemente a melhoria contínua de seu processo, e como eles percebem que tem que melhorar dentro e fora da nossa organização, nossa, como eles percebem.

O bom líder é aquele que procura ser um agente FACILITADOR dentro da organização.

O bom líder também é aquele que extrai o MELHOR de cada um e não o MÁXIMO. Mas para que você possa extrair o MELHOR de cada um é necessário de que você como patrão conheça , e muito bem, os potenciais e limitações de cada um. Aí sim você extrai o MELHOR de cada um

Se Peter Drucker (o Papa da Administração) perguntar para nós donos de pizzarias, "Qual é o nosso negócio?" certamente ele irá esperar uma resposta do tipo:
" O nosso negócio é desenvolver pessoas para que elas possam fazer a melhor pizza, no menor tempo e na qualidade que o cliente espera que tenha" e não produzir somente pizzas.

Por que isso? Porque sem pessoas não há negócio, a não ser que você faça tudo sozinho, e que entendo, é praticamente impossível, não é verdade?

Jesiel os seus comentários vão muito de encontro com aquilo em que acredito. Para os mais velhos deste forum maravilhoso sabem que na minha pizzaria, eu tenho um quandro grande onde colocamos todos os devios encontrados durante a semana (que nós encaramos como potenciais de melhorias) e também apontamos melhorias propriamente dito.

O fundamental é que as idéias tem que partir deles e não uma coisa imposta por nós. Se não for possível implementá-las diga o porquê com transparência e simplicidade.

Fazemos reuniões semanalmente e discutimos vários assuntos. Isso não tem preço, amigo.

Como bonificação, monetária, também temos métas a serem atingidas (mas que possam ser atingidas realmente) e esses dados são colocados no quadro para que eles possam acompanhar.

Josiel, quando um membro coloca essas informações, me motiva ainda mais para o meu aprimoramento com relação às pessoas da qual eu convivo.

Muito obrigado amigo.

Afonso

AFONSO COELHO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1056
País : BRASIL

Mensagem por ricardo correa em Sex 25 Nov 2011, 17:13

Um outro grande genio da administraçao, jack Welch(acho que e isso) perguntado ,o que ele sabia de turbinas,ele respondeu,nada,a pessoa abismada retrucou,como nada o sr e presidente da GE,e nao entende do produto da sua corporaçao,ele pensa e responde. Nao preciso entender de turbinas,preciso entender de PESSOAS. Concordo com tudo acima citado,tenho tentado por em pratica.

ricardo correa
MASSEIRO
MASSEIRO

Número de Mensagens : 299
Emprego/lazer : PROFESSOR,AMANTE DE UMA BOA PIZZA
Humor : SEMPRE OTIMO,QUANDO NAO ESTOU MAL

Mensagem por Convidad em Sex 25 Nov 2011, 19:00

Agradeço aos amigos Afonso e Ricardo pelas palavras

Tenho discutido essa situação em associações e fórum e com parceiros de todos os lugares. Tenho certeza que somente em parceria entre colaboradores e empresários se vence esta batalha. Mas, precisamos separar o joio, só que desta vez não para elimina-lo como se fazia antes de forma ditatorial, centralizada, e unilateral.

Somos muito mais que isso. Um homem não é uma maçã que apodrece e se descarta com intuito de não contaminar as demais. Nós temos o poder e o direito de nos regenerarmos e nos re-colocarmos profissionalmente, desaguando felizmente em auto estima e vida plena, satisfação profissional.

Dinheiro é o esmero dos poucos afortunados. Mero e simples objeto que proporciona nossas vontades, que hoje, é o de fazer o meu melhor como bem disse você Afonso. E não a qualquer preço. Tem que ter pessoalidade, feeling, é a arte da culinária que aflora em cada um de nós.

Precisamos untar esse país com pensadores e pessoas como vocês e como os colegas deste grupo maravilhoso, que sabiamente utilizam a sabedoria da água, contornando os obstáculos, transpondo os limites, como é unido o trigo com seus demais elementos à formar refeição onde nossos clientes, mais amigos que clientes reúnem os amigos e familiares para degustarem nossa massa, nosso labor, nosso sabor e assim, alimentar com alegria seus lares com nossa comida.

