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Conselhos.ideias,inovacoes!!!
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Gunnarbrs
GILBERTO COSTA
Murillo Matsuoka
7 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: MARKETING, PUBLICIDADE - DIVULGAÇÃO, PROMOÇÕES, ESTRATÉGIAS, VENDAS
Página 1 de 1
Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Olá,Companheiros...Estou precisando de uma ajudinha de voces,estou inserindo meu menu,para analizarem...Estou no Japao,e tenho uma pizzaria,Big Bel Pizza Komaki,destinado mais para a clientela estrangeira(Brasileiros,filipinos,peruanos,japoneses,etc)desde a crise de 2008,minhas vendas cairam 40%,devido ao grande números de brasileiros que retornaram para o Brasil,sendo que minhas vendas 90% sao dos mesmos.
Agora,nao que estava melhorando,mas estabilizando um pouco,aconteceu esse terremoto,tsunami e radiacao....tendo que os poucos que aqui estavam,muitos estao indo embora!!!Em meias palavras,vou tentar explicar minha situacao aqui e espero que entendam e me ajudem....as vendas para japoneses nao chega a 1%,pois eles sao bem desconfiados,nao entram no estabelecimento,ainda mais se tiver cheio de brasileiros,e o eles comsomen,é menos que metade dos brasileiros,enquanto um bras pede uma pizza grande,um japones pede uma pizza S,os clientes que consomem o mesmo valor dos bras sao os peruanos e filipinos,mas mesmo assim sao poucos que frequentam a pizzaria...gostaria de aumentar minhas vendas,atingindo esse publico,pois estao em grande quantidade aqui no japao...gostaria de me dessem alguma ideia no meu menu,alguma receita,inovacao,etc....desde já,agradeco!!!Obrigado!!!
Agora,nao que estava melhorando,mas estabilizando um pouco,aconteceu esse terremoto,tsunami e radiacao....tendo que os poucos que aqui estavam,muitos estao indo embora!!!Em meias palavras,vou tentar explicar minha situacao aqui e espero que entendam e me ajudem....as vendas para japoneses nao chega a 1%,pois eles sao bem desconfiados,nao entram no estabelecimento,ainda mais se tiver cheio de brasileiros,e o eles comsomen,é menos que metade dos brasileiros,enquanto um bras pede uma pizza grande,um japones pede uma pizza S,os clientes que consomem o mesmo valor dos bras sao os peruanos e filipinos,mas mesmo assim sao poucos que frequentam a pizzaria...gostaria de aumentar minhas vendas,atingindo esse publico,pois estao em grande quantidade aqui no japao...gostaria de me dessem alguma ideia no meu menu,alguma receita,inovacao,etc....desde já,agradeco!!!Obrigado!!!
Murillo Matsuoka- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 47
Localização : Aichi-ken Komaki-shi
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/04/2011
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Nao estou conseguindo publicar as fotos,qualquer coisa entrem no orkut Big Bel Pizza Komaki e vejam as fotos do menu,da pizzaria,etc..obrigado!!!
Murillo Matsuoka- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 47
Localização : Aichi-ken Komaki-shi
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/04/2011
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Meu amigo Murillo, muito legais as fotos das pizzas! Pude notar que vc de uma imagem montou quase todas. Ficaram muito legais mesmo. Da pizza que deu origem a todas aquelas montagens, como ela foi confeccionada? A borda ficou tão certinha que parece máquina que fez e o forno é elétrico, não é? Compartilhe conosco a sua receita. Pela distância não seremos seu concorrente.
Como vc está por aí depois de tudo que aconteceu por aí? Como vc está situado nesse desastre?
Um forte abraço e Parabéns!
Como vc está por aí depois de tudo que aconteceu por aí? Como vc está situado nesse desastre?
Um forte abraço e Parabéns!
_________________
***In Memorian*** 19/05/2013
Gilberto Costa - Eu tenho Pizza no meu coração! Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo. Por favor: Se tua estrela não brilha, não tenta apagar a minha! Segue caminhando sempre na direção do Amor, Paz e Luz!
SUPER FORNO MINI CHEFF CAPA DUPLA E ELÉTRICO! O FORNO COMPACTO DO FÓRUM DE PIZZAS
100% Recomendado!
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-mini-cheff-plus-capa-dupla-pr-857-396619.htm
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-eletrico-super-mini-cheff-220-v-pr-824-396619.htm
http://goldenpizzasecia.blogspot.com/
GILBERTO COSTA- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 66
Localização : Charitas - Niterói - Rio de Janeiro
Número de Mensagens : 7431
Data de inscrição : 24/09/2009
Emprego/lazer : Aprendiz de Pizzaiolo
Humor : Costuma ser muito bom!
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Ola,Gilberto...a borda foi tirada de um fotografo profissional ha muitos anos atrás,ele usou uma mistura de shoyu,ovo e azeite,e passou com um pincel para dar essa aparencia....tenho 2 fornos,sao eletricos e a gas...entao,aqui as coisas estao indo um pouco mal,com esses ultimos acontecimentos,muitos estao indo embora,e o pior que está tudo ficando caro,frango interno ja acabou,esta vindo do Brasil e outros paises com o preco la em cima,subiu tudo,ovo,farinha,acucar,sal,oleo,etc...vamos ver como vai ficar daqui uns meses!!!Abracao!!!
Murillo Matsuoka- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 47
Localização : Aichi-ken Komaki-shi
Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/04/2011
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Murillo, no momento acho que so o tempo realmente vai fzer melhorar as coisas, oq aconteceu ai foi algo sem presendentes na historia do homem moderno, essa fase de sufoca e normal nesse momento mais ah de passar...
agora quando ejo oq vc fala so penso em uma coisa....vc tem que fzer produtos para Japones!! Vc tem que de alguma formar conquistar esse publico...e talvez um bom momento seja quando passar a crise...pois sempre dps de uma crise vem a bonaza...
espero poder ajudar de alguma forma...
e quanto a massas? saduiches? delivery?? ja pensou em coisas assim? e uma boa peixada? muqueca com dende?? sei la... acho que talvez o segredo seja atingir os japas...nao sei posso ta falando besteira , n conheco a realidade dai...mais e isso que penso...
agora quando ejo oq vc fala so penso em uma coisa....vc tem que fzer produtos para Japones!! Vc tem que de alguma formar conquistar esse publico...e talvez um bom momento seja quando passar a crise...pois sempre dps de uma crise vem a bonaza...
espero poder ajudar de alguma forma...
e quanto a massas? saduiches? delivery?? ja pensou em coisas assim? e uma boa peixada? muqueca com dende?? sei la... acho que talvez o segredo seja atingir os japas...nao sei posso ta falando besteira , n conheco a realidade dai...mais e isso que penso...
Gunnarbrs- INSTRUTOR
- Sexo :
Idade : 42
Localização : Teresina_Piauí
Número de Mensagens : 690
Data de inscrição : 01/04/2009
Humor : Tranquilo
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Amigo Murillo, ainda bem que vc está em um país de pessoas fortes! Como bem colocou nosso amigo Gunnar, em breve todo esse acontecimento único, servirá de aprendizado para todo o mundo. Precisando de algo em que possamos ajudar, conte com todos nós!
Força! Vc está na terra do Sol Nascente e ele nasce lindo a cada dia!
Um abração!
Força! Vc está na terra do Sol Nascente e ele nasce lindo a cada dia!
