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O que devo fazer?
+6
MARCUSJACQUES
Chacon
Pizzaifesta
DOUTRINADOR
VITOR TOKORO
Cheff Hassin
10 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: MARKETING, PUBLICIDADE - DIVULGAÇÃO, PROMOÇÕES, ESTRATÉGIAS, VENDAS
Página 1 de 1
O que devo fazer?
Boa noite a todos,
Primeiramente quero parabenizar o Sr. Hassin e todos os coordenadores deste forum maravilhoso. Ha tempos que venho aqui diariamente aprender e aprender...As informacoes sao tantas que parece mais uma enciclopedia!
Parabens, de verdade a todos os membros..., quanta abnegacao, atitudes de puro amor e doacao! Embora tenha lido e relido varios topicos nao cheguei a conclusao do que posso fazer em relacao a minha pizzaria:abri a minha pizzaria ha 2 anos e necessito ajuda para melhorar as minhas vendas!
Obrigado.
Deb
Primeiramente quero parabenizar o Sr. Hassin e todos os coordenadores deste forum maravilhoso. Ha tempos que venho aqui diariamente aprender e aprender...As informacoes sao tantas que parece mais uma enciclopedia!
Parabens, de verdade a todos os membros..., quanta abnegacao, atitudes de puro amor e doacao! Embora tenha lido e relido varios topicos nao cheguei a conclusao do que posso fazer em relacao a minha pizzaria:abri a minha pizzaria ha 2 anos e necessito ajuda para melhorar as minhas vendas!
Obrigado.
Deb
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Estimada Deb, por favor aguarde-me que irei estudar o seu caso com muita detençao e iremos encontrar uma soluçao para o seu problema!
Irei fazer algumas perguntas à você na próxima mensagem que será em MP.
Mediante as tuas respostas, vamos elaborar um plano de açao positivo para melhorar as suas vendas ok!
Até minha amiga!
Hassin Ghannam
Irei fazer algumas perguntas à você na próxima mensagem que será em MP.
Mediante as tuas respostas, vamos elaborar um plano de açao positivo para melhorar as suas vendas ok!
Até minha amiga!
Hassin Ghannam
_________________
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
A luz deve avançar sempre, ainda quando esteja sufocada pelas trevas. Hassin Ghannam.
Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Com certeza você se surpreenderá com a rapidez e os resultados! (11) 96722-9386
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:
"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
"O ódio e a ofensa gratuitos geram apenas mais ódio e ofensas tornando-nos
cada vez mais longe de sermos melhores e felizes!
Cheff Hassin- Administrador do Fórum
- Sexo :
Idade : 62
Localização : Sao Paulo - Brasil
Número de Mensagens : 14419
Data de inscrição : 01/11/2008
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente
País :
Re: O que devo fazer?
Boa noite Deborah!
Seja bem vinda ao fórum! Fique tranquila que tudo se resolve!
Você terá a assessoria da qual necessita!
Não se desculpe, seu relato não foi extenso minha querida!
Logo você será atendida e orientada da melhor maneira possível!
Abraços
Isa
Seja bem vinda ao fórum! Fique tranquila que tudo se resolve!
Você terá a assessoria da qual necessita!
Não se desculpe, seu relato não foi extenso minha querida!
Logo você será atendida e orientada da melhor maneira possível!
Abraços
Isa
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Deb,
1. você pode estar com problemas na formação de preços. É mais sábio você fazer o preço de suas pizzas baseado nos seus custos (fixos e variáveis), no seu ponto de equilíbrio (quantas pizzas vc tem que vender para empatar, ou seja, não ter lucro nem prejuízo) e na sua perspectiva de lucro;
2. te aconselho a procurar o Sebrae de sua cidade. Lá eles podem te oferecer desde um aconselhamento, até uma consultoria para sanar seus problemas. A maioria das coisas é de graça ou por um valor muito baixo. O endereço do Sebrae de São Carlos:
End.: Rua XV de Novembro, 1.677 - Centro
Tel.: (16) 3372-9503
Fax: (16) 3372-9503
3. Pode ser que seu problema não seja de gestão e sim de marketing. Se vc está mirando no público B+/A (acredite na nomenclatura de classes!), o discurso e as peças de divulgação têm que estar de acordo. Assim como os produtos. Geralmente este público gosta de qualidade desde que acompanhada de um preço justo. Preço justo significa fazer as contas que mencionei no item 1 acima.
4. Faça uma pesquisa de campo junto aos seus concorrentes que oferecem produtos/serviços para este público. Neste caso, pesquisa de campo significa dispender um montante para consumir nas casas concorrentes. E não somente pizzarias, todos restaurantes que atendem seu público-alvo. E lembre-se, vc estará lá para observar, não para se divertir e gastar dinheiro. Se puder unir os 2, melhor, certo? Leve um bloco de anotações para não deixar tudo na memória e esquecer pontos importantes.
Não desanime. Siga em frente!
um abraço,
Vitor.
1. você pode estar com problemas na formação de preços. É mais sábio você fazer o preço de suas pizzas baseado nos seus custos (fixos e variáveis), no seu ponto de equilíbrio (quantas pizzas vc tem que vender para empatar, ou seja, não ter lucro nem prejuízo) e na sua perspectiva de lucro;
2. te aconselho a procurar o Sebrae de sua cidade. Lá eles podem te oferecer desde um aconselhamento, até uma consultoria para sanar seus problemas. A maioria das coisas é de graça ou por um valor muito baixo. O endereço do Sebrae de São Carlos:
End.: Rua XV de Novembro, 1.677 - Centro
Tel.: (16) 3372-9503
Fax: (16) 3372-9503
3. Pode ser que seu problema não seja de gestão e sim de marketing. Se vc está mirando no público B+/A (acredite na nomenclatura de classes!), o discurso e as peças de divulgação têm que estar de acordo. Assim como os produtos. Geralmente este público gosta de qualidade desde que acompanhada de um preço justo. Preço justo significa fazer as contas que mencionei no item 1 acima.
4. Faça uma pesquisa de campo junto aos seus concorrentes que oferecem produtos/serviços para este público. Neste caso, pesquisa de campo significa dispender um montante para consumir nas casas concorrentes. E não somente pizzarias, todos restaurantes que atendem seu público-alvo. E lembre-se, vc estará lá para observar, não para se divertir e gastar dinheiro. Se puder unir os 2, melhor, certo? Leve um bloco de anotações para não deixar tudo na memória e esquecer pontos importantes.
Não desanime. Siga em frente!
um abraço,
Vitor.
VITOR TOKORO- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 60
Localização : Mato Grosso do Sul
Número de Mensagens : 576
Data de inscrição : 29/04/2009
Emprego/lazer : Pizza/Pizza
Humor : :)
País :
Re: O que devo fazer?
Aguarde respostas cara Deb, aqui você obterá ajuda.
Estarei pensando em um plano de melhora de seu negocio em breve.
Todos estamos mobilizados a resolver sua questão.
A sua questão é a nossa questão a partir de agora.
Esperemos o questionário do Hassin, depois tomaremos a linha a seguir.
Abraços
Estarei pensando em um plano de melhora de seu negocio em breve.
Todos estamos mobilizados a resolver sua questão.
A sua questão é a nossa questão a partir de agora.
Esperemos o questionário do Hassin, depois tomaremos a linha a seguir.
Abraços
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas
Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: O que devo fazer?
Deborah,
Aqui você terá bons conselhos e boas estrategias para seu negócio, mas vc deverá também desenvolver habilidades, rever o plano de negócio de seu empreendimento, acompanhar todos os planos de ação a ser tomados daqui pra frente, pois conforme seu relato os resultados já poderiam estar acontecendo de acordo com seus investimentos iniciais;
um abraço grande.
Aqui você terá bons conselhos e boas estrategias para seu negócio, mas vc deverá também desenvolver habilidades, rever o plano de negócio de seu empreendimento, acompanhar todos os planos de ação a ser tomados daqui pra frente, pois conforme seu relato os resultados já poderiam estar acontecendo de acordo com seus investimentos iniciais;
Mas não desista, ser empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha, é conhecer a montanha e o tamanho do desafio, planejar cada detalhe da subida, saber o que vc precisa levar e que ferramenta utilizar, encontrar a melhor trilha, estar compremetido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente, acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.abri a minha pizzaria ha 2 anos e nao consigo fazer com que ela venda o suficiente para se manter e me manter
um abraço grande.