Imagine se refletirmos desde o inicio. Na plantação do trigo, no colher, no moer... ensacar a melhor farinha, se dedicar na arte de vende-las nos melhores distribuidores, posso ver até as negociações sendo executadas. No comprador que desensaca e no pizzaiolo que a sova, confeccionando o pão, a massa, o alimento.

Daria um livro certamente, onde nós, pizzeiros fazermos parte e ainda escrevemos os capítulos desta história linda que é simplesmente, fazer pizza, utilizando o que temos de melhor, as pessoas.

Convidad
Convidado

Mensagem por Mariocosta em Dom 27 Nov 2011, 20:38

Srs. muito bom dia.

Afonso Coelho me permita resumir o que vc tem feito em seu estabelecimento: verdade e respeito.

Há muito se desenvolvem teorias motivacionais em Administração de Empresas oriundas das mais diversas ciências: Economia, Sociologia, Psicologia, etc. Sem querer ser pretensioso, sempre vi nestas uma forma oculta de pura e simples manipulação das pessoas, as vezes, o criador da mesma até teve reais boas intenções, mas, quando se parte para a prática...

Motivação para mim é isto que vc faz: dê o exemplo, seja sincero, mostre o caminho, ajude, colabore, flexibilize, compartilhe (o lucro também) que o retorno se estabelecerá por longo prazo.

Ou, faça simplesmente a política do pão e circo que funciona muito bem a curto prazo, mas esteja certo que nenhum dos seus funcionários terá o mínimo de boa vontade nas atividades diárias, pelo contrário, na menor oportunidade irá "descontar" o mal trato.

Inegavelmente uma empresa tem como objetivo primordial o lucro, sem ele não se pagam nem os salários, porém, principalmente em serviços o bom resultado financeiro vem do bom atendimento, então, nada mais justo que remunerar os funcionários pelos resultados.

Pesquisa recente aponta que atendimento é prioridade para 68% dos entrevistados e, outra pesquisa, diz que o ambiente vem em primeiro e em segundo o atendimento. Destas duas vemos a impotância do bom atendimento e de bons funcionários.

Abraços.

Mariocosta
INICIANTE
INICIANTE

Número de Mensagens : 7

Mensagem por AFONSO COELHO em Seg 28 Nov 2011, 10:59

Meus amigos Jesiel e Mario.

Muito obrigado pelas palavras, mas posso lhes garantir de que ainda tenho muitos degraus a subir nas escadas do aprendizado.

Josiel, você fez um comentário, que ao meu ver ele é riquíssimo e que nós deveríamos estar atentos ou seja, que os nossos clientes sejam mais amigos do que clientes. EXCELENTE!!!!!

O cliente consegue ver se o ambiente de trabalho é saudável ou não e para que ele seja saudável, nós como patrões temos que ser o exemplo da transparência, do facilitador, do parceiro como foi muito bem colocado também pelo Mario.

Mario meu amigo, eu não costumo ficar aqui no fórum comentando isso ou aquilo da minha organização com relação à gestão de pessoas, mesmo porque eu, como eu disse, tenho muitos degraus a subir nessa jornada, mas o que mais me agrada é que as pessoas (colegas da profissão) que vem me visitar tecem comentários sobre a motivação da equipe, e isso me anima ainda mais.

O Maestro Mauro Jonas Brito, uma vez fez um comentário para um membro do fórum dizendo o seguinte:
"Nós não dependemos deles ( referindo-se aos colaboradores), nós sim precisamos deles".
É muito importante essa abordagem do Maestro, porém é importante também salientar que mesmo só precisando deles se faz necessário nos tornamos parceiros, capacitá-los, desenvolvê-los, e motivá-los para a busca constante de melhorias no processo. E eu entendo e acredito que é o meu desafio constante para aqueles os quais trabalhamos juntos.