Um abração!
_________________
***In Memorian*** 19/05/2013
Gilberto Costa - Eu tenho Pizza no meu coração! Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo. Por favor: Se tua estrela não brilha, não tenta apagar a minha! Segue caminhando sempre na direção do Amor, Paz e Luz!
SUPER FORNO MINI CHEFF CAPA DUPLA E ELÉTRICO! O FORNO COMPACTO DO FÓRUM DE PIZZAS
100% Recomendado!
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-mini-cheff-plus-capa-dupla-pr-857-396619.htm
https://www.forumdepizzasvendasonline.com.br/forno-eletrico-super-mini-cheff-220-v-pr-824-396619.htm
http://goldenpizzasecia.blogspot.com/
GILBERTO COSTA- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 66
Localização : Charitas - Niterói - Rio de Janeiro
Número de Mensagens : 7431
Data de inscrição : 24/09/2009
Emprego/lazer : Aprendiz de Pizzaiolo
Humor : Costuma ser muito bom!
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
CARO MURILLO,
SERÁ QUE SEUS CLIENTES CONHECEM A PIZZA NO CONE. TENHO ALGUM CONHECIMENTO NESTE SEGMENTO. SE PRECISAR DE ALGUMA ORIENTAÇÃO, DOU SEQUÊNCIA..
ABS
ANTENOR
SERÁ QUE SEUS CLIENTES CONHECEM A PIZZA NO CONE. TENHO ALGUM CONHECIMENTO NESTE SEGMENTO. SE PRECISAR DE ALGUMA ORIENTAÇÃO, DOU SEQUÊNCIA..
ABS
ANTENOR
ANTENOR- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 66
Localização : CAMPINAS - SP
Número de Mensagens : 171
Data de inscrição : 15/02/2011
Emprego/lazer : TUTTI CONE YES PIZZA
Humor : ACENTUADO
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Ólá Murillo,
Vou tentar dar minha opinião mais como consumidora do que como empresária, pois não atuo no comércio direto de pizzas.
Acho que o Gunnar tem razão. Se toda a sua clientela, ou quase toda, que era composta de estrangeiros, ocidentais na maioria e latinos, se debandou do local, os que ficaram foram os japoneses.
Não consegui ainda ver todas as fotos, mas todas as que vi até agora as chamadas publicitárias sao quase que exclusivas para estrangeiros.
Me imagino uma japonesa passando em frente a um restaurante, lanchonete, pizzaria com letriros enormes escritos PIZZA BRASILEIRA, ou BRASIL..... é quase que dizer: só para brasileiros...
Talvez isso intimide um pouco.
É claro que eles são desconfiados. A natureza do japonês com relação a cultura ocidental já é um tanto reservada, aí, coloque-se no lugar deles. Imagine-se no seu país, Brasil, aí você está com forme e tem várias opções de restaurantes para almoçar, porém um deles é japonês, mas você não conhece nada daquela comida. Tudo é diferente. Meio estranho... hum peixe cru...eca! Bolinho com arroz, doce de feijão, motigome, teishoku, tempura..... que diacho é isso, você pensa.Tudo isso é hipotético. Vamos supor que a comida japonesa nunca foi bem difundida aqui no Brasil e que são muito raros os locais onde é vendida.
Ao lado dese local, tem os restaurantes que vendem o seu delicioso pf ou aquela massa gostosa. Qual você escolhe?
Ainda mais agora, nessa situação quase caótica que vive o Japão.
Talvez se você tentar conquistar o publico jovem seja uma boa estrategia. Eles são mais abertos, já não são tão refratários. Em sua cidade tem muitos jovens?
Ofereça degustação, tente dar um toque oriental em suas pizzas.
É muito difícil opinar daqui de tão longe e para um local com uma cultura totalmente diferente da nossa.
Japoneses, principalmente os mais adultos, são muito tradicionais, reservados e desconfiados.
Conquistá-los é uma arte. Conquistar seu paladar e estômago, mais arte ainda.
Acho também que o momento é muito difícil. Imagino que apesar de ser um povo forte, obstinado, disciplino, todos estão sofrendo muito e, como você mesmo disse, está tudo muito caro.
Creio que agora seja bem dificil você reverter sua situação. Talvez você possa minimizar os prejuízos tomando algumas medidas de contenção de gastos, reduçao de custos....
Para nós aqui também acho bastante dificil opinar a respeito de cardápios e receitas para um público com o qual não estamos acostumados.
POsso estar totalmente equivocada, mas como consumidora, eu particularmente (eu normalmente sou a exceção e não a regra), não gosto de fast foods, muito menos da forma como são feitas as publicidades. Visivelmente são fotos trabalhadas com editoração. Você olha a foto do prato no cardápio é uma coisa, quando chega é outra. A mim não convence.
Essa montagem da foto da pizza com a borda tão certinha, sei lá, tem-se a impressão de que é de plástico ou que foi montada mesmo. São todas iguais.
As suas pizzas são assim de fato? Não são , não é? Você poderia tornar suas bordas mais atraentes, tem até um post aqui no forum sobre "borda de gominhos". É linda.
Que tal dar um ar mais rústico as pizzas e tente chamar a atenção dos locais e não de estrangeiros. Até eles voltarem vai demorar.
Estou aqui tentando combinar pizza com ingredientes japoneses e que estejam disponíveis, mas tá dificil.
Só me vem a cabeça os cogumelos, acelga, talvez um yakisakana. Fazer uma massa mais fina e até sem borda para ficar mais delicado. Servir a massa de pizza branca com sashimi de atum com wasabi, shoyu, cebolinha e tofu. Fiz uma vez pra mim e gostei muito, mas não posso chamar exatamente de pizza. Foi mais um antepasto.
Não sei. Japoneses tem um senso de estética apuradíssimo. São minimalistas na decoração, na culinária, em tudo. Muito delicados. Dificl imaginar que pizzas grossas e cheias de recheio despertem a atenção deles.
Agora para o publico peruano e filipino, ambos apreciam sabores fortes e picantes.
Não sei como está a venda de peixes aí? está liberada? Não houve um problema de contaminação?
Cara... são tantos detalhes que realmente fica dificil ajudar de tão longe.
Vou continuar aqui qeimando a mufa e pensando como atingir esses sues dois públicos: os remanescentes latinos e filipinos e os japoneses. Acho que esse último é o que você deve investir.
Por experiência própria, se você confia no que faz e sabe que é bom, ofereça degustações. Promova um dia da semana a preços especiais ou um festival de pizzas onde cada cliente escolhe os seus recheios.
Não sei como seria a viablidade disso aí. Quantos funcionários tem e se tem estrutura e logistica para isso.
Mas quando o produto é bom de verdade, poucos resistem a degustação.
A necessidade é a mãe da criatividade.
Tenha certeza de que aqui não só estamos torcendo por você, por todos que aí estão, por esse país maravilhoso que é o Japão, e não só torcendo, mas muitos colocarão seus neurônios para ajudá-lo.
O que não falta nesse forum são mestres, chefs, e acima de tudo, solidariedade.
Pense positivo, tenha calma e serenidade que quando você menos esperar esses momentos já passaram e as coisas voltam ao normal. Você está no mesmo barco que muitos.
Forte abraço fraterno
Vou tentar dar minha opinião mais como consumidora do que como empresária, pois não atuo no comércio direto de pizzas.
Acho que o Gunnar tem razão. Se toda a sua clientela, ou quase toda, que era composta de estrangeiros, ocidentais na maioria e latinos, se debandou do local, os que ficaram foram os japoneses.
Não consegui ainda ver todas as fotos, mas todas as que vi até agora as chamadas publicitárias sao quase que exclusivas para estrangeiros.
Me imagino uma japonesa passando em frente a um restaurante, lanchonete, pizzaria com letriros enormes escritos PIZZA BRASILEIRA, ou BRASIL..... é quase que dizer: só para brasileiros...
Talvez isso intimide um pouco.
É claro que eles são desconfiados. A natureza do japonês com relação a cultura ocidental já é um tanto reservada, aí, coloque-se no lugar deles. Imagine-se no seu país, Brasil, aí você está com forme e tem várias opções de restaurantes para almoçar, porém um deles é japonês, mas você não conhece nada daquela comida. Tudo é diferente. Meio estranho... hum peixe cru...eca! Bolinho com arroz, doce de feijão, motigome, teishoku, tempura..... que diacho é isso, você pensa.Tudo isso é hipotético. Vamos supor que a comida japonesa nunca foi bem difundida aqui no Brasil e que são muito raros os locais onde é vendida.
Ao lado dese local, tem os restaurantes que vendem o seu delicioso pf ou aquela massa gostosa. Qual você escolhe?
Ainda mais agora, nessa situação quase caótica que vive o Japão.
Talvez se você tentar conquistar o publico jovem seja uma boa estrategia. Eles são mais abertos, já não são tão refratários. Em sua cidade tem muitos jovens?
Ofereça degustação, tente dar um toque oriental em suas pizzas.
É muito difícil opinar daqui de tão longe e para um local com uma cultura totalmente diferente da nossa.
Japoneses, principalmente os mais adultos, são muito tradicionais, reservados e desconfiados.
Conquistá-los é uma arte. Conquistar seu paladar e estômago, mais arte ainda.
Acho também que o momento é muito difícil. Imagino que apesar de ser um povo forte, obstinado, disciplino, todos estão sofrendo muito e, como você mesmo disse, está tudo muito caro.
Creio que agora seja bem dificil você reverter sua situação. Talvez você possa minimizar os prejuízos tomando algumas medidas de contenção de gastos, reduçao de custos....
Para nós aqui também acho bastante dificil opinar a respeito de cardápios e receitas para um público com o qual não estamos acostumados.
POsso estar totalmente equivocada, mas como consumidora, eu particularmente (eu normalmente sou a exceção e não a regra), não gosto de fast foods, muito menos da forma como são feitas as publicidades. Visivelmente são fotos trabalhadas com editoração. Você olha a foto do prato no cardápio é uma coisa, quando chega é outra. A mim não convence.
Essa montagem da foto da pizza com a borda tão certinha, sei lá, tem-se a impressão de que é de plástico ou que foi montada mesmo. São todas iguais.
As suas pizzas são assim de fato? Não são , não é? Você poderia tornar suas bordas mais atraentes, tem até um post aqui no forum sobre "borda de gominhos". É linda.
Que tal dar um ar mais rústico as pizzas e tente chamar a atenção dos locais e não de estrangeiros. Até eles voltarem vai demorar.
Estou aqui tentando combinar pizza com ingredientes japoneses e que estejam disponíveis, mas tá dificil.
Só me vem a cabeça os cogumelos, acelga, talvez um yakisakana. Fazer uma massa mais fina e até sem borda para ficar mais delicado. Servir a massa de pizza branca com sashimi de atum com wasabi, shoyu, cebolinha e tofu. Fiz uma vez pra mim e gostei muito, mas não posso chamar exatamente de pizza. Foi mais um antepasto.
Não sei. Japoneses tem um senso de estética apuradíssimo. São minimalistas na decoração, na culinária, em tudo. Muito delicados. Dificl imaginar que pizzas grossas e cheias de recheio despertem a atenção deles.
Agora para o publico peruano e filipino, ambos apreciam sabores fortes e picantes.
Não sei como está a venda de peixes aí? está liberada? Não houve um problema de contaminação?
Cara... são tantos detalhes que realmente fica dificil ajudar de tão longe.
Vou continuar aqui qeimando a mufa e pensando como atingir esses sues dois públicos: os remanescentes latinos e filipinos e os japoneses. Acho que esse último é o que você deve investir.
Por experiência própria, se você confia no que faz e sabe que é bom, ofereça degustações. Promova um dia da semana a preços especiais ou um festival de pizzas onde cada cliente escolhe os seus recheios.
Não sei como seria a viablidade disso aí. Quantos funcionários tem e se tem estrutura e logistica para isso.
Mas quando o produto é bom de verdade, poucos resistem a degustação.
A necessidade é a mãe da criatividade.
Tenha certeza de que aqui não só estamos torcendo por você, por todos que aí estão, por esse país maravilhoso que é o Japão, e não só torcendo, mas muitos colocarão seus neurônios para ajudá-lo.
O que não falta nesse forum são mestres, chefs, e acima de tudo, solidariedade.
Pense positivo, tenha calma e serenidade que quando você menos esperar esses momentos já passaram e as coisas voltam ao normal. Você está no mesmo barco que muitos.
Forte abraço fraterno
Bia Tourinho- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 67
Localização : Posse - Petropolis - Rio de Janeiro
Número de Mensagens : 776
Data de inscrição : 17/03/2010
Emprego/lazer : empresaria hotelaria e alimenticio/escalada em rocha
Humor : normalmente excelente
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Murilo vc esta de parabens com a casa , muito bem montada.
Estou com a Bia, nós brasileiros somos muito ecléticos, ja alguns povos são muito tradicionalistas com relação a sua cultura.
Se acaso vc direcionar até sua pizza a tambem o povo da região com talvez o seguinte da seguinte forma:
A VERDADEIRA PIZZA BRASILEIRA UNIDA AO GRANDE SABOR JAPONÊS,
EXPERIMENTE TAMBEM PIZZA DE SUSHI ( é só uma forma de idéia não sei se daria certo ), mais com certeza poderia atrair mais os oscidentais para seu comercio.
Fico muito bravo quando vou ser atendido em comercios onde tem chinês e um fica falando para o outro na lingua nativa dele em quanto estou sendo atendido, na maioria das vezes não volto a o local.
Fico me sentindo deslocado, é desagradavel sei que no seu caso é complicado pois muitos brasileiros frequentam seu comercio e isso seria quase impossivel de controlar esta diversificação de linguas porem foi como disse faça-os se sentir em casa.
Forte abraço.
Estou com a Bia, nós brasileiros somos muito ecléticos, ja alguns povos são muito tradicionalistas com relação a sua cultura.
Se acaso vc direcionar até sua pizza a tambem o povo da região com talvez o seguinte da seguinte forma:
A VERDADEIRA PIZZA BRASILEIRA UNIDA AO GRANDE SABOR JAPONÊS,
EXPERIMENTE TAMBEM PIZZA DE SUSHI ( é só uma forma de idéia não sei se daria certo ), mais com certeza poderia atrair mais os oscidentais para seu comercio.
Fico muito bravo quando vou ser atendido em comercios onde tem chinês e um fica falando para o outro na lingua nativa dele em quanto estou sendo atendido, na maioria das vezes não volto a o local.
Fico me sentindo deslocado, é desagradavel sei que no seu caso é complicado pois muitos brasileiros frequentam seu comercio e isso seria quase impossivel de controlar esta diversificação de linguas porem foi como disse faça-os se sentir em casa.
Forte abraço.
MAURO LUCENA- MODERADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 48
Localização : Poa - SP
Número de Mensagens : 3164
Data de inscrição : 19/04/2010
Emprego/lazer : Empresario, Fornos Dual Flex
Humor : Vivendo uma fase por vez.
País :
Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Olá,Pessoal,desculpa pela demora,chegou o final de semana e é aquela correria,né!?(hora de ganhar dim-dim)rs...Bem,estou super feliz em fazer parte desse fórum,quero agradecer a todos,Obrigado Gilberto,Obrigado Gunnar,Obrigado Bia,Obrigado Antenor,Obrigado Fabiano,Obrigado Mauro,Obrigado Newton e Obrigado a todos que aqui fazem parte!!!
Bom,mercado japonês!?Lógico que é óbvio...estou no Japão,tenho que vender pizza para japoneses...e vendo,mas são poucos os clientes!Essa sempre foi minha vontade,mas não é tão simples assim...algum tempo atrás achava que estava pronto para entrar no mercado japonês,tinha contratado funcionários japoneses,tinha uma gerente japonês que já tinha trabalhado numa grande rede de pizzas aqui no Japão ,aprendi a fazer todos os sabores das pizzas japonesas,menu em japonês,pronto,estava preparado para o sucesso(deixe por um tempo,até meu público alvo,os brasileiros,de lado)!!!Analisando o custo benefício,não era tão simples assim,enquanto um brasileiro consome no mínimo de 3.000 yens(equivale um pedido de 60 reais),os japoneses são em torno de 1.000 à 1.500 yens(de 20 à 25 reais pedido),e para manter esse padrão de atendimento,gastei milhões de yens(dinheiro local),onde os primeiros retornos,demoraram em torno de quase 1 ano(clientes japoneses que pedem com freqüência)o tenken(consumo por cliente) deles aqui é muito baixo.
Para se ter uma base,segundo uma pesquisa,um japonês pede pizza uma vez a cada 3 meses,enquanto um brasileiro pede semanalmente,e aqui estou concorrendo com grandes pizzarias,PIZZA HUT,DOMINOS PIZZA,PIZZA-LÁ,AOKIS PIZZA,CALIFORNIA,só na cidade onde resido,tem 2 pizzaria de cada rede.
Procuro usar esse ensinamento;
"Estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores do best seller.
Eles ensinam: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.(Como os bastidores de Walldisney,recomendo a todos)
Como também os cursos que fiz, de “Fundamentos do Marketing" e "Marketing de Relacionamento",usando todos os meios de comunicação possíveis(Orkut,facebook,etc) que dão ótimos resultados.
Para se ter uma idéia de como o mercado japonês é complicado.vou citar o MACDONALDS:
Eles só conseguiram ,porque usaram o sistema "Joint Venture", que é uma expressão de origem americana designando uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente independentes(todos empresários japoneses) com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, as responsabilidades e os lucros associados a determinado projeto.
Diferente da rede WALLMART(acho que todos conhecem,né!?),quando eles vieram para o Japão,adotarão o mesmo padrão do seu país de origem,falando em português claro,quebrarão a cara..rs..quase fecharão as portas,gastarão milhões de dóllares,e só se salvaram após adotarem o sistema "Joint Venture",mudaram todas suas diretrizes e diretorias,contratando ex-executivos do Macdonalds do Japão ,juntando com varias empresas japonesas,mas eles podem,tem muito dinheiro.
Mas como eu poderia fazer isso? Qual empresa japonesa toparia essa parceria com a Big Bel? Essa hipótese foi logo descartada por mim e o jeito foi arregaçar a manga e usar a técnica do "TBC", "tirar o bumbum da cadeira" e "fazer acontecer".E o principal,sair da ZONA DE CONFORTO!
Na verdade,existe uma certa discriminação em relação aos brasileiros aqui,certamente se o dono da pizzaria fosse um italiano,alemão,americano,etc...seria muito mais fácil.São muitos fatores envolvidos,como cultura,idioma,comportamento,etc..complicado.
As pizzarias de delivery aqui no Japão são muito bem equipadas, tanto no contexto "informática" como em "processos".
Tudo é em forma de "sistema", os softwares de pedidos, banco de dados, seqüência de montagens das pizzas, pesos dos ingredientes, os softwares de endereços, a panfletagem dos menus nas casas, enfim, tudo é sistematizado no Japão.
Quando estive no Brasil senti um grande impacto ao entrar numa pizzaria tipo delivery em São Paulo(não todas,mais uma grande maioria). Tudo ainda é manual, os pedidos em bloquinhos de papel, sem bancos de dados, não existe um mapa bem definido da área de entrega e também não vi um sistema de panfletagem eficiente.
Observei também que os entregadores de pizzas no Brasil fazem somente entregas(aqui é por hora,entregador lava louça,rala cebola,varre o chão,etc...1 hora são 1.000 yens,em torno de 20 reais), e quando não tem ficam parados esperando novos pedidos. As motos não são da empresa e sim dos entregadores e também não são padronizadas em cores e logotipo. Usa-se umas mochilas nas costas e me pareceu pesadas, rs...deve dar uma dor nas costas no final do dia né !
Bem, espero ter passado um pouco da minha experiência aqui no Japão e fico aguardando os comentários de todos.Um grande abraços!!!
Bom,mercado japonês!?Lógico que é óbvio...estou no Japão,tenho que vender pizza para japoneses...e vendo,mas são poucos os clientes!Essa sempre foi minha vontade,mas não é tão simples assim...algum tempo atrás achava que estava pronto para entrar no mercado japonês,tinha contratado funcionários japoneses,tinha uma gerente japonês que já tinha trabalhado numa grande rede de pizzas aqui no Japão ,aprendi a fazer todos os sabores das pizzas japonesas,menu em japonês,pronto,estava preparado para o sucesso(deixe por um tempo,até meu público alvo,os brasileiros,de lado)!!!Analisando o custo benefício,não era tão simples assim,enquanto um brasileiro consome no mínimo de 3.000 yens(equivale um pedido de 60 reais),os japoneses são em torno de 1.000 à 1.500 yens(de 20 à 25 reais pedido),e para manter esse padrão de atendimento,gastei milhões de yens(dinheiro local),onde os primeiros retornos,demoraram em torno de quase 1 ano(clientes japoneses que pedem com freqüência)o tenken(consumo por cliente) deles aqui é muito baixo.
Para se ter uma base,segundo uma pesquisa,um japonês pede pizza uma vez a cada 3 meses,enquanto um brasileiro pede semanalmente,e aqui estou concorrendo com grandes pizzarias,PIZZA HUT,DOMINOS PIZZA,PIZZA-LÁ,AOKIS PIZZA,CALIFORNIA,só na cidade onde resido,tem 2 pizzaria de cada rede.
Procuro usar esse ensinamento;
"Estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores do best seller.
Eles ensinam: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.(Como os bastidores de Walldisney,recomendo a todos)
Como também os cursos que fiz, de “Fundamentos do Marketing" e "Marketing de Relacionamento",usando todos os meios de comunicação possíveis(Orkut,facebook,etc) que dão ótimos resultados.
Para se ter uma idéia de como o mercado japonês é complicado.vou citar o MACDONALDS:
Eles só conseguiram ,porque usaram o sistema "Joint Venture", que é uma expressão de origem americana designando uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente independentes(todos empresários japoneses) com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, as responsabilidades e os lucros associados a determinado projeto.
Diferente da rede WALLMART(acho que todos conhecem,né!?),quando eles vieram para o Japão,adotarão o mesmo padrão do seu país de origem,falando em português claro,quebrarão a cara..rs..quase fecharão as portas,gastarão milhões de dóllares,e só se salvaram após adotarem o sistema "Joint Venture",mudaram todas suas diretrizes e diretorias,contratando ex-executivos do Macdonalds do Japão ,juntando com varias empresas japonesas,mas eles podem,tem muito dinheiro.
Mas como eu poderia fazer isso? Qual empresa japonesa toparia essa parceria com a Big Bel? Essa hipótese foi logo descartada por mim e o jeito foi arregaçar a manga e usar a técnica do "TBC", "tirar o bumbum da cadeira" e "fazer acontecer".E o principal,sair da ZONA DE CONFORTO!
Na verdade,existe uma certa discriminação em relação aos brasileiros aqui,certamente se o dono da pizzaria fosse um italiano,alemão,americano,etc...seria muito mais fácil.São muitos fatores envolvidos,como cultura,idioma,comportamento,etc..complicado.
As pizzarias de delivery aqui no Japão são muito bem equipadas, tanto no contexto "informática" como em "processos".
Tudo é em forma de "sistema", os softwares de pedidos, banco de dados, seqüência de montagens das pizzas, pesos dos ingredientes, os softwares de endereços, a panfletagem dos menus nas casas, enfim, tudo é sistematizado no Japão.
Quando estive no Brasil senti um grande impacto ao entrar numa pizzaria tipo delivery em São Paulo(não todas,mais uma grande maioria). Tudo ainda é manual, os pedidos em bloquinhos de papel, sem bancos de dados, não existe um mapa bem definido da área de entrega e também não vi um sistema de panfletagem eficiente.
Observei também que os entregadores de pizzas no Brasil fazem somente entregas(aqui é por hora,entregador lava louça,rala cebola,varre o chão,etc...1 hora são 1.000 yens,em torno de 20 reais), e quando não tem ficam parados esperando novos pedidos. As motos não são da empresa e sim dos entregadores e também não são padronizadas em cores e logotipo. Usa-se umas mochilas nas costas e me pareceu pesadas, rs...deve dar uma dor nas costas no final do dia né !
Bem, espero ter passado um pouco da minha experiência aqui no Japão e fico aguardando os comentários de todos.Um grande abraços!!!
Murillo Matsuoka- VISITANTE ESPORÁDICO
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Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
É Murillo,
São dois mundos completamente diferentes. Cada um com suas vantagens e desvantagens.
Imagine se aqui você coloca um entregador de pizza trabalhando, ele fica algum tempo, dá um jeito de ser mandado embora e ainda por cima te coloca na justiça do trabalho.
Vamos ao que interessa. Daqui, sem conhecer o mrcado, é muito dificil opinar. Mas como você mesmo mencionou um ensinamento do livro Estratégia do Oceano Aul - Não concorra com os rivais, torne-os irrelevantes, talvez esteja aí a solução do seu problema.
Vamos raciocinar: você montou uma bela pizzaria de olho em um mercado que não era local, era de estrangeiros, na maioria brasileiros. Maravilha, até aí perfeito. Não tenho conhecimentos profundos de marketing, mas meu instinto diz que era por aí mesmo.
Imagino que você seja brasileiro, descendente de brasileiros e foi para o Japão para melhorar de vida. São suposições. Não importa se foi isso ou não.
Aì você chegou aí e viu que havia muitos brasileiros e não havia pizzarias para esses brasileiros. Certíssimo. Atacou no ponto certo. Só que você deixou os donos do território de lado, mesmo tendo colocado cardápios e alguns letreiros em japonês. Eles perceberam. Como por natureza são desconfiados e tem um pé atrás com brasileiros - por que será??? - apenas uma pequena parcela se aventurou a conhecer suas pizzas e, por comerem bem menos do que nós, brasileiros, o consumo é diferente, para menos.
Só que, de repente, de uma hora para outra vem um terremoto, seguido de um tsunami, um desastre nuclear, racionamento, fome, filas, muita tristeza.
Como brasilerio gosta mesmo é de carnaval e samba, o ambiente não estava para ele (mesmo os descedentes de japonese). Já que provavelmente todos tinham para onde ir, deixaram o local e boce com esse abacaxi nas mãos.
Bem, não tem mais brasileiro, restaram alguns latinos e filipinos, mas que não dão o retorno suficiente.
Já passou pela sua cabeça de que apesar de aqui no Brasil nós acharmos que a nossa pizza é a melhor do mundo, para o resto do mundo pizza é sinônimo de Italia.
Não tem jeito, até aqui é mais ou menos assim. A grande maioria das pizzarias tem como cores padrão as da bandeira italiana. Os sabores na maioria são em italiano.
Me diz uma coisa: o que atrai mais? Uma pizzaria que não tem cara de pizzaria e sim de fast food, ou um local com mesas com toalhas quadriculadas em vermelho, um belo presunto de parma no balcão, queijos pendurados, posters de Nápolis Veneza etc, um cardápio bonito todo escrito em italiano e com a tradução para o japonês, claro. Um nome bem italiano para o "ristorante" "pizzeria"..... chamando atenção para o fato de ser "la vera pizza italianaa". ???
Será que não é justamente isso que estão querendo: o diferente, o incomum, o aconchegante....
Quando eu vou a um restaurante oriental aqui no Brasil, sempre procuro aqueles que são "realmente" típicos (ainda que as receitas adaptadas ao nosso paladar) inclusive o ambiente.
Não dá para comer sushi em pé no balcão de um boteco, por mais famoso que seja, dá?
A comida oriental precisa ser degustada com calma.
O mesmo com as pizzarias, com restaurantes árabes, marroquinos, peruanos.... seja de onde for. Um restaurante típico brasileiro tem que ter feijoada, decorado com coqueiros, palmeiras, côco, banana, abacaxi... sei lá.
Se fazer a fusão (palavra em portugues que representa "joint venture") não tem como funcionar; se da forma como está você não consegue clientes; você mesmo disse que os japoneses discriminam os brasileiros - e com certa razão, convenhamos.
Então, esquece o Brasil, meu anjo.
Por que não procura uma consultoria de marketing que conheça o mercado local? Aí não tem nada parecido com o Sebrae não?
´Mudar radicalmente seu atendimento, desde a decoração, passando por cardápio, incluindo algumas "pastas" e "pestos"..... comida boa vende em qualquer lugar do mundo. A propaganda se espalha.
Em São Paulo a culinária japonesa é muito difundida por conta da forte imigração ocorrida há cerca de 100 anos. Mas e no Rio? Até uns 15 anos atrás contava-se nos dedos os restaurantes japoneses. Hoje são moda e alguns muito tradicionais. Mas leva tempo, querido. Não é em um ano não.
É uma idéia.
Até aqui no Brasil, quem não gosta de ir a uma boa cantina italiana? Quem conhece a Jardim de Napoli? É um sonho aquilo. Nunca vou esquecer aquele polpetone. Lembro de uma outra em São Paulo chamada Famiglia Mancini, acho. A partir das 20h00 você não consegue mais lugar. É lotada.
No Rio a Pizzaria do Bráz idem. A partir das 20h00 tem senha, e demora, pois o lugar é uma delícia.
Tem um pão de calabreza fantástico e outro de azeitonas... hummmmmmmmm.
Eu no seu lugar consultaria alguém do mercado e sondaria essa hipotese. Não creio que essa mudança de perfil representasse um custo alto,pois em termos de maquinário e equipamento, nada mudaria. ALguns móveis, itens de decoração e o mais caro seria provavelmente a mudança de nome, de estrutura de venda, e de divulgação.
Quanto a você so começar a ter retorno de depois de 1 ano, que bom, porque aqui, pelo que sei, esse retorno demora muito mais.
Uma pousada por exemplo leva pelo menos 2 a 3 anos para se estabelecer no mercado. Isso varia de região para região, claro, e de outros fatores. Estou falando da média. Se tiver enchente e a Globo ainda der uma mãozinha, ferra de vez.
Quanto a toda essa automação, se você vai trabalhar com delivery, tudo bem, agiliza e você mantem controle de estoques, de vendas, tudo vai para o sistema.
Mas para atendimento na casa, ali frente a frente com o cliente, o que vale mesmo é o sorriso, o bom atendimento, uma boa comida, um ambiente acolhedor, alegre como são as boas cantinas italianas.
Se precisar, bota até a bendita Tarantela tocando. enche o saco às vezes, mas pode ser mais típico. Inventa, meu anjo.
Já pensou em enviar um questionário para seus clientes via email e também um para preencherem em seu restaurante enquanto estão aguardando o pedido? Faça uma pesquisa direta com eles.
Pelo que você fala, você chegou em um ponto crucial, então, vale tentar de tudo.
vamos ver outras opiniões que certamente irãosurgir. Claro que não tão longas. rsrs
Abs
São dois mundos completamente diferentes. Cada um com suas vantagens e desvantagens.
Imagine se aqui você coloca um entregador de pizza trabalhando, ele fica algum tempo, dá um jeito de ser mandado embora e ainda por cima te coloca na justiça do trabalho.
Vamos ao que interessa. Daqui, sem conhecer o mrcado, é muito dificil opinar. Mas como você mesmo mencionou um ensinamento do livro Estratégia do Oceano Aul - Não concorra com os rivais, torne-os irrelevantes, talvez esteja aí a solução do seu problema.
Vamos raciocinar: você montou uma bela pizzaria de olho em um mercado que não era local, era de estrangeiros, na maioria brasileiros. Maravilha, até aí perfeito. Não tenho conhecimentos profundos de marketing, mas meu instinto diz que era por aí mesmo.
Imagino que você seja brasileiro, descendente de brasileiros e foi para o Japão para melhorar de vida. São suposições. Não importa se foi isso ou não.
Aì você chegou aí e viu que havia muitos brasileiros e não havia pizzarias para esses brasileiros. Certíssimo. Atacou no ponto certo. Só que você deixou os donos do território de lado, mesmo tendo colocado cardápios e alguns letreiros em japonês. Eles perceberam. Como por natureza são desconfiados e tem um pé atrás com brasileiros - por que será??? - apenas uma pequena parcela se aventurou a conhecer suas pizzas e, por comerem bem menos do que nós, brasileiros, o consumo é diferente, para menos.
Só que, de repente, de uma hora para outra vem um terremoto, seguido de um tsunami, um desastre nuclear, racionamento, fome, filas, muita tristeza.
Como brasilerio gosta mesmo é de carnaval e samba, o ambiente não estava para ele (mesmo os descedentes de japonese). Já que provavelmente todos tinham para onde ir, deixaram o local e boce com esse abacaxi nas mãos.
Bem, não tem mais brasileiro, restaram alguns latinos e filipinos, mas que não dão o retorno suficiente.
Já passou pela sua cabeça de que apesar de aqui no Brasil nós acharmos que a nossa pizza é a melhor do mundo, para o resto do mundo pizza é sinônimo de Italia.
Não tem jeito, até aqui é mais ou menos assim. A grande maioria das pizzarias tem como cores padrão as da bandeira italiana. Os sabores na maioria são em italiano.
Me diz uma coisa: o que atrai mais? Uma pizzaria que não tem cara de pizzaria e sim de fast food, ou um local com mesas com toalhas quadriculadas em vermelho, um belo presunto de parma no balcão, queijos pendurados, posters de Nápolis Veneza etc, um cardápio bonito todo escrito em italiano e com a tradução para o japonês, claro. Um nome bem italiano para o "ristorante" "pizzeria"..... chamando atenção para o fato de ser "la vera pizza italianaa". ???
Será que não é justamente isso que estão querendo: o diferente, o incomum, o aconchegante....
Quando eu vou a um restaurante oriental aqui no Brasil, sempre procuro aqueles que são "realmente" típicos (ainda que as receitas adaptadas ao nosso paladar) inclusive o ambiente.
Não dá para comer sushi em pé no balcão de um boteco, por mais famoso que seja, dá?
A comida oriental precisa ser degustada com calma.
O mesmo com as pizzarias, com restaurantes árabes, marroquinos, peruanos.... seja de onde for. Um restaurante típico brasileiro tem que ter feijoada, decorado com coqueiros, palmeiras, côco, banana, abacaxi... sei lá.
Se fazer a fusão (palavra em portugues que representa "joint venture") não tem como funcionar; se da forma como está você não consegue clientes; você mesmo disse que os japoneses discriminam os brasileiros - e com certa razão, convenhamos.
Então, esquece o Brasil, meu anjo.
Por que não procura uma consultoria de marketing que conheça o mercado local? Aí não tem nada parecido com o Sebrae não?
´Mudar radicalmente seu atendimento, desde a decoração, passando por cardápio, incluindo algumas "pastas" e "pestos"..... comida boa vende em qualquer lugar do mundo. A propaganda se espalha.
Em São Paulo a culinária japonesa é muito difundida por conta da forte imigração ocorrida há cerca de 100 anos. Mas e no Rio? Até uns 15 anos atrás contava-se nos dedos os restaurantes japoneses. Hoje são moda e alguns muito tradicionais. Mas leva tempo, querido. Não é em um ano não.
É uma idéia.
Até aqui no Brasil, quem não gosta de ir a uma boa cantina italiana? Quem conhece a Jardim de Napoli? É um sonho aquilo. Nunca vou esquecer aquele polpetone. Lembro de uma outra em São Paulo chamada Famiglia Mancini, acho. A partir das 20h00 você não consegue mais lugar. É lotada.
No Rio a Pizzaria do Bráz idem. A partir das 20h00 tem senha, e demora, pois o lugar é uma delícia.
Tem um pão de calabreza fantástico e outro de azeitonas... hummmmmmmmm.
Eu no seu lugar consultaria alguém do mercado e sondaria essa hipotese. Não creio que essa mudança de perfil representasse um custo alto,pois em termos de maquinário e equipamento, nada mudaria. ALguns móveis, itens de decoração e o mais caro seria provavelmente a mudança de nome, de estrutura de venda, e de divulgação.
Quanto a você so começar a ter retorno de depois de 1 ano, que bom, porque aqui, pelo que sei, esse retorno demora muito mais.
Uma pousada por exemplo leva pelo menos 2 a 3 anos para se estabelecer no mercado. Isso varia de região para região, claro, e de outros fatores. Estou falando da média. Se tiver enchente e a Globo ainda der uma mãozinha, ferra de vez.
Quanto a toda essa automação, se você vai trabalhar com delivery, tudo bem, agiliza e você mantem controle de estoques, de vendas, tudo vai para o sistema.
Mas para atendimento na casa, ali frente a frente com o cliente, o que vale mesmo é o sorriso, o bom atendimento, uma boa comida, um ambiente acolhedor, alegre como são as boas cantinas italianas.
Se precisar, bota até a bendita Tarantela tocando. enche o saco às vezes, mas pode ser mais típico. Inventa, meu anjo.
Já pensou em enviar um questionário para seus clientes via email e também um para preencherem em seu restaurante enquanto estão aguardando o pedido? Faça uma pesquisa direta com eles.
Pelo que você fala, você chegou em um ponto crucial, então, vale tentar de tudo.
vamos ver outras opiniões que certamente irãosurgir. Claro que não tão longas. rsrs
Abs
Bia Tourinho- COLABORADOR MASTER
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Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
ISSO BIA EXATAMENTE O QUE PENSO... PELO QUE VC ESTA DIZENDO EXISTE MERCADO PRA PIZZA SE TEM 2 DE CADA CONCORRENTE...TEM MERCADO. QUEM SAO OS CLIENTES DELES??
VC DIZ QUE JAPONES CONSOME POUCO ...MAIS TEM MUITO JAPONES...ENTAO VC TERIA QUE TRABALHAR COM VOLUME DE ALTA DE VENDAS...ALTA ROTATIVIDADE...ISSO PODE SER UMA SOLUÇÃO...
CONVERSE COM SEUS CLIENTES JAPONESES E SEUS FAMILIARES...SEUS FUNCIONARIOS JAPONESES...
QUANTO AO TEMPO DE RETORNO DE DINHEIRO...TB AQUI TODO DINHEIRO QUE ENTRA TA VOLTANDO PRA EMPRESA...E OLHA Q JA FAZ QUASE 2 ANOS QUE ABRI...MAIS A EMPRESA SEMPRE CRESCENDO...ENTAO TO INVESTIDO TODO DINHEIRO NELA...TIRAR PRA MIM MSM SO UM PRO-LABORE...
AS FOTOS DA SUA PIZZARIA ME PASSAM UMA IMAGEM DE UMA BELA PIZZARIA...MAIS TB ME PASSA UMA IDEIA DE UMA PIZZA FAST FOOD...
O CONCEITO DE MINH CASA E ALGO DIFERENTE...UMA CSA RUSTICA, COM CONCEITO MAIS ARTESANAL...E GARANTO QUE AQUI NO BRASIL E TIRO CERTO...
VC TA NO MERCADO A QUANTO TEMPO?? COMO E AVENDA DOS CONCORRENTES???
VC DIZ QUE JAPONES CONSOME POUCO ...MAIS TEM MUITO JAPONES...ENTAO VC TERIA QUE TRABALHAR COM VOLUME DE ALTA DE VENDAS...ALTA ROTATIVIDADE...ISSO PODE SER UMA SOLUÇÃO...
CONVERSE COM SEUS CLIENTES JAPONESES E SEUS FAMILIARES...SEUS FUNCIONARIOS JAPONESES...
QUANTO AO TEMPO DE RETORNO DE DINHEIRO...TB AQUI TODO DINHEIRO QUE ENTRA TA VOLTANDO PRA EMPRESA...E OLHA Q JA FAZ QUASE 2 ANOS QUE ABRI...MAIS A EMPRESA SEMPRE CRESCENDO...ENTAO TO INVESTIDO TODO DINHEIRO NELA...TIRAR PRA MIM MSM SO UM PRO-LABORE...
AS FOTOS DA SUA PIZZARIA ME PASSAM UMA IMAGEM DE UMA BELA PIZZARIA...MAIS TB ME PASSA UMA IDEIA DE UMA PIZZA FAST FOOD...
O CONCEITO DE MINH CASA E ALGO DIFERENTE...UMA CSA RUSTICA, COM CONCEITO MAIS ARTESANAL...E GARANTO QUE AQUI NO BRASIL E TIRO CERTO...
VC TA NO MERCADO A QUANTO TEMPO?? COMO E AVENDA DOS CONCORRENTES???
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Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
AHH LI O LIVRO DAS ESTRATEGIAS NO OCEANO AZUL... TB PRATICO ESSA FILOSOFIA...
MAIS PARA SABER OQ É UM OCEANO AZUL..TENHO TB Q SABER OQ É UM VERMELHO!!!
MAIS PARA SABER OQ É UM OCEANO AZUL..TENHO TB Q SABER OQ É UM VERMELHO!!!
Gunnarbrs- INSTRUTOR
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Re: Conselhos.ideias,inovacoes!!!
Murillo Matsuoka escreveu:Olá,Pessoal,desculpa pela demora,chegou o final de semana e é aquela correria,né!?(hora de ganhar dim-dim)rs...Bem,estou super feliz em fazer parte desse fórum,quero agradecer a todos,Obrigado Gilberto,Obrigado Gunnar,Obrigado Bia,Obrigado Antenor,Obrigado Fabiano,Obrigado Mauro,Obrigado Newton e Obrigado a todos que aqui fazem parte!!!
Bom,mercado japonês!?Lógico que é óbvio...estou no Japão,tenho que vender pizza para japoneses...e vendo,mas são poucos os clientes!Essa sempre foi minha vontade,mas não é tão simples assim...algum tempo atrás achava que estava pronto para entrar no mercado japonês,tinha contratado funcionários japoneses,tinha uma gerente japonês que já tinha trabalhado numa grande rede de pizzas aqui no Japão ,aprendi a fazer todos os sabores das pizzas japonesas,menu em japonês,pronto,estava preparado para o sucesso(deixe por um tempo,até meu público alvo,os brasileiros,de lado)!!!Analisando o custo benefício,não era tão simples assim,enquanto um brasileiro consome no mínimo de 3.000 yens(equivale um pedido de 60 reais),os japoneses são em torno de 1.000 à 1.500 yens(de 20 à 25 reais pedido),e para manter esse padrão de atendimento,gastei milhões de yens(dinheiro local),onde os primeiros retornos,demoraram em torno de quase 1 ano(clientes japoneses que pedem com freqüência)o tenken(consumo por cliente) deles aqui é muito baixo.
Para se ter uma base,segundo uma pesquisa,um japonês pede pizza uma vez a cada 3 meses,enquanto um brasileiro pede semanalmente,e aqui estou concorrendo com grandes pizzarias,PIZZA HUT,DOMINOS PIZZA,PIZZA-LÁ,AOKIS PIZZA,CALIFORNIA,só na cidade onde resido,tem 2 pizzaria de cada rede.
Procuro usar esse ensinamento;
"Estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores do best seller.
Eles ensinam: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.(Como os bastidores de Walldisney,recomendo a todos)
Como também os cursos que fiz, de “Fundamentos do Marketing" e "Marketing de Relacionamento",usando todos os meios de comunicação possíveis(Orkut,facebook,etc) que dão ótimos resultados.
Para se ter uma idéia de como o mercado japonês é complicado.vou citar o MACDONALDS:
Eles só conseguiram ,porque usaram o sistema "Joint Venture", que é uma expressão de origem americana designando uma forma de aliança entre duas ou mais entidades juridicamente independentes(todos empresários japoneses) com o fim de partilharem o risco de negócio, os investimentos, as responsabilidades e os lucros associados a determinado projeto.
Diferente da rede WALLMART(acho que todos conhecem,né!?),quando eles vieram para o Japão,adotarão o mesmo padrão do seu país de origem,falando em português claro,quebrarão a cara..rs..quase fecharão as portas,gastarão milhões de dóllares,e só se salvaram após adotarem o sistema "Joint Venture",mudaram todas suas diretrizes e diretorias,contratando ex-executivos do Macdonalds do Japão ,juntando com varias empresas japonesas,mas eles podem,tem muito dinheiro.
Mas como eu poderia fazer isso? Qual empresa japonesa toparia essa parceria com a Big Bel? Essa hipótese foi logo descartada por mim e o jeito foi arregaçar a manga e usar a técnica do "TBC", "tirar o bumbum da cadeira" e "fazer acontecer".E o principal,sair da ZONA DE CONFORTO!
Na verdade,existe uma certa discriminação em relação aos brasileiros aqui,certamente se o dono da pizzaria fosse um italiano,alemão,americano,etc...seria muito mais fácil.São muitos fatores envolvidos,como cultura,idioma,comportamento,etc..complicado.
As pizzarias de delivery aqui no Japão são muito bem equipadas, tanto no contexto "informática" como em "processos".
Tudo é em forma de "sistema", os softwares de pedidos, banco de dados, seqüência de montagens das pizzas, pesos dos ingredientes, os softwares de endereços, a panfletagem dos menus nas casas, enfim, tudo é sistematizado no Japão.
Quando estive no Brasil senti um grande impacto ao entrar numa pizzaria tipo delivery em São Paulo(não todas,mais uma grande maioria). Tudo ainda é manual, os pedidos em bloquinhos de papel, sem bancos de dados, não existe um mapa bem definido da área de entrega e também não vi um sistema de panfletagem eficiente.
Observei também que os entregadores de pizzas no Brasil fazem somente entregas(aqui é por hora,entregador lava louça,rala cebola,varre o chão,etc...1 hora são 1.000 yens,em torno de 20 reais), e quando não tem ficam parados esperando novos pedidos. As motos não são da empresa e sim dos entregadores e também não são padronizadas em cores e logotipo. Usa-se umas mochilas nas costas e me pareceu pesadas, rs...deve dar uma dor nas costas no final do dia né !
Bem, espero ter passado um pouco da minha experiência aqui no Japão e fico aguardando os comentários de todos.Um grande abraços!!!
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Qui 25 Jan 2024, 21:53 por Cheff Hassin
» Suporte para caixas de pizzas p/ mochilas de motoboy tamanho 35 e 40 cm. Veja na descrição do tópico!!
Qui 25 Jan 2024, 21:52 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO ARMAZENAR AS MINHAS MASSAS PRÉ-ASSADAS?
Qui 25 Jan 2024, 21:51 por Cheff Hassin
» Como tornar o seu delivery 3 vezes mais rápido, e aumentar as vendas nos horários de pico!
Qui 25 Jan 2024, 21:50 por Cheff Hassin
» Molhos de tomate econômicos e incríveis que farão das suas pizzas, muito, mais muito melhores!!!
Qui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin
» Porque a minha massa está encolhendo? Que temperatura devo usar no meu forno de esteira?
Qui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin
» COMO TRABALHAR A MUSSARELA FATIADA EM SEU LOCAL.
Qui 25 Jan 2024, 21:47 por Cheff Hassin
» PRATICAS IMPORTANTE NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS.
Qui 25 Jan 2024, 21:46 por Cheff Hassin
» Mas afinal, a Farinha Pastel é realmente boa para pães e pizzas ou é um mito?
Qui 25 Jan 2024, 21:45 por Cheff Hassin
» Resposta do Cheff Hassin a usuário no Youtube.
Qui 25 Jan 2024, 21:44 por Cheff Hassin
» Quer saber como calcular o tíquete médio das pizzas da sua pizzaria? Veja aqui! Dicas do Cheff Hassin.
Qui 25 Jan 2024, 21:41 por Cheff Hassin
» Técnicas de pré-assado de pizzas, no Hotel Sophitá no interior de São Paulo. Lugar incrível e lindo!
Qui 25 Jan 2024, 17:51 por Cheff Hassin
» Por que a minha massa de pizza não cresce e fica solada? Saiba aqui porquê!
Qui 18 Jan 2024, 23:03 por Cheff Hassin
» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
Qui 18 Jan 2024, 11:34 por Carlos Daia
» Utilitários para o La carte em bom estado. Restaurante terminou suas atividades.
Dom 14 Jan 2024, 13:23 por Cheff Hassin
» Precificação correta é o pilar principal da existência do seu negócio.
Qua 10 Jan 2024, 20:27 por Cheff Hassin
» Porquê devo me preparar p/o mercado de Pizzarias? Como dono, ou como iniciante? Advertência do Cheff.
Qua 10 Jan 2024, 20:14 por Cheff Hassin
» Manuais de Procedimentos Diários para uma Pizzaria. Documentos importantes em sua gestão!!
Qua 10 Jan 2024, 20:12 por Cheff Hassin
» Pizza mais quentes a domicílio. Use termobags e nunca mais receba reclamações dos seus clientes.
Qua 10 Jan 2024, 20:11 por Cheff Hassin
» Treinamentos e deliciosas pizzas e variedades feitas em nossos cursos p/ pizzaiollo e donos!
Qua 10 Jan 2024, 20:10 por Cheff Hassin
» Se o seu negócio não vai bem, repense as suas ações e tome as atitudes corretas!
Qua 10 Jan 2024, 20:09 por Cheff Hassin
» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO USAR CORRETAMENTE A MINHA MASSEIRA RÁPIDA?
Qua 10 Jan 2024, 20:08 por Cheff Hassin
» Bate Papo com o Cheff Hassin no Youtube e seus seguidores. Pizzas baratas dão resultado?
Qua 10 Jan 2024, 20:07 por Cheff Hassin
» Pizza de chocolate c/pimenta dedo de moça. Dica do Cheff Hassin Ghannam
Qua 10 Jan 2024, 20:05 por Cheff Hassin
» Sua massa de pizza está encolhendo? O que você deve fazer p/ evitar isso!
Qua 10 Jan 2024, 19:58 por Cheff Hassin
» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
Ter 09 Jan 2024, 11:45 por Carlos Daia
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Seg 08 Jan 2024, 11:07 por Carlos Daia
» Buffet e Eventos, uma proposta que irá mudar p/ melhor o segmento pizzeiro em 2024!
Sex 05 Jan 2024, 23:39 por Cheff Hassin
» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
Qua 03 Jan 2024, 10:02 por Carlos Daia
» Faça uma consultoria com o Cheff Hassin Ghannam e compare a sua pizzaria "antes e depois!"
Dom 31 Dez 2023, 12:51 por Cheff Hassin
» CURSO DE BUFFET E EVENTOS - TUDO O QUE PRECISA SABER PARA INICIAR E DECOLAR.
Dom 31 Dez 2023, 12:15 por Cheff Hassin