Pizzaifesta- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 49
Localização : Recife PE
Número de Mensagens : 107
Data de inscrição : 01/07/2009
Emprego/lazer : Primeiro a chegar / último a sair.
Humor : Extrovertido
País :
Re: O que devo fazer?
Boa tarde pessoal,
E inacreditavel que exista um forum desses! Voces sao maravilhosos! Ontem, apos postar a primeira mensagem e ter uma acolhida tao calorosa me deu mais forcas para lutar . Nao tenho palavras para agradecer tanto carinho, nem sei a quem agradecer .... Agradeco a FAMILIA de Pizzeiros deste Forum! Os que fizeram contato e os que apenas passaram os olhos pelo meu ralato tenho apenas uma palavra: MUITO OBRIGADA! Voces sao demais! Estou esperando as orientacoes e estou me munindo de forcas para mudar o quadro atual.
DEborah
E inacreditavel que exista um forum desses! Voces sao maravilhosos! Ontem, apos postar a primeira mensagem e ter uma acolhida tao calorosa me deu mais forcas para lutar . Nao tenho palavras para agradecer tanto carinho, nem sei a quem agradecer .... Agradeco a FAMILIA de Pizzeiros deste Forum! Os que fizeram contato e os que apenas passaram os olhos pelo meu ralato tenho apenas uma palavra: MUITO OBRIGADA! Voces sao demais! Estou esperando as orientacoes e estou me munindo de forcas para mudar o quadro atual.
DEborah
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Conte-nos sua forma de trabalho:
Atende balcão, delivery ou os dois.
Qual o publico alvo de sua pizzaria?
(Pode-se basear no publico de sua região, mas se faz entregas isso pode mudar)
Quais as pizzas que mais saem?
Qual o preço?
Seus preços estão abaixo ou acima da sua concorrencia?
Qual seu quadro de funcionários e quanto paga por mes a cada um?
Existe mais algum beneficio para o empregado?
Ponto proprio ou alugado?
Qual é sua margem de lucro calculada?
Qual o ponto de equilibrio de seu negocio?
(Perguntas contendo valores podem ser desprezadas, mas ajudaria a ter uma visão geral da situação.)
Qual a saida de pizza durante a semana?
E no final de semana?
Faz alguma promoção atualmente?
Quais promoções tentou e qual foi o resultado?
Cara Deb, com estas respostas poderemos ir dando continuidade ao topico.
Abraços
Atende balcão, delivery ou os dois.
Qual o publico alvo de sua pizzaria?
(Pode-se basear no publico de sua região, mas se faz entregas isso pode mudar)
Quais as pizzas que mais saem?
Qual o preço?
Seus preços estão abaixo ou acima da sua concorrencia?
Qual seu quadro de funcionários e quanto paga por mes a cada um?
Existe mais algum beneficio para o empregado?
Ponto proprio ou alugado?
Qual é sua margem de lucro calculada?
Qual o ponto de equilibrio de seu negocio?
(Perguntas contendo valores podem ser desprezadas, mas ajudaria a ter uma visão geral da situação.)
Qual a saida de pizza durante a semana?
E no final de semana?
Faz alguma promoção atualmente?
Quais promoções tentou e qual foi o resultado?
Cara Deb, com estas respostas poderemos ir dando continuidade ao topico.
Abraços
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas
Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: O que devo fazer?
Olá Deb
Seja bem vinda ao fórum
Quanto a seu problema, acredito que você precisa fazer apenas alguns ajustes.
Pelo que descreveu em sua mensagem, utiliza produtos de boa qualidade
Está bem localizada
Tem fóco no seu público
Também tem preço competitivo.
Trabalha com uma estrutura enxuta.
Então vamos lá, minha opinião esta baseada nas informações que postou acima.
Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente.
Comer uma pizza hoje, faz parte do lazer de muitas pessoas. quando procura uma pizzaria, o cliente quer de alguma forma buscar momentos agradáveis, e cabe a nós proporcionar isso a eles.
Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador. E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo;
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes. O resultado disso é um dia exaustivo para todos, e os clientes insatisfeitos. É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.
Coloque-se no lugar de seu cliente, e tente visualizar o que não gostaria que ocorresse contigo, caso fosse cliente em sua loja. Pode parecer tolice, mas é funcional, deve se perguntar;
Será que o tempo médio de atendimento é suportavel?
Estou proporcionando o entretenimento que o cliente busca?
Quais os motivos que me levariam de volta a pizzaria?
Quais os motivos que não retornaria a pizzaria?
Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.
Deb, vamos aguardar nossos amigos. Se houver mais alguma informação que cosidere relevante para uma melhor avaliação, sinta-se avontade.
Um forte abraço.
Seja bem vinda ao fórum
Quanto a seu problema, acredito que você precisa fazer apenas alguns ajustes.
Pelo que descreveu em sua mensagem, utiliza produtos de boa qualidade
Está bem localizada
Tem fóco no seu público
Também tem preço competitivo.
Trabalha com uma estrutura enxuta.
Então vamos lá, minha opinião esta baseada nas informações que postou acima.
Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente.
Comer uma pizza hoje, faz parte do lazer de muitas pessoas. quando procura uma pizzaria, o cliente quer de alguma forma buscar momentos agradáveis, e cabe a nós proporcionar isso a eles.
Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador. E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo;
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes. O resultado disso é um dia exaustivo para todos, e os clientes insatisfeitos. É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.
Coloque-se no lugar de seu cliente, e tente visualizar o que não gostaria que ocorresse contigo, caso fosse cliente em sua loja. Pode parecer tolice, mas é funcional, deve se perguntar;
Será que o tempo médio de atendimento é suportavel?
Estou proporcionando o entretenimento que o cliente busca?
Quais os motivos que me levariam de volta a pizzaria?
Quais os motivos que não retornaria a pizzaria?
Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.
Deb, vamos aguardar nossos amigos. Se houver mais alguma informação que cosidere relevante para uma melhor avaliação, sinta-se avontade.
Um forte abraço.
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Caro Kira,
Você pode estar correto! Vou avaliar todas as possibilidades... , depois te conto!
Obrigada pelo interesse e pela colaboração.
Um grande abraço,
Deborah
Você pode estar correto! Vou avaliar todas as possibilidades... , depois te conto!
Obrigada pelo interesse e pela colaboração.
Um grande abraço,
Deborah
kira escreveu:Olá Deb
Seja bem vinda ao fórum
Quanto a seu problema, acredito que você precisa fazer apenas alguns ajustes.
Pelo que descreveu em sua mensagem, utiliza produtos de boa qualidade
Está bem localizada
Tem fóco no seu público
Também tem preço competitivo.
Trabalha com uma estrutura enxuta.
Então vamos lá, minha opinião esta baseada nas informações que postou acima.
Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente.
Comer uma pizza hoje, faz parte do lazer de muitas pessoas. quando procura uma pizzaria, o cliente quer de alguma forma buscar momentos agradáveis, e cabe a nós proporcionar isso a eles.
Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador. E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo;
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes. O resultado disso é um dia exaustivo para todos, e os clientes insatisfeitos. É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.
Coloque-se no lugar de seu cliente, e tente visualizar o que não gostaria que ocorresse contigo, caso fosse cliente em sua loja. Pode parecer tolice, mas é funcional, deve se perguntar;
Será que o tempo médio de atendimento é suportavel?
Estou proporcionando o entretenimento que o cliente busca?
Quais os motivos que me levariam de volta a pizzaria?
Quais os motivos que não retornaria a pizzaria?
Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.
Deb, vamos aguardar nossos amigos. Se houver mais alguma informação que cosidere relevante para uma melhor avaliação, sinta-se avontade.
Um forte abraço.
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Deb, ainda gostaria de ouvir as respostas que o doutrinador fez para ter uma idéia melhor de como é seu processo, contudo, gostaria de falar duas coisas que aprendi na minha vida profissional, e ver se aplica ao seu caso.
1) Marketing Direto (mala direta, telemarketing ativo e receptivo) é uma das melhores armas de Marketing, no entanto, como vc mesma disse o custo é alta, e para vc fazer uso do recurso tem que oferecer algo, além de dizer que tem uma pizzaria e que a qualidade é excelente, me explico? Nao sei, alguma promoção, algum brinde, algum desconto, algum EVENTO (puts isso é muito legal). Lembro-me que qdo trabalhava com Marketing Direto, o dono da agência de tempos em tempos fazia um evento onde convidava vários clientes e prospects e dali saiam muitos negócios.