Uma excelente semana a vocês

Afonso

AFONSO COELHO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1056

Mensagem por AndinhoAju em Sab 10 Dez 2011, 02:01

Pessoal,

antes de qualquer coisa que post maravilhoso este! vai de encontro a tudo aquilo que acredito como uma ótima administração de um negócio, que na verdade é a administração de pessoas!

Maaaaaas infelizmente tenho que dizer que nem tudo que reluz é ouro! Estou dizendo isso pelo seguinte, lembrem-se que os "póvos" não são iguais em todo canto do mundo e reduzindo isso, não são iguais em nosso Brasil Baronil!

Estou no nordeste atualmente, vivendo aqui há aproximadamente 4 anos, e pasmem, o número de pessoas que se dedicam verdadeiramente ao trabalho é tão ínfimo que muitas vezes (senão a totalidade) o índice de troca de profissionais é constante. Isso deve-se a várias questões culturais, governamentais e estruturais (que não irei julgá-las).

Estou só dizendo isso pq nem sempre toda essa técnica é funcional a todo tipo de pessoas em se tratando de regionalidades. Em certo momento, perceberão uma certa indignação em minhas falas, mas esses momentos são pq tudo o que foi citado acima já pratico em meu outro tipo de empreendimento mas, infelizmente, não é o bastante para ter funcionários (ou como prefiro, colaboradores, apesar da hipocresia da palavra), pois os anseios da galera por aqui é totalmente diferente, portanto minha dica é complementar a dada pelo nosso amigo Jesiel Santos: Antes de qualquer coisa aprenda o que eles realmente anseiam! Vejam seus costumes, suas necessidades reais, seus sonhos, suas buscas e suas prioridades, assim você com certeza aplicará todo o conceito de valorização por meritocracia o melhor estimulo ao profissional contratado!

Vou dar um exemplo, a galera de onde vivo prefere prolongar um feriado (devido às inúmeras festas que existem pelo estado) a ter um salário mais alto, ai digo: como fazer isso num negócio como o nosso que necessita de estar aberto em feriados, finais de semanas, enterros de familiares e etc?!?! O que fazer? Nada, pois nada que eu tenha feito tem dado resultados bons, o que geralmente tem acontecido é que ou aceito a "imprensada" (como chamam aqui) ou saberei que não poderei contar com alguns funcionários! Nada que crie pra insumo de incentivo funciona: salario, tratamento, plano de cargos e salarios, ambiente de trabalho, etc. a única coisa é: Dê os feriados e não os aguarde muito na segunda feira (ressaca)!

Mas de qualquer forma, digo com toda certeza do mundo, não irei mudar nunca, a contribuição de nosso amigo foi uma pedra de ouro! Muito boa mesmo e já copiei tudo aqui pra salvar e ler todos os dias e não esquecer de nada!

Abraços e sucesso a todos sempre!

AndinhoAju
APRENDIZ
APRENDIZ

Número de Mensagens : 97
Emprego/lazer : Publicitário, Empreendedor, Tenista de plantão e possivelmente um Chef em breve!
Humor : Como todo bom nordestino (emprestado, mas sou) Humor em alta sempre!

Mensagem por HASSIN em Sab 10 Dez 2011, 14:29

OLÁ ANDINHO!
TUDO BEM MEU AMIGO?

PRECISO CONVERSAR CONTIGO COMPANHEIRO, POIS NOS NAO NOS FALAMOS MAIS E NAO SEI COMO VC ESTÁ INDO AÍ NO PROJETO DA PIZZARIA.

VC JÁ ABRIU?

AGUARDO NOTICIAS OK!

ATTE.

HASSIN

AndinhoAju escreveu:Pessoal,

antes de qualquer coisa que post maravilhoso este! vai de encontro a tudo aquilo que acredito como uma ótima administração de um negócio, que na verdade é a administração de pessoas!

Maaaaaas infelizmente tenho que dizer que nem tudo que reluz é ouro! Estou dizendo isso pelo seguinte, lembrem-se que os "póvos" não são iguais em todo canto do mundo e reduzindo isso, não são iguais em nosso Brasil Baronil!

Estou no nordeste atualmente, vivendo aqui há aproximadamente 4 anos, e pasmem, o número de pessoas que se dedicam verdadeiramente ao trabalho é tão ínfimo que muitas vezes (senão a totalidade) o índice de troca de profissionais é constante. Isso deve-se a várias questões culturais, governamentais e estruturais (que não irei julgá-las).

Estou só dizendo isso pq nem sempre toda essa técnica é funcional a todo tipo de pessoas em se tratando de regionalidades. Em certo momento, perceberão uma certa indignação em minhas falas, mas esses momentos são pq tudo o que foi citado acima já pratico em meu outro tipo de empreendimento mas, infelizmente, não é o bastante para ter funcionários (ou como prefiro, colaboradores, apesar da hipocresia da palavra), pois os anseios da galera por aqui é totalmente diferente, portanto minha dica é complementar a dada pelo nosso amigo Jesiel Santos: Antes de qualquer coisa aprenda o que eles realmente anseiam! Vejam seus costumes, suas necessidades reais, seus sonhos, suas buscas e suas prioridades, assim você com certeza aplicará todo o conceito de valorização por meritocracia o melhor estimulo ao profissional contratado!

Vou dar um exemplo, a galera de onde vivo prefere prolongar um feriado (devido às inúmeras festas que existem pelo estado) a ter um salário mais alto, ai digo: como fazer isso num negócio como o nosso que necessita de estar aberto em feriados, finais de semanas, enterros de familiares e etc?!?! O que fazer? Nada, pois nada que eu tenha feito tem dado resultados bons, o que geralmente tem acontecido é que ou aceito a "imprensada" (como chamam aqui) ou saberei que não poderei contar com alguns funcionários! Nada que crie pra insumo de incentivo funciona: salario, tratamento, plano de cargos e salarios, ambiente de trabalho, etc. a única coisa é: Dê os feriados e não os aguarde muito na segunda feira (ressaca)!

Mas de qualquer forma, digo com toda certeza do mundo, não irei mudar nunca, a contribuição de nosso amigo foi uma pedra de ouro! Muito boa mesmo e já copiei tudo aqui pra salvar e ler todos os dias e não esquecer de nada!

Abraços e sucesso a todos sempre!

A luz deve avançar sempre, ainda quando esteja sufocada pelas trevas. Hassin Ghannam.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

HASSIN
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 9910
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente

Mensagem por AndinhoAju em Qui 15 Dez 2011, 11:08

HASSIN escreveu:OLÁ ANDINHO!
TUDO BEM MEU AMIGO?

PRECISO CONVERSAR CONTIGO COMPANHEIRO, POIS NOS NAO NOS FALAMOS MAIS E NAO SEI COMO VC ESTÁ INDO AÍ NO PROJETO DA PIZZARIA.

VC JÁ ABRIU?

AGUARDO NOTICIAS OK!

ATTE.

HASSIN
[/quote]

Grande Mestre Hassin,

infelizmente ainda não abri mestre, pois o meu problema com local
(locação) ainda não foi resolvido, pra ser sincero estou entrando
naquela fase de possível desistência, infelizmente!

Vamos conversar sim mestre, me mande um email quando estiver online no SKYPE que aciono ele imediatamente se não estiver!

Abraços e Sucesso

AndinhoAju
APRENDIZ
APRENDIZ

Número de Mensagens : 97
Emprego/lazer : Publicitário, Empreendedor, Tenista de plantão e possivelmente um Chef em breve!
Humor : Como todo bom nordestino (emprestado, mas sou) Humor em alta sempre!

Mensagem por Ricardo Pantunes em Sex 16 Dez 2011, 03:17

O que vi que funciona é: sempre dou retorno sobre as atitudes dos funcionários que lidero (hoje são cinco: 4 motoboys e 1 telefonista).
Nunca deixo uma falha passar batido, mas principalmente nunca deixo uma boa atitude passar batido.

Quando for dar um retorno negativo procure chamar o funcionário de canto, jamais constranja-os (nunca, nunca, nunca).

Mas quando o feedback for positivo procuro fazê-lo sobre o olhar dos outros.

É essencial aprender a dar retorno (feedback). Parece fácil, mas não é.
Existe três tipos de feedback: positivo, construtivo e negativo. Cada um exige uma abordagem e é preciso conhecê-las e praticá-las.

Aprendi um pouco sobre liderança num curso que fiz na 4M, aqui em Sorocaba.

Outra coisa importante é TER REGRAS. Elas precisam ser claras, objetivas e formais (lá no restaurante afixamos cartazes em locais estratégicos e temos elas escritas num livreto - cabem em 3 páginas).

Se alguém quiser formalizar suas regras deverá SER O GUARDIÃO de tais regras e aplicá-las com imparcialidade. Ou é melhor nem tê-las.

IMPORTANTE: durma bem. Tenha um belo colchão que lhe ajude a descansar e durma pelo menos 8 horas por dia, ou correrá o risco de ser só mais um empresário estressadinho que afugenta bons funcionários.

Faz um ano que cuido das entregas do nosso restaurante e nesse tempo consegui diminuir a rotatividade dos motoboys (o que é grande feito) e melhorou muito a assiduidade dos mesmos.

Ricardo Pantunes
APRENDIZ
APRENDIZ

Número de Mensagens : 105

Mensagem por HASSIN em Sab 17 Dez 2011, 11:39

ESTIMADO ANDINHO
BOM DIA.

Grande Mestre Hassin,

infelizmente ainda não abri mestre, pois o meu problema com local
(locação) ainda não foi resolvido, pra ser sincero estou entrando
naquela fase de possível desistência, infelizmente!
VOCE NAO ESTÁ DESISTINDO MEU AMIGO, VC ESTÁ ESCUTANDO A SUA VOZ INTERIOR. O QUE É MELHOR PARA VC?
ESCUTE A SUA VOZ INTERIOR E SABERÁ DECIDIR QUAL RUMO TOMAR.
TALVEZ O MOMENTO NAO SEJA ADEQUADO PARA INICIAR O PROJETO.
MAS ACREDITE QUE VC SEMPRE ESTÁ NO CAMINHO CERTO!

Vamos conversar sim mestre, me mande um email quando estiver online no SKYPE que aciono ele imediatamente se não estiver!
PERFEITO AMIGO, FAREMOS ASSIM.
EM TODO CASO, SE QUISER, VC PODE ME DAR UM TOQUINHO NO MEU TELEFONE E ABRIMOS O SKYPE PARA UMA GOSTOSA CONVERSA!

(11) 2509 7241

UM FORTE ABRAÇO!

E NAO PERCA NUNCA A TUA FÉ, POIS ELA É TUDO O QUE TENS!

HASSIN

Abraços e Sucesso[/quote]

A luz deve avançar sempre, ainda quando esteja sufocada pelas trevas. Hassin Ghannam.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

HASSIN
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 9910
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente

Mensagem por Flaviab em Sab 17 Dez 2011, 21:39

Boa noite queridos amigos,

Quando falamos em motivação esquecemos o que essa palavra significa...

Motivar e ação....Não existe uma forma externa de motivar o que esta dentro do outro,cada individuo tem sua ambição,seu sonho de consumo.Cada um tem uma forma diferente de ser motivado..Uns são motivados pelo dinheiro,outros por status e por vai...
A melhor forma de alcançar o que o colaborador quer, é ,a mais antiga mesmo...sentando e conversando,quando se aprende a ouvir os obstáculos se vão....
Um bom final de semana a todos.

Bjos,
Flá.

Flaviab
APRENDIZ
APRENDIZ

Número de Mensagens : 83
Emprego/lazer : ONG de ajuda a jovens / esfiharia / ..gosto de jogar volley,amo musica e churras com os amigos.
Humor : sou feliz sempre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: