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Pos venda
4 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: PERGUNTAS E DÚVIDAS - GERAL
Página 1 de 1
Pos venda
Ola galera,
tenho duvidas de como fazer um pós venda na minha pizzaria, alguém pratica ou ja fez pós venda?
Att.
Carlos
tenho duvidas de como fazer um pós venda na minha pizzaria, alguém pratica ou ja fez pós venda?
Att.
Carlos
cfelipe- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 35
Localização : rj
Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 29/10/2009
País :
Re: Pos venda
Carlos,
Boa noite!!!
Qual é exatamente suas dúvidas em relação a PÓS VENDA???
Descreva suas dificuldades e quais são as orientações que você realmente está precisando. Tente colocar as descrições citadas para podermos interpretar mais claramente.
Um grande abraço Carlos!!!
Boa noite!!!
Qual é exatamente suas dúvidas em relação a PÓS VENDA???
Descreva suas dificuldades e quais são as orientações que você realmente está precisando. Tente colocar as descrições citadas para podermos interpretar mais claramente.
Um grande abraço Carlos!!!
Glauco Vendramini- PARTICIPANTE COLABORADOR
- Sexo :
Idade : 40
Localização : Lavras-MG
Número de Mensagens : 372
Data de inscrição : 14/08/2011
Emprego/lazer : CONSULTOR DE VENDAS - MERCHANDISING
País :
Re: Pos venda
Exato. fale mais sobre o que quer / pretende.
No meu delivery (comida, não pizza), a atendente ao final do dia escolhe DOIS pedidos aleatoriamente (pref. não repetindo os numeros de dias anteriores) perguntando sobre o que acharam, o que pode melhorar e se tinham alguma sugestão. TODO dia isso é feito e conversado na reunião de fechamento do dia.
Abcs,
Rodrigo
No meu delivery (comida, não pizza), a atendente ao final do dia escolhe DOIS pedidos aleatoriamente (pref. não repetindo os numeros de dias anteriores) perguntando sobre o que acharam, o que pode melhorar e se tinham alguma sugestão. TODO dia isso é feito e conversado na reunião de fechamento do dia.
Abcs,
Rodrigo
Rodrigo- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro RJ
Número de Mensagens : 289
Data de inscrição : 28/01/2009
Emprego/lazer : Cirurgiao-dentista
País :
Re: Pos venda
OI,
por exemplo se eu faço a ligação para o cliente no dia seguinte ou devo espera mais algum tempo como o Rodrigo mencionou anteriormente?
Att.
Carlos
por exemplo se eu faço a ligação para o cliente no dia seguinte ou devo espera mais algum tempo como o Rodrigo mencionou anteriormente?
Att.
Carlos
cfelipe- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 35
Localização : rj
Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 29/10/2009
País :
Re: Pos venda
Eu optaria por ligar 1 hora após a entrega da pizza.
O cliente já terá tido tempo pra terminar sua pizza e formar uma opinião e não será tão tarde que ele julgue inconveniente a pergunta, porem, caso ele tenha pedido a pizza num horário avançado eu deixaria para perguntar no outro dia, logo que abrir a pizzaria para não incomoda-lo muito tarde.
Mas lembre de uma coisa, quem pergunta quer resposta, então temos de estar preparados para ouvir criticas e oferecer reparação quando seja justo.
Eu já mandei muita pizza de grátis por conta disso, e nunca perdi um cliente que reparei.
É importante antes de ligar ter conhecimento do histórico de compras do cliente, por exemplo:
1 - Tem cliente que reclama sem razão, mas compra com frequência, então temos de pesar a reparação.
Tem clientes que reclamam até na hora de dar boa noite, então, neste caso temos de ter mais atenção ao oferecer uma reparação, pois este tipo de cliente tende a reclamar mais depois disso, pra ver se consegue um lucro.
Apesar de muitos discordarem do que vou falar, sempre devolvi ao cliente a educação que ele me dispensa.
Falou com educação, receberá educação.
Falou com grosseria, receberá grosseria.
Acredito que mesmo em pesquisas pós-venda temos de impor respeito e mostrar nossa atitude como uma forma de melhorar o serviço e monitorar como ele está sendo feito e aceito pelos clientes, de forma alguma devemos deixar que o cliente imagine que isso é um sinal de fraqueza, insegurança ou apelação para uma nova compra.
O cliente já terá tido tempo pra terminar sua pizza e formar uma opinião e não será tão tarde que ele julgue inconveniente a pergunta, porem, caso ele tenha pedido a pizza num horário avançado eu deixaria para perguntar no outro dia, logo que abrir a pizzaria para não incomoda-lo muito tarde.
Mas lembre de uma coisa, quem pergunta quer resposta, então temos de estar preparados para ouvir criticas e oferecer reparação quando seja justo.
Eu já mandei muita pizza de grátis por conta disso, e nunca perdi um cliente que reparei.
É importante antes de ligar ter conhecimento do histórico de compras do cliente, por exemplo:
1 - Tem cliente que reclama sem razão, mas compra com frequência, então temos de pesar a reparação.
Tem clientes que reclamam até na hora de dar boa noite, então, neste caso temos de ter mais atenção ao oferecer uma reparação, pois este tipo de cliente tende a reclamar mais depois disso, pra ver se consegue um lucro.
Apesar de muitos discordarem do que vou falar, sempre devolvi ao cliente a educação que ele me dispensa.
Falou com educação, receberá educação.
Falou com grosseria, receberá grosseria.
Acredito que mesmo em pesquisas pós-venda temos de impor respeito e mostrar nossa atitude como uma forma de melhorar o serviço e monitorar como ele está sendo feito e aceito pelos clientes, de forma alguma devemos deixar que o cliente imagine que isso é um sinal de fraqueza, insegurança ou apelação para uma nova compra.
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas
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DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: Pos venda
Concordo integralmente.
Nas reuniões ao final do dia de trabalho, eu reúno todos, da atendente aos ajudantes) e peço para a atendente falar as opiniões que ela colheu. Em seguida, eu faço comentários vendo onde podemos melhorar e na conversa descobrindo se o cliente tinha razão ou se era apenas uma reclamação sem motivo.
Explico na reuniões também que quando fundamentadas, a reclamação de um pode ser a de vários que ficaram calados, porém que podem simplesmente não voltar a pedir. Então temos que manter o padrão de qualidade, adequando o produto ao gosto da clientela, sem deixar que ela manda na gente, como bem falou o doutrinador.
No meu caso mais específico, para exemplificar, eu faço questão de que a carne seja alcatra, a mais limpa possível sem nervos ou gorduras, como infelizmente é comum no mercado. Pois teve um cliente que ligamos e ele reclamou que queria carne com gordura. Vai entender rs.
Eu fiz questão de neste início do meu negócio, reservar 1h do meu dia para a reunião de fechamento, todos os dias. Quando notar que a coisa está andando bem por conta própria, passarei a reunião para semanal. E em vez de 2 ligações por dia, faremos 3 apenas no dia da reunião semanal.
Abcs,
Rodrigo
Nas reuniões ao final do dia de trabalho, eu reúno todos, da atendente aos ajudantes) e peço para a atendente falar as opiniões que ela colheu. Em seguida, eu faço comentários vendo onde podemos melhorar e na conversa descobrindo se o cliente tinha razão ou se era apenas uma reclamação sem motivo.
Explico na reuniões também que quando fundamentadas, a reclamação de um pode ser a de vários que ficaram calados, porém que podem simplesmente não voltar a pedir. Então temos que manter o padrão de qualidade, adequando o produto ao gosto da clientela, sem deixar que ela manda na gente, como bem falou o doutrinador.
No meu caso mais específico, para exemplificar, eu faço questão de que a carne seja alcatra, a mais limpa possível sem nervos ou gorduras, como infelizmente é comum no mercado. Pois teve um cliente que ligamos e ele reclamou que queria carne com gordura. Vai entender rs.
Eu fiz questão de neste início do meu negócio, reservar 1h do meu dia para a reunião de fechamento, todos os dias. Quando notar que a coisa está andando bem por conta própria, passarei a reunião para semanal. E em vez de 2 ligações por dia, faremos 3 apenas no dia da reunião semanal.
Abcs,
Rodrigo
Rodrigo- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro RJ
Número de Mensagens : 289
Data de inscrição : 28/01/2009
Emprego/lazer : Cirurgiao-dentista
País :
Re: Pos venda
Rodrigo, esta sua observação foi interessante, o cliente reclamou pedindo carne com gordura.
Eu sou um dos que gostam mais de gordura que da carne e sei que gosto é diferente um do outro, uns com mais intensidade, outros com menos e etc.
O importante da pesquisa, como você mesmo bem salientou, é aproveitar os dados de forma á separar o que é útil do que é inútil.
Eu sou um exemplo clássico de uma pizzaria que fez a pergunta errada na pesquisa.
Qualidade, aceitação, enfim, tudo foi verificado nos quase 5 mil entrevistas que fiz antes de implantar a pizza na minha antiga "Tudoria", porem, faltou o mais importante:
O cliente está disposto a pagar o preço justo pela qualidade oferecida?
Dancei...
Então é o caso de se fazer uma pesquisa abrangente e completa direcionada ao seu publico alvo.
Abraços.
Eu sou um dos que gostam mais de gordura que da carne e sei que gosto é diferente um do outro, uns com mais intensidade, outros com menos e etc.
O importante da pesquisa, como você mesmo bem salientou, é aproveitar os dados de forma á separar o que é útil do que é inútil.
Eu sou um exemplo clássico de uma pizzaria que fez a pergunta errada na pesquisa.
Qualidade, aceitação, enfim, tudo foi verificado nos quase 5 mil entrevistas que fiz antes de implantar a pizza na minha antiga "Tudoria", porem, faltou o mais importante:
O cliente está disposto a pagar o preço justo pela qualidade oferecida?
Dancei...
Então é o caso de se fazer uma pesquisa abrangente e completa direcionada ao seu publico alvo.
Abraços.
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
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DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: Pos venda
Eu também prefiro Mas em restaurante ou churrascaria.
Uma quentinha a preço viável com qualidade top, não dá pra fazer milagres. E a carne é sempre alcatra, limpíssima, da quentinha básica barata até a quentinha especial, o que varia é a quantidade.
Sobre o preço, eu defini 3 linhas de preços para 3 públicos diferentes.
1- básica, preço muito abaixo do mercado, porém que me dê lucro.
2- média, preço de mercado, só que mais caprichada que a concorrência
3- especial, preço acima do mercado, e também mais caprichada que a concorrência (ex: feijoada)
E o principal, estimei o ponto de equilíbrio do negócio com base no prato de menor valor, o que ficou, arredondando, em 100 quentinhas básicas por dia.
Dali tiro de forma simples antes de fazer o fechamento contábil completo se estou no azul ou no vermelho. Ex: se vendi 100 quentinhas básicas por dia, meus custos diários incluindo TUDO (do aluguel à diária dos ajudantes, passando pelo custo das bebidas e dos ingredientes dos pratos especiais) estão pagos pela venda, o resto é simplesmente lucro.
Nos primeiros dois dias, quando ainda aconteciam alguns erros, como entrega depois do horário ou quentinha montada errada, e o pedido voltava, fiz questão de re-entregar como cortesia os pedidos.
Problemas sempre acontecerão, o importante é a forma como eles serão resolvidos e a satisfação dada ao cliente. As vezes um cliente que teve problemas e a resolução foi além do que ele esperava, vira um cliente melhor do que nunca falou nada.
Abcs,
Rodrigo
Uma quentinha a preço viável com qualidade top, não dá pra fazer milagres. E a carne é sempre alcatra, limpíssima, da quentinha básica barata até a quentinha especial, o que varia é a quantidade.
Sobre o preço, eu defini 3 linhas de preços para 3 públicos diferentes.
1- básica, preço muito abaixo do mercado, porém que me dê lucro.
2- média, preço de mercado, só que mais caprichada que a concorrência
3- especial, preço acima do mercado, e também mais caprichada que a concorrência (ex: feijoada)
E o principal, estimei o ponto de equilíbrio do negócio com base no prato de menor valor, o que ficou, arredondando, em 100 quentinhas básicas por dia.
Dali tiro de forma simples antes de fazer o fechamento contábil completo se estou no azul ou no vermelho. Ex: se vendi 100 quentinhas básicas por dia, meus custos diários incluindo TUDO (do aluguel à diária dos ajudantes, passando pelo custo das bebidas e dos ingredientes dos pratos especiais) estão pagos pela venda, o resto é simplesmente lucro.
Nos primeiros dois dias, quando ainda aconteciam alguns erros, como entrega depois do horário ou quentinha montada errada, e o pedido voltava, fiz questão de re-entregar como cortesia os pedidos.
Problemas sempre acontecerão, o importante é a forma como eles serão resolvidos e a satisfação dada ao cliente. As vezes um cliente que teve problemas e a resolução foi além do que ele esperava, vira um cliente melhor do que nunca falou nada.
Abcs,
Rodrigo
Rodrigo- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 44
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Número de Mensagens : 289
Data de inscrição : 28/01/2009
Emprego/lazer : Cirurgiao-dentista
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Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: PERGUNTAS E DÚVIDAS - GERAL
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Qua 10 Jan 2024, 20:07 por Cheff Hassin
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Qua 10 Jan 2024, 20:05 por Cheff Hassin
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Dom 31 Dez 2023, 12:14 por Cheff Hassin