2) Outra coisa que aprendi, não em MKT mas em outra empresa, por exemplo, a Pepsi e acredito que outras empresas, tem na sua intranet, uma parte só dedicada aos seus competidores, com os produtos preços, embalagens, e mais, se o competidor mudou a embalagem, pq mudou, como está agora, quais regiões atinge, etc etc, saber a estratégia do seu "inimigo" (óbvio que não são inimigos) é fundamental pra se ganhar batalhas e guerras, você tem que saber se posicionar no mercado, conforme seu competidor se posiciona também.
Bem.. essa é uma pequena contribuição do que tenho aprendido na minha vida profissional, espero de verdade que te ajude.
abraço
Luis Chacon
1) Marketing Direto (mala direta, telemarketing ativo e receptivo) é uma das melhores armas de Marketing, no entanto, como vc mesma disse o custo é alta, e para vc fazer uso do recurso tem que oferecer algo, além de dizer que tem uma pizzaria e que a qualidade é excelente, me explico? Nao sei, alguma promoção, algum brinde, algum desconto, algum EVENTO (puts isso é muito legal). Lembro-me que qdo trabalhava com Marketing Direto, o dono da agência de tempos em tempos fazia um evento onde convidava vários clientes e prospects e dali saiam muitos negócios.
2) Outra coisa que aprendi, não em MKT mas em outra empresa, por exemplo, a Pepsi e acredito que outras empresas, tem na sua intranet, uma parte só dedicada aos seus competidores, com os produtos preços, embalagens, e mais, se o competidor mudou a embalagem, pq mudou, como está agora, quais regiões atinge, etc etc, saber a estratégia do seu "inimigo" (óbvio que não são inimigos) é fundamental pra se ganhar batalhas e guerras, você tem que saber se posicionar no mercado, conforme seu competidor se posiciona também.
Bem.. essa é uma pequena contribuição do que tenho aprendido na minha vida profissional, espero de verdade que te ajude.
abraço
Luis Chacon
Chacon- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 57
Localização : Monterrey - México
Número de Mensagens : 95
Data de inscrição : 02/08/2009
País :
Re: O que devo fazer?
Ah.. desculpe, me esquici de mencionar que a Pepsi não tem só refrigerante, a Compania é um monstro é gigantesca.
Abraço
Luis Chacon
Abraço
Luis Chacon
Chacon- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 57
Localização : Monterrey - México
Número de Mensagens : 95
Data de inscrição : 02/08/2009
País :
Re: O que devo fazer?
Toda a ação de marketing, será de pouco valor no momento, se primeiro não conseguirmos diagnosticar e sanar os problemas de logistica.
Atrair clientes novos requer cuidados, primeiro temos que saber se estamos preparados para recebelos.
Cada cliente que entra na loja e deparar com problemas, terá uma chance mínima de retornar, mesmo depois de sanados os problemas, então optaria por uma restruturação para depois ações que tragam o cliente pra dentro da loja.
Atrair clientes novos requer cuidados, primeiro temos que saber se estamos preparados para recebelos.
Cada cliente que entra na loja e deparar com problemas, terá uma chance mínima de retornar, mesmo depois de sanados os problemas, então optaria por uma restruturação para depois ações que tragam o cliente pra dentro da loja.
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
estou passando por isso tenho uma pizzaria delivery aqui no RJ tenho só 4 meses vendo em torno de 40 pizzas semana não tenho balcão só delivery..
Hj meu movimento melhorou atraves de muitas formas de propaganda como]
telemarketing prospectos imãs estou no meio de leões em torno de umas 8 grandes como parme e mister pizza estamos entrando de vagar espero que em mais uns dois a tres meses consiga dobrar esse numero de clientes...
não desanime pois tudo que é dificil é melhor rsss...
informatizei o atendimento fiz uniformes para entregas faço promoção dou 10% de desconto no telemarketing (funciona) toda semana destribuo uma quantidade de panfleto em uma determinada area (segui as instruções do hassin) toda semana pois meu movimtendo no começo foi otimo mais parei de panfletar uns dias e a queda foi acentuada...
e sempre procuro novidades aqui no forum!!
Hj meu movimento melhorou atraves de muitas formas de propaganda como]
telemarketing prospectos imãs estou no meio de leões em torno de umas 8 grandes como parme e mister pizza estamos entrando de vagar espero que em mais uns dois a tres meses consiga dobrar esse numero de clientes...
não desanime pois tudo que é dificil é melhor rsss...
informatizei o atendimento fiz uniformes para entregas faço promoção dou 10% de desconto no telemarketing (funciona) toda semana destribuo uma quantidade de panfleto em uma determinada area (segui as instruções do hassin) toda semana pois meu movimtendo no começo foi otimo mais parei de panfletar uns dias e a queda foi acentuada...
e sempre procuro novidades aqui no forum!!
MARCUSJACQUES- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 40
Localização : Rio De Janeiro
Número de Mensagens : 153
Data de inscrição : 22/05/2009
Emprego/lazer : vendedor de redondas
Humor : depende
País :
Re: O que devo fazer?
Cara Deb!
Estou com Kira e não abro rsrs, a sua estrutura tá enxuta demaisssss e lembre-se ao investir em mão de obra, não deixe de investir na apresentação deles.
Outra coisa importante é saber se vc já fez uma autocritica em relação ao seu produto...se a sua pizza se destaca na qualidade, no sabor...enfim os clientes que dizem ser boa a pizza e não voltam, podem não estar sendo sinceros...cabe a vc degustar...e ser exigente consigo mesma e aperfeiçoar se preciso for!
Avalie também o mercado de sua cidade, que aliás me parece de muitos jovens universitários!
Abçs
Estou com Kira e não abro rsrs, a sua estrutura tá enxuta demaisssss e lembre-se ao investir em mão de obra, não deixe de investir na apresentação deles.
Outra coisa importante é saber se vc já fez uma autocritica em relação ao seu produto...se a sua pizza se destaca na qualidade, no sabor...enfim os clientes que dizem ser boa a pizza e não voltam, podem não estar sendo sinceros...cabe a vc degustar...e ser exigente consigo mesma e aperfeiçoar se preciso for!
Avalie também o mercado de sua cidade, que aliás me parece de muitos jovens universitários!
Abçs
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Meus novos amigos queridos,
O que cada um falou tem fundamento. Vejo que preciso reavaliar toda a estrutura e seguindo as orientações de vocês vou conseguir! Tive a sorte e a benção de encontrar este forum! Estou anotando cada sugestão dada para no final fazer um "balanço" .
Por hora, já agradeço do fundo do coração. O que precisarem também estou à disposição.
Um forte abraço a todos.
Deborah
O que cada um falou tem fundamento. Vejo que preciso reavaliar toda a estrutura e seguindo as orientações de vocês vou conseguir! Tive a sorte e a benção de encontrar este forum! Estou anotando cada sugestão dada para no final fazer um "balanço" .
Por hora, já agradeço do fundo do coração. O que precisarem também estou à disposição.
Um forte abraço a todos.
Deborah
Convidad- Convidado
Re: O que devo fazer?
Deb escreveu:Meus novos amigos queridos,
O que cada um falou tem fundamento. Vejo que preciso reavaliar toda a estrutura e seguindo as orientações de vocês vou conseguir! Tive a sorte e a benção de encontrar este forum! Estou anotando cada sugestão dada para no final fazer um "balanço" .
Por hora, já agradeço do fundo do coração. O que precisarem também estou à disposição.
Um forte abraço a todos.
Deborah
MINHA AMIGA DÉBORA,
AQUI VC PODE FICAR A VONTADE P/ POSTAR SUAS DUVIDAS, VAI PESQUISANDO MAIS UM POUCO E VAI TUDO FICAR BEM!!!
PROCURE OS PROCEDIMENTOS FEITOS POR AMIGOS EM ESQUEMA DE PANFLETAGEM COM IMA DE GELADEIRA!!! PESQUISE E VEJA AS MINHAS VEJA AS MINHAS MENSAGENS POSTADAS MEU MOVIMENTO MELHOROU BASTANTE DEPOIS DE ALGUMAS PANFLETAGENS COM IMÃ E PANFLETOS!!! SEI QUE ISSO NAO É TUDO MAIS AJUDOU BASTANTE!!!
PERGUNTE!!! AQUI TODOS NÓS ESTAMOS NA MESMA BATALHA.
FIQUE FIRME QUE A BENÇAO JÁ ESTA NA SUA PORTA.
PEPPERONI.
pepperoni- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 55
Localização : BRASILIA
Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/07/2009
Emprego/lazer : auxiliar de pizzaiolo
Humor : ALEGRE
País :
Re: O que devo fazer?
DEB,BOM DIA !
A PRINCÍPIO É MUITO DIFÍCIL TRAÇAR PLANOS E FORMULAS DE AÇÃO E NEGÓCIO,DISPONDO DE TÃO POUCAS INFORMAÇÕES.
É COMO SE VOÇE LIGASSE PARA O MÉDICO E DISSESSE:
--Dr.MHEAKOD ESTOU COM DOR E NÃO ME SINTO BEM.
ENTENDE A SITUAÇÃO?
ELE TERIA UMA MARGEM MUITO ESTREITA PRÁ PODER TE AJUDAR.
ENTÃO PARA PODERMOS AJUDA-LA É IMPORTANTE,MAS MUITO IMPORTANTE QUE VOÇE NOS MOSTRE EXPLICITAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM TODAS AS SITUAÇÕES.
SABEMOS QUE É MUITO DIFÍCIL PRÁ VOÇE EXPOR TUDO SOBREA SUA EMPRESA,MAS ISSO NÃO ACONTECE SÓ COM VOÇE...NINGUÉM SEM EXCEÇÃO GOSTA DISSO.
MÁS É FUNDAMENTAL PRÁ QUE POSSAMOS AGIR E CAMINHAR PARA O LADO CERTO.OK?
ENTÃO ESTA AÇÃO (COM RELAÇÃO A NÓS DO FORUM) TAMBÉM SÓ DEPENDE DE VOÇE,SE REALMENTE QUER AJUDA OU SOMENTE ALGUNS CONSELHOS.
EM SE FALANDO DE CONSELHOS,AQUI VAI ALGUM;
---ABRA O LEQUE DO SEU NEGÓCIO UM POUCO MAIS;
NÃO SEJA APENAS MAIS UMA PIZZARIA (SEJA "A" PIZZARIA).
FAÇA PIZZAS DIFERENTES,COMO NENHUMA OUTRA FAZ,COM SABOR,TAMANHO,FORMA,COR E AROMAS DIFERENTES (AQUELAS QUE O CLIENTE SÓ ENCONTRA NA SUA PIZZARIA).
AGREGE MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS NESTE SEGMENTO.
PRIMA PELO ATENDIMENTO,E A QUALIDADE DE TUDO QUE VOÇE FIZER.
PORÉM...NÃO PRATIQUE PREÇOS SUICÍDAS,NÃO FAÇA PROMOÇÕES ASTRONÔMICAS,TIPO COMPRA UMA PIZZA E LEVE"GRATIS"UM VECTRA ZERO QUILÔMETRO.
DÊ VALOR AO SEU PRODUTO E COBRE O PREÇO JUSTO,E NÃO TENHA RECEIO DE COBRAR BEM (AFINAL É DE NUMERÁRIOS QUE VOÇE DEPENDE PARA CONTINUAR A CAMINHADA OU MUDAR DE RAMO (O QUE EU ACHO MAIS DIFÍCIL UMA VEZ QUE VOÇE JÁ ATUA NESSA ÁREA A 2 ANOS E PROVAVELMENTE ESTÁ DESATUALIZADA EM OUTRA).
QUEM QUER COISA BOA,TEM QUE PAGAR POR ISSO.
ARTE,QUALIDADE E BELEZA TEM PREÇO...ENTÃO COBRE O PREÇO E SEM DÓ.
USE SUA CRIATIVIDADE,SUA FORÇA, E A NOSSA TAMBÉM (QUE ESTARÁ TOTALMENTE A SUA DISPOSIÇÃO) E ACELERE,CAMINHE COM SEGURANÇA,TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO PEGAR NA SUA MÃO NESSA TRAJETÓRIA EM BUSCA DO SUCESSO.
E NÃO ESQUEÇA QUE O MELHOR INGREDIENTE QUE VOÇE TEM PRÁ FAZER SUAS PIZZAS É O AMOR QUE VOÇE TEM DE SOBRA.
NÃO DEIXE PRÁ AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE,QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER (vandré).
ABRAÇO DE TODOS,24 HORAS POR DIA,365 DIAS POR ANO.
PESSOAS DO FORUM QUE QUEREM O SEU
. "S U C E S S O .
A PRINCÍPIO É MUITO DIFÍCIL TRAÇAR PLANOS E FORMULAS DE AÇÃO E NEGÓCIO,DISPONDO DE TÃO POUCAS INFORMAÇÕES.
É COMO SE VOÇE LIGASSE PARA O MÉDICO E DISSESSE:
--Dr.MHEAKOD ESTOU COM DOR E NÃO ME SINTO BEM.
ENTENDE A SITUAÇÃO?
ELE TERIA UMA MARGEM MUITO ESTREITA PRÁ PODER TE AJUDAR.
ENTÃO PARA PODERMOS AJUDA-LA É IMPORTANTE,MAS MUITO IMPORTANTE QUE VOÇE NOS MOSTRE EXPLICITAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM TODAS AS SITUAÇÕES.
SABEMOS QUE É MUITO DIFÍCIL PRÁ VOÇE EXPOR TUDO SOBREA SUA EMPRESA,MAS ISSO NÃO ACONTECE SÓ COM VOÇE...NINGUÉM SEM EXCEÇÃO GOSTA DISSO.
MÁS É FUNDAMENTAL PRÁ QUE POSSAMOS AGIR E CAMINHAR PARA O LADO CERTO.OK?
ENTÃO ESTA AÇÃO (COM RELAÇÃO A NÓS DO FORUM) TAMBÉM SÓ DEPENDE DE VOÇE,SE REALMENTE QUER AJUDA OU SOMENTE ALGUNS CONSELHOS.
EM SE FALANDO DE CONSELHOS,AQUI VAI ALGUM;
---ABRA O LEQUE DO SEU NEGÓCIO UM POUCO MAIS;
NÃO SEJA APENAS MAIS UMA PIZZARIA (SEJA "A" PIZZARIA).
FAÇA PIZZAS DIFERENTES,COMO NENHUMA OUTRA FAZ,COM SABOR,TAMANHO,FORMA,COR E AROMAS DIFERENTES (AQUELAS QUE O CLIENTE SÓ ENCONTRA NA SUA PIZZARIA).
AGREGE MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS NESTE SEGMENTO.
PRIMA PELO ATENDIMENTO,E A QUALIDADE DE TUDO QUE VOÇE FIZER.
PORÉM...NÃO PRATIQUE PREÇOS SUICÍDAS,NÃO FAÇA PROMOÇÕES ASTRONÔMICAS,TIPO COMPRA UMA PIZZA E LEVE"GRATIS"UM VECTRA ZERO QUILÔMETRO.
DÊ VALOR AO SEU PRODUTO E COBRE O PREÇO JUSTO,E NÃO TENHA RECEIO DE COBRAR BEM (AFINAL É DE NUMERÁRIOS QUE VOÇE DEPENDE PARA CONTINUAR A CAMINHADA OU MUDAR DE RAMO (O QUE EU ACHO MAIS DIFÍCIL UMA VEZ QUE VOÇE JÁ ATUA NESSA ÁREA A 2 ANOS E PROVAVELMENTE ESTÁ DESATUALIZADA EM OUTRA).
QUEM QUER COISA BOA,TEM QUE PAGAR POR ISSO.
ARTE,QUALIDADE E BELEZA TEM PREÇO...ENTÃO COBRE O PREÇO E SEM DÓ.
USE SUA CRIATIVIDADE,SUA FORÇA, E A NOSSA TAMBÉM (QUE ESTARÁ TOTALMENTE A SUA DISPOSIÇÃO) E ACELERE,CAMINHE COM SEGURANÇA,TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO PEGAR NA SUA MÃO NESSA TRAJETÓRIA EM BUSCA DO SUCESSO.
E NÃO ESQUEÇA QUE O MELHOR INGREDIENTE QUE VOÇE TEM PRÁ FAZER SUAS PIZZAS É O AMOR QUE VOÇE TEM DE SOBRA.
NÃO DEIXE PRÁ AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE,QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER (vandré).
ABRAÇO DE TODOS,24 HORAS POR DIA,365 DIAS POR ANO.
PESSOAS DO FORUM QUE QUEREM O SEU
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maurojonas brito- MODERADOR FREE
- Sexo :
Idade : 67
Localização : RIO CLARO /SÃO VICENTE- SÃO PAULO
Número de Mensagens : 2375
Data de inscrição : 12/06/2009
Emprego/lazer : PIZZAIOLO
País :
Re: O que devo fazer?
Olá Deb...
Olhando os amigos acima relatarem suas opiniões,fiquei emprencionado com os acertos dos mesmos em relação ao problema.
Veja bem:Tem idéias diferentes umas das outras, mas se leres com atenção todoas levão ao mesmo caminho de uma solução.
Eu particulamente ainda não abri me negócio,mas todos os dias adentro na pagina do fórum para obter conhecimento,espirito de coleguismo e o mais importante ajudar e ser ajudado mutualmente.
Hoje em dia (acho eu) a concorrecia está acirradissima neste mundo dos negócios ,e mesmo eu ainda não tendo abrido a Pizzaria,tenho q me informar e atualizar todos os dias.Enão existe local melhor q este.Quando comprei alguns equipamentos de uma pessoa q tinha pizzaria de tele,a mesma disse-me uma frase q até hoje não me sai da cabeça , e q foi citada perecida acima. Sosse esta pessoa.
Amigo voce vai montar sua Pizzaria,se você panfletear e colocar imã de geladeira na rua....a noite vc vai ver a diferença q faz no negócio.
Que ele esteja cérto e DEUS nos ajude cada vez mais.
abraços.
Olhando os amigos acima relatarem suas opiniões,fiquei emprencionado com os acertos dos mesmos em relação ao problema.
Veja bem:Tem idéias diferentes umas das outras, mas se leres com atenção todoas levão ao mesmo caminho de uma solução.
Eu particulamente ainda não abri me negócio,mas todos os dias adentro na pagina do fórum para obter conhecimento,espirito de coleguismo e o mais importante ajudar e ser ajudado mutualmente.
Hoje em dia (acho eu) a concorrecia está acirradissima neste mundo dos negócios ,e mesmo eu ainda não tendo abrido a Pizzaria,tenho q me informar e atualizar todos os dias.Enão existe local melhor q este.Quando comprei alguns equipamentos de uma pessoa q tinha pizzaria de tele,a mesma disse-me uma frase q até hoje não me sai da cabeça , e q foi citada perecida acima. Sosse esta pessoa.
Amigo voce vai montar sua Pizzaria,se você panfletear e colocar imã de geladeira na rua....a noite vc vai ver a diferença q faz no negócio.
Que ele esteja cérto e DEUS nos ajude cada vez mais.
abraços.
JOSE CARLOS (CANHOTO)- MODERADOR FREE
- Sexo :
Idade : 64
Localização : PORTO ALEGRE... R.G DO SUL
Número de Mensagens : 1030
Data de inscrição : 09/08/2009
Emprego/lazer : EMPREENDIMENTO DE PIZZAS E LANCHES -PRAIA
Humor : NORMAL PARA UM DIA ANORMAL
País :
Re: O que devo fazer?
[font=Times New Roman]Querida amiga Déb
bom dia!
O que eu posso falar para você?
Queria ter escrito antes mas as tarefas no trabalho e em casa (pós-operatório de parente) estão preenchendo meu tempo de uma maneira exaustiva. Entretanto, eu precisava te escrever.
Me emocionei quando disse "...Não quero fechar a pizzaria, amo demais o meu local de trabalho e tenho um carinho muito especial com as minhas pizzas..." Não sou dona de Pizzaria, ainda, e senti a sua dor como se minha fosse. E não foi só eu! Veja quanta doação de carinho, preocupação e atenção dos nossos amigos desse maravilhoso fórum!
Suas vitórias já estão guardadas a sua espera quando, com muita humildade e amor pelo que faz, pediu ajuda aqui. Cada um te ajudará como puder e a soma de todas essas contribuições te farão mais forte.
O Mestre Hassin cauteloso e sensibilizado com seu problema fez um pedido – “...Estimada Deb, por favor aguarde-me que irei estudar o seu caso com muita detençao e iremos encontrar uma soluçao para o seu problema!...”
Vitor preocupado apontou problemas com seu público. “... você pode estar com problemas na formação de preços ou de marketing. Se vc está mirando no público B+/A (acredite na nomenclatura de classes!), o discurso e as peças de divulgação têm que estar de acordo. Assim como os produtos. Geralmente este público gosta de qualidade desde que acompanhada de um preço justo...”
Carlos angelo, também bastante preocupado e solidário, faz sábias perguntas para conhecer o problema “...Todos estamos mobilizados a resolver sua questão. A sua questão é a nossa questão a partir de agora.
Conte-nos sua forma de trabalho:
Atende balcão, delivery ou os dois.
Qual o publico alvo de sua pizzaria?
(Pode-se basear no publico de sua região, mas se faz entregas isso pode mudar)
Quais as pizzas que mais saem?
Qual o preço?
Seus preços estão abaixo ou acima da sua concorrencia?
Qual seu quadro de funcionários e quanto paga por mes a cada um?
Existe mais algum beneficio para o empregado?
Ponto proprio ou alugado?
Qual é sua margem de lucro calculada?
Qual o ponto de equilibrio de seu negocio?
(Perguntas contendo valores podem ser desprezadas, mas ajudaria a ter uma visão geral da situação.)
Qual a saida de pizza durante a semana?
E no final de semana?
Faz alguma promoção atualmente?
Quais promoções tentou e qual foi o resultado?”
Pizzaifesta acreditando, como todos, no seu potencial dá alguns conselhos “...Aqui você terá bons conselhos e boas estrategias para seu negócio, mas vc deverá também desenvolver habilidades, rever o plano de negócio de seu empreendimento, acompanhar todos os planos de ação a ser tomados daqui pra frente.”
Isa, pede tranquilidade, com suas palavras repletas de carinho “...Seja bem vinda ao fórum! Fique tranquila que tudo se resolve! Você terá a assessoria da qual necessita! Não se desculpe, seu relato não foi extenso minha querida!”
Kira, também bastante preocupado, dedicou um pouco de seu tempo digitando algumas considerações baseadas em seu relato. Acreditando que o seu problema está no atendimento de um público-alvo mais exigente em detrimento a sua estrutura. “...Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente...Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador... E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo:
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes.É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.”
Chacon, Marcus Jacques, Ronaldo, Pepperoni e Josè Carlos (canhoto) acreditam que precisa focar no Marketing.
Mauro Jonas acredita que para ajudá-la, com precisão, você precisa postar informações detalhadas da sua Pizzaria e compara essa necessidade com uma atendimento médico. O diagnóstico correto é baseado nos sintomas e exames. Entretanto deu alguns conselhos maravilhosos:
“...ABRA O LEQUE DO SEU NEGÓCIO UM POUCO MAIS;
NÃO SEJA APENAS MAIS UMA PIZZARIA (SEJA "A" PIZZARIA).
FAÇA PIZZAS DIFERENTES,COMO NENHUMA OUTRA FAZ,COM SABOR,TAMANHO,FORMA,COR E AROMAS DIFERENTES (AQUELAS QUE O CLIENTE SÓ ENCONTRA NA SUA PIZZARIA).
AGREGE MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS NESTE SEGMENTO.
PRIMA PELO ATENDIMENTO,E A QUALIDADE DE TUDO QUE VOÇE FIZER.
NÃO PRATIQUE PREÇOS SUICÍDAS,NÃO FAÇA PROMOÇÕES ASTRONÔMICAS,TIPO COMPRA UMA PIZZA E LEVE"GRATIS"UM VECTRA ZERO QUILÔMETRO.
DÊ VALOR AO SEU PRODUTO E COBRE O PREÇO JUSTO,E NÃO TENHA RECEIO DE COBRAR BEM (AFINAL É DE NUMERÁRIOS QUE VOÇE DEPENDE PARA CONTINUAR A CAMINHADA OU MUDAR DE RAMO (O QUE EU ACHO MAIS DIFÍCIL UMA VEZ QUE VOÇE JÁ ATUA NESSA ÁREA A 2 ANOS E PROVAVELMENTE ESTÁ DESATUALIZADA EM OUTRA).
QUEM QUER COISA BOA,TEM QUE PAGAR POR ISSO.
ARTE,QUALIDADE E BELEZA TEM PREÇO...ENTÃO COBRE O PREÇO E SEM DÓ.
USE SUA CRIATIVIDADE,SUA FORÇA, E A NOSSA TAMBÉM (QUE ESTARÁ TOTALMENTE A SUA DISPOSIÇÃO) E ACELERE,CAMINHE COM SEGURANÇA,TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO PEGAR NA SUA MÃO NESSA TRAJETÓRIA EM BUSCA DO SUCESSO.
E NÃO ESQUEÇA QUE O MELHOR INGREDIENTE QUE VOÇE TEM PRÁ FAZER SUAS PIZZAS É O AMOR QUE VOÇE TEM DE SOBRA.
NÃO DEIXE PRÁ AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE,QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER (vandré).
ABRAÇO DE TODOS,24 HORAS POR DIA,365 DIAS POR ANO.
PESSOAS DO FORUM QUE QUEREM O SEU "S U C E S S O ...”
Gostaria de dizer que acredite nas "nomenclaturas de classes". E acredito muito nos apontamentos do Kira, mas como Mauro Jonas falou é preciso conhecer os detalhes e com o pouco que nos contou, há um problema no atendimento do seu público-alvo, talvez na estrutura de atendimento, no seu salão e até no produto. Respostas aos sábios questionamentos do Carlos Angelo poderiam elucidar algumas dúvidas.
Gostaria de desejar a você muito sucesso!
Parabéns pela sua força de vontade!
Gostaria de deixar um texto de um escritor que gosto muito.
JACKIE CAMPELO
--------------------------------------------------------
Um lenhador percorre há anos a mesma floresta. Diariamente, ele observa com cuidado as árvores e cada detalhe da mata que fazem com que seu trabalho seja o mais produtivo possível. E, assim, ele vai ganhando seu sustento com determinação e paciência.
Certo dia, o lenhador encontra um sábio meditando na floresta, e os dois começam a conversar. O lenhador resolve contar o quão difícil é seu trabalho diário, sua cansativa rotina de cortar a lenha, carregá-la até a cidade e encontrar um comprador para conseguir algum dinheiro.
Durante a conversa, o sábio pergunta se ele conhece toda a floresta. O rapaz lhe responde:
- Mais ou menos...
O sábio, então, lhe diz:
- Avance, meu filho, existem muitos tesouros esperando por você!
Durante anos, quando os dois se encontram, a saudação do mestre é sempre a mesma:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Certo vez, o lenhador, diferentemente dos dias anteriores, decide seguir os conselhos do sábio e entra na floresta, numa área ainda não explorada.
Ele olha ao redor e fica maravilhado. Tudo o que vê é diferente, os animais, as árvores e as flores. Para sua surpresa, ele encontra uma mina de prata. Apanha um pouco do metal e, com a venda, consegue dinheiro suficiente para sobreviver uma semana.
Todas as semanas ele vai até a floresta, feliz com a mina de prata. Agora tudo de que precisava era trabalhar uma vez por semana. Porém, sempre que encontrava o sábio, ele sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
Até que um dia resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de prata, passando por outras vegetações e, de repente, se deparou com uma mina de ouro. Extraiu o quanto pôde do valoroso minério e depois vendeu no mercado da cidade. Era a maravilha das maravilhas, pois tinha dinheiro para um ano de vida.
Todos os anos, o ex-lenhador ia até a floresta, feliz com a mina de ouro. Agora só precisava trabalhar uma vez por ano. Porém, sempre que encontrava o sábio, este sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
O ex-lenhador mostrava-se muito tranqüilo, pensando que já tinha conseguido tudo o que poderia imaginar. Até que novamente resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de ouro, chegando até um local de beleza surpreendente, onde encontrou uma mina de diamantes. Pegou a pedra mais linda que encontrou, levou-a até a cidade e conseguiu dinheiro para nunca mais ter de trabalhar.
Muitos anos mais tarde, contando para seu filho a história da sua riqueza, ouviu a seguinte pergunta:
- Pai, por que você continua indo à floresta todos os dias, mesmo sem precisar mais de dinheiro?
O velho olhou-o com ternura e, sorrindo, disse:
- Eu gosto de pensar que sempre existe um novo tesouro para encontrar!
O empreendedor sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento. Isso alimenta seu espírito e aquece seu coração.
Roberto Shinyashiki[/b][/font]
bom dia!
O que eu posso falar para você?
Queria ter escrito antes mas as tarefas no trabalho e em casa (pós-operatório de parente) estão preenchendo meu tempo de uma maneira exaustiva. Entretanto, eu precisava te escrever.
Me emocionei quando disse "...Não quero fechar a pizzaria, amo demais o meu local de trabalho e tenho um carinho muito especial com as minhas pizzas..." Não sou dona de Pizzaria, ainda, e senti a sua dor como se minha fosse. E não foi só eu! Veja quanta doação de carinho, preocupação e atenção dos nossos amigos desse maravilhoso fórum!
Suas vitórias já estão guardadas a sua espera quando, com muita humildade e amor pelo que faz, pediu ajuda aqui. Cada um te ajudará como puder e a soma de todas essas contribuições te farão mais forte.
O Mestre Hassin cauteloso e sensibilizado com seu problema fez um pedido – “...Estimada Deb, por favor aguarde-me que irei estudar o seu caso com muita detençao e iremos encontrar uma soluçao para o seu problema!...”
Vitor preocupado apontou problemas com seu público. “... você pode estar com problemas na formação de preços ou de marketing. Se vc está mirando no público B+/A (acredite na nomenclatura de classes!), o discurso e as peças de divulgação têm que estar de acordo. Assim como os produtos. Geralmente este público gosta de qualidade desde que acompanhada de um preço justo...”
Carlos angelo, também bastante preocupado e solidário, faz sábias perguntas para conhecer o problema “...Todos estamos mobilizados a resolver sua questão. A sua questão é a nossa questão a partir de agora.
Conte-nos sua forma de trabalho:
Atende balcão, delivery ou os dois.
Qual o publico alvo de sua pizzaria?
(Pode-se basear no publico de sua região, mas se faz entregas isso pode mudar)
Quais as pizzas que mais saem?
Qual o preço?
Seus preços estão abaixo ou acima da sua concorrencia?
Qual seu quadro de funcionários e quanto paga por mes a cada um?
Existe mais algum beneficio para o empregado?
Ponto proprio ou alugado?
Qual é sua margem de lucro calculada?
Qual o ponto de equilibrio de seu negocio?
(Perguntas contendo valores podem ser desprezadas, mas ajudaria a ter uma visão geral da situação.)
Qual a saida de pizza durante a semana?
E no final de semana?
Faz alguma promoção atualmente?
Quais promoções tentou e qual foi o resultado?”
Pizzaifesta acreditando, como todos, no seu potencial dá alguns conselhos “...Aqui você terá bons conselhos e boas estrategias para seu negócio, mas vc deverá também desenvolver habilidades, rever o plano de negócio de seu empreendimento, acompanhar todos os planos de ação a ser tomados daqui pra frente.”
Isa, pede tranquilidade, com suas palavras repletas de carinho “...Seja bem vinda ao fórum! Fique tranquila que tudo se resolve! Você terá a assessoria da qual necessita! Não se desculpe, seu relato não foi extenso minha querida!”
Kira, também bastante preocupado, dedicou um pouco de seu tempo digitando algumas considerações baseadas em seu relato. Acreditando que o seu problema está no atendimento de um público-alvo mais exigente em detrimento a sua estrutura. “...Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente...Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador... E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo:
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes.É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.”
Chacon, Marcus Jacques, Ronaldo, Pepperoni e Josè Carlos (canhoto) acreditam que precisa focar no Marketing.
Mauro Jonas acredita que para ajudá-la, com precisão, você precisa postar informações detalhadas da sua Pizzaria e compara essa necessidade com uma atendimento médico. O diagnóstico correto é baseado nos sintomas e exames. Entretanto deu alguns conselhos maravilhosos:
“...ABRA O LEQUE DO SEU NEGÓCIO UM POUCO MAIS;
NÃO SEJA APENAS MAIS UMA PIZZARIA (SEJA "A" PIZZARIA).
FAÇA PIZZAS DIFERENTES,COMO NENHUMA OUTRA FAZ,COM SABOR,TAMANHO,FORMA,COR E AROMAS DIFERENTES (AQUELAS QUE O CLIENTE SÓ ENCONTRA NA SUA PIZZARIA).
AGREGE MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS NESTE SEGMENTO.
PRIMA PELO ATENDIMENTO,E A QUALIDADE DE TUDO QUE VOÇE FIZER.
NÃO PRATIQUE PREÇOS SUICÍDAS,NÃO FAÇA PROMOÇÕES ASTRONÔMICAS,TIPO COMPRA UMA PIZZA E LEVE"GRATIS"UM VECTRA ZERO QUILÔMETRO.
DÊ VALOR AO SEU PRODUTO E COBRE O PREÇO JUSTO,E NÃO TENHA RECEIO DE COBRAR BEM (AFINAL É DE NUMERÁRIOS QUE VOÇE DEPENDE PARA CONTINUAR A CAMINHADA OU MUDAR DE RAMO (O QUE EU ACHO MAIS DIFÍCIL UMA VEZ QUE VOÇE JÁ ATUA NESSA ÁREA A 2 ANOS E PROVAVELMENTE ESTÁ DESATUALIZADA EM OUTRA).
QUEM QUER COISA BOA,TEM QUE PAGAR POR ISSO.
ARTE,QUALIDADE E BELEZA TEM PREÇO...ENTÃO COBRE O PREÇO E SEM DÓ.
USE SUA CRIATIVIDADE,SUA FORÇA, E A NOSSA TAMBÉM (QUE ESTARÁ TOTALMENTE A SUA DISPOSIÇÃO) E ACELERE,CAMINHE COM SEGURANÇA,TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO PEGAR NA SUA MÃO NESSA TRAJETÓRIA EM BUSCA DO SUCESSO.
E NÃO ESQUEÇA QUE O MELHOR INGREDIENTE QUE VOÇE TEM PRÁ FAZER SUAS PIZZAS É O AMOR QUE VOÇE TEM DE SOBRA.
NÃO DEIXE PRÁ AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE,QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER (vandré).
ABRAÇO DE TODOS,24 HORAS POR DIA,365 DIAS POR ANO.
PESSOAS DO FORUM QUE QUEREM O SEU "S U C E S S O ...”
Gostaria de dizer que acredite nas "nomenclaturas de classes". E acredito muito nos apontamentos do Kira, mas como Mauro Jonas falou é preciso conhecer os detalhes e com o pouco que nos contou, há um problema no atendimento do seu público-alvo, talvez na estrutura de atendimento, no seu salão e até no produto. Respostas aos sábios questionamentos do Carlos Angelo poderiam elucidar algumas dúvidas.
Gostaria de desejar a você muito sucesso!
Parabéns pela sua força de vontade!
Gostaria de deixar um texto de um escritor que gosto muito.
JACKIE CAMPELO
--------------------------------------------------------
PARA REFLETIR
A FLORESTA
A FLORESTA
Um lenhador percorre há anos a mesma floresta. Diariamente, ele observa com cuidado as árvores e cada detalhe da mata que fazem com que seu trabalho seja o mais produtivo possível. E, assim, ele vai ganhando seu sustento com determinação e paciência.
Certo dia, o lenhador encontra um sábio meditando na floresta, e os dois começam a conversar. O lenhador resolve contar o quão difícil é seu trabalho diário, sua cansativa rotina de cortar a lenha, carregá-la até a cidade e encontrar um comprador para conseguir algum dinheiro.
Durante a conversa, o sábio pergunta se ele conhece toda a floresta. O rapaz lhe responde:
- Mais ou menos...
O sábio, então, lhe diz:
- Avance, meu filho, existem muitos tesouros esperando por você!
Durante anos, quando os dois se encontram, a saudação do mestre é sempre a mesma:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Certo vez, o lenhador, diferentemente dos dias anteriores, decide seguir os conselhos do sábio e entra na floresta, numa área ainda não explorada.
Ele olha ao redor e fica maravilhado. Tudo o que vê é diferente, os animais, as árvores e as flores. Para sua surpresa, ele encontra uma mina de prata. Apanha um pouco do metal e, com a venda, consegue dinheiro suficiente para sobreviver uma semana.
Todas as semanas ele vai até a floresta, feliz com a mina de prata. Agora tudo de que precisava era trabalhar uma vez por semana. Porém, sempre que encontrava o sábio, ele sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
Até que um dia resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de prata, passando por outras vegetações e, de repente, se deparou com uma mina de ouro. Extraiu o quanto pôde do valoroso minério e depois vendeu no mercado da cidade. Era a maravilha das maravilhas, pois tinha dinheiro para um ano de vida.
Todos os anos, o ex-lenhador ia até a floresta, feliz com a mina de ouro. Agora só precisava trabalhar uma vez por ano. Porém, sempre que encontrava o sábio, este sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
O ex-lenhador mostrava-se muito tranqüilo, pensando que já tinha conseguido tudo o que poderia imaginar. Até que novamente resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de ouro, chegando até um local de beleza surpreendente, onde encontrou uma mina de diamantes. Pegou a pedra mais linda que encontrou, levou-a até a cidade e conseguiu dinheiro para nunca mais ter de trabalhar.
Muitos anos mais tarde, contando para seu filho a história da sua riqueza, ouviu a seguinte pergunta:
- Pai, por que você continua indo à floresta todos os dias, mesmo sem precisar mais de dinheiro?
O velho olhou-o com ternura e, sorrindo, disse:
- Eu gosto de pensar que sempre existe um novo tesouro para encontrar!
O empreendedor sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento. Isso alimenta seu espírito e aquece seu coração.
Roberto Shinyashiki[/b][/font]
JackieSilva- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 49
Localização : DIADEMA SAO PAULO
Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 08/07/2009
Emprego/lazer : BANCARIA/ESPORTE
Humor : MUITO ALEGRE E OTIMISTA
País :
Re: O que devo fazer?
Jackie querida,
Muito obrigada pelas suas palavras...
Vou encontrar a minha "mina ou minas"! E com pessoas iguais a você e todas outras deste fórum a tarefa vai ser mais fácil.
Um beijo grande,
Deb
Muito obrigada pelas suas palavras...
Vou encontrar a minha "mina ou minas"! E com pessoas iguais a você e todas outras deste fórum a tarefa vai ser mais fácil.
Um beijo grande,
Deb
JACKIECAMPELO escreveu:[font=Times New Roman]Querida amiga Déb
bom dia!
O que eu posso falar para você?
Queria ter escrito antes mas as tarefas no trabalho e em casa (pós-operatório de parente) estão preenchendo meu tempo de uma maneira exaustiva. Entretanto, eu precisava te escrever.
Me emocionei quando disse "...Não quero fechar a pizzaria, amo demais o meu local de trabalho e tenho um carinho muito especial com as minhas pizzas..." Não sou dona de Pizzaria, ainda, e senti a sua dor como se minha fosse. E não foi só eu! Veja quanta doação de carinho, preocupação e atenção dos nossos amigos desse maravilhoso fórum!
Suas vitórias já estão guardadas a sua espera quando, com muita humildade e amor pelo que faz, pediu ajuda aqui. Cada um te ajudará como puder e a soma de todas essas contribuições te farão mais forte.
O Mestre Hassin cauteloso e sensibilizado com seu problema fez um pedido – “...Estimada Deb, por favor aguarde-me que irei estudar o seu caso com muita detençao e iremos encontrar uma soluçao para o seu problema!...”
Vitor preocupado apontou problemas com seu público. “... você pode estar com problemas na formação de preços ou de marketing. Se vc está mirando no público B+/A (acredite na nomenclatura de classes!), o discurso e as peças de divulgação têm que estar de acordo. Assim como os produtos. Geralmente este público gosta de qualidade desde que acompanhada de um preço justo...”
Carlos angelo, também bastante preocupado e solidário, faz sábias perguntas para conhecer o problema “...Todos estamos mobilizados a resolver sua questão. A sua questão é a nossa questão a partir de agora.
Conte-nos sua forma de trabalho:
Atende balcão, delivery ou os dois.
Qual o publico alvo de sua pizzaria?
(Pode-se basear no publico de sua região, mas se faz entregas isso pode mudar)
Quais as pizzas que mais saem?
Qual o preço?
Seus preços estão abaixo ou acima da sua concorrencia?
Qual seu quadro de funcionários e quanto paga por mes a cada um?
Existe mais algum beneficio para o empregado?
Ponto proprio ou alugado?
Qual é sua margem de lucro calculada?
Qual o ponto de equilibrio de seu negocio?
(Perguntas contendo valores podem ser desprezadas, mas ajudaria a ter uma visão geral da situação.)
Qual a saida de pizza durante a semana?
E no final de semana?
Faz alguma promoção atualmente?
Quais promoções tentou e qual foi o resultado?”
Pizzaifesta acreditando, como todos, no seu potencial dá alguns conselhos “...Aqui você terá bons conselhos e boas estrategias para seu negócio, mas vc deverá também desenvolver habilidades, rever o plano de negócio de seu empreendimento, acompanhar todos os planos de ação a ser tomados daqui pra frente.”
Isa, pede tranquilidade, com suas palavras repletas de carinho “...Seja bem vinda ao fórum! Fique tranquila que tudo se resolve! Você terá a assessoria da qual necessita! Não se desculpe, seu relato não foi extenso minha querida!”
Kira, também bastante preocupado, dedicou um pouco de seu tempo digitando algumas considerações baseadas em seu relato. Acreditando que o seu problema está no atendimento de um público-alvo mais exigente em detrimento a sua estrutura. “...Pelo que relatou, seu fóco é classe A B, é um público muito exigente. Deve pensar de que forma cativar esse cliente, você comentou que todos que experimentam sua pizza adora, está faltando conseguir a fidelização do cliente...Você comentou que trabalha com uma estrutura enxuta, você, o pizzayolo e o entregador... E muito provavel, que esteja ocorrendo problemas do tipo:
-Você esta atendendo o cliente na mesa, e o telefone toca. Ou você perde a ligação, ou demora a atender o cliente da mesa.
-O cliente chega e não é atendido imediatamente, a mesa ainda não foi recolhida.
-Ou o cliente quer acertar e você está atendendo uma ligação, ou tem outra mesa aguardando ser atendida.
Se isto tiver ocorrendo, é muito provavel, que esteja acumulando funções, e não dando a atenção necessária para os clientes.É difícil imaginar uma estrutura dessa, mesa e delivery com apenas 3 pessoas.Desculpe a franqueza, acho que seu proplema está relacionado a atendimento, mesmo dando atenção ao seu cliente, com esse número de pessoas, é muito provável que esteja cometendo alguma falha que possa estar aborrecendo seu cliente.”
Chacon, Marcus Jacques, Ronaldo, Pepperoni e Josè Carlos (canhoto) acreditam que precisa focar no Marketing.
Mauro Jonas acredita que para ajudá-la, com precisão, você precisa postar informações detalhadas da sua Pizzaria e compara essa necessidade com uma atendimento médico. O diagnóstico correto é baseado nos sintomas e exames. Entretanto deu alguns conselhos maravilhosos:
“...ABRA O LEQUE DO SEU NEGÓCIO UM POUCO MAIS;
NÃO SEJA APENAS MAIS UMA PIZZARIA (SEJA "A" PIZZARIA).
FAÇA PIZZAS DIFERENTES,COMO NENHUMA OUTRA FAZ,COM SABOR,TAMANHO,FORMA,COR E AROMAS DIFERENTES (AQUELAS QUE O CLIENTE SÓ ENCONTRA NA SUA PIZZARIA).
AGREGE MAIOR DIVERSIDADE DE PRODUTOS NESTE SEGMENTO.
PRIMA PELO ATENDIMENTO,E A QUALIDADE DE TUDO QUE VOÇE FIZER.
NÃO PRATIQUE PREÇOS SUICÍDAS,NÃO FAÇA PROMOÇÕES ASTRONÔMICAS,TIPO COMPRA UMA PIZZA E LEVE"GRATIS"UM VECTRA ZERO QUILÔMETRO.
DÊ VALOR AO SEU PRODUTO E COBRE O PREÇO JUSTO,E NÃO TENHA RECEIO DE COBRAR BEM (AFINAL É DE NUMERÁRIOS QUE VOÇE DEPENDE PARA CONTINUAR A CAMINHADA OU MUDAR DE RAMO (O QUE EU ACHO MAIS DIFÍCIL UMA VEZ QUE VOÇE JÁ ATUA NESSA ÁREA A 2 ANOS E PROVAVELMENTE ESTÁ DESATUALIZADA EM OUTRA).
QUEM QUER COISA BOA,TEM QUE PAGAR POR ISSO.
ARTE,QUALIDADE E BELEZA TEM PREÇO...ENTÃO COBRE O PREÇO E SEM DÓ.
USE SUA CRIATIVIDADE,SUA FORÇA, E A NOSSA TAMBÉM (QUE ESTARÁ TOTALMENTE A SUA DISPOSIÇÃO) E ACELERE,CAMINHE COM SEGURANÇA,TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI VÃO PEGAR NA SUA MÃO NESSA TRAJETÓRIA EM BUSCA DO SUCESSO.
E NÃO ESQUEÇA QUE O MELHOR INGREDIENTE QUE VOÇE TEM PRÁ FAZER SUAS PIZZAS É O AMOR QUE VOÇE TEM DE SOBRA.
NÃO DEIXE PRÁ AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE,QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER (vandré).
ABRAÇO DE TODOS,24 HORAS POR DIA,365 DIAS POR ANO.
PESSOAS DO FORUM QUE QUEREM O SEU "S U C E S S O ...”
Gostaria de dizer que acredite nas "nomenclaturas de classes". E acredito muito nos apontamentos do Kira, mas como Mauro Jonas falou é preciso conhecer os detalhes e com o pouco que nos contou, há um problema no atendimento do seu público-alvo, talvez na estrutura de atendimento, no seu salão e até no produto. Respostas aos sábios questionamentos do Carlos Angelo poderiam elucidar algumas dúvidas.
Gostaria de desejar a você muito sucesso!
Parabéns pela sua força de vontade!
Gostaria de deixar um texto de um escritor que gosto muito.
JACKIE CAMPELO
--------------------------------------------------------PARA REFLETIR
A FLORESTA
Um lenhador percorre há anos a mesma floresta. Diariamente, ele observa com cuidado as árvores e cada detalhe da mata que fazem com que seu trabalho seja o mais produtivo possível. E, assim, ele vai ganhando seu sustento com determinação e paciência.
Certo dia, o lenhador encontra um sábio meditando na floresta, e os dois começam a conversar. O lenhador resolve contar o quão difícil é seu trabalho diário, sua cansativa rotina de cortar a lenha, carregá-la até a cidade e encontrar um comprador para conseguir algum dinheiro.
Durante a conversa, o sábio pergunta se ele conhece toda a floresta. O rapaz lhe responde:
- Mais ou menos...
O sábio, então, lhe diz:
- Avance, meu filho, existem muitos tesouros esperando por você!
Durante anos, quando os dois se encontram, a saudação do mestre é sempre a mesma:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Certo vez, o lenhador, diferentemente dos dias anteriores, decide seguir os conselhos do sábio e entra na floresta, numa área ainda não explorada.
Ele olha ao redor e fica maravilhado. Tudo o que vê é diferente, os animais, as árvores e as flores. Para sua surpresa, ele encontra uma mina de prata. Apanha um pouco do metal e, com a venda, consegue dinheiro suficiente para sobreviver uma semana.
Todas as semanas ele vai até a floresta, feliz com a mina de prata. Agora tudo de que precisava era trabalhar uma vez por semana. Porém, sempre que encontrava o sábio, ele sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
Até que um dia resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de prata, passando por outras vegetações e, de repente, se deparou com uma mina de ouro. Extraiu o quanto pôde do valoroso minério e depois vendeu no mercado da cidade. Era a maravilha das maravilhas, pois tinha dinheiro para um ano de vida.
Todos os anos, o ex-lenhador ia até a floresta, feliz com a mina de ouro. Agora só precisava trabalhar uma vez por ano. Porém, sempre que encontrava o sábio, este sorria e dizia:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
O ex-lenhador mostrava-se muito tranqüilo, pensando que já tinha conseguido tudo o que poderia imaginar. Até que novamente resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de ouro, chegando até um local de beleza surpreendente, onde encontrou uma mina de diamantes. Pegou a pedra mais linda que encontrou, levou-a até a cidade e conseguiu dinheiro para nunca mais ter de trabalhar.
Muitos anos mais tarde, contando para seu filho a história da sua riqueza, ouviu a seguinte pergunta:
- Pai, por que você continua indo à floresta todos os dias, mesmo sem precisar mais de dinheiro?
O velho olhou-o com ternura e, sorrindo, disse:
- Eu gosto de pensar que sempre existe um novo tesouro para encontrar!
O empreendedor sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento. Isso alimenta seu espírito e aquece seu coração.
Roberto Shinyashiki[/b][/font]